19/04/2024

Confira a primeira chamada holográfica via 5G

Demonstração foi feita pela operadora multinacional Vodafone.

Chamada via holograma. Imagem: Reprodução TVI
Imagem: Reprodução TVI

Parece uma cena do novo filme dos Vingadores, mas não é. A operadora multinacional Vodafone tornou o holograma uma realidade. A demonstração da chamada foi feita ao vivo em Portugal, pela emissora TVI. Como eles conseguiram? Com uma conexão 5G.

Essa é apenas uma pequena amostra do potencial da conectividade de quinta geração, que chega para abrir um leque de possibilidades com o desenvolvimento de novas tecnologias, uma readaptação do mercado de trabalho além da evolução da Internet das Coisas.

Em vez de fazer uma chamada de áudio ou vídeo com algum dispositivo em mãos, que tal ficar ao lado da pessoa na ligação? Vê-la de corpo inteiro? Esse é o potencial de uma chamada holográfica, testada por José Alberto Carvalho.

Na ocasião, o jornalista estava a 400km do Festival de Verão Paredes de Coura, onde foram realizados os testes. Quando o apresentador José Carlos Araújo fez a ligação, Carvalho surgiu no palco como se não estivesse tão distante.

Hologramas em cena do filme Vingadores Ultimato. Imagem: Walt Disney Pictures
Hologramas em cena do filme Vingadores Ultimato. Imagem: Walt Disney Pictures

VIU ISSO?
Telefónica, dona da Vivo, irá dividir rede 5G com Vodafone
Oi apresenta conectividade 5G na Game XP
Abert e Anatel divergem sobre dados da TV aberta por parabólica

Os dois conversam com João Nascimento, CTO da Vodafone, que contou um pouco dos bastidores da realização dos testes. Para a chamada ser feita, mais de 60 profissionais foram envolvidos, dois estúdios de TV e sete semanas de preparação.

A Vodafone contou com 100MHz de espectro temporária na faixa 3,6GHz. Uma tecnologia de ponta da Ericsson foi utilizada, marca que é parceira da Vodafone no desenvolvimento do 5G em Portugal.

Nos estúdios da TVI, a imagem de José Alberto Carvalho foi capturada em alta definição, com 60 frames por segundo e transmitida pela rede 5G para o festival. Para a mágica acontecer, foi preciso descodificar a imagem em 3D para um projeto holográfico.

De acordo com as informações da Vodafone, a conversa foi realizada sem interrupções. A resposta do 5G foi inferior a dez milissegundos.

Aqui no Brasil, a Oi também já realize testes do 5G com imagens holográficas. Uma ativação foi posicionada na Game XP para que os visitantes do evento pudessem testar. Entretanto, trata-se de uma tecnologia que ainda não se aproxima da realidade proporcionada pela experiência da Vodafone em Portugal.

Com informações DN Insider

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários