23/04/2024

Vivo testa rede 4G+ na faixa de 3,5GHz na capital paulista

Ativação de antena com o chamado Massive MIMO se dará por meio de uma parceria entre a operadora e a Ericsson.

A Vivo começou a testar, em sua rede 4G+ em São Paulo, a tecnologia Massive MIMO, em uma parceria com a Ericsson. De acordo com anúncio feito pelas duas empresas nesta sexta-feira (17), a ação é uma etapa em direção à implantação nas redes 5G.

A tecnologia está sendo testada com a faixa 3,5GHz, que provavelmente será usada no 5G do Brasil. O Massive MIMO é benéfico para as conexões porque consegue abranger mais pessoas sem diminuir nenhuma velocidade no acesso.






Em São Paulo, a configuração MIMO até 64×64 foi a escolhida, a mesma usada pela operadora MTS e a Ericsson para fornecer serviços móveis na Copa do Mundo da Rússia. Por lá, a velocidade média de download dobrou, assim como a eficiência do espectro. A capacidade de rede aumentou em quatro vezes.
LEIA TAMBÉM:
Hoje, as redes LTE-Advanced – chamada pela Vivo de 4G+ e pela Claro de 4,5G – utiliza a configuração MIMO 4×4, atrelada a outras faixas, conforme explicamos em matéria sobre o assunto.
Apesar de não revelar onde, da capital paulista, será aplicado o teste, a Vivo diz que a antena ativa da Ericsson, uma AIR 6468, vai ser usada com recursos 64T64R Massive MIMO em um bairro de alta densidade populacional.
O sinal será compartilhado em um edifício comercial, testando o desempenho da rede em ambiente indoor, entre prédios (cobertura vertical) e através do teste de vários usuários ao mesmo tempo (cobertura horizontal). Como resultado, deve garantir a melhoria de desempenho da rede móvel, segundo informaram as empresas.

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários