17/04/2024

WhatsApp não para de crescer, apesar da polêmica em torno dos novos termos

Nova e controversa política de privacidade gerou fortes críticas ao redor do mundo.

Procon-SP convoca reunião com Facebook para discutir novas regras do WhatsApp

No início do ano o WhatsApp começou a informar aos seus usuários que passaria a aplicar uma nova política de privacidade. Porém, com a polêmica gerada pelos novos termos, a mudança foi adiada.

Meses se passaram e mais uma vez houve adiamento: a nova política de privacidade será efetivada só daqui a 90 dias, a pedido de órgãos de defesa do consumidor e proteção de dados.

O incômodo gira em torno do compartilhamento de dados com outros apps do Facebook.

No Brasil, o Instituto Sigilo chegou a solicitar uma indenização na esfera judicial para cada usuário brasileiro que tivesse suas informações compartilhadas entre as redes sociais do grupo liderado por Mark Zuckerberg.

Com isso, mais pessoas passaram a procurar novos apps para troca de mensagens. Nesse meio tempo, o número de downloads do Telegram cresceu 98% para 161 milhões.

VEJA TAMBÉM:

–> Itaú quer disponibilizar WhatsApp Pay para todos os clientes em até 2 meses

–> Vivo e WhatsApp devem indenizar cliente vítima de clonagem

–> Defensoria Pública entra no jogo para impedir novas regras do WhatsApp

Com isso, o mensageiro azul conseguiu alcançar a marca de 500 milhões de usuários ativos mensais. Conhecido pelo leque de recursos que disponibiliza, um novo foi adicionado: um assistente para importar conversas do WhatsApp.

Mas apesar dessas boas notícias para os concorrentes engatilhadas pelo próprio mensageiro verde, ainda assim o WhatsApp não perdeu tração de maneira significativa e continuou crescendo.

De acordo com dados da SensorTower, houve uma queda de 43% no número de instalações entre janeiro e abril de 2021 em relação ao mesmo período do ano passado.

E, ainda assim, o WhatsApp conseguiu superar os adversários com 172 milhões de downloads. Isso demonstra o poderio de um app que possui mais de 2 bilhões de usuários ativos mensais — quatro vezes o número do Telegram.

Segundo o TechCrunch, o Facebook informou que na semana passada a maioria dos usuários aceitou os novos termos e o app continua a crescer, mas nenhuma estatística foi compartilhada para ilustrar.

Diante da iminência da nova política de privacidade que passa a valer neste sábado, mesmo que nem todo mundo abandone o WhatsApp, os números mostram que os usuários estão dispostos a experimentar outros aplicativos.

No Brasil, segundo dados de dezembro do ano passado, 76% dos brasileiros usam o mensageiro do Facebook. E recentemente o WhatsApp lançou no país o seu serviço de pagamentos dentro das conversas.

Com informações de The Next Web

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários