5G pode ser essencial para descongestionar 4G

Pacotes de dados cada vez mais baratos e alto volume de ativações dos chips 4G contribuem para uma sobrecarga.

Ilustração 5G
Imagem: Flickr

Muito se fala em cidades digitais, carros autônomos, novas tecnologias e isso significa que as expectativas para a chegada do 5G são altíssimas no mundo todo. No entanto, a realidade pode ser um pouco diferente e mais lenta do que todos imaginam.

De fato, a conectividade de quinta geração representa muito mais do que uma nova versão do 4G, mas até a conexão conseguir atingir todo o seu potencial, em vários países, são vários processos.


Leilões, espectros, burocracias, interferências e todas as questões que acompanhamos semanalmente pelos noticiários. Os menos otimistas apostam que, ao menos no início, o 5G não será tão diferente do 4G.

Mas o debate impede que analistas e empresas enxerguem o principal benefício inicial da tecnologia, que será o descongestionamento da quarta geração da conectividade. Segundo o TeleBrasil, o Brasil ativou 27,5 milhões de chips 4G só em 2018.

VIU ISSO?
4G já atende a 96,2% da população brasileira
Confira a primeira chamada holográfica via 5G
TIM tem a melhor cobertura 4G e Claro se destaca na velocidade

As maiores variações na velocidade de conexão ocorrem nos horários de pico, no qual o uso é mais frequente. Isso é gerado pelo congestionamento da rede e se o 5G não surgir para aliviar, as coisas podem piorar.

O Brasil é visto como um dos quatro países estratégicos para desenvolvimento da tecnologia em colaboração conjunta com China, Japão e Coréia do Sul.

A rede vai melhorar a latência móvel e trará mais qualidade até mesmo para as chamadas VoIPs. Mas para isso, as operadoras precisarão implantar um núcleo de rede da quinta geração.

Há planos mais ambiciosos para a nova geração de conectividade móvel, mas a necessidade atual é essa. A operadora que se atentar na questão mostrará um posicionamento mais realista para os consumidores.

Com informações do ComputerWorld

A SKY tem o plano ideal para a sua TV! Aproveite já com 50% de desconto no primeiro mês. Ligue 0800 123 2040.

COMPARTILHAR EM:

About Anderson Guimarães
Jornalista com cinco anos de experiência em produção de conteúdo digital. Passagens por eventos nacionais, mídias sociais e agências de publicidade. Apaixonado por tecnologia e cultura pop.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
4 Comentários
mais antigo
mais novo mais votado
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários
Jefferson

4G da Claro tá ficando uma vergonha.

Cidade - UF
Recife - PE
Lucas

É o da Tim nem se fala

Cidade - UF
Osasco SP
Willamys Souza

Não tem nem 3g direito vai ter 5g

Cidade - UF
Maceio
Vinícius Guerra

Antes de querer colocar 5G no mercado, tem que melhorar e muito o 4G, segue muito mal otimizado, muitas cidades nem funcionam, até o 3G em muitos lugares também não pega. Pergunta para quem mora numa cidade pequena se funciona bem? Quando chegou o 4G foi a mesma história, que seria revolucionário e etc, agora querem novas promessas? Vão empurrar com a barriga de novo, sendo que a Anatel fiscaliza muito mal e ainda é subserviente com as operadoras. O compartilhamento de rede por exemplo, deveria ser lei, se a operadora vende um serviço e não funciona, ela está lesando… Leia mais »

Cidade - UF
Rio de Janeiro