Início5GMaior cobertura 5G em ambientes internos está reduzindo uso do WiFi

Maior cobertura 5G em ambientes internos está reduzindo uso do WiFi

Parte das pessoas que já estão usufruindo da tecnologia 5G passaram a preferir ela em vez de usar uma rede sem fio.

Ilustração do 5G

Relatório da Ericsson ConsumerLab publicado nesta quinta-feira, 13, aponta que duas a cada dez pessoas em todo o mundo preferem usar menos as redes WiFi disponíveis em locais fechados para permanecer no 5G.

Isso se deve a uma cobertura crescente das redes de quinta geração em ambientes internos. O resultado do relatório parte da maior pesquisa sobre consumidores de 5G até o momento, que analisou a percepção deles em 26 mercados.

Estados Unidos, Coreia do Sul, China e Reino Unido estiveram entre os países sondados. A metodologia representa 220 milhões de assinantes 5G num universo de 1,3 bilhão de usuários de smartphone globalmente.

Uma das descobertas trazida pelo relatório é que, em relação aos usuários 4G, aqueles que já contam com 5G costumam passar em média 01 hora a mais em apps de realidade aumentada por semana.

Jogos na nuvem também contam com mais tempo dedicado a eles: cerca de duas horas extras. Sete em cada dez entrevistados, porém, estão insatisfeitos com a escassez de novos serviços e apps para usar com o 5G.

VEJA TAMBÉM:

–> Por falta de lei, São Paulo enfrenta problemas com implantação de antenas 5G

–> Dona da Vivo fecha parceria com a Microsoft com foco no 5G

–> Brasil ativa o primeiro caixa eletrônico 5G da América Latina

Outra revelação foi que os consumidores nos países pesquisados estão dispostos a desembolsar entre 20% a 30% a mais por planos 5G que se integram a casos de uso de serviço digital.

A pandemia de Covid-19 que afeta o mundo também influenciou no estudo por conta das restrições impostas, fazendo com que mais pessoas permanecessem em casa.

Isso faz com que a maior parte das experiências dos primeiros usuários de 5G tenha acontecido em ambientes fechados, mostrando a importância de uma cobertura interna em detrimento da velocidade alcançada.

Para os consumidores pesquisados, a cobertura chega a ser duas vezes mais importante do que a velocidade ou a duração de bateria para que possam usufruir das experiências trazidas pelo 5G de modo satisfatório.

Entre as maneiras que os provedores têm para irem de encontro ao que o consumidor espera, o relatório descreve os seguintes pontos:

  • Esclarecer e informar o consumidor sobre o que o 5G agrega de melhor valor;
  • Oferecer uma cobertura 5G com qualidade consistente em ambientes internos e externos;
  • Quando novos serviços 5G forem lançados, fazer a adaptação aos requisitos de rede;

O estudo completo está disponível no site da Ericsson (em inglês).

Com informações de Convergência Digital

CONTEUDO RELACIONADO

2 COMENTÁRIOS

Acompanhar esta matéria
Notificação de
2 Comentários
mais antigo
mais novo mais votado
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários

MAIS POPULARES