09/04/2024

Usuários no 5G consomem quase 3 vezes mais dados do que no 4G

Apesar do aumento no consumo de franquia, estudo apontou que ainda não há sinal de congestionamento nas redes.

Usuários no 5G consomem quase 3 vezes mais dados do que no 4G

Segundo um novo estudo realizado pela empresa Opensignal, os usuários do 5G consomem em média até 2,7 vezes mais dados do que os usuários do 4G.

A constatação foi feita a partir de medições realizadas nos 20 principais mercados que já utilizam a rede de nova geração.

Os maiores aumentos no uso de dados 5G foram registrados no Japão (2,7 vezes mais do que o 4G), Canadá (2,2), Alemanha (2,1) e Coreia do Sul (2,1).

Esse aumento no consumo de dados é explicado pelo fato dos serviços de streaming de música e vídeo aumentarem a qualidade dos conteúdos quando os usuários estão conectados ao 5G.

VEJA TAMBÉM:

–> Anatel já traça planos para a chegada do 6G no Brasil

–> Ericsson prevê 580 milhões de usuários 5G até o final de 2021

–> ‘Ainda não temos 5G no Brasil’, alerta Fábio Faria

No 4G, os aplicativos normalmente reduzem automaticamente os conteúdos para uma qualidade inferior.

Além disso, com uma experiência mais rápida no 5G, os usuários têm um incentivo a utilizar mais o celular.

Na lista dos países com maior consumo médio no 5G aparece Taiwan com 47,3GB por mês, seguido da Arábia Saudita (42,0GB/mês) e Coréia do Sul (37,9GB/mês).

Para efeito de comparação, o Brasil apresentou no primeiro trimestre uma média de 3,6GB por mês no consumo de dados móveis pelos usuários.

Gráfico mostrando a comparação entre a quantidade de dados consumidos no 4G e no 5G, nos 20 principais mercados. Imagem: Opensignal

Apesar do aumento no consumo, a pesquisa apontou que ainda não há sinais de congestionamento nas redes.

“Historicamente, onde os usuários móveis consomem grandes quantidades de dados, isso causa congestionamento na rede, o que diminui as velocidades, mas para usuários 5G não vemos nenhuma indicação de desaceleração em mercados com alto consumo de dados 5G”, afirmou a Opensignal.

A empresa também destaca que os mercados analisados estão no topo dos rankings de melhor experiência dos usuários conectados ao 5G.

Os dados foram coletados entre os dias 1ª de janeiro e 31 de março de 2021.

Covid-19

De forma geral, no primeiro trimestre de 2021, houve um aumento médio no uso mensal de dados móveis de 1,3GB por usuário em relação ao mesmo período do ano passado, nos 65 mercados analisados ​​pela Openignal.

O número é inferior ao aumento de 2,1 GB do ano anterior.

Essa ligeira redução pode ser explicada pela pandemia da Covid-19, o que fez com que muitos usuários passassem a utilizar a banda larga doméstica mais intensamente do que os dados móveis.

Neste mês, um outro estudo da Opensignal apontou que a TIM oferece a melhor experiência em chamadas de vídeo em grupo em redes móveis.

Com informações de OpenSignal.

2 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
2 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários