15/12/2025
Início Site Página 1423

Novos celulares da Huawei já não tem componentes fabricados nos EUA

Chips americanos foram substituídos por equivalentes feitos por empresas europeias e asiáticas.

Segundo análise realizada pelas empresas UBS e Fomalhaut Techno Solutions, os novos aparelhos da Huawei, como o Mate 30 e o YS Prime 2019, não utilizam nenhum chip fabricado por empresas dos EUA.

Mesmo após bloqueio comercial do governo de Trump, a gigante chinesa não enfrentou muita dificuldade ao substituir componentes das americanas Cirrus Logic, Qorvo, Qualcomm e Skyworks.

Os smartphones mais recentes já estão saindo de fábrica com chips equivalentes de empresas europeias ou asiáticas.

Por exemplo, amplificadores de áudio da Cirrus Logic foram substituídos pelos fabricados na holandesa NXP Semiconductor, switches de antena da Qorvo por produtos da japonesa Murata e modens da Qualcomm e Skyworks são adquiridos na HiSilicon, subsidiária da Huawei.

VIU ISSO?

–> Governo não vai restringir tecnologia chinesa, diz Marcos Pontes

–> EUA proíbem operadoras de utilizarem equipamentos da Huawei

–> Trump estende licença para que empresas dos EUA negociem com Huawei

A franco-italiana STMicroelectronics e a taiwanês MediaTek também estão fornecendo componentes para a Huawei. Além disso, a chinesa também produz os seus próprios processadores.

A companhia também afirmou que está transferindo o seu centro de pesquisas dos Estados Unidos para o Canadá, em resposta às sanções americanas. O governo dos EUA diz que a empresa é um risco de segurança, argumento que a Huawei nega, e anunciou restrições em maio quanto ao acesso a componentes e tecnologia americanos.

Atualmente, a Huawei é a segunda marca global de smartphones e a maior fabricante de equipamentos de rede para operadoras de telefonia.

Com informações de Olhar Digital e The Washington Post.

Operadoras são destaque em ranking de presença digital

Empresas brasileiras foram avaliadas quanto aos seus graus de desenvolvimento e maturidade em soluções móveis.

A consultoria Pontomobi acaba de divulgar o Mindex, o seu ranking anual que elege as empresas brasileiras que mais investiram em soluções para aumentar a sua presença digital mobile.

Neste ano, após avaliar 325 empresas brasileiras, de 42 setores, a consultoria elegeu as 18 companhias que tem maior grau de desenvolvimento e maturidade de serviços móveis. Entre os critérios estão otimização, design responsivo e conteúdo.

Pelo segundo ano consecutivo, o Itaú ficou em primeira posição, estando os concorrentes Bradesco e Santander figurando entre as 10 principais empresas na lista.

Já no setor de telecomunicações, empresas de telefonia, internet e TV por assinatura são destaque no ranking, tendo a Vivo, Oi, TIM, Sky, Claro net e Claro em segundo, sétimo, décimo, décimo terceiro, décimo quarto e décimo sexto lugares, respectivamente.

VIU ISSO?

–> Instagram sofreu 47 instabilidades nos últimos 4 meses

–> Nubank emite alerta sobre carteiras digitais

–> Primeiro smartphone Dual Chip 5G deve chegar já em 2020

“Um dos motivos para o fato dos bancos, telecomunicações e companhias aéreas terem se destacado no estudo é o esforço que esses segmentos realizam para escalar a capacidade de atendimento dos seus clientes em deslocamento”, afirma Léo Xavier, CEO da Pontomobi.

O estudo também apresentou uma tendência da utilização de aplicativos de mensagens pelas empresas nos próximos anos. Atualmente, o Facebook Messenger é o canal mais utilizado pelas marcas (93%).

Confira o ranking completo:

1 – Itaú
2 – Vivo
3 – Bradesco
4 – Smiles
5 – Leroy Merlin
6 – Santander
7 – Oi
8 – Decolar.com
9 – Porto Seguro
10 – TIM
11 – Gol
12 – Natura
13 – Sky
14 – Claro net
15 – Latam Airlines
16 – Claro
17 – Bradesco Seguros
18 – Riachuelo

Com informações de MoneyTimes.

Usuários relatam falhas nas redes da Vivo e TIM

9

Operadoras apresentaram picos de instabilidade nesta terça-feira.

Nesta terça-feira, 3, usuários de todo o país reportaram problemas com as redes da Vivo e TIM. As notificações registradas no site DownDetector mostram que ambas operadoras apresentaram instabilidade no sinal de telefonia e internet.

No caso da Vivo, o problema começou por volta de 12h51, quando o site registrou 601 notificações, sendo mais da metade das reclamações com relação ao serviço de internet da operadora.

“Há mais de 4 horas as linhas de plano empresarial não estão funcionando em Goiânia/Go. Prejuízos financeiros certos pelo não atendimento aos clientes. Não houve aviso prévio relacionado à manutenção das linhas. Quanto ao atendimento, não conseguimos acesso aos atendentes (pessoas) porque o sistema de autoatendimento bloqueia o acesso. É negligência completa com os clientes que pagam em dia suas contas” afirmou um dos usuários.

Já a TIM, teve um pico às 8h36, apresentando 142 notificações, incluindo falha geral dos serviços, de telefonia e internet.

“Sinal instável da TIM, desde às 07:30h, vai e volta, e quando retorna no máximo 3G”, relatou um usuário de Curitiba/PR.

VIU ISSO?

–> Vivo se destaca entre os brasileiros mais ricos

–> TIM e Vivo concluirão termos do compartilhamento de 4G em 60 dias

–> Altos impostos atrasam inclusão digital no Brasil, diz TIM

Um dos consumidores conseguiu contato com o atendimento da TIM e lhe foi informado que na região de Santa Catarina está ocorrendo uma manutenção da rede local e que a previsão de retorno do serviço é até às 17h.

Pelos mapas do DownDetector é possível perceber que os problemas de ambas operadoras afetam todo o Brasil, principalmente nas regiões centro-oeste, sudeste e sul.

Notificações de falhas na rede da Vivo. Fonte: DownDetector
Notificações de falhas na rede da Vivo. Fonte: DownDetector

O Minha Operadora entrou em contato com as duas operadoras. A assessoria de imprensa da Vivo afirmou que aguarda receber um retorno da área responsável para emitir um posicionamento. Já a assessoria da TIM prometeu dar um retorno assim que possível.

[ATUALIZAÇÃO – 03/12/2019 18H14]:

A Assessoria de imprensa da Vivo emitiu o seguinte comunicado “A Vivo informa que alguns clientes da operadora em São Paulo podem ter encontrado dificuldades ao utilizar os serviços de telefonia móvel (voz e dados), hoje, dia 03/12, das 11h30 às 12h10, devido a uma falha na rede da operadora. Tão logo detectaram o problema, técnicos da empresa atuaram rapidamente e os serviços foram reestabelecidos e voltaram a funcionam normalmente.

[ATUALIZAÇÃO – 04/12/2019 10H59]:

A Assessoria da TIM emitiu a seguinte nota: “A TIM informa que realizou análises do comportamento da sua rede e não identificou falha massiva ou de grande vulto nesta terça-feira (03). A companhia reforça, no entanto, que está atenta às demandas dos seus clientes para atuar em qualquer ocorrência que se faça necessária.”

Popular canal de filmes ganha sinal aberto na SKY

0

Inúmeros sucessos estão agendados para transmissão no período de abertura; conheça.

Imagem: Divulgação SKY e Cinemax

Os cinéfilos de plantão ficarão felizes com o sinal aberto da SKY para dezembro. Em seu site oficial, a prestadora confirma que o canal Cinemax já está disponível para o público e ficará com exibição gratuita até o dia 12 de dezembro, próxima quinta-feira.

Para o período de abertura, estão agendados sucessos “A Hora do Pesadelo”, o suspense “Do Fundo do Mar”, além de outros sucessos como o vencedor do Oscar “Moonlight”, “Invasão a Londres”, “Superman” e “Fome de Poder”, história da criação da franquia McDonalds.

A rede faz parte do grupo HBO Latin America Group e apresenta uma programação com sucessos dos estúdios Sony Pictures, Warner e Columbia Pictures. O acesso na SKY poderá ser feito pelo número 509.

VIU ISSO?

–> Emissora deixará a grade da SKY em breve

–> SKY é condenada por cobranças indevidas aos clientes

–> Novo pré-pago da SKY vem com 24 meses de programação

Ainda não há confirmação da operadora se o canal também está disponível para o clientes pré-pagos. Quem possui um plano pós já pode aproveitar os sucessos da emissora.

Pela degustação especial, as prestadoras apresentam novas opções aos consumidores para incentivá-los a turbinar seus pacotes de TV por assinatura, caso queiram mais variedade de programação.

A iniciativa também é utilizada com frequência para promover estreias e lançamentos nas emissoras em questão.

Recentemente, a Vivo também liberou o sinal do Cinemax e incluiu o Syfy no pacote, conforme foi noticiado aqui no Minha Operadora.

Vivo TV libera sinal de dois canais de filmes e séries

0

Usuários podem degustar todo o conteúdo sem bloqueios.

Os clientes da Vivo TV começam o mês de dezembro com dois canais liberados. A partir de hoje, o SyFy e Cinemax podem ser assistidos de forma aberta sem qualquer tipo de bloqueio.

Até 08 de dezembro, no SyFy, os assinantes podem assistir as séries “Star Trek: A Nova Geração”, “Grimm”, “Charmed”, além dos filmes “Avengers Grimm: Guerras do Tempo”, “A Rede”, “Terror em Silent Hill”, “Contatos imediatos do terceiro grau”, “A família Addams”.

Já no Cinemax, até 11 de dezembro, é possível conferir os filmes “Invasão a
Londres”, “O Código Da Vinci”, “Motoqueiro Fantasma: Espírito de Vingança”, “Superman 3”, “O homem que viu o infinito”, entre outros.

O SyFy é um canal de ficção científica distribuído no Brasil a partir de uma parceria com a Globosat e a NBCUniversal. Já o Cinemax é uma emissora pertencente à HBO.

VIU ISSO?

–> Vivo e TIM foram as operadoras mais procuradas na Black Friday 2019

–> Sucesso do cinema nacional chegará na TV por assinatura

–> Vivo TV dedica canal para acesso à Netflix

A Vivo TV é o serviço de TV por assinatura da operadora Vivo. O plano mais básico conta com 23 canais e tem preço avulso a partir de R$ 69,90 por mês.

Os assinantes também têm acesso ao Vivo Play, o serviço de conteúdo sob demanda que permite o usuário assistir filmes e séries em qualquer tela.

Com informações de Assessoria de Imprensa Vivo.

Vivo e TIM foram as operadoras mais procuradas na Black Friday 2019

0

Procura pelo plano pós-pago da Oi teve um aumento repentino após a data; entenda os resultados.

Imagem: Divulgação TIM e Vivo

Mesmo sem disponibilizar grandes ofertas, uma determinada operadora pode se tornar o sonho de consumo dos usuários de telecomunicações. O motivo? Cobertura 4G, alcance e vários outros fatores que ultrapassam a busca pelo baixo custo.

Prova disso é que a Vivo e TIM se destacaram na busca por planos no Google durante a data. As informações são mostradas pelo Google Trends e exemplificadas por meio dos termos de buscas que identificam cada segmento.

A procura geral por operadoras destaca a Vivo. A operadora tem vantagem perto das concorrentes. Em segundo, surge a Claro e logo depois TIM, Oi e Nextel. Confira no gráfico a seguir:

Entretanto, para sermos mais específicos, buscamos pelo termo que identifica o pré-pago oferecido por casa empresa de telefonia. O resultado mostra a hegemonia do TIM Pré TOP diante dos outros planos.

VIU ISSO?

–> Black Friday: Oi oferta plano móvel de 100 GB por R$ 99,90

–> Vivo é a operadora mais procurada no aquecimento da Black Friday
 
–> Black Friday: TIM Controle com 11 GB por R$ 49,99

Quem se destacou também na data foi a Claro, mas no dia seguinte, perdeu o posto para o pré da Oi, que registrou um aumento na procura.

Curiosamente, não é a única vez em que a tele carioca registra um crescimento após a Black Friday. Nas buscas por planos pós-pagos, por exemplo, a Oi teve um aumento repentino no sábado e ultrapassou a TIM.

Mas, no dia 29 de novembro, enquanto Vivo e TIM batiam de frente pela vice-liderança das procuras, a Claro assumiu o topo.

Na busca pelos planos controle, Vivo e TIM voltam se destacar, com vantagem para a primeira. Entretanto, como é visível abaixo, a operadora da Telefônica registrou uma queda do dia 28 ao 29, enquanto a concorrente cresceu.

Outra que teve um crescimento pequeno foi a Claro.

A fins de curiosidade, utilizamos o termo “pré-pago” normalmente após o nome de cada operadora para conseguirmos outro parâmetro no segmento. Como o gráfico estava zerado no dia interior, é perceptível que são buscas menos utilizadas.

No entanto, curiosamente, aqui o reinado é todo da Claro, com destaque também para Oi e TIM.

Lucro do SKY Play será revertido para o Instituto Ayrton Senna

0

Ação pretende promover a cultura da doação no país.

A SKY está promove uma ação de responsabilidade social por meio do seu serviço SKY Play. Nesta terça-feira, 3, os lucros obtidos por meio de aluguéis de filmes na plataforma serão 100% revertidos para o Instituto Ayrton Senna.

Participam da doação todos os assinantes pós-pago da operadora e ela foi planejada em adesão ao Dia de Doar, movimento anual para promover a cultura donativa no Brasil.

Atualmente, o SKY Play possui 700 filmes disponíveis para locação, com preços que variam entre R$ 1,90 e R$ 18,90. Alguns filmes ainda estão com preços promocionais da Black Week. Os títulos vão de lançamentos a clássicos do cinema.

“Contar com o apoio de parceiros como a SKY é fundamental para alcançarmos nosso objetivo de transformação do atual cenário educacional brasileiro”, afirma Thiago Fernandes, diretor de negócios do Instituto Ayrton Senna.

VIU ISSO?

–> SKY Play libera acesso grátis a sucessos do Telecine e FOX Premium

–> Sky Play ganha mais 10 canais ao vivo em streaming

–> AT&T terá que tentar nova estratégia para permanecer dona da SKY

O Instituto Ayrton Senna está envolvido na causa educacional no Brasil, utilizando práticas inovadoras para capacitar educadores e propor políticas públicas. O objetivo é fortalecer o protagonismo dos educadores e dos alunos nos ensinos fundamental e médio.

O SKY Play pode ser acessado pelo computador, no aplicativo Minha SKY ou pela TV, por meio do canal 1. Os filmes alugados são cobrados diretamente na fatura.

Instagram sofreu 47 instabilidades nos últimos 4 meses

Histórico do DownDetector mostra o frequente índice de quedas da rede social; confira os detalhes.

Ilustração
Imagem: Pixabay

Para a infelicidade de muitos usuários de redes sociais, as instabilidades no Instagram se tornaram comuns. A última foi registrada no dia 28 de novembro, quando a rede social ficou completamente fora do ar, com falhas inclusive em todos os serviços oferecidos pelo Facebook, empresa controladora.

Pelo histórico do DownDetector, é possível visualizar que a rede passou por 47 instabilidades desde agosto. A fins comparativos, o Twitter, concorrente, registrou apenas sete quedas no mesmo período.

O Instagram segue como o grande recordista de falhas se comparado à família de aplicativos do Facebook. A rede principal registrou 16 ocorrências e o popular WhatsApp tem 17. Mas como o cálculo do DownDetector é realizado?

VIU ISSO?

–> Instagram fica fora do ar ao redor do mundo

–> Facebook, Instagram e WhatsApp passam por instabilidade

–> Instagram começa a banir conteúdos com incitação ao suicídio

Conhecido por mapear instabilidade de serviços diversos e telecomunicações no mundo inteiro, o portal da Ookla, empresa responsável também pelo SpeedTest, verifica por meio do número de reclamações.

Há um limite no site e se ele for atingido, a ocorrência de falha é registrada na página.

Atualmente, o WhatsApp é o aplicativo social mais popular do mundo e deixou o Facebook para trás. Ambos serviços possuem mais de 200 milhões de usuários mensais, com uma pequena vantagem para o tradicional app de conversas do Android e iOS.

Já o Instagram, apesar de não ser a maior, é a campeã de interações e recursos. A rede tem o potencial para gerar 15 vezes mais interações do que as outras. Em 2018, o Facebook divulgou que a possuía 1 bilhão de usuários ativos no mundo no aplicativo.

Oi começa a cogitar venda da operação móvel

Operadora aumentou seu prejuízo em 330% em comparação com o terceiro trimestre de 2018.

Divulgação Oi
Imagem: Divulgação Oi

Finalmente, as coisas parecem ter deixado o campo da especulação. Depois de sua última apresentação de resultados, a Oi (OIBR3 / OIBR4) admitiu que faz contas para valorizar a operação móvel em um possível cenário de consolidação.

O terceiro trimestre da operadora terminou com prejuízo de R$ 5,747 bilhões, perda três vezes maior que o registro de 2018, de R$ 1,33 bilhão. Há também uma queda de 8,8% nas receitas e 6,2% no número de assinantes.

De acordo com a Oi, o desempenho negativo está ligado aos serviços “legado” da marca, que ainda fazem o uso de cobre. Entretanto, a oferta via fibra ótica é o grande destaque positivo da companhia.

Pela fibra, a empresa encerrou o trimestre com 3,6 milhões de residências e uma taxa de 12% na ocupação.

Durante a apresentação de resultados, Rodrigo Abreu, diretor de operações, reforçou o plano estratégico que envolve a expansão da fibra ótica e a venda de ativos não estratégicos como a venda de imóveis e outros.

VIU ISSO?

–> Dona da Claro quer fazer acordo com a Oi

–> Oi negocia venda da operação móvel para TIM e Telefônica Vivo

–> Telefónica Vivo se interessa na compra da Oi

Quando questionado sobre uma possível negociação da operação móvel da marca, o executivo não negou a possibilidade.

“Estamos trabalhando com nossos consultores financeiros para entender o valor real do negócio de mobilidade, mas esse valor já foi reconhecido e poder gerar valor para o acionista no futuro. Se houver condição para consolidação haverá interesse”, comentou Rodrigo Abreu.

Entretanto, o diretor de operações da Oi disse que ainda não há nenhum tipo de conversa sobre isso.

Empresas como Claro e Vivo já confirmaram ter interesse nos ativos móveis da operadora carioca. A TIM também já foi vítima de rumores sobre a possível aquisição.

Mesmo em momento delicado, Rodrigo Abreu confirmou que a Oi segue interessada na compra de frequências 5G no leilão previsto para ocorrer em meados de 2020.

Com informações de Convergência Digital

Oi TV pode perder canais da Warner em breve

0

Prestadora começou a comunicar seus assinantes sobre uma grande mudança na grade da TV por assinatura.

Divulgação da Oi TV
Imagem: Divulgação Oi TV

Muito em breve, os canais Turner podem deixar a grade da TV por assinatura da Oi. O alerta começou a ser enviado pela própria prestadora nos últimos dias. Se a mudança ocorrer, será a partir do dia 1º de janeiro.

Em informativo, a operadora comunica que está em negociação com a programadora para renovar o contrato de distribuição sem a necessidade de repassar o aumento para os assinantes.

Mas, existe a possibilidade de a negociação não ter sucesso. Portanto, o aviso já está sendo enviado para os consumidores da Oi TV. A empresa promete que manterá todos os seus assinantes informados sobre o andamento do diálogo com a empresa.

VIU ISSO?

–> Prejuízo da Oi cresce 330% em relação a 2018

–> Amazon Prime Vídeo avança frente à Netflix

–> China Mobile deveria comprar a Oi?

Se os canais forem retirados do catálogo, serão substituídos por novas opções. A Turner está presente na grade da Oi TV por meio das canais TNT, TNT Séries, I.Sat, TBS, TCM, Space, Cartoon Network, Tooncast, Boomerang, CNN International e CNN en Español.

A programadora é controlada pela WarnerMedia, comprada em 2016 pela AT&T.

Informativo da Oi
Imagem disponibilizada pelo VCFaz.TV

Na atualidade, a Oi segue em um delicado momento financeiro. Os últimos resultados financeiros da operadora apresentaram performances negativas devido aos serviços “legados” via cobre, alta do dólar e outros fatores.

Entretanto, a TV paga já é ofertada via IPTV junto com a fibra ótica da marca, o maior investimento da tele carioca para recuperar seu caixa.

Com informações de VCFaz.TV