21/12/2025
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Ivete Sangalo e Preta Gil falam sobre Vivo Valoriza

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Pontos no programa de relacionamento da Vivo têm pesos diferentes para clientes controle, pós e fixo de TV e banda larga.

Depois que lançou o mote “Em que tempo você vive?”, no final do ano passado, a Vivo decidiu usar a cantora Ivete Sangalo como garota-propaganda para divulgar as funcionalidades do app Meu Vivo. Nesta última semana, o comercial teve a participação de Preta Gil.

Ambas as cantoras conversam em vídeo, até Preta dizer que precisa ligar para saber quantos pontos tem no Vivo Valoriza. Então Ivete questiona: “Pretinha, você ainda liga para saber disso? Menina, em que tempo você vive?”, levando a amiga para o passado.








O comercial mostra que é possível consultar e trocar os pontos do programa de relacionamento Vivo Valoriza sem gastar os dados do plano, pelo aplicativo da Vivo. A troca pode ser por descontos em restaurantes, viagens, ingressos de filmes e teatros e também descontos na fatura ou pacotes de internet e minutos.
No ano passado, o Minha Operadora falou sobre o corte do benefício de desconto no cinema que a Vivo oferecia para seus clientes através do Vivo Valoriza. O que aconteceu foi que as regras do programa mudaram e, ao invés de considerar apenas o gasto com a conta do celular, como fazia antes, a Vivo passou a avaliar o gasto total do cliente (incluindo móvel, fixo, TV e banda larga), o que fez com que o programa valesse menos para quem tem só uma linha móvel.
De acordo com o atual regulamento, podem participar do Vivo Valoriza clientes de planos controle ou pós-pago, residencial e internet e produtos fixo de voz, TV ou banda larga. Os benefícios variam de acordo com a classificação de cada cliente no programa, que ficou:

  • Categoria V: Clientes com plano Vivo V ou clientes com gasto médio mensal dos últimos 4 meses acima de R$ 1.000
  • Categoria Platinum: Clientes com gasto médio mensal dos últimos 4 meses de R$ 350,00 a R$ 999,99
  • Categoria Gold: Clientes com gasto médio mensal dos últimos 4 meses de R$ 150,00 à R$ 349,99
  • Categoria Silver: Clientes com gasto médio mensal dos últimos 4 meses até R$ 149,99 
Para ganhar dois ingressos no cinema com 50% de desconto, por exemplo, agora o cliente precisa gastar pelo menos R$ 150 por mês com a operadora.
Mas os benefícios também podem ser trocados por pontos acumulados. Algumas peças de teatro, por exemplo, exigem apenas 25 pontos do cliente. Mas para conseguir um pacote de internet adicional de 2GB com validade de 1 mês, é preciso ter 1.500 pontos, ou com validade de 6 meses, é preciso 2.500.
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Como ganhar pontos no Vivo Valoriza?

Existem algumas formas de acumular pontos, mas, geralmente, quanto mais o cliente gasta por mês, mais pontos ele ganha. As opções são:
1) Pontos a cada fatura paga ou recarga no plano:

  • V: 2 pontos a cada R$ 1 
  • Platinum: 1,5 pontos a cada R$ 1
  • Gold: 1 ponto a cada R$ 1
  • Silver: 0,5 ponto a cada R$ 1
2) Pontos para clientes pós e controle que possuem cartão de crédito Vivo Itaú ou Vivo Santander:
  • Cartões Nacional e Internacional: R$ 1 = 0,5 pontos (também vale para cartão de crédito Vivo Santander)
  • Cartão Gold: R$ 1 = 0,6 pontos
  • Cartão Platinum: R$ 1 = 0,7 pontos
3) Bônus anual com validade de três meses, entregue no mês de aniversário de cadastro no programa:

  • 1º ano: 100 pontos
  • 2º ano: 200 pontos
  • 3º ano: 300 pontos
  • 4º ano: 400 pontos
  • 5º ano: 500 pontos
  • 6º ano: 600 pontos
  • 7º ano: 700 pontos
  • 8º ano: 800 pontos
  • 9º ano: 900 pontos
  • 10º e anos seguintes: 1.000 pontos
4) Pontos promocionais, que podem aparecer em ações no Fórum Vivo. Um exemplo foi a entrega de 1.000 pontos para quem comprou, de novembro a fevereiro deste ano, um iPhone com o Itaucard. 

Oi lança ações em Saquarema ao patrocinar etapa de mundial de surf

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Oi Rio Pro, da World Surf League, começa nesta semana e operadora vai cobrir evento com Wi-Fi, sessão de autógrafos e posts nas redes sociais.

A Oi vai patrocinar, pelo quarto ano consecutivo, o “Oi Rio Pro”, uma etapa brasileira da World Surf League, que acontecerá em Saquarema (RJ), na Praia de Itaúna (Região dos Lagos), entre 11 e 20 de maio.


Durante o evento, a operadora vai cobrir toda a infraestrutura de TI e Telecom. Além de oferecer acesso ao Oi WiFi na praia, também lançará um espaço aberto para o público com Oi TV para transmissão do campeonato, empréstimo de guarda-sol e espaço para carregarem o celular.









Já neste fim de semana, o time de atletas da Oi vai participar de sessões de autógrafos nesse mesmo espaço. No sábado (12), Gabriel Medina e Adriano de Souza e, no domingo (13), será a vez de Silvana Lima, Ítalo Ferreira e Filipe Toledo.

Quem ficou em casa pode reparar que a Oi cobrirá todo o evento pelas redes sociais, com vários posts no Instagram ao longo da próxima semana, ainda com a participação das influenciadoras Chloe Calmon e Marina Werneck nos stories. Os apresentadores do Woohoo Barbara Barcia e Bruno Bocayuva cuidarão da final do Oi Digital Surf, que acontece nesta sexta (11) em Saquarema.
A hashtag #OiDigitalSurf, que foi o mote do campeonato digital, mostrou que os brasileiros gostam de acompanhar o esporte. Disputas em vídeos e fotos de manobras na água, além da etapa brasileira da WSL, foram visualizadas 90 milhões de vezes em dois meses de campeonato. Foram 46.018 posts e reposts no Instagram sobre o assunto e um total de 1.387 participantes em todo o mundo.
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Para os atletas

Para os atletas do campeonato, a Oi entregará um kit de boas-vindas com um chip pré ativado e um pôster de Saquarema com imagem do fotógrafo local, Renan Vignoli. 
Outros dois artistas, Marcelo Ment e Caró Lago, vão customizar as pranchas dos campeões das etapas masculinas e femininas do Oi Rio Pro, com inspiração nos momentos mais comentados pela torcida pela hashtag #OSurfeJunta. Essa ação de ilustrar os posts nas pranchas já foi feita pela Oi em anos anteriores.
Segundo o gerente de patrocínios e eventos da Oi, Bruno Cremona, a operadora reconhece a importância do esporte como uma ferramenta de transformação social, para construir uma sociedade mais coletiva. 
“A empresa acredita na importância de apoiar projetos esportivos que integram, ocupam espaços e conectam as pessoas. O surfe e o skate, democráticos e inclusivos, são as principais modalidades na plataforma de esportes Oi. Pelo quarto ano temos o prazer de patrocinar o Oi Rio Pro”, disse.

Oi Rio Pro

Em relação ao campeonato atual, o comitê técnico deve avaliar, diariamente entre às 6h e 7h, as condições do mar para dar andamento às competições durante o período do Oi Rio Pro. Dependendo da avaliação, o local pode variar entre a praia de Itaúna ou na Barrinha.

As primeiras informações de cada dia podem ser acessadas no www.worldsurfleague.com, que vai transmitir a etapa brasileira ao vivo para todo o mundo.

TIM dá bônus de internet e 25% de desconto no TIM Black A

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Plano chega a 14GB, que podem ser compartilhados com mais três chips na promoção.

A TIM está oferecendo um desconto de 25% em um de seus planos mais baratos no pós-pago TIM Black. O “TIM Pós A Plus”, com 5 GB + 5GB para vídeos, que custa R$ 109,99, agora sai por R$ 82,49 por mês e com um bônus de 4GB de internet.


A mensagem foi recebida por SMS por alguns clientes de outros planos da TIM. Depois do recente lançamento com novidades, agora o plano inclui, além de chamadas e WhatsApp à vontade, Messenger, Waze e Easy Taxi totalmente ilimitados, sem gastar da franquia.





Quanto à franquia bônus que faz o plano ter 10GB mensais, pode ser usada exclusivamente para assistir vídeos da Netflix, do CN Já! e Esporte Interativo Plus. O YouTube apenas foi incluído em planos acima de R$ 139,99.

Com a promoção divulgada para clientes e disponível para acessar, inclusive, em um site de oferta, o TIM Black A passa para 14GB, sendo 9GB para usar como quiser por 12 meses.
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Na semana passada, o Minha Operadora mostrou como ficaram todas as ofertas da TIM após mudanças lançadas em coletiva de imprensa. O que não fazia sentido é que o plano de 5GB + 5GB (até então por R$ 109,99) realmente saia mais caro do que o plano com mais franquia de internet, de 7GB + 7GB (que custa R$ 99,99).
Agora por R$ 82,49, o plano passa a compensar mais para clientes que não precisam de tanta internet e querem pagar mais barato. O preço é válido por um ano.
O plano também inclui TIM Banca, TIM Protect 30GB e TIM Music sem custo adicional, e o pacote de internet pode ser compartilhado com mais três chips promocionalmente.

Anatel e MCTIC definem prioridades para o setor de telecomunicações

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Órgãos participaram de audiência pública realizada na manhã desta quarta-feira (09) na Câmara dos Deputados.


Desligamento do sinal analógico em todo o país, envio de mensagens de alerta de desastres naturais em parceria com a Defesa Civil e monitoramento de espectro nos aeroportos foram as ações da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) destacadas como importantes pelo presidente do órgão, Juarez Quadros.


O presidente participou, nesta quarta-feira (09), de audiência pública na Câmara dos Deputados juntamente com o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab.


Quadros destacou a preocupação da Agência com os consumidores. “As queixas caíram 13% em 2017. A redução é positiva, mas essas queixas precisam ser menores.”

O presidente ainda ressaltou que uma das prioridades da agência é levar cobertura de banda larga a localidades como Cruzeiro do Sul (AC), Tabatinga (AM), Tangará da Serra (MT). 

“As demandas são muitas e exigem muita atenção e esforço da Anatel. A Agência continuará a corrida pela ampliação do acesso em busca do desenvolvimento do país”, disse Quadros.

A Anatel informou que em 1998, o Brasil contava com 28 milhões de acessos. Em dezembro do ano passado, esse número saltou para 323,6 milhões de acessos de todos os serviços (telefonia fixa, telefonia móvel, TV por assinatura e banda larga fixa). 


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O ministro e seus secretários falaram dos principais programas do ministério como Internet para todos; marco legal da Ciência, Tecnologia e Inovações; e o Plano Nacional de Internet da Coisas.

“Temos um importante legado, apesar da conjuntura econômica difícil conseguimos avançar e trazer benefícios para o cidadão brasileiro nessa gestão de dois anos”, disse o ministro.  

O presidente da Telebrás, Jarbas Valente, afirmou que em julho começarão a ser instaladas as antenas do programa Internet para Todos que irá levar banda larga para 50 mil povoados a preços baixos.

Valente acredita que, no máximo, em duas semanas haverá uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em favor do contrato com a ViaSat para exploração do satélite brasileiro que possibilitará a execução do programa Internet para Todos. 

Atualmente, o contrato encontra-se suspenso e as empresas poderão ter que pagar uma multa de R$ 100 mil cada se continuarem instalando antenas e prosseguindo com o acordo. 

Cade pode barrar compartilhamento de rede entre Oi e TIM

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Além de passar por votação no Conselho, transação também precisa ser aprovada pela Anatel.


O acordo de compartilhamento de redes entre as operadoras Oi e TIM ainda pode ser barrado pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), do Ministério da Justiça, conforme informações da Reuters.


Inicialmente, a Superintendência-geral do Cade havia aprovado a transação afirmando que por ser um ‘empreendimento comum’ não aumentaria a concentração no mercado de telefonia.


No entanto, sete membros do conselho questionaram se a classificação de ‘empreendimento comum’ se sustenta. 

A transação irá passar por votação no plenário do Cade. Mesmo se autorizado, o compartilhamento ainda terá que passar por aprovação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).


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As empresas já compartilham 6,2 mil torres de telefonia celular em todo o Brasil e dividem os gastos com implantação de equipamentos e manutenção da rede.

No final de fevereiro deste ano, Oi e TIM assinaram um acordo extrajudicial de intenção para compartilhamento de mais infraestrutura.

A TIM já recebeu autorização da Anatel para compartilhar sinal com a Vivo. A aprovação ocorreu em abril deste ano. 

Dançarino da TIM invade escritórios em novo comercial

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Estrelado pelo dançarino alemão Sven Otten, o filme traz novidades da operadora para o mercado corporativo.


O dançarino alemão da TIM, Sven Otten, invadiu os escritórios e colocou todo mundo para dançar no novo filme da operadora. O vídeo faz parte do novo reposicionamento da TIM no mercado corporativo. 


No comercial, a prestadora se coloca como parceira de todas as empresas, independentemente do tamanho e apresenta algumas novidades


Entre elas estão ofertas convergentes, unindo serviços fixos, de banda larga fixa e móvel, e novas parcerias com foco na digitalização dos clientes.

Criada pela agência Z+ Comunicação, o filme de 30 segundos é dinâmico e traz pessoas de diversas profissões embalados no ritmo da música da TIM. Confira:


“A nova campanha posiciona a TIM Empresas como uma parceira de negócios de seus clientes corporativos, já que oferece serviços e inovações que vão muito além de planos de voz e dados”explica a diretora de advertising e brand management da TIM Brasil, Ana Paula Castello Branco.
A diretora ainda destaca que a operadora “possibilita desde a segmentação de ofertas, uso de aplicativos sem descontar da internet e soluções customizadas até a possibilidade de contratação de serviços avulsos para apoiar o cliente a digitalizar e desenvolver seus negócios.”

A campanha vai contemplar as mídias digitais, como Facebook, Google, Links Patrocinados, e mídias off, como TV, rádio e Elemídia em aproximadamente 800 faces de edifícios comerciais e empresariais.

Operadora cria ‘GrandPad’: especial para a comunicação de idosos

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Aparelho parece com um tablet, mas tem teclas maiores e funcionalidades mais objetivas, além de ligações ilimitadas e acesso ao 4G.

A operadora Consumer Cellular, que revende a capacidade de telefonia móvel da T-Mobile US e da AT&T, está lançando o “GrandPad”, um aparelho de comunicação feito exclusivamente para os idosos de 75 anos ou mais, com pouca experiência com tecnologia.

A empresa já foca em venda de celulares para a terceira idade e, agora com 2,85 milhões de assinantes, resolveu expandir a oferta e criar um tablet com teclas maiores e mais prático de usar por este público. Com o GrandPad, é possível ver vídeos e fotos, ler notícias, ouvir música, jogar, acessar o e-mail e também fazer chamadas, sejam telefônicas ou de vídeo.


A Consumer Cellular é uma operadora móvel virtual, ou seja, não possui nenhuma loja, assim como é o caso da Veek aqui no Brasil. Com o investimento na startup que criou o GrandPad – localizada na Califórnia –, a operadora será a única a distribuir o produto nos Estados Unidos. A ideia é vender 15 mil GrandPads em 2018.
Para usar, o usuário precisará contratar uma assinatura mensal, como se fosse um plano de celular, mas direto no GrandPad. Com o custo de US$ 75 por mês, ele inclui o acesso aos apps mencionados, além de chamadas de vídeo e ligações ilimitadas, conexão 4G, uma caneta especial para idosos, seguro, entre outras facilidades. Convertido ao real, o valor seria o equivalente, hoje, a R$ 270.

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Uma das funcionalidades da tecnologia é que ela permite que os membros da família possam usar um aplicativo complementar gratuito em seus smartphones, para enviar fotos e vídeos direto para o GrandPad contratado. Também é possível acessar fotos e vídeos pelo Instagram e Facebook.
A bateria dura de um a três dias, dependendo do uso. Quanto ao público, a idade média do usuário do GrandPad é 82 anos, mas o produto é indicado tanto para idosos com pouca experiência com computadores, quanto para pessoas com dificuldade visual, motora ou cognitiva.
De acordo com um dos fundadores da Consumer Cellular, John Marick, novas tecnologias estão sendo testadas pela companhia, como uma rede de sensores de movimento e uma central sem fio para casa, que permitirá cuidar dos parentes à distância e instalar lembretes úteis, como a hora de tomar remédio.
Esses produtos de cuidados devem ser usados por 500 mil pessoas em três anos. Com o lançamento deste ano, a empresa também espera alcançar R$ 1 bilhão de receita em 2018.

TIM quer negociar TAC com Anatel até junho

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Operadora não se intimidou com o fracasso das negociações entre a agência e suas concorrentes Oi e Vivo.


A TIM quer negociar um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para converter multas em investimentos no setor. A operadora acredita que a negociação possa evoluir no mês de junho.


O fracasso nas discussões entre a agência com as empresas Oi e Vivo não desanimaram a TIM de tentar um acordo. Por ter uma dívida menor que a das concorrentes, a TIM acredita que terá mais sucesso nas negociações com o órgão regulador.


Os TACs são mecanismos que autorizam a troca de multas recebidas pelas operadoras pelo descumprimento de metas da Anatel por investimentos em áreas escolhidas pela agência. 


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O termo da Telefônica foi um dos primeiros a ser negociados e previa que operadora trocasse R$ 3,2 bilhões em multas que devia a Anatel por R$ 5,4 bilhões em investimentos em cidades de todo o país, inclusive locais considerados de retorno negativo. 

Os aportes seriam todos feitos na expansão de redes de fibra óptica em 105 municípios. No entanto, a empresa queria fazer uma nova proposta com valores mais baixos de investimentos, já que muitas multas da operadora estão para vencer.

Em março, a Anatel anunciou que não iria mais negociar com a proprietária da marca Vivo, alegando que o prazo já havia se esgotado. 

Em 24h, 50 mil caem em golpe de ingresso grátis dos Vingadores

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Depois das cargas grátis falsas no celular e bônus na loja O Boticário, ingresso de cinema é o novo truque de criminosos no WhatsApp.

Recebeu uma mensagem no celular prometendo um par de ingressos grátis para assistir ao filme “Vingadores: Guerra Infinita”? Não clique! Este é mais um golpe que circula pelo WhatsApp, conforme informou a PSafe e o dfndr lab, laboratório especializado em cibercrime.

Em apenas 24 horas, 50 mil pessoas acessaram o link falso que supostamente levava o cliente a ganhar o par de ingresso de cinema.

Depois de clicar, o usuário tinha que responder algumas perguntas, como “Você já assistiu algum filme da Marvel?”; “Você é maior de idade?”; “Se gostar do filme irá recomendar para amigos e familiares para assistir?” e, independentemente da resposta, a página parabeniza a pessoa, confirmando o benefício.

Para piorar, o site ainda pedia para compartilhar o link com 30 amigos ou grupos do WhatsApp, para que efetivamente pudesse resgatar os ingressos. É isso que faz com que o golpe se espalhe mais rapidamente.
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Assim como da última vez, em um golpe que oferecia créditos no celular, junto com a mensagem aparecem vários comentários falsos de usuários que dizem ter recebido o benefício.

A estratégia faz com que as pessoas compartilhem o link sem conferir sua veracidade, já que as recomendações de usuários já passariam a credibilidade que precisavam.

Há poucos dias, outros golpes no WhatsApp fizeram várias vítimas ao usar o nome da loja O Boticário e o programa Bolsa Família.
A recomendação, nesses casos, é não clicar em nenhum link como esses que ofertam benefícios gratuitos, a não ser que a própria empresa confirme determinada promoção. Antes de compartilhar com os amigos, é preciso checar.

Justiça confirma condenação de youtuber que promovia TV pirata

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Além do Café Tecnológico, ABTA processa mais um canal e diz que continuará em busca de conteúdos ilegais que ensinam usuários a acessar canais de graça.

O proprietário do canal de YouTube Café Tecnológico, Marcelo Otto Nascimento, até tentou entrar com recurso, mas o Tribunal de Justiça de São Paulo confirmou, em segunda instância, sua condenação por promover a pirataria de TV por assinatura.

Conforme divulgado pelo Minha Operadora, ele foi condenado em primeira instância em dezembro do ano passado, após a Associação Brasileira de Televisão por Assinatura (ABTA) processá-lo pelos vídeos que ensinavam outros usuários a acessarem canais de TV gratuitamente, por meio de equipamentos como HTV Box e, portanto, sem um contrato com as operadoras.






Quando condenado pelo juiz Fernando Henrique de Oliveira Biolcati, da 22ª Vara Cível do Foro Central de São Paulo, ele logo removeu os vídeos e deixou de publicar novos com o mesmo tema, já que poderia receber multas diárias.
De toda forma, apesar de alegar que já tinha apagado os vídeos e que não tem capacidade financeira para arcar com as condenações, a ABTA apresentou provas dos vídeos ilegais que o rapaz postava e, com isso, o valor de R$ 25 mil em danos morais ainda deve ser pago pelo youtuber à associação.
A ABTA também está processando outro famoso canal do YouTube, conhecido como “Jorge Dejorge”. A Justiça de São Paulo já sentenciou o processo e o youtuber proprietário do canal também teve que remover os conteúdos ilegais.
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Há, hoje, muitos conteúdos semelhantes na internet, mas, ao Minha Operadora, a ABTA falou recentemente que monitora várias atividades nas redes sociais, apesar de manter sigilo dos processos até que haja uma condenação.

Quem publica listas de canais, filmes e séries com acesso gratuito, assim como tutoriais e comparativos de aparelhos ou aplicativos destinados ao uso ilegal de TV paga, também pode estar sujeito a um processo da ABTA.

Os dois lados 

O dono do Café Tecnológico chegou a publicar um vídeo falando sobre o processo, e que só ficou sabendo do problema já pela justiça. Para ele, os consumidores que saem prejudicados pelos altos preços cobrados pelas operadoras.
“Espero que além desses processos que a ABTA está fazendo contra os canais, que coloque sua mão na consciência e veja suas operadoras, como Claro, NET e Vivo, porque hoje são as empresas que estão no topo do Reclame Aqui”, disse Nascimento. “Os processos são direito dela, tem que correr atrás disso, mas tem que ver o lado do consumidor, os preços são absurdamente caros para ter uma TV por assinatura no Brasil”.
Em segunda instância, as defesas não adiantaram. Por unanimidade, os três desembargadores da 1ª Câmara Reservada de Direito Empresarial do TJ/SP, Hamid Bdine, Alexandre Lazzarini e Cesar Ciampolini, negaram o recurso.

Do outro lado, a ABTA está fazendo várias campanhas para combater a pirataria, como os comerciais que imitam uma operadora cujo ‘slogan’ é “Pirata: a operadora de quem quer arrumar problemas”.

Apesar disso, o assunto é controverso, já que milhares de pessoas ainda dizem apoiar o gato de TV por assinatura no Brasil.