16/12/2025
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De novo? Jornal especula interesse da Telefônica Vivo pela Oi

Dessa vez, a gigante espanhola de telecomunicações já estaria em negociações com a Claro e TIM para uma compra conjunta de ativos.

Divulgação da Oi nas redes sociais
Divulgação da Oi nas redes sociais

Qualquer notícia sobre uma possível compra da Oi já soa com uma certa desconfiança aos olhos do grande público. Afinal, choveram rumores sobre possíveis companhias interessadas na operadora nos últimos meses e todos só serviram para criar falsas expectativas, especialmente no mercado de ações.

A própria tele carioca já descartou a venda de suas operações no momento. O foco é o planejamento estratégico divulgado em julho, com planos de recuperar o caixa, vender ativos não essenciais para a operação, fortalecer a expansão da fibra ótica e outras iniciativas.

Entretanto, as especulações não pararam por aí. De acordo com o jornal espanhol Expansión, a Telefónica, dona da Vivo, negocia um acordo com a América Móvil, controladora da Claro, e Telecom Itália, da TIM, para uma compra conjunta dos ativos da Oi.

A publicação destaca que possui fontes ligadas ao processo e a ideia da gigante espanhola é comprar em conjunto e dividir os ativos. Não se sabe ao certo qual é o interesse específico. A julgar pelo cenário, pode ser a operação móvel da Oi.

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As três possíveis envolvidas em todo esse processo de compra são concorrentes no Brasil. Basicamente, uma representa a principal adversária para a outra no mercado.

Não dá para entender quais seriam os propósitos de uma negociação dessa conjuntura. Representantes das empresas ainda não sem manifestaram, mas o mercado de ações segue volátil a qualquer boato que envolva o nome da Oi.

As ações da operadora já subiram mais de 4%. Os papéis ordinários (OIBR3) começaram a segunda-feira em R$ 0,99, mas no momento, há oscilações e o valor foi para R$ 0,96. Os preferenciais (OIBR4) seguem por R$ 1,46 em alta de 2,82%.

É difícil cravar certezas sobre uma possível venda da Oi, já descartada pela própria empresa, mas impossível prever a reação da marca diante de uma boa oferta, visto que a companhia enfrenta uma recuperação judicial, além dos resultados negativos.

Com informações do MoneyTimes

Wi-Fi gratuito da Oi no Rock in Rio atinge velocidade de 210 Mbps

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Conexão da operadora foi disponibilizada para todo o público do festival. Confira os resultados do teste feito pelo Minha Operadora.

Oi GamePlay Arena by Game XP
Oi GamePlay Arena by Game XP. Imagem: Anderson Guimarães

No último domingo, 6, o Rock in Rio encerrou mais uma edição com shows marcantes do Nickelback, Muse, Imagine Dragons e outros convidados. A Oi se destacou como principal fornecedora de telecomunicações para o evento.

A novidade da operadora mais explorada pelos fãs de música foi a conexão Wi-Fi gratuita. Ao todo, 550 pontos de acesso foram instalados, junto com 56 quilômetros de fibra ótica para atender 345 mil m² da Cidade do Rock.

Pela fibra da operadora, inclusive, foi feita a transmissão de som dos palcos Mundo e Sunset, os dois principais do evento. Dessa forma, os shows foram espalhados pelo festival para que todos tivessem a chance de conferir, mesmo distante.

Na prática, o público pôde contar com boas velocidades para fazer transferências de vídeo, imagens pelas redes sociais e até mesmo transmissões.

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O Minha Operadora esteve presente no último dia do festival para fazer os testes da conexão gratuita da Oi. A maior velocidade foi registrada às 16h47, na área da Oi Gameplay Arena by Game XP.

Para o espaço, é notório que a operadora potencializou a rede por conta da alta demanda dos games online e ativações. Por lá, foi possível participar de uma experiência hiper-realidade da própria Oi.

Nela, os participantes do festival eram levados para o topo da Cidade do Rock e convidados a equilibrar em uma estreita passarela.

Medição de desempenho pelo Minha Operadora
Medição de desempenho pelo Minha Operadora

Por volta das 16h47, duas medições foram realizadas e as velocidades registradas são de 210 e 180 Mbps. O nPerf mostrou uma taxa de upload com média de 199.5 Mb/s, latência de 14.05 ms e download 215.2 Mb/s.

Entretanto, no mesmo período, o Wi-Fi da Oi já registrava instabilidade em outras partes do evento. Próximo ao palco mundo a velocidade oscilava para 1 Mbps até ficar completamente indisponível.

Na abertura dos portões, circulamos entre a tirolesa e o palco New Dance Order. Entre 14h e 14h40, as oscilações eram entre 31 e 9 Mbps.

Teste de velocidade
Teste de velocidade

Uma indisponibilidade total foi mesmo sentida no Palco Mundo, especialmente nos horários de grande concentração de pessoas nos principais shows de noite. As redes 4G também sofreram com “engasgos” no período.

As principais ferramentas utilizadas para medição de desempenho foram: fast.com, da Netflix e o nPerf.com, essa última disponível aqui no Minha Operadora.

Ao final do último dia, os números da NOC (Network Operation Center) mostravam as seguintes informações:

NOC da Oi
NOC (Network Operation Center) da Oi. Imagem: Anderson Guimarães

Total de MB trafegados no evento: 172.624.906 (Equivalente a 48.866.380 fotos em alta resolução)
Horas de clipes online: 517.874
Downloads de músicas: 24.880.700
Horas de música online: 3.970.372
Pico de conexões simultâneas: 19.566
Total de conexões: 11.796.727

Netflix não deve perder hegemonia com a chegada de concorrentes

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Plataformas como Disney+, Apple TV+, HBO Max e Peacock foram anunciadas para concorrer com a gigante do streaming. Quais são as perspectivas?

Divulgação Netflix
Imagem: Divulgação Netflix

Mesmo com o lançamento global já anunciado da Apple TV+ e Disney+, a Netflix provavelmente continuará com o seu império no mercado de streaming. Ao menos é o que aponta um estudo da Piper Jaffray, uma multinacional americana de investimentos.

No documento enviado aos investidores da plataforma, há a constatação de que a marca manterá sua posição hegemônica no vídeo sob demanda. Os dados mostram que 75% dos assinantes não possuem intenção de fazer uma assinatura do Disney+.

A Apple TV+ também está inclusa no estudo. A plataforma tem lançamento agendado para o dia 1º de novembro e terá um baixo custo no Brasil, estimado em R$ 9,90.

A pesquisa informa também que até mesmo os assinantes interessados em uma assinatura com os serviços concorrentes não pretendem se desfazer da Netflix.

Há uma grande vantagem ao lado da gigante do streaming que é a consolidação de mercado. A empresa é a grande pioneira na oferta de filmes e séries no modelo de vídeo sob demanda e está presente em todos os dispositivos.

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Somado a isso, tem o catálogo e a paixão dos fãs pelas várias séries que a companhia produz mensalmente.

Outra informação interessante do estudo é que muitos assinantes da Netflix estão com a pretensão de manter a assinatura com a empresa e aderir aos vários concorrentes que vão surgir.

Se o preço for baixo, valerá mais a pena ter uma série de aplicativos à disposição do que arcar com os elevados custos de uma TV por assinatura, mas isso, certamente, depende muito dos valores.

Não vai demorar muito para sabermos se o estudo está correto ou não. Tanto Apple TV+ quanto Disney+ serão lançadas em novembro, mas o segundo serviço não estará disponível globalmente na data.

Será que a Netflix vai se acomodar diante da concorrência ou pretende se movimentar para não correr riscos? É o que vamos saber nos próximos meses.

Com informações do TechaoMinuto

SKY libera sinal da Rede Telecine para todos os assinantes

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Iniciativa é para promover a grande estreia do filme “De Pernas para o Ar 3”, sucesso de bilheteria.

Divulgação Telecine e SKY
Imagem: Divulgação Telecine

Desde o dia 04, última sexta-feira, o sinal da Rede Telecine está aberto para os assinantes pré e pós-pagos da SKY. A iniciativa é para promover a grande estreia do filme “De Pernas para o Ar 2”, estrelado pela comediante Ingrid Guimarães.

A primeira exibição ocorreu no sábado, pelo Telecine Premium, às 22h. Quem ainda não conferiu, poderá acompanhar as reprises do longa. Uma delas está agendada para esta segunda-feira, 07, às 19h55 no Telecine Premium.

Todos os canais da emissora estão com sinal aberto para assinantes de qualquer pacote. A comédia-romântica brasileira também pode ser assistida no Telecine Play por quem possui a rede no pacote contratado ou assina o streaming a parte.

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Há ainda outros lançamentos que os assinantes SKY poderão aproveitar pelo canal. Um deles é o premiado “Infiltrado na Klan”, filme vencedor do Oscar de melhor roteiro.

Sucessos como Deadpool 2 e o também premiado Bohemian Rhapsody também estão na lista de programação da Telecine para os dias em que o sinal estará liberado aos assinantes da operadora.

A ação é válida até quarta-feira, 9 de outubro. Para aproveitar, basta navegar entre os canais 100 e 105, ou 500 e 505 para assistir com transmissões em Full HD.

Netflix conseguiu diminuir o tráfego dos torrents

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Vários países registraram redução no número de downloads piratas, mas o cenário ainda pode mudar.

Divulgação Netflix no Facebook
Imagem: DIvulgação Facebook

Por menos de R$ 50 por mês, qualquer brasileiro pode ter acesso a filmes, séries, documentários e programas pela internet. O acesso pode ser feito pelo smartphone, tablet, computador e até mesmo Smart TVs. No passado, a realidade não era essa e muitos usuários recorriam aos torrents.

Para os menos familiarizados, trata-se de uma plataforma de distribuição dos conteúdos piratas pela web. Há uma série de ações para conter esse tipo de pirataria, inclusive do FBI. Mas os streamings legais possuem o efeito mais significativo de combate.

Na África do Sul, o site Mybroadband apontou que, desde a chegada da Netflix no país, em 2016, o tráfego de Torrent diminuiu.

Uma maneira de calcular isso foi ver que o uso de dados dobrou em horários de pico, com o acesso aos serviços de vídeo sob demanda. A proporção é de 50 megabits por segundo do torrent contra 1 gigabits por segundo do tráfego oriundo da Netflix.

Na América do Norte, há menos de 10 anos, 20% de todo o tráfego nos horários de pico vinha da atividade movimentada pelos torrents. Com a chegada da Netflix, o número obviamente caiu.

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Empresas como a Cybemart e Supersonic apontam que a pirataria vai ser ainda mais afetada com a chegada de concorrentes como Disney+, Apple TV+, HBO Max e Peacock. Mas uma pesquisa contradiz a informação.

De acordo com a Broadband Genie, há uma verdadeira fragmentação no mercado de streaming e isso pode fazer com que as pessoas voltem para os downloads piratas. O baixo custo é um dos principais atrativos do VOD.

Será que as pessoas ficarão motivadas em pagar por vários serviços ao mesmo tempo? Por mais que seja um modelo de negócio diferente, assinar muitas plataformas simultaneamente pode gerar um custo semelhante ao da TV por assinatura.

E a outra vantagem que o streaming oferece é ser uma alternativa aos altos valores da TV paga, que muitas vezes obrigam o consumidor a contratar 200 canais para assistir a apenas 10 deles.

Mas é bem provável que o crescimento de produtos exclusivos e variedade de plataformas seja uma nova porta de entrada para a pirataria.

Com informações do Olhar Digital

Em uma década, brasileiros dobram gastos com operadoras

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Pesquisa do IBGE apresentou comportamentos orçamentários de famílias; avanço tecnológico alterou hábitos de consumo.

Foto: Sara Kurfeß/Unsplash

Nesta sexta-feira, 4, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apresentou novos dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF). O estudo apontou que entre 2008 e 2018, os gastos das famílias brasileiras com serviços de telefonia, internet e TV por assinatura dobraram, aumentando de 0,6% para 1,1% do orçamento familiar.

Há uma década, os brasileiros gastavam mais com telefonia fixa (R$ 27,18/mês), seguido dos telefones celulares (R$ 26,19) e pacotes de telefone, TV e internet (R$ 15,05).

Hoje, a conta inverteu, com as famílias gastando em média R$ 50,41 por mês com pacotes de internet e de televisão a cabo, R$ 49,42 com smartphones e R$ 7,72 com telefonia fixa.

Os gastos com pacotes de TV e internet é maior do que o gás de cozinha (R$ 38,15), consultas médicas (R$ 15,76), brinquedos (R$ 7,68) e livros/revistas (R$ 6,01).

