27/03/2024

Huawei é aprovada em avaliação de segurança da GSMA

Ericsson, Nokia e ZTE também atestaram conformidade nos padrões de telefonia móvel exigidos por entidade.

Nesta segunda-feira, 24, a GSMA, entidade que representa as operadoras móveis em todo o mundo, anunciou que os equipamentos de rede da Huawei foram aprovados no Esquema de Garantia de Segurança de Equipamento de Rede (NESAS).

Além da Huawei, a sueca Ericsson, a finlandesa Nokia e a chinesa ZTE também foram aprovadas na avaliação de segurança cibernética.

É válido lembrar que o governo de Donald Trump acusa a Huawei a ZTE de espionagem industrial e que seus equipamentos são um risco à segurança nacional dos países.

A análise da GSMA foi feita por uma consultoria independente e faz parte da primeira etapa da certificação de segurança de equipamentos de rede.

O NESAS se concentrou em avaliar os aspectos do fornecedor da cadeia de suprimentos, com o objetivo de fornecer garantia de segurança, além de atestar que os fabricantes adotam o padrão de tecnologias móveis da 3GPP.

Numa segunda etapa, os fornecedores deverão enviar seus produtos para que sejam feitos testes de segurança em laboratório. A avaliação termina com a emissão de um laudo de avaliação que regista os resultados desses ensaios.

O relatório é fornecido ao fabricante, que pode disponibilizá-lo aos clientes e outras partes interessadas.

VIU ISSO?

–> Huawei ativa rede 5G no Brasil

–> Brasil não teme consequências se optar pela Huawei, diz Mourão

–> Usuários fazem ‘campanha’ contra a Huawei nas redes sociais

Segundo a GSMA, o objetivo dessa avaliação é aumentar a transparência, incentivar os fornecedores a desenvolver equipamentos de rede que projeta operadoras e seus clientes, bem como atender a segurança nacional dos países.

“Para a Huawei, a garantia de segurança cibernética é uma meta compartilhada pela Huawei, clientes, autoridades de supervisão e outras partes interessadas… A Huawei acredita que a confiança deve ser baseada em fatos verificáveis, que por sua vez devem ser baseados em padrões compartilhados. Acreditamos que esta é uma forma eficaz de construir confiança na era digital”, afirmou a fabricante chinesa em comunicado.

Com informações de GSMA e Huawei.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários