19/04/2024

Vivo é a operadora mais procurada no aquecimento da Black Friday

Claro e TIM brigam pela segunda posição nos números de pesquisa do Google.

Black Friday das operadoras
Divulgação Black Friday das operadoras

Estamos oficialmente na semana da Black Friday 2019, mas quem acompanha o mercado de telecomunicações sabe que as operadoras já começaram suas ofertas há dias. Entretanto, qual delas saiu em primeiro e segue à frente na corrida?

Pelo Google Trends, pesquisamos as prestadoras mais buscadas na ferramenta mais famosa para pesquisas. Em primeiro, a Vivo se destaca. De acordo com o gráfico abaixo, a operadora teve um pico no dia 23 de novembro.

A companhia da Telefônica investe em diversas ações para a data. Combos com fibra ótica e TV por assinatura estão entre as ofertas, assim como planos controle e também o Vivo Easy.

Entretanto, o pico pode não ser necessariamente equivalente às promoções, pois a primeira busca é sobre o cenário geral das operadoras. Na segunda posição, Claro e TIM brigam entre si. Confira o gráfico:

Com muitas ofertas voltadas para o pré-pago, as buscas também podem ter sido direcionadas para a modalidade. Por isso, inserímos o termo na frente do nome de cada operadora para medir o número de pesquisas.

O destaque ficou com Vivo, Claro e Oi. A empresa da América Móvil viveu aproximadamente quatro momentos de destaque, enquanto a terceira mencionada, a concorrente carioca da lista, teve uma presença mais significativa, apesar de sua principal oferta ser voltada o pós-pago.

VIU ISSO?

–> Black Friday: Vivo distribuirá 10 smartphones; saiba como ganhar
 
–> Black Friday: TIM dá até 10GB de bônus de internet

–> Black Friday: Oi oferta plano móvel de 100 GB por R$ 99,90

Mas há uma maior complexidade para entender o cenário pré-pago das empresas de telecomunicações nos últimos sete dias. Para ter uma melhor compreensão, utilizamos o termo da campanha de cada uma delas e a TIM se destacou.

No dia 18, o “Pré da Oi” teve seu momento para brilhar, mas no restante, o Tim Pré TOP seguiu imbatível no número de buscas.

Já a busca por planos controle destaca a Vivo, que atingiu a liderança por vários dias. Claro e TIM seguem na briga acirrada, será um indício de que muitos clientes podem estar divididos entre as duas marcas?

Nos planos pós-pagos, apenas a Oi se destacou com uma oferta “atrativa” aos olhos dos usuários de telecomunicações, mas a cobertura da prestadora ainda não brilha frente à concorrência.

Por conta disso, o gráfico mostra uma briga acirrada entre as prestadoras, com destaque para Vivo e Claro que atingem o pico de buscas com mais frequência. A TIM também não faz feio. Se investir mais na oferta pós, poderá ter um lucro significativo para o seu caixa.

Com ofertas ainda muito direcionadas aos combos (banda larga e TV por assinatura) e planos controle e pré-pago, as teles parecem guardar o melhor para as proximidades do dia 29 de novembro, a oferta do pós-pago.

2 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
2 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários