12/04/2024

Análise do edital 5G é adiada em 30 dias pela Anatel

Pedido foi feito pelo conselheiro Vicente Aquino. Edital será submetido a uma fase de consulta pública.

Ilustração homem frustrado
Imagem: Ilustração Flickr

É um bom ou mau sinal? Vicente Aquino, conselheiro da Anatel, pediu uma prorrogação de 30 dias para apresentar o edital do 5G. O documento será submetido a uma fase de consulta pública, mas há uma possibilidade de que ele seja trazido para uma reunião no dia 17 ou alguma extraordinária.

Aquino fez o pedido por conta da indefinição na problemática da interferência que a tecnologia pode ter na TV aberta por parabólica.

Ele destaca que existem 22 milhões de domicílios dependentes desse sinal e isso precisa ser considerado. Há uma espera por uma política pública do MCTIC (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações) que resolva a questão.

VIU ISSO?
5G não ameaça a TV aberta via satélite, segundo a TIM
TIM anuncia Casa 5G para o HackTown 2019
Confira a primeira chamada holográfica via 5G

Emissoras de TV aberta fizeram um pedido, via Abert e Abratel, para que a migração do sinal televisivo da banda C para a Ku esteja prevista no edital, com a distribuição dos kits de recepção. O custo para as emissoras deve ser de R$ 2,9 bilhões.

Leonardo Euler, presidente da agência, aceitou o pedido de prorrogação, mas mostrou descontentamento. Para ele, é um adiamento que causa “embaraços injustificados à satisfação do interesse público”.

As empresas de telecomunicações estão a favor de uma mitigação com filtros nas parabólicas. Dessa forma, é possível ter um custo muito menor, que ficará em torno dos R$ 500 milhões.

Todas devem mostrar o funcionamento do modelo em uma rodada de testes, em outubro. No entanto, Vicente Aquino não parece propenso a aguardar para tomar uma decisão.

Com informações do Teletime

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários