InícioNotíciasVerizon confirma lançamento do 5G em 2018 em até cinco cidades

Verizon confirma lançamento do 5G em 2018 em até cinco cidades

Por enquanto 5G não será usado em smartphones, mas moradores poderão aproveitar a velocidade da rede em casa, como uma banda larga fixa sem fio.

A operadora Verizon anunciou, nesta semana, que lançará sua rede 5G no segundo semestre de 2018. A primeira cidade a receber a tecnologia será Sacramento, capital da Califórnia, mas pelo menos mais quatro cidades também vão terminar o ano com a internet 5G.


Com a novidade, que foi testada com sucesso em 11 mercados em 2017, a Verizon se torna a primeira a oferecer conectividade 5G na prática. Diferentemente do que o esperado para daqui uns anos, a princípio, a rede funcionará apenas para serviços residenciais, e não no smartphone como o 2G, 3G e 4G.



Será uma espécie de banda larga, que substituirá a internet de fibra óptica com fio e disponibilizará um Wi-Fi através do 5G. A previsão da empresa com o lançamento é vender o serviço a pelo menos 30 milhões de casas nos Estados Unidos.

VANTAGENS DA REDE

Apesar de poder usufruir da nova geração de internet somente em casa, a verdade é que já há muito o que comemorar com a chegada real do 5G. Devido a maior velocidade, a expectativa é que vídeos sejam carregados de forma mais rápida, jogos e filmes possam ser baixados em segundos e, quanto à internet cair toda hora, a expectativa é que isso não aconteça mais com o 5G.
De acordo com fontes internacionais, enquanto a média atual da velocidade de download de banda larga nos EUA é de 17,2 Mbps (dado de 2016), o 5G chegará a velocidades em gigabit (1GB = 1.000 MB). Se for isso mesmo, a velocidade será mais de 50 vezes mais rápida do que a internet padrão, o que poderá despertar até mesmo uma nova concorrência em serviços de banda larga.
A Verizon não especificou qual será a velocidade de sua rede, mas um teste acompanhado pela CNET mostrou um resultado de 3,77 Gbps. Faz sentido, se pensarmos que a rede de quinta geração está sendo testada mundo afora para ser utilizada, inclusive, por dispositivos IoT (internet das coisas) – os objetos conectados.
Uma internet que realmente funcione. Será? Resta esperar a reação dos californianos com a internet 5G em suas casas. E quem sabe, até lá, a AT&T ou outra operadora concorrente também resolva lançar a tecnologia precocemente em 2018.

Para os smartphones, sabemos que a espera será um pouco maior. De acordo com a Qualcomm, já em 2019.

LEIA TAMBÉM:

2 COMENTÁRIOS

Acompanhar esta matéria
Notificação de
2 Comentários
mais antigo
mais novo mais votado
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários