WhatsApp é usado por 76% dos brasileiros para falar com empresas

Em períodos de oferta, como Black Friday e Semana do Consumidor, o volume de buscas por um WhatsApp de atendimento aumenta consideravelmente.

O WhatsApp conta mais de 2 bilhões de usuários, ocupando o 3º lugar de rede social mais utilizada no mundo, segundo dados divulgados pelo Facebook.

Tamanha a popularidade do app, de acordo com pesquisa publicada no Portal Terra, realizada em fevereiro de 2020, que entrevistou cerca de 2.072 brasileiros maiores de 16 anos que acessam a internet e possuem smartphones, 76% dos brasileiros utilizam o WhatsApp para interagir com as marcas.


Desses, 77% o fazem para tirar dúvidas ou solicitar informações; 65% usam o app para solicitar suporte técnico; 61% para receber promoções e 54% para comprar produtos ou serviços.

Segundo outra informação sinalizada pelo Abri, site que organiza e divulga os principais canais de atendimento de empresas no Brasil, em alguns períodos como Black Friday, semana do consumidor ou outros que envolvem muitas empresas ao mesmo tempo, o volume de buscas por um WhatsApp de atendimento aumenta muito.

Ainda de acordo com a plataforma, na Black Friday de 2020, por exemplo, empresas como Americanas, Casas Bahia, Ponto Frio e Mercado Livre tiveram as buscas de seus canais via WhatsApp acrescidas de 209%, 196%, 184% e 30%, respectivamente, em relação à semana anterior.

Por fim, a equipe do Abri afirma que cada vez mais as empresas vêm aderindo a esta forma de atendimento.

No setor de telefonia, por exemplo, desde meados de 2019 a Vivo já presta atendimento por este meio. Já a Claro passou a atender por WhatsApp no início de 2020.

ECONOMIZE! 💰 Compare os planos das operadoras de celular e escolha o mais vantajoso para você.

Inicialmente, as empresas costumam oferecer apenas uma forma automatizada via assistente virtual, com respostas rápidas sobre status de pedidos, segunda via, etc. Depois, conforme demanda, passa a evoluir para atendimento humano ou que atende a mais demandas dos consumidores.

* Com informações de Abri e Terra.

About Redação Minha Operadora
Um dos principais sites de notícias sobre o setor de telecomunicações do Brasil e do mundo. Mais de 10 mil artigos publicados com cerca de 1 milhão de páginas lidas todos os meses.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
0 Comentários
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários