17/12/2025
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Vivo testa rede 4G+ na faixa de 3,5GHz na capital paulista

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Ativação de antena com o chamado Massive MIMO se dará por meio de uma parceria entre a operadora e a Ericsson.

A Vivo começou a testar, em sua rede 4G+ em São Paulo, a tecnologia Massive MIMO, em uma parceria com a Ericsson. De acordo com anúncio feito pelas duas empresas nesta sexta-feira (17), a ação é uma etapa em direção à implantação nas redes 5G.

A tecnologia está sendo testada com a faixa 3,5GHz, que provavelmente será usada no 5G do Brasil. O Massive MIMO é benéfico para as conexões porque consegue abranger mais pessoas sem diminuir nenhuma velocidade no acesso.






Em São Paulo, a configuração MIMO até 64×64 foi a escolhida, a mesma usada pela operadora MTS e a Ericsson para fornecer serviços móveis na Copa do Mundo da Rússia. Por lá, a velocidade média de download dobrou, assim como a eficiência do espectro. A capacidade de rede aumentou em quatro vezes.
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Hoje, as redes LTE-Advanced – chamada pela Vivo de 4G+ e pela Claro de 4,5G – utiliza a configuração MIMO 4×4, atrelada a outras faixas, conforme explicamos em matéria sobre o assunto.
Apesar de não revelar onde, da capital paulista, será aplicado o teste, a Vivo diz que a antena ativa da Ericsson, uma AIR 6468, vai ser usada com recursos 64T64R Massive MIMO em um bairro de alta densidade populacional.
O sinal será compartilhado em um edifício comercial, testando o desempenho da rede em ambiente indoor, entre prédios (cobertura vertical) e através do teste de vários usuários ao mesmo tempo (cobertura horizontal). Como resultado, deve garantir a melhoria de desempenho da rede móvel, segundo informaram as empresas.

SKY libera três canais para assinantes pré-pagos

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Canais ficarão disponíveis até o dia 3 de setembro para usuários com recarga ativa.


A SKY liberou os canais AMC, MTV e Space para seus clientes pré-pagos que contam com uma recarga ativa em sua linha. Os canais ficarão abertos até o dia 3 de setembro. 


O principal destaque deste mês é o retorno da quarta temporada de Fear The Walking Dead, exibido pelo canal americano AMC


A série retornou para sua reta final e promete aquecer o spin-off derivado de The Walking Dead, também da própria AMC.

Durante o período em que o canal estará aberto para os usuários pré-pagos da SKY serão exibidos os episódios 9, 10, 11 e 12

Já no canal Space, o destaque é a série Pacto de Sangue, que estreou na última segunda-feira (13). 

A série conta a história de Silas Campello (Guilherme Fontes), um repórter carismático e pouco conhecido de uma pequena emissora de TV em Belém do Pará.


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A cidade apresenta uma série de crimes hediondos capazes de chocar toda a sociedade, e é essa fonte de notícias polêmicas e sensacionalistas que alimenta a busca por audiência, reconhecimento do público e fama do personagem principal.

Toda segunda-feira é exibido um episódio inédito a partir das 22h30, com reprise nas quartas-feiras, às 21h.

Já a MTV está exibindo a terceira temporada do reality show Catfish Brasil. 

Serão dez episódios inéditos, para desvendar os maiores mistérios dos relacionamentos que nasceram na internet – e de lá nunca saíram.

O programa mostra uma realidade sem filtro sobre como se desenrolam (ou se complicam?) as relações no mundo virtual. 

Em cada episódio, os apresentadores Ciro e Ricardo mergulham em uma nova aventura para ajudar uma pessoa apaixonada a descobrir a verdade sobre seu parceiro(a).


Paramount Channel também fechou parceria com a SKY, a Vivo TV e a Oi TV para a divulgação da nova temporada da série “The Handmaid’s Tale”.


O canal ficará aberto para todos os clientes dessas operadoras entre 31 de agosto e 9 de setembro.

Claro cria app e programação especial para festival de restaurantes

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Clientes da NET e da Claro têm 15% de desconto na compra de ingresso para o Taste of São Paulo.

A Claro anunciou, nesta sexta-feira (17), seu apoio ao festival de restaurantes e chefs de todo o mundo, o Taste of São Paulo, que acontecerá nos próximos dois finais de semana. De 17 a 19 de agosto, e de 24 a 26 de agosto, a operadora estará presente com as marcas NET e Claro em stands que garantam uma programação exclusiva aos visitantes.

Serão dois espaços: o Kids, onde as crianças vão poder curtir personagens do Cartoon Network e atividades recreativas, e o Palco Claro Música. Quem tem acesso ao aplicativo de streaming de música da operadora já pode acessar duas playlists criadas para o evento.


Para as crianças, as atividades incluem escultura em bexigas, tatuagens, oficina de culinária com cupcakes e um teatro ambiental.
Durante o Taste of São Paulo, a Claro vai lançar o aplicativo Você Gourmet, que levará receitas dos renomados chefs Felipe Bronze, Alana Rox e Andrea Kaufmann aos clientes. O serviço é pago e custa R$ 4,99 por semana. Para assinar, será necessário enviar um SMS com a palavra GOURMET para 8820.
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Outra novidade para clientes da NET e da Claro é o desconto de 15% na compra de até quatro ingressos por CPF. O desconto pode ser de até 30 reais, já que a inteira custa R$ 50 de sexta-feira, R$ 70 aos sábados e domingos, e R$ 200 pelo passaporte completo, que dá direito à visita em todos os dias de festival.
O evento reunirá 27 restaurantes e bares, além de 70 chefs participantes. Acontecerá em São Paulo, no Clube Hípico de Santo Amaro.

“A Claro acredita que é importante apoiar ações culturais que conversem com diferentes perfis de públicos, promovendo a interação entre eles e que também permita a proximidade com as nossas marcas. E a ação vai além do evento, afinal, nossos clientes podem curtir as playlists dos chefs quando desejarem no app Claro Música”, comenta Ane Lopes, diretora de marca e comunicação da Claro.
Veja a programação completa:


DATA E HORÁRIO DO EVENTO (para o público):
Semana 1
Dia 17/08 – Sexta – sessão única – 17h00 às 23h00
Dia 18/08 – Sábado – duas sessões – 12h00 às 17h00 e 18h30 às 23h30
Dia 19/08 – Domingo – sessão única – 12h00 às 20h00
Espaço Kids
Dia 18/08 – Sábado – 12h às 17h
Personagens: Ben10, Steven Universo, 4 Braços, Gumball e Darwin
Dia 19/08 – Domingo – 12h às 20h
Personagens: Jake e Finn, Rei Gelado e Caroço
Semana 2
Dia 24/08 – Sexta – sessão única – 17h00 às 23h00
Dia 25/08 – Sábado – duas sessões – 12h00 às 17h00 e 18h30 às 23h30
Espaço Kids
Dia 25/08 – Sábado – Sessão 1 – 12h às 17h
Personagens: Jake, Finn, Rei Gelado e Caroço
Dia 26/08 – Domingo – sessão única – 12h às 20h
Personagens: Jake, Finn, Rei Gelado e Caroço
PROGRAMAÇÃO PALCO CLARO MUSICA
17/08 (sexta) – 17h às 23h
DJ Coca Achcar, Santa Jam (volante – 1 entrada) – 19h – DJ Joana Hasse – 20h
The Mockers – 21h
18/08 (sábado) – 12h às 17h
DJ Coca, Santa Jam (volante – 1 entrada) – 13h
Grand Bazaar – 15h
18/08 (sábado) – 18h30 às 23h30
DJ Joana, Saxofonista (volante – 1 entrada) – 19h30
Bina Couquet – 21h30
19/08 (domingo) – 12h às 20h
DJ Coca, Santa Jam (volante – 1 entrada) – 14h
A Bandinha – 16h30
24/08 (sexta) – 17h às 23h
DJ Coca, DJ Joana, Mustache e os Apaches (volante – 1 entrada) – 19h
Banda Paralela – 21h
25/08 (sábado) – 12 às 17h
DJ Joana, Mustache e os Apaches – 13h
João Erbetta Trio – 15hs
25/08 (sábado) – 18h30 às 23h30
DJ Coca, Saxofonista (volante – 1 entrada) – 19h30
Mariana Aydar – 21h
26/08 (domingo) – 12h às 20h
DJ Coca, Mustache e os Apaches – (volante – 1 entrada) – 14h
A Bandinha – 16h30


Oi investiu R$ 569,2 milhões no Rio de Janeiro em 2018

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Investimento no estado corresponde a 22% do total entre outras regiões do Brasil, e serviu para a expansão da cobertura móvel.

De todos os estados brasileiros, o Rio de Janeiro é aquele em que a Oi mais investiu no primeiro semestre do ano. De acordo com um balanço enviado pela operadora nesta quinta-feira (16), foram R$ 569,2 milhões investidos de janeiro a junho de 2018.

O número representa um crescimento de 11% em comparação ao mesmo período do ano passado. Representa mais de 22% do total do Capex da empresa no país.


A operadora aproveitou para destacar que, no Rio de Janeiro, implantou 59 novos sites de telefonia móvel. Outros 273 sites foram ampliados ou modernizados no primeiro semestre do ano. 
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Além disso, 22.339 novas portas para o serviço de banda larga fixa foram implantadas. Hoje, a cobertura 4G da Oi chega em 35 cidades fluminenses.
O segundo maior investimento da Oi, em questão de localidade, foi em Minas Gerais, com R$ 191,2 milhões (+9%). No Nordeste, a Bahia liderou, com R$ 155,9 milhões da operadora (+56%), voltados para a criação de 149 novos sites e modernização de 476. O 4G, no estado, já chega em 99 cidades.
A capital paulista ficou com R$ 50,5 milhões do investimento total da Oi.

Até o final do ano, 4 cidades dos EUA terão banda larga fixa 5G

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Verizon anunciou ainda que serviço será vendido junto com acesso ao YouTube TV e Apple TV 4K.



A Verizon acrescentou Indianapolis na sua lista de cidades na quais irá começar a vender seus serviços de banda larga fixa usando tecnologia 5G até o final do ano, nos Estados Unidos.


A maior operadora em número de anunciantes no país informou ainda que as vendas serão ampliadas para mais 50 cidades no ano que vem.


Em dezembro do ano passado, a Verizon havia anunciado que lançaria a sua rede 5G no segundo semestre deste ano e que a primeira cidade a receber a tecnologia seria Sacramento, capital da Califórnia.

No total, quatro cidades norte-americanas irão terminar o ano de 2018 com a internet 5G. São elas: Sacramento, Houston, Los Angeles e Indianapolis. 

A empresa também ressaltou que assim que forem fabricados smartphones compatíveis com a tecnologia no mercado, ela irá ativar o uso do 5G nas redes móveis. 


Na última quarta-feira (15), foi a vez da operadora Sprint anunciar parceria com a LG para o lançamento do primeiro smartphone compatível com a rede 5G do mundo. 

A previsão é que o aparelho seja comercializado no primeiro semestre de 2019.

A Verizon informou que a venda da banda larga fixa, baseada na infraestrutura móvel 5G, virá com serviços de valor adicionado oferecido por grandes players.

Entre as parcerias anunciadas pela empresa está o YouTube e a Apple para oferecerem acesso ao YouTube TV e Apple TV 4K.

O YouTube TV transmite 60 canais lineares via internet, com recurso de gravação em nuvem. 

Já o Apple TV 4K permite o aluguel de filmes em ultra definição via iTunes ou a assinatura de Netflix e Amazon Prime.

Anatel abre consulta pública sobre uso da faixa 2,3GHz para 5G

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Interessados terão 30 dias para enviar suas contribuições.


A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) abriu Consulta Pública sobre a proposta de uso da frequência 2,3GHz para o 5G. A informação foi publicada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (16).


A Abertura da Consulta Pública nº 25 sobre proposta de Regulamento sobre Condições de Uso da Faixa de Radiofrequências de 2,3 GHz havia sido aprovada pela agência na última quinta-feira (9).


A Consulta Pública busca subsídios para estabelecer as condições de uso dessa faixa para a operação do 5G. A banda larga em 5G permite velocidades de até 100 mega ao usuário, dez vezes maior que o 4G.

O 5G também deve ampliar o desenvolvimento tecnológico para Internet das Coisas (IoT), realidade aumentada e cidades inteligentes. 

Com a destinação da faixa de 2,3 GHz já estabelecida pela Resolução Anatel nº 688/2017 e com a aprovação das condições de uso, a faixa estará preparada para futura licitação, explicam os técnicos da agência reguladora. 

Uma análise realizada pelo órgão aponta que o número de assinantes móveis de banda larga superou a quantidade de acessos fixos no mundo

Assim, a destinação de novas faixas à telefonia móvel, como a de 2,3GHz, atende o aumento desta demanda. 

A Anatel também trabalha na destinação da faixa de 3,5GHz para o 5G

Para isso, a agência está realizando testes de campo e de laboratório para avaliar as condições de interferência na recepção de sinais pelas antenas parabólicas.


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Outras utilidades para faixa de 2,3GHZ


A Consulta Pública também propõe que o Serviço Limitado Privado (SLP) utilize a faixa de 2,3GHz juntamente com a telefonia fixa, telefonia móvel e banda larga fixa. 

O SLP é um serviço de uso restrito e se destina ao próprio executante ou é prestado a um determinado grupo de usuários. 

O acréscimo do SLP permite o uso da frequência para comunicação de voz e dados restritas a membros de companhias de transporte, de energia, de petróleo ou de gás. 

Outra determinação é a necessidade de coordenação contra interferências entre as empresas que ocupam a faixa. Em caso de impasse, a Anatel poderá intervir. 

Das estações licenciadas em 2,3 GHz, 67% são repetidoras de TV ou serviços auxiliares de radiodifusão, como links de rádio para transmissões de reportagens externas. Apenas 32% prestam o serviço de banda larga fixa. 

As repetidoras de TV ou de serviços auxiliares só devem operar com proteção contra interferências até novembro de 2019 e não possuem direito a prorrogação do uso da faixa. 

As contribuições e sugestões à Consulta Pública devem ser encaminhadas por meio do formulário eletrônico do Sistema Interativo de Acompanhamento de Consulta Pública (SACP), no prazo de 30 dias

Também serão aceitas as manifestações encaminhadas por carta, fax ou correspondência eletrônica.

Projeto de Lei propõe isenção de taxas para Internet das Coisas

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PLS altera regras da taxa de Fistel, Condecine e CFRP com o objetivo de acelerar a implantação da IoT.


Um projeto de lei que tramita no Senado altera as regras da Taxa de Fiscalização do Fundo de Fiscalização das Telecomunicações (Fistel), da Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica Nacional (Condecine) e da Contribuição para o Fomento da Radiodifusão Pública (CFRP) para a Internet das Coisas (IoT).


O PLS 349/2018 propõe, entre outras determinações, a isenção das taxas para as estações terminais de telecomunicações utilizadas exclusivamente em sistemas de comunicação máquina a máquina (M2M).


Outra mudança importante proposta no projeto é a redução das taxas de Fistel para instalação de terminais de satélite (VSAT) cujos valores se equiparariam ao Fistel de celulares (R$ 26,83, contra mais de R$ 200 hoje).

Essa alteração incidiria também na redução proporcional sobre a CFRP e Condecine.

O projeto, de autoria do senador Garibaldi Alves (MDB/RN), está em tramitação na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática.

Em sua justificativa, o autor destaca que projeções realizadas por estudo da Internet das Coisas estima um impacto anual de 50 a 200 bilhões de dólares para a economia brasileira até 2025.


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O estudo foi produzido para fornecer subsídios para a elaboração do Plano Nacional de Internet das Coisas

Conforme o senador, esse plano tem por objetivo acelerar a implantação da IoT como “instrumento de desenvolvimento sustentável, de modo a fomentar a competitividade da economia brasileira, fortalecer as cadeias produtivas nacionais e promover a melhoria da qualidade de vida da população.”

O autor ainda reforça que cabe ao Congresso Nacional eliminar as barreiras de natureza legal para a execução deste planejamento. 

Após analisado, o projeto será enviado para a Comissão de Assuntos Econômicos da Casa. 

Se for aprovado, seguirá para análise da Câmara dos Deputados, uma vez que tramita em caráter terminativo.

Projeto semelhante, com isenção das mesmas taxas para o mesmo objetivo já tramita na Câmara dos Deputados.

Vivo realiza workshop sobre empreendedorismo no Rio de Janeiro

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Evento “Acontece na Vivo” será realizado neste final de semana, na loja Icônica do Barra Shopping.


A Vivo irá realizar no próximo final de semana, dias 18 e 19 de agosto, o evento “Acontece na Vivo”, no Barra Shopping, na cidade do Rio de Janeiro


O presidente e fundador da Werner Coiffeur, Rude Werner, fará um workshop sobre empreendedorismo, construção de marca e apresentará as novas tendências do mercado.


Os encontros serão na loja Icônica do Barra Shopping, a partir das 15h30. A iniciativa faz parte do posicionamento da operadora de buscar novas formas de se relacionar com os clientes.

O workshop também contará com a apresentação da Werner Academia, que fomenta o desenvolvimento profissional e plano de carreira da rede. 

Serão sorteadas cortes de cabelo, hidratações, escovas Werner e depilações orientais para os participantes do evento. 

Programação


No sábado, o público participará de um bate papo com o próprio Werner. O empresário irá falar sobre o amadurecimento e desafios do mercado da beleza no país, evolução da marca e empreendedorismo. 

Nascido na cidade gaúcha de Santo Cristo, atualmente, Werner comanda cerca de 2.700 profissionais.

Sua rede é uma das maiores da América Latina, com 51 salões franqueados.
Já no domingo, especialistas farão palestras sobre as tendências de maquiagem, penteados, coloração, cortes masculinos e alongamento de unhas.


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Loja Icônica


Desde sua reinauguração, em novembro do ano passado, a loja do Barra Shopping realiza o “Acontece na Vivo”, um programa de eventos no qual são apresentados conteúdos atuais e relevantes que proporcionam uma experiência construtiva para os clientes

Já foram realizadas ações voltadas para os públicos infantil, gamers, fitness, e o workshop “Descomplicando a Tecnologia para o público 60 anos +“. 

Segundo a Vivo, a Loja Icônica foi pensada para oferecer ao consumidor um ambiente conectado, flexível e tecnológico, com atmosfera colaborativa e integrada. 

Desenvolvida com o objetivo de proporcionar uma experiência completa para o cliente, o espaço de 285 metros quadrados conta com mais de 20 pontos de atendimento e áreas onde o cliente pode trabalhar utilizando o Wi-Fi com tablets e notebooks disponíveis para clientes. 

Nestes locais, também é possível conectar seus próprios aparelhos e fazer uso da internet em alta velocidade. 

A loja dispõe de espaço exclusivo e aconchegante que remete ao ambiente de casa para experimentação do Vivo TV, banda larga e acesso a games.

Todos os espaços também contam com música ambiente, cuja playlist foi desenvolvida especialmente para a Vivo através de uma curadoria especializada e com tratamento acústico para que a experiência seja única e encantadora. 

Entrega de chip em 1 hora: Nextel busca soluções de startups

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Operadora lança desafio para melhorar a entrega e o rastreamento de seus chips, e em troca selecionará 10 startups para um Pitch Day.

A Nextel está buscando startups para participarem de seu programa de conexão Next Challenge, que faz parte da nova plataforma de inovação da companhia, o Nextel Labs. 
 
Como primeiro desafio, a operadora pede para que as startups participantes bolem uma solução de entrega de seus chips em até uma hora, mesmo em áreas remotas ou de risco, como o subúrbio paulista ou as favelas cariocas.
 

O Next Challenge foi lançado pela Nextel na última sexta-feira (10), e pretende aproximar a empresa de startups, aceleradoras, universidades e parceiros. A operadora está começando a transformar processos internos e investir em inovação e em startups que possam resolver problemas do dia a dia da empresa, para garantir melhores experiências para seus 3 milhões de clientes.
 
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As startups que desejam participar podem se inscrever no programa até o dia 8 de setembro. Também nesse período, devem cadastrar a sua solução para melhorar a eficiência e o rastreamento das entregas de chip, que é o desafio número 1 lançado pela Nextel.
 
A Nextel não deve demorar muito para divulgar os 10 selecionados, que passarão para o Pitch Day, um palco para que os empreendedores apresentem o projeto de suas empresas. Até o dia 30 de setembro, a operadora deve revelar as startups selecionadas, que, apesar de não receberem investimento da Nextel, podem ser contratadas como fornecedoras ou parceiras.

 

 

 

Veek chega no Ceará, no DDD 85

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Expansão inclui Fortaleza e outras cidades próximas, onde os clientes já podem solicitar o chip gratuito da operadora.

A Veek, operadora móvel virtual (MVNO), acaba de anunciar sua chegada no DDD 85. As 43 cidades que compartilham do mesmo DDD ficam todas localizadas na macrorregião de Fortaleza, dentro do estado do Ceará – o que também inclui a capital.

O anúncio veio após vários questionamentos sobre a demora da Veek contemplar a região. Foi por isso que a operadora fez até uma postagem em sua página oficial do Facebook, anunciando a expansão. “Pra você que tanto esperou, DDD 85 chegou”, informou no post:








Agora, os cearenses do DDD 85 já conseguem solicitar um chip gratuito, diretamente pelo aplicativo, para receber em casa. Ainda assim, no Ceará, fica faltando a Veek chegar no DDD 88, que engloba 141 cidades do estado.
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Em relação à sua cobertura no Brasil, há uma semana ela já contemplava 85% dos DDDs brasileiros. São eles: 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 21, 22, 24, 27, 28, 31, 32, 33, 34, 35, 37, 38, 41, 42, 43, 44, 45, 46, 47, 48, 49, 51, 53, 54, 55, 61, 62, 64, 67, 68, 69, 71, 73, 74, 75, 77, 79, 81, 84, 85, 86, 87, 89, 91, 93, 94, 96, 98 e 99.
As tarifas da Veek continuam sendo de 20 centavos para cada 10MB de internet utilizado ou SMS enviado e 10 centavos para o minuto de ligação.