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Além dos serviços das operadoras, os gastos com jogos em celulares triplicaram no período, saindo de 1,6% para 2,1% das despesas mensais.

A média de despesas atual das famílias brasileiras é de R$ 4.649,03, sendo que 92,7% são destinados a gastos como alimentação, habitação e consumo.

O POF é realizado desde a década de 1970. Para esta pesquisa, o IBGE visitou, durante um ano, 58 mil residências, em 1,9 mil cidades. As famílias preencheram questionários sobre seus hábitos de consumo.

Disney proíbe comerciais da Netflix em seus canais de TV

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Gigante do entretenimento pretende gastar centenas de milhões de dólares para conquistar clientes para seu novo serviço de streaming, o Disney+.

Segundo o Wall Street Journal, a Walt Disney está evitando fazer referências à Netflix em suas emissoras de TV, como a FOX, ABC, National Geographic e Disney Channel. Às vésperas de lançar a sua própria plataforma de vídeo em streaming, a Disney+, a companhia pretende gastar centenas de milhões de dólares em anúncios para atrair clientes.

Com data de estreia marcada para 12 de novembro, a Disney busca conquistar seu espaço em um já competitivo mercado de streaming. Para isso, ela tem feito parcerias com outras plataformas, o que inclui até mesmo veicular anúncios de seus rivais, como a HBO, Amazon Prime e Hulu.

A exceção é a Netflix, pois é a única entre os grandes serviços de streaming que não exibe comerciais. Com essa falta de reciprocidade, a Disney orientou seus funcionários a tomar a medida de proibir os anúncios da empresa em todos seus canais, com exceção da ESPN.

Somente no ano passado, a Netflix gastou US $ 1,8 bilhão (R$ 7,3 bilhões) em publicidade. Ao jornal dos Estados Unidos, a gigante se recusou a comentar sobre a decisão da Disney.

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“Se os canais de marketing disponíveis forem limitados, nossa capacidade de atrair novos membros poderá ser afetada negativamente”, informou a Netflix aos seus investidores sobre a possibilidade de os canais recusarem seus anúncios.

O serviço da Disney oferecerá em sua programação várias franquias de sucesso como Star Wars e Marvel, o catálogo completo de “Os Simpsons”, uma variedade de filmes clássicos, entre outras opções. O serviço chega ao Brasil somente em 2020.

Além do Disney+, a Comcast e a AT&T também devem entrar neste mercado nos próximos meses, acirrando a guerra de marketing entre as plataformas de streaming.

TIM fará demonstração do 5G em Campina Grande

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Além do município paraibano, Florianópolis e Santa Rita do Sapucaí testam o potencial da tecnologia no país; leilão do novo espectro segue sem data.

Em 17 de outubro, a TIM fará uma demonstração do potencial das soluções 5G no Centro de Inovação e Tecnologia Telmo Araújo (CITTA), em Campina Grande-PB. A cidade é uma das três escolhidas pela operadora para realizar testes com a nova rede.

Ontem, 3, em entrevista coletiva, o prefeito do município, Romero Rodrigues (PSD), explicou que foi necessário aprovar o Projeto de Lei Complementar n.º 002/2018, para que a operadora pudesse instalar as antenas 5G na cidade.

A TIM tem licença para fazer testes de 100 MHz de capacidade na faixa de 3,5 GHz. Para isso, a operadora mantém parceria com o Núcleo de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Tecnologia da Informação, Comunicação e Automação (Núcleo Virtus) e a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). A Nokia é responsável pela infraestrutura.

A ideia que a cidade de Campina Grande seja utilizada para testar soluções para cidades inteligentes. A empresa pretende fazer testes de realidade virtual e carros autônomos. Em maio, a operadora já havia registro velocidades de 900 Mbps com o 5G.

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“Enquanto vários municípios ainda estão na tecnologia 2G, 3G e 4G, Campina caminha para a rede 5G. Campina Grande, não apenas nesse aspecto, tem criatividade e dinamismo desde a sua origem. É uma cidade vocacionada para o sucesso, inclusive exportando coisas positivas para o Brasil”, afirmou Romero.

O prefeito participará do evento como convidado da TIM.

Além de Campina Grande, Florianópolis-SC e Santa Rita do Sapucaí-MG participam do projeto-piloto da operadora.

Ainda sem data definida para o leilão do espectro 5G, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) ainda busca soluções para a interferência da tecnologia na recepção do sinal de TV por antenas parabólicas.

Samsung exibirá anúncios em smartphones

Smart TVs da empresa coreana já apresentam publicidade no menu de aplicativos; celulares podem ser uma nova plataforma de anúncios segmentados.

Foto: Reuters

Segundo o site holandês LetsGoDigital, nesta terça-feira, 1º, a Samsung registrou a marca “Samsung Mobile Ads” no Instituto da Propriedade Intelectual da União Europeia (EUIPO). A patente deixa claro que a companhia pretende expandir seus serviços de anúncios para smartphones e tablets.

Ainda não se sabe quando o recurso será ativado, mas a publicidade em dispositivos não é uma novidade para a Samsung. Desde 2016, o “Samsung Ads” funciona nas Smart TVs da companhia. Ao abrir o menu de aplicativos os clientes são forçados a ver anúncios. Dependendo da campanha, eles ocupam até mais da metade da tela.

Para desligar a publicidade é necessário desconectar a TV ou encontrar um caminho para o menu que trata dos termos e condições do aparelho.

“Entregamos resultados incomparáveis para nossos clientes. Ao usar os dados mais abrangentes do setor para criar a plataforma de público conectado mais inteligente do mundo, a Samsung Ads está posicionada de maneira única para transformar o cenário da publicidade”, descreve a página do recurso.

A publicidade em celulares é um mercado bilionário e que muitas empresas desejam conquistar essa lucrativa fonte de receita. A Xiaomi, por exemplo, já mostra anúncios nos menus de configuração dos seus smartphones.

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No entanto, esse tipo de publicidade necessita da coleta de dados dos usuários para exibir “anúncios segmentados”. Desde o escândalo do Facebook e da Cambridge Analytica, no ano passado, existe uma preocupação mundial sobre a privacidade de dados.

Os smartphones possuem um conjunto de dados exclusivo de seus usuários, muito maior que o Facebook ou o Google possuem. Além disso, em todo lugar que as pessoas vão, o telefone móvel está por perto. Assim, os anunciantes poderiam exibir anúncios mais efetivos sob o ponto de vista local ou de interesse dos consumidores.

No Brasil, em agosto de 2020, entrará em vigor a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), que regulamenta a forma como as empresas coletam, processam, armazenam e utilizam as informações de seus consumidores. Caso o “Samsung Mobile Ads” seja ativado, a empresa terá que respeitar a legislação brasileira.

Bolsonaro sanciona sem vetos novo marco legal das telecomunicações

Medida permite que as operadoras migrem seus contratos de concessão para autorização e incorporem ativos da União; Oi é a mais beneficiada pela nova lei.

Foto: Isac Nóbrega/PR

Nesta sexta-feira, 4, foi publicada no Diário Oficial da União a lei 13.879/19, que permite as empresas de telecomunicações alterem a modalidade dos seus contratos de concessão para autorização, em troca de investimentos na expansão da banda larga. Projeto aprovado no Congresso em setembro e sancionada sem vetos pelo presidente Jair Bolsonaro, a medida revoga a lei geral de telecomunicações.

Esta é a maior reforma desde a privatização da Telebrás. Com o novo texto, as empresas que optarem pelo contrato de autorização ficam dispensadas de concorrência pública para prestar serviços de telecomunicação. No entanto, o mesmo pode ser revogado pelo Poder Público.

Já na concessão, a operadora tinha que passar por um processo licitatório e não era possível o rompimento unilateral.

A nova lei também prevê a possibilidade de as companhias incorporarem ativos da União e que elas comercializem entre si as radiofrequências do 2G, 3G e 4G, além do futuro 5G, desde que autorizado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

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A sanção do novo marco regulatório é uma boa notícia para Oi, que tem a maior rede de telefonia fixa e está em processo de recuperação judicial. Agora, a operadora não precisará seguir metas de universalização, como a instalação de orelhões, o que reduz os seus custos operacionais. A mudança também torna a companhia mais atraente para potenciais compradores.

A Vivo, a segunda com a maior rede de telefonia fixa, também terá mais liberdade para investir em setores mais estratégicos e rentáveis.

Confira o texto da nova lei na íntegra.