16/12/2025
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Vivo Easy oferece 3GB de internet para novos clientes

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Oferta de Carnaval também dá R$ 10 para usuário fazer compras no app; confira os códigos promocionais.

Para quem ainda não é cliente do plano Vivo Easy, a operadora lançou uma promoção de Carnaval que dá 3GB de internet e mais R$ 10,00 para compras no aplicativo. A campanha estará em vigor até 27 de fevereiro, podendo participar usuários de todo o Brasil.

Para resgatar o benefício, basta que o novo cliente utilize durante a adesão ao plano Vivo Easy os códigos CARNAEASY, ATEACABAR, SUPEREASY ou MEUEASY. O consumidor só poderá utilizar uma vez e apenas um dos códigos da promoção.

O pacote de internet não expira. Já o bônus de R$ 10,00 tem validade de 5 dias a partir da contratação e deve ser utilizado exclusivamente para compras no app do Vivo Easy.

Com o valor é possível comprar 10 diárias de voz e SMS, 30 diárias para utilizar o WhatsApp ou 30 diárias de mobilidade (para utilizar os aplicativos Cabify, Moovit e Waze).

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Os clientes que já são cadastrados no Vivo Easy também podem solicitar os benefícios desta promoção desde que tenham realizado compras totalizando R$ 100,00 ou mais no aplicativo, durante o período de 3 a 27 de fevereiro.

Recentemente, o Vivo Easy implantou o sistema de cashback de 20% em todas as compras de internet no app. Ao comprar 5 GB por R$ 50, por exemplo, o usuário recebe R$ 10 de volta.

Para mais detalhes e condições sobre a “Promoção Carna Easy 2020”, consulte o regulamento.

Os cupons citados pela matéria não estão mais disponíveis? Coloque MINH4OP no lugar e receba 2GB de internet e mais 30 diárias de WhatsApp.

Polícia Militar desmonta ‘Gatonet’ em Angra dos Reis

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Traficantes obrigavam moradores a assinar serviço clandestino de TV e internet.

Nesta quarta-feira, 12, agentes do 33º Batalhão de Polícia Militar desligaram uma central clandestina de TV e internet que funcionava em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. A ação foi motivada por uma denúncia anônima.

No local, a polícia apreendeu sete roteadores, dez caixas de fiação para postes de rua, um rolo de fibra óptica e uma central de distribuição de internet, além de um celular, uma quantia de dinheiro e um carro.

O suspeito de 28 anos foi preso em flagrante. Com ele estava um caderno com anotações de pagamentos. O homem prestou depoimento na delegacia e deve responder em liberdade.

Segundo a denúncia, traficantes de drogas estavam cortando fios dos moradores locais e exigindo que eles assinassem o serviço de TV pirata.

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Essa não é a primeira vez que um caso do tipo ocorre em Angra dos Reis. Em julho do ano passado, também por meio denúncia anônima, quatro suspeitos foram presos após troca de tiros.

O sistema utilizado pelos criminosos era tão sofisticado que eles conseguiam bloquear o sinal de TV legal, caso algum morador se recusasse a pagar pelo serviço clandestino.

Com informações de G1.

Ministério defende aumento da banda larga em escolas

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Ideia é agilizar aprovação de projeto de lei que autoriza a utilização de fundos públicos para expandir serviços de telecomunicações em áreas carentes.

Imagem: Feliphe Schiarolli/Unsplash

Nesta quarta-feira, 12, durante debate na Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR), Karla do Valle Cavalcanti, representante do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), defendeu a utilização de recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) para ampliar o acesso da internet banda larga em escolas públicas.

Desde 2007, tramita um Projeto de Lei do Senado (PLS) que propõe utilizar até 75% dos recursos arrecadados pelo Fust para prover acesso a redes de informação em estabelecimentos de ensino, até que a banda larga esteja efetivamente universalidade em todas as escolas do país.

O Fust arrecada 1% das receitas operacionais brutas das empresas que prestam serviços de telecomunicações em regime público ou privado.

O PLS 103/2007 já teve aprovação com mudanças pela Câmara dos Deputados e deverá voltar ao Senado para nova votação.

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“Telecomunicações precisam de um fundo especialmente voltado às áreas carentes e que incentive a atividade econômica das empresas. Esse é um debate que deve estar sempre na agenda pública” argumentou Karla.

A audiência foi requerida pelo senador Izalci Lucas (PSDB-DF), com o objetivo de estimular programas para expandir regionalmente os serviços de telecomunicações. Para isso, ele defende a importância da redução da carga regulatória para expandir o acesso à internet no Brasil.

Marcos Ferrari, presidente-executivo do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil), critica a falta de investimentos e o excesso de impostos no setor de tecnologia, o que diminui a distribuição de conectividade em cidades.

Além da PLS 103/2007, a representante do MCTIC também defendeu outros projetos do ministério, como o “Computadoras para Inclusão” que visa recondicionar computadores para serem doados em regiões que precisam de inclusão digital.

Com informações de Agência Senado.

Cadastro de telefones celulares se tornará mais rígido

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Durante audiência da CPI das Fake News, representante da Anatel detalhou procedimentos futuros das operadoras para prevenir fraudes.

Imagem: Edilson Rodrigues/Agência

Nesta quarta-feira, 12, durante audiência da CPI das Fake News, representantes das principais operadoras e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) prestaram esclarecimentos sobre o cadastro de chips telefônicos e medidas para evitar fraudes. Nos próximos anos, a agência pretende obrigar as empresas a endurecer os procedimentos de identificação dos usuários.

A pauta foi motivada depois que um ex-funcionário da agência Yacows, em 2018, afirmou que a empresa utilizava listas de CPFs, obtidos sem autorização dos titulares, para cadastrar chips de celular e ativar perfis no WhatsApp para distribuir propaganda política.

Segundo Gustavo Santana, superintendente de controle de obrigações da Anatel, após a denúncia na Yacows, o órgão e as empresas de telefonia passaram a desenvolver um plano conjunto para reduzir o número de cadastros fraudulentos.

Em 2019, foi realizado uma revisão do banco de dados dos clientes das operadoras e o cancelamento de cadastros irregulares, que não tinham autorização do titular do CPF. Recentemente, a agência lançou uma ferramenta online que permite o cidadão conferir se existem chips telefônicos vinculados ao seu CPF.

Gustavo afirmou que novas medidas devem ser colocadas em prática nos próximos anos. Em 2020, as empresas vão aumentar os requisitos para o cadastro não-presencial, bem como estipular uma restrição do número de chips por CPF. As operadoras terão conexão com a Receita Federal para verificar se os documentos são válidos ou se pertencem a pessoas falecidas, por exemplo.

Para 2021, deverá ser feito um cadastro digital com coleta de documentos.

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O presidente da CPI, o senador Angelo Coronel (PSD-BA), questionou o motivo das operadoras não exigirem o cadastro presencial. As empresas argumentaram que a proibição do cadastramento não-presencial dificultaria o acesso de consumidores de baixa renda, o que faria com que eles precisem se locomover até uma loja para adquirir um chip.

A deputada Lídice da Mata (PSB-BA), relatora da CPI, lembrou que no processo da Yacows existem imagens de diversas caixas de chips prontos para serem utilizados. Os representantes afirmaram que desde 2018 existe um limite de chips que um fornecedor pode adquirir para colocar à venda.

Sobre a privacidade, a deputada Luizianne Lins (PT-CE) quis saber quais providências as operadoras poderiam fazer para proteger os usuários de notícias falsas, o tema principal da CPI. Alexander Castro, representante do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil), disse que as companhias cumprem a obrigação legal de guardar registros de conexão, mas não armazena histórico de navegação.

Com isso, as empresas de telecomunicações não podem saber o que está transportando, nem filtrar ou bloquear os conteúdos. Segundo o Marco Civil da Internet, as operadoras são proibidas de ter acesso aos pacotes de dados que transitam em suas redes.

Participaram da audiência os representantes das operadoras Claro, Oi, TIM e Vivo.

Com informações de Agência Senado.

Maior feira de telefonia móvel do mundo é cancelada

Em 33 anos, esta é a primeira vez que evento é suspenso; saiba o motivo.

Nesta quarta-feira, 12, os organizadores da Mobile World Congress, a maior feira de tecnologia móvel do mundo, decidiram cancelar oficialmente o evento. O motivo é a nova epidemia de coronavírus, que já causou a morte de mais de mil pessoas.

Durante a feira, que deveria ocorrer entre os dias 24 e 27 deste mês, em Barcelona, esperava-se um público de 100 mil pessoas e 3 mil expositores de vários países, muitos deles vindos da China. Neste ano, a expectativa era a apresentação de novidades tecnológicas e tendências do 5G, a nova geração de conectividade móvel.

“O temor global com a epidemia de coronavírus e com possíveis viagens tornou impossível a realização do evento” disse John Hoffman, CEO da GSM Association (GSMA), que organiza o evento.

Recentemente, a Mobile World chegou a anunciar regras sanitárias mais rígidas devido ao surto da nova doença. Mesmo assim, grandes fabricantes como a Ericsson, Sony e Nokia já haviam anunciado a desistência de participação no evento. Operadoras como a British Telecom, Vodafone e Deutsche Telekom também seguiram o mesmo exemplo.

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Ainda não está claro quem arcará com os prejuízos. Estima-se que o evento gere 1,3 milhão de empregos e 137 bilhões de euros em gastos diretos. Um ingresso básico para o evento custa 799 euros (R$ 3.783,83).

A infecção pelo coronavírus já atingiu mais de 44 mil pessoas na China e já matou cerca de 1,1 mil pessoas.

Com informações de O Globo.

Melhora satisfação dos consumidores com as operadoras, diz Anatel

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Claro é destaque em TV por assinatura, telefonia móvel pré e pós-pago; confira os gráficos.

Nesta quarta-feira, 12, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) publicou a edição de 2019 da sua Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida. Os resultados apontam melhora dos índices nos serviços de telefonia fixa, telefonia móvel pré e pós-paga e banda larga fixa. Apenas TV por assinatura se manteve estável.

A pesquisa anual da Anatel entrevistou 89 mil consumidores em todo o país que utilizam os serviços oferecidos pelas operadoras. A coleta ocorreu entre 8 de julho e 16 de novembro de 2019.

Em relação à 2018, os usuários estão mais satisfeitos com o serviço de celular pós-pago, que obteve a maior média entre os cinco serviços avaliados: 7,42, numa escala de 0 a 10. Em seguida, vêm a telefonia móvel pré-pago, com 7,25. Nestes serviços, o indicador consolidado de satisfação geral cresceu continuamente desde o início da série histórica, em 2015.

Já a telefonia fixa atingiu o índice de 7,23, TV por assinatura manteve os 7,18 do ano anterior e banda larga fixa ficou com 6,63, a menor nota entre os serviços.

Imagem: Anatel

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–> Cai nível de satisfação dos serviços oferecidos pela Anatel

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Apesar da melhora da série histórica, o atendimento telefônico e a capacidade de resolver demandas ainda geram a pior percepção de qualidade nos consumidores.

Entre as empresas, a operadora regional catarinense Unifique apresentou o maior nível de satisfação dos usuários, com nota de 8,02 em seu serviço de banda larga fixa. A paranaense Sercomtel vem logo em seguida, com índice de 7,94, no serviço de telefonia fixa.

Já a Claro, foi a mais bem pontuada em telefonia móvel pós-paga (7,83), celular pré-pago (7,50) e TV por assinatura (7,44).

Confira os gráficos de satisfação nacional de cada serviço de telecomunicação.

Com informações de Anatel.

SKY lança nova campanha para o pré e pós-pago

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Filmes visam apresentar novo posicionamento da empresa, que tem como foco o consumidor em sua jornada de diversão.

Imagem: SKY/Reprodução

A SKY acaba de lançar uma nova campanha publicitária, criada pela agência FCB Brasil, com dois filmes dinâmicos que colocam os consumidores como protagonistas da ação. A ideia é apresentar uma nova visão da empresa, que pretende ser mais inclusiva, presente, diversificada e divertida.

Esse novo olhar teve início em janeiro do ano passado, após a chegada de Estanislau Bassols, atual presidente da operadora. O executivo propõe que a marca precisa estar mais próxima do cliente e de democratizar a diversão em todo o país.

Para isso, a empresa lançou recentemente uma série de projetos, como a otimização do acesso ao conteúdo multiplataforma, lançamento de 30 canais ao vivo via streaming, produtos mais flexíveis, integração com a Amazon Alexa, bem como o atendimento via WhatsApp.

Focada em ser o centro de entretenimento para todos os brasileiros, a nova campanha traz a modelo Gisele Bündchen e o humorista Fabio Porchat, rostos conhecidos nos filmes da operadora. Os vídeos retratam a liberdade de acesso em meio a cenas da vida real, na qual os usuários assistem séries, esportes ou eventos ao vivo, na hora que lhes convém.

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“Para 2020, a SKY extrapola o vínculo tradicional com seus clientes e traz uma comunicação que busca retratar cada vez mais a realidade do consumidor, e que será desdobrada de forma 360º por todas as frentes da empresa durante o ano, trazendo o conceito de diversão e distração em todos os pontos de contato da SKY. Dessa forma, será possível atender, entender e se conectar ainda mais com os atuais clientes e futuros usuários de forma orgânica e mais presente”, diz o comunicado da empresa.

Confira abaixo os novos filmes da campanha da SKY.

Fibra da Oi disponível em mais uma capital

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Empresa investiu R$ 74 milhões no Rio Grande do Norte para expandir o 4G e levar conexão via fibra para a região.

Imagem: Ilustração

A fibra óptica da Oi acaba de aterrissar em Natal, capital do Rio Grande do Norte. Os bairros de Alecrim e Rocas serão os primeiros contemplados com a conexão de alta velocidade da operadora.

Para levar o novo serviço, a empresa ampliou investimentos na região. Nos últimos meses, foram R$ 74 milhões investidos no estado.

O valor foi destinado para ampliação da rede 4G e a futura instalação da fibra, que vai proporcionar internet de alta velocidade para os moradores.

Segundo Edilberto Gomes da Costa, diretor de Varejo e Empresarial da Oi no Nordeste, há estudos em andamento para a implantação da rede de FTTH nas duas maiores cidades do estado: Mossoró e Parnamirim.

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Sobre a conexão da Oi, o executivo destaca que não há interrupção de sinal ou queda de velocidade, já que ela é completamente ligada pela fibra, do poste até a casa do cliente.

A atenção da Oi é voltada para a demanda do cliente e não para as práticas dos concorrentes. Ele explica que a concorrência terá que se preocupar com a entrada e busca por consolidação da operadora no segmento.

A fibra óptica será o grande carro-chefe de atuação da empresa daqui em diante. A estratégia de reuso da infraestrutura permite uma ágil expansão pelo Brasil afora.

Nos negócios, a venda da unidade móvel é cogitada, inclusive, para fortalecer a atuação com fibra dos próximos anos e garantir a liderança no mercado.

Com informações de Tribuna do Norte

Cliente TIM ganha desconto em cursos preparatórios para vestibular

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Operadora fechou uma parceria inédita com a plataforma online Descomplica, que conta também com outras opções de capacitação.

Imagem: Divulgação do curso Descomplica

A TIM fechou mais um benefício para seus clientes pré-pagos, controle e pós-pagos. Trata-se da plataforma de cursos online Descomplica, conhecida pelos preparatórios para o ENEM.

A partir de agora, usuários da operadora poderão fazer a contratação e pagar com os créditos do smartphone, ou na fatura mensal do plano vigente.

O acesso estará disponível pelo aplicativo para Android ou iOS e também pelo desktop.

Há dois tipos de planos disponíveis: semanal ou mensal, respectivamente por R$ 5,19 ou R$ 15,90.

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Os interessados podem enviar um SMS com a palavra “DESCO” para a contratação do acesso semanal ou “DESCOMES” para o mensal pelo número 3373.

No site do Descomplica, há também reforço escolar, cursos para aprimorar os conhecimentos de um universitário e pós-graduação online.

A fins comparativos, um curso de ENEM completo tem custo de R$ 29,90 parcelado em 12x. Já o específico para medicina pode ser adquirido por 12x de R$ 34,90.

A TIM não especificou se a parceria é válida para todos os cursos oferecidos pela plataforma. É necessário fazer a consulta diretamente com a prestadora.

Claro faturou mais de R$ 35 bilhões no Brasil em 2019

Receita de serviços móveis cresceu 12,5%, graças ao aumento da demanda de dados para vídeos e áudio.

Divulgação Claro
Imagem: Divulgação Claro

A operação multisserviço da Claro, que oferece banda larga, TV por assinatura, telefonia fixa e móvel, faz diferença nos resultados financeiros da operadora.

De acordo com o que foi divulgado, 2019 foi um ano positivo. No Ebitda (Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) o total ficou em R$ 13,969 bilhões, aumento de 10,8% no comparativo anual.

Já o faturamento chegou em R$ 35,897 bilhões e registrou um crescimento de 1,8%.

Na análise do último trimestre de 2019, o Ebitda somou R$ 3,598 bilhões e a receita líquida ficou em R$ 9,352 bilhões, com um aumento de 2,7%.

Os serviços móveis cresceram anualmente e a operadora destaca uma recorde de portabilidades. Há um aumento de 12,5%, oriundo de uma maior demanda por dados para vídeos e áudio. Já no quarto trimestre, o salto foi de 17,6%.

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Crescimento no móvel e queda no fixo

Só na base do pós-pago, a Claro registrou 4 milhões adições e totaliza até então 27,5 milhões de clientes. Sua participação de mercado está em 25%.

O pré-pago caiu para 27 milhões, mas a operadora enxerga o segmento como uma importante fonte de migração para o pós e afirma que ele continua atrativo para os clientes qualificados.

O faturamento médio por usuário registrou crescimento, apesar da evasão de acessos.

Nos serviços residenciais, a prestadora continuou soberana no mercado de banda larga, com 35,1 mil novos acessos nos quatro últimos meses do ano.

A fibra óptica da Claro chegou em 68 novas cidades e a empresa já ocupa 47% do mercado da internet de alta velocidade.

No entanto, a receita de serviços fixos no trimestre caiu 3,6%.

Com informações de EXAME