23/04/2024

Wi-Fi gratuito da Oi no Rock in Rio atinge velocidade de 210 Mbps

Conexão da operadora foi disponibilizada para todo o público do festival. Confira os resultados do teste feito pelo Minha Operadora.

Oi GamePlay Arena by Game XP
Oi GamePlay Arena by Game XP. Imagem: Anderson Guimarães

No último domingo, 6, o Rock in Rio encerrou mais uma edição com shows marcantes do Nickelback, Muse, Imagine Dragons e outros convidados. A Oi se destacou como principal fornecedora de telecomunicações para o evento.

A novidade da operadora mais explorada pelos fãs de música foi a conexão Wi-Fi gratuita. Ao todo, 550 pontos de acesso foram instalados, junto com 56 quilômetros de fibra ótica para atender 345 mil m² da Cidade do Rock.

Pela fibra da operadora, inclusive, foi feita a transmissão de som dos palcos Mundo e Sunset, os dois principais do evento. Dessa forma, os shows foram espalhados pelo festival para que todos tivessem a chance de conferir, mesmo distante.

Na prática, o público pôde contar com boas velocidades para fazer transferências de vídeo, imagens pelas redes sociais e até mesmo transmissões.

VIU ISSO?
Oi monta estrutura futurística para a Game XP
4G e Wi-Fi agradam no Rock in Rio, mas há instabilidades
Oi Fibra tem oferta especial em comemoração ao Rock in Rio

O Minha Operadora esteve presente no último dia do festival para fazer os testes da conexão gratuita da Oi. A maior velocidade foi registrada às 16h47, na área da Oi Gameplay Arena by Game XP.

Para o espaço, é notório que a operadora potencializou a rede por conta da alta demanda dos games online e ativações. Por lá, foi possível participar de uma experiência hiper-realidade da própria Oi.

Nela, os participantes do festival eram levados para o topo da Cidade do Rock e convidados a equilibrar em uma estreita passarela.

Medição de desempenho pelo Minha Operadora
Medição de desempenho pelo Minha Operadora

Por volta das 16h47, duas medições foram realizadas e as velocidades registradas são de 210 e 180 Mbps. O nPerf mostrou uma taxa de upload com média de 199.5 Mb/s, latência de 14.05 ms e download 215.2 Mb/s.

Entretanto, no mesmo período, o Wi-Fi da Oi já registrava instabilidade em outras partes do evento. Próximo ao palco mundo a velocidade oscilava para 1 Mbps até ficar completamente indisponível.

Na abertura dos portões, circulamos entre a tirolesa e o palco New Dance Order. Entre 14h e 14h40, as oscilações eram entre 31 e 9 Mbps.

Teste de velocidade
Teste de velocidade

Uma indisponibilidade total foi mesmo sentida no Palco Mundo, especialmente nos horários de grande concentração de pessoas nos principais shows de noite. As redes 4G também sofreram com “engasgos” no período.

As principais ferramentas utilizadas para medição de desempenho foram: fast.com, da Netflix e o nPerf.com, essa última disponível aqui no Minha Operadora.

Ao final do último dia, os números da NOC (Network Operation Center) mostravam as seguintes informações:

NOC da Oi
NOC (Network Operation Center) da Oi. Imagem: Anderson Guimarães

Total de MB trafegados no evento: 172.624.906 (Equivalente a 48.866.380 fotos em alta resolução)
Horas de clipes online: 517.874
Downloads de músicas: 24.880.700
Horas de música online: 3.970.372
Pico de conexões simultâneas: 19.566
Total de conexões: 11.796.727

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários