26/04/2024

Qualidade da chamada de voz via 3G/4G no Brasil é ‘aceitável’

Levantamento da OpenSignal analisou chamadas realizadas em aplicativos como o WhatsApp.

Imagem: Jim Reardan (Unsplash)

Por mais que as operadoras facilitem e coloquem ligações ilimitadas nos pacotes, as chamadas via internet já se tornaram populares. Quem nunca ligou o recebeu uma ligação pelo WhatsApp? De olho na prática, a OpenSignal fez um levantamento para entender a qualidade desse recurso no Brasil.

Obviamente, ter uma boa rede é imprescindível para conseguir fazer a utilização. O Brasil tem problemas, mas a qualidade é vista como aceitável pela empresa que fez o estudo.

Ao todo, 80 países entraram na análise e o Brasil ficou na posição 39 e fez 77 pontos em uma escala de 0 a 100. Os problemas mais apontados nas chamadas de voz por aqui são chiados, volume baixo e interferência.

VIU ISSO?
São Paulo tem o 4G mais rápido da América Latina
4G no Brasil precisa melhorar nas áreas rurais, aponta OpenSignal
5G promete ser 2,7 vezes mais rápido que o 4G

Há uma divisão entre 3G e 4G. A primeira conexão mencionada fez 70,9 pontos enquanto a outra acumula 79,9. Parece pouco se considerarmos que as versões sucessoras de uma geração da conectividade móvel são prometidas como uma grande evolução.

Nos destaques positivos, 13 dos 20 países mais bem colocados são da Europa. A Bélgica e os Países Baixos lideram.

Já a América Latina tem dois terços de seus países com avaliação “ruim” ou “muito ruim”. O Brasil ficou atrás apenas do Uruguai e Porto Rico no ranking, que fizeram respectivamente 78,6 e 78,5 pontos.

A qualidade de “excelente” ou “muito boa” não foi conquistada por nenhum, graças a capacidade ainda limitada e latência das redes 4G. Ao todo, foram realizadas 57 bilhões de medições em 23,8 milhões de smartphones.

Com informações da OpenSignal e Tecnoblog

3 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
3 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários