Usuários relatam falhas nas redes da Vivo e TIM
Operadoras apresentaram picos de instabilidade nesta terça-feira.

Nesta terça-feira, 3, usuários de todo o país reportaram problemas com as redes da Vivo e TIM. As notificações registradas no site DownDetector mostram que ambas operadoras apresentaram instabilidade no sinal de telefonia e internet.
No caso da Vivo, o problema começou por volta de 12h51, quando o site registrou 601 notificações, sendo mais da metade das reclamações com relação ao serviço de internet da operadora.
“Há mais de 4 horas as linhas de plano empresarial não estão funcionando em Goiânia/Go. Prejuízos financeiros certos pelo não atendimento aos clientes. Não houve aviso prévio relacionado à manutenção das linhas. Quanto ao atendimento, não conseguimos acesso aos atendentes (pessoas) porque o sistema de autoatendimento bloqueia o acesso. É negligência completa com os clientes que pagam em dia suas contas” afirmou um dos usuários.
Já a TIM, teve um pico às 8h36, apresentando 142 notificações, incluindo falha geral dos serviços, de telefonia e internet.
“Sinal instável da TIM, desde às 07:30h, vai e volta, e quando retorna no máximo 3G”, relatou um usuário de Curitiba/PR.
VIU ISSO?
–> Vivo se destaca entre os brasileiros mais ricos
–> TIM e Vivo concluirão termos do compartilhamento de 4G em 60 dias
–> Altos impostos atrasam inclusão digital no Brasil, diz TIM
Um dos consumidores conseguiu contato com o atendimento da TIM e lhe foi informado que na região de Santa Catarina está ocorrendo uma manutenção da rede local e que a previsão de retorno do serviço é até às 17h.
Pelos mapas do DownDetector é possível perceber que os problemas de ambas operadoras afetam todo o Brasil, principalmente nas regiões centro-oeste, sudeste e sul.


O Minha Operadora entrou em contato com as duas operadoras. A assessoria de imprensa da Vivo afirmou que aguarda receber um retorno da área responsável para emitir um posicionamento. Já a assessoria da TIM prometeu dar um retorno assim que possível.
[ATUALIZAÇÃO – 03/12/2019 18H14]:
A Assessoria de imprensa da Vivo emitiu o seguinte comunicado “A Vivo informa que alguns clientes da operadora em São Paulo podem ter encontrado dificuldades ao utilizar os serviços de telefonia móvel (voz e dados), hoje, dia 03/12, das 11h30 às 12h10, devido a uma falha na rede da operadora. Tão logo detectaram o problema, técnicos da empresa atuaram rapidamente e os serviços foram reestabelecidos e voltaram a funcionam normalmente.“
[ATUALIZAÇÃO – 04/12/2019 10H59]:
A Assessoria da TIM emitiu a seguinte nota: “A TIM informa que realizou análises do comportamento da sua rede e não identificou falha massiva ou de grande vulto nesta terça-feira (03). A companhia reforça, no entanto, que está atenta às demandas dos seus clientes para atuar em qualquer ocorrência que se faça necessária.”
Por isso que eu não saio do meu Claro Flex…não para nunca.
Minha família por completo usa a Vivo e não tivemos problemas mais esse não é o assunto. Minha mãe resolveu testar a Tim apenas por curiosidade, meu Deus que operadora horrível. Os equipamentos da Tim estão com problemas, ela não consegue fazer chamada nenhuma que a rede cai e nem consegues receber. Ela reclamou no mesmo e o problema não foi solucionado até hoje.
Sou cliente Tim. No início, com o plano Tim beta, era muito boa, porém agora só da pra passar nervoso. Faz 5 dias q iniciou o pacote da Tim beta lan, 20 gigas de internet, acreditem, já usei 5 gigas, porém eu pouco uso a internet nos últimos meses, é eles.descontam dessa forma, não mandam o extrato detalhado, sempre dizem que eu consumi o mostra no aplicativo. Se fica 1 real q seja da sobra da recarga, a Tim toma, fazendo adesão com nosso número e dinheiro em aplicativos ou jogos que não solicitamos. Estou resolvendo algumas coisas e assim… Leia mais »
Que estranho, sou Tim Beta Lab e não percebi isso ainda. Inclusive este mês disponibilizaram 2Gbs extras por 7 dias (não sei nem porque). WiFi só se o sinal estiver ruim; nunca consegui gastar os 20Gbs (óbvio que cada um tem um perfil de consumo). Excelente custo benefício.
Eu sou Sabará em Minas, passei a noite trabalhando em Belo Horizonte e senti o sinal de internet da Vivo muito ruim, estranhei pois a Vivo não é disso, o problema não é só em São Paulo como justificou a Vivo.
#13707. O que pode ser feito para evitar esse tipo de falha.. Melhorias nas antenas.
Felizmente não percebi esta instabilidade em minha região; ontem caiu um temporal e a rede estava funcionando normalmente. Utilizei para pedir Uber, internet e fazer ligações sem problemas.
Se fosse a Oi todo mundo tava falando muita coisa e rindo…kkk
Estranho a Vivo dar problemas em Goiania , onde as líderes são a Claro e a Oi (pouca gente usa Vivo em Goiania).