Chile vai impor roaming nacional

Seguindo os passos da Argentina, a medida visa melhorar a cobertura móvel em regiões isoladas do país.

A Subtel, agência reguladora de telecomunicações no Chile, anunciou que o presidente chileno, Sebastian Pinera, assinou uma lei exigindo que as operadoras compartilhem sua infraestrutura para aumentar a cobertura de telefonia móvel em todo o país.

A falta de sinal em áreas rurais e isoladas força os chilenos a ter vários dispositivos ou chips de diferentes operadoras para se conectar às redes, dependendo de onde eles estão localizados. Com a “Lei Nacional de Roaming Automático” (RAN) as empresas de telecomunicações do Chile vão precisar compartilhar suas redes, negociando taxas entre elas, mas sem repassar o custo para os clientes.


O governo da Argentina anunciou um movimento semelhante no início deste ano, convencendo as operadoras do país a fazer acordos de roaming para levar cobertura móvel para todas as localidades que tenha entre 500 a 10 mil habitantes.

VIU ISSO?
–> TIM e Vivo anunciam compartilhamento de redes 2G e 4G
–> Anatel aprova plano para ampliar acesso à banda larga no País
–> Anatel e ANEEL debatem uso compartilhado de postes

Assim como no Chile, o preço dos serviços de roaming na Argentina não pode ser modificado sob nenhuma circunstância e os princípios da concorrência devem ser respeitados por todos.

Já no Brasil, a Anatel também vem tentando estimular que as operadoras executem projetos de compartilhamento de infraestrutura para melhorar o sinal em cidades que existe apenas uma operadora móvel. A ideia é que ocorram acordos equilibrados, para que uma empresa que investiu muito mais do que a outra não seja prejudicada.

Recentemente, a Tim e a Vivo anunciaram que vão compartilhar as suas infraestruturas de redes 2G e 4G em cidades com menos de 30 mil habitantes. A possibilidade de uma expansão para municípios maiores no futuro é cogitada.

Com informações da Telecompaper e Publimetro

About Hemerson Brandão
Jornalista, gestor e produtor de conteúdo. São 8 anos trabalhando com blogs, revistas, agências e clientes corporativos. Apaixonado por ciência, tecnologia e exploração espacial.

2
Deixe um comentário

avatar
2 Número de Comentários
0 Número de Respostas
2 Seguidores
 
Comentário mais reagido
Comentário com mais interação
2 Autores de comentários
Ricardo Cruzjefferson Autores recentes de comentários
  Cadastre-se  
o mais novo mais antigo mais votado
Notificação de
jefferson
Visitante
jefferson

muito bom saber disso

Cidade - UF
recife pe
Ricardo Cruz
Colaborador

Muito bom mesmo to Amando Esse tipo se confraternidade se compartilhamento se rede uma com aoutra

Cidade - UF
Lajedao Bahia