18/04/2024

TIM fará demonstração do 5G em Campina Grande

Além do município paraibano, Florianópolis e Santa Rita do Sapucaí testam o potencial da tecnologia no país; leilão do novo espectro segue sem data.

Em 17 de outubro, a TIM fará uma demonstração do potencial das soluções 5G no Centro de Inovação e Tecnologia Telmo Araújo (CITTA), em Campina Grande-PB. A cidade é uma das três escolhidas pela operadora para realizar testes com a nova rede.

Ontem, 3, em entrevista coletiva, o prefeito do município, Romero Rodrigues (PSD), explicou que foi necessário aprovar o Projeto de Lei Complementar n.º 002/2018, para que a operadora pudesse instalar as antenas 5G na cidade.

A TIM tem licença para fazer testes de 100 MHz de capacidade na faixa de 3,5 GHz. Para isso, a operadora mantém parceria com o Núcleo de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Tecnologia da Informação, Comunicação e Automação (Núcleo Virtus) e a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). A Nokia é responsável pela infraestrutura.

A ideia que a cidade de Campina Grande seja utilizada para testar soluções para cidades inteligentes. A empresa pretende fazer testes de realidade virtual e carros autônomos. Em maio, a operadora já havia registro velocidades de 900 Mbps com o 5G.

VIU ISSO?
–> Análise do edital 5G é adiada em 30 dias pela Anatel
–> 5G não ameaça a TV aberta via satélite, segundo a TIM
–> Confira a primeira chamada holográfica via 5G

“Enquanto vários municípios ainda estão na tecnologia 2G, 3G e 4G, Campina caminha para a rede 5G. Campina Grande, não apenas nesse aspecto, tem criatividade e dinamismo desde a sua origem. É uma cidade vocacionada para o sucesso, inclusive exportando coisas positivas para o Brasil”, afirmou Romero.

O prefeito participará do evento como convidado da TIM.

Além de Campina Grande, Florianópolis-SC e Santa Rita do Sapucaí-MG participam do projeto-piloto da operadora.

Ainda sem data definida para o leilão do espectro 5G, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) ainda busca soluções para a interferência da tecnologia na recepção do sinal de TV por antenas parabólicas.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários