16/12/2025
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Melhora satisfação dos consumidores com as operadoras, diz Anatel

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Claro é destaque em TV por assinatura, telefonia móvel pré e pós-pago; confira os gráficos.

Nesta quarta-feira, 12, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) publicou a edição de 2019 da sua Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida. Os resultados apontam melhora dos índices nos serviços de telefonia fixa, telefonia móvel pré e pós-paga e banda larga fixa. Apenas TV por assinatura se manteve estável.

A pesquisa anual da Anatel entrevistou 89 mil consumidores em todo o país que utilizam os serviços oferecidos pelas operadoras. A coleta ocorreu entre 8 de julho e 16 de novembro de 2019.

Em relação à 2018, os usuários estão mais satisfeitos com o serviço de celular pós-pago, que obteve a maior média entre os cinco serviços avaliados: 7,42, numa escala de 0 a 10. Em seguida, vêm a telefonia móvel pré-pago, com 7,25. Nestes serviços, o indicador consolidado de satisfação geral cresceu continuamente desde o início da série histórica, em 2015.

Já a telefonia fixa atingiu o índice de 7,23, TV por assinatura manteve os 7,18 do ano anterior e banda larga fixa ficou com 6,63, a menor nota entre os serviços.

Imagem: Anatel

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Apesar da melhora da série histórica, o atendimento telefônico e a capacidade de resolver demandas ainda geram a pior percepção de qualidade nos consumidores.

Entre as empresas, a operadora regional catarinense Unifique apresentou o maior nível de satisfação dos usuários, com nota de 8,02 em seu serviço de banda larga fixa. A paranaense Sercomtel vem logo em seguida, com índice de 7,94, no serviço de telefonia fixa.

Já a Claro, foi a mais bem pontuada em telefonia móvel pós-paga (7,83), celular pré-pago (7,50) e TV por assinatura (7,44).

Confira os gráficos de satisfação nacional de cada serviço de telecomunicação.

Com informações de Anatel.

SKY lança nova campanha para o pré e pós-pago

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Filmes visam apresentar novo posicionamento da empresa, que tem como foco o consumidor em sua jornada de diversão.

Imagem: SKY/Reprodução

A SKY acaba de lançar uma nova campanha publicitária, criada pela agência FCB Brasil, com dois filmes dinâmicos que colocam os consumidores como protagonistas da ação. A ideia é apresentar uma nova visão da empresa, que pretende ser mais inclusiva, presente, diversificada e divertida.

Esse novo olhar teve início em janeiro do ano passado, após a chegada de Estanislau Bassols, atual presidente da operadora. O executivo propõe que a marca precisa estar mais próxima do cliente e de democratizar a diversão em todo o país.

Para isso, a empresa lançou recentemente uma série de projetos, como a otimização do acesso ao conteúdo multiplataforma, lançamento de 30 canais ao vivo via streaming, produtos mais flexíveis, integração com a Amazon Alexa, bem como o atendimento via WhatsApp.

Focada em ser o centro de entretenimento para todos os brasileiros, a nova campanha traz a modelo Gisele Bündchen e o humorista Fabio Porchat, rostos conhecidos nos filmes da operadora. Os vídeos retratam a liberdade de acesso em meio a cenas da vida real, na qual os usuários assistem séries, esportes ou eventos ao vivo, na hora que lhes convém.

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“Para 2020, a SKY extrapola o vínculo tradicional com seus clientes e traz uma comunicação que busca retratar cada vez mais a realidade do consumidor, e que será desdobrada de forma 360º por todas as frentes da empresa durante o ano, trazendo o conceito de diversão e distração em todos os pontos de contato da SKY. Dessa forma, será possível atender, entender e se conectar ainda mais com os atuais clientes e futuros usuários de forma orgânica e mais presente”, diz o comunicado da empresa.

Confira abaixo os novos filmes da campanha da SKY.

Fibra da Oi disponível em mais uma capital

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Empresa investiu R$ 74 milhões no Rio Grande do Norte para expandir o 4G e levar conexão via fibra para a região.

Imagem: Ilustração

A fibra óptica da Oi acaba de aterrissar em Natal, capital do Rio Grande do Norte. Os bairros de Alecrim e Rocas serão os primeiros contemplados com a conexão de alta velocidade da operadora.

Para levar o novo serviço, a empresa ampliou investimentos na região. Nos últimos meses, foram R$ 74 milhões investidos no estado.

O valor foi destinado para ampliação da rede 4G e a futura instalação da fibra, que vai proporcionar internet de alta velocidade para os moradores.

Segundo Edilberto Gomes da Costa, diretor de Varejo e Empresarial da Oi no Nordeste, há estudos em andamento para a implantação da rede de FTTH nas duas maiores cidades do estado: Mossoró e Parnamirim.

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Sobre a conexão da Oi, o executivo destaca que não há interrupção de sinal ou queda de velocidade, já que ela é completamente ligada pela fibra, do poste até a casa do cliente.

A atenção da Oi é voltada para a demanda do cliente e não para as práticas dos concorrentes. Ele explica que a concorrência terá que se preocupar com a entrada e busca por consolidação da operadora no segmento.

A fibra óptica será o grande carro-chefe de atuação da empresa daqui em diante. A estratégia de reuso da infraestrutura permite uma ágil expansão pelo Brasil afora.

Nos negócios, a venda da unidade móvel é cogitada, inclusive, para fortalecer a atuação com fibra dos próximos anos e garantir a liderança no mercado.

Com informações de Tribuna do Norte

Cliente TIM ganha desconto em cursos preparatórios para vestibular

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Operadora fechou uma parceria inédita com a plataforma online Descomplica, que conta também com outras opções de capacitação.

Imagem: Divulgação do curso Descomplica

A TIM fechou mais um benefício para seus clientes pré-pagos, controle e pós-pagos. Trata-se da plataforma de cursos online Descomplica, conhecida pelos preparatórios para o ENEM.

A partir de agora, usuários da operadora poderão fazer a contratação e pagar com os créditos do smartphone, ou na fatura mensal do plano vigente.

O acesso estará disponível pelo aplicativo para Android ou iOS e também pelo desktop.

Há dois tipos de planos disponíveis: semanal ou mensal, respectivamente por R$ 5,19 ou R$ 15,90.

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Os interessados podem enviar um SMS com a palavra “DESCO” para a contratação do acesso semanal ou “DESCOMES” para o mensal pelo número 3373.

No site do Descomplica, há também reforço escolar, cursos para aprimorar os conhecimentos de um universitário e pós-graduação online.

A fins comparativos, um curso de ENEM completo tem custo de R$ 29,90 parcelado em 12x. Já o específico para medicina pode ser adquirido por 12x de R$ 34,90.

A TIM não especificou se a parceria é válida para todos os cursos oferecidos pela plataforma. É necessário fazer a consulta diretamente com a prestadora.

Claro faturou mais de R$ 35 bilhões no Brasil em 2019

Receita de serviços móveis cresceu 12,5%, graças ao aumento da demanda de dados para vídeos e áudio.

Divulgação Claro
Imagem: Divulgação Claro

A operação multisserviço da Claro, que oferece banda larga, TV por assinatura, telefonia fixa e móvel, faz diferença nos resultados financeiros da operadora.

De acordo com o que foi divulgado, 2019 foi um ano positivo. No Ebitda (Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) o total ficou em R$ 13,969 bilhões, aumento de 10,8% no comparativo anual.

Já o faturamento chegou em R$ 35,897 bilhões e registrou um crescimento de 1,8%.

Na análise do último trimestre de 2019, o Ebitda somou R$ 3,598 bilhões e a receita líquida ficou em R$ 9,352 bilhões, com um aumento de 2,7%.

Os serviços móveis cresceram anualmente e a operadora destaca uma recorde de portabilidades. Há um aumento de 12,5%, oriundo de uma maior demanda por dados para vídeos e áudio. Já no quarto trimestre, o salto foi de 17,6%.

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Crescimento no móvel e queda no fixo

Só na base do pós-pago, a Claro registrou 4 milhões adições e totaliza até então 27,5 milhões de clientes. Sua participação de mercado está em 25%.

O pré-pago caiu para 27 milhões, mas a operadora enxerga o segmento como uma importante fonte de migração para o pós e afirma que ele continua atrativo para os clientes qualificados.

O faturamento médio por usuário registrou crescimento, apesar da evasão de acessos.

Nos serviços residenciais, a prestadora continuou soberana no mercado de banda larga, com 35,1 mil novos acessos nos quatro últimos meses do ano.

A fibra óptica da Claro chegou em 68 novas cidades e a empresa já ocupa 47% do mercado da internet de alta velocidade.

No entanto, a receita de serviços fixos no trimestre caiu 3,6%.

Com informações de EXAME

TIM perdeu mais de 2 milhões clientes pré-pagos

Evasão foi compensada pelo aumento no pós-pago da operadora, que também registrou alta na receita líquida; entenda os resultados.

Divulgação TIM
Imagem: Divulgação TIM

Os movimentos da TIM (TIMP3) para fortalecer uma migração do pré para o pós-pago parecem registrar bons resultados. No último trimestre de 2019, a operadora perdeu em um, mas cresceu no outro.

São iniciativas já sentidas pelos usuários. Ações como o aumento do valor dos planos pré-pagos mais utilizados, assim como o maior investimento em ações de divulgação para o TIM Black e outros refletem a nova intenção da prestadora.

E os resultados são positivos. De acordo com a nova divulgação, o lucro líquido cresceu 28,7% anualmente e registrou R$ 756 milhões para os cofres da marca.

O Ebitda (Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) evoluiu 2,1 ponto percentual, com 42,9%.

Todas as perdas da TIM são referentes aos clientes pré-pagos. A evasão foi de 2,7 milhões de clientes, mas tudo foi parcialmente compensado pelo acréscimo no pós-pago, que cresceu 6,1% e totalizou 21,5 milhões de usuários em dezembro.

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São os clientes considerados mais “caros” pelas empresas, os que criam fidelidade e se comprometem com valores mais altos mensalmente.

Já a retração do pré-pago é justificada pelo elevado volume de ativações e cancelamentos, movimento chamado de “washing machine” pela TIM.

A empresa destaca que o investimento no TIM Pré Top foi acertado a manteve sua liderança no segmento. No índice que mede o gasto do usuário, o pré-pago cresceu de 12% para 12,9% no comparativo trimestral.

Os outros produtos da operadora também apresentaram crescimento. A TIM Live, banda larga fixa, terminou o trimestre com 565,8 mil conexões.

Anualmente, é um crescimento de 21,1%. Já o 4G oferecido pela tele conta atualmente com 86% de disponibilidade e 3.477 cidades cobertas.

A demanda cresceu, pois a base de usuários chegou em 38,6 milhões de pessoas e o avanço foi de 12%.

Para os próximos meses de 2020, é esperado que a operadora faça ainda mais investimentos nos planos pós-pagos para aumentar seu market share no segmento.

Outro movimento esperado é a possível compra da Oi Móvel, onde a TIM pode obter 70% das operações da tele carioca.

Zoom potente e design controverso; veja os destaques do Galaxy S20

Entenda melhor sobre os novos lançamentos da Samsung e acompanhe a repercussão.

Divulgação Samsung
Imagem: Divulgação Samsung

Com a Samsung, não existe essa história de que o 5G ainda engatinha. A fabricante coreana não brinca em serviço e já lançou mais modelos com suporte para a nova conexão.

Trata-se do Galaxy S20, nova geração da poderosa linha de smartphones que conquista fãs a cada ano.

Dessa vez, todos os modelos, sem exceções, terão suporte para a nova conectividade móvel, mas não é só por isso que a marca quer impressionar seus fãs e curiosos.

Câmera grandiosa

O primeiro recurso que engrandeceu o lançamento aos olhos dos usuários foi o poderoso zoom do S20, de 100x. É uma união de inteligência artificial com a aproximação proporcionada pelas poderosas lentes do aparelho.

A câmera frontal é de 40 MP e a traseira conta com 108 MP, uma resolução bem impressionante, que deve se tornar uma tendência a ser seguida pelos futuros lançamentos de outras marcas, inclusive da Apple.

Abaixo, a repercussão:

https://twitter.com/dunysex/status/1227319469887959042

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Design abaixo do esperado 

O hardware do aparelho também é poderoso. Na versão mais acessível, o S20 conta com bateria de 4.000 mAH, recarga rápida de 25W, entre outros benefícios.

No entanto, o design do aparelho não agradou tanto quanto os recursos dele. O público não poupou críticas e apontou semelhança com o controverso visual do iPhone 11, comparado a uma cooktop.

Dessa vez, a Samsung foi comparada a uma geladeira Brastemp. Confira os memes:

Volta do celular de flip?

Se no ano passado a marca surpreendeu com o lançamento do Galaxy Fold, a linha ganhou uma completa renovação em 2020.

É o Galaxy Z Flip, com design atrativo, recurso dobrável para ficar confortável no bolso e poderosas funções para os amantes de tecnologia.

Mas, os fãs terão que preparar o bolso, a previsão é que modelo tenha um custo de R$ 9.000 no Brasil, com todos os impostos inclusos.

E apesar de ser uma novidade interessante, ela se vende mais pelo design inovador do que pela tecnologia que apresenta.

Com tela de 2636 x 1080 pixels, câmera traseira dupla de 12 MP, frontal de 10 MP e duas baterias 3.300 mAH, alguns recursos ainda são inferiores aos smartphones da família S.

Já a linha S20 varia entre valores de US$ 999 e US$ 1.399. Ainda não se sabe quais serão os preços praticados no Brasil.

Governo cogita restringir Huawei no Brasil

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Leilão do 5G no país pode adotar mesmo modelo utilizado pelo Reino Unido.

Parece que o Brasil começa a ceder frente ao lobby do governo dos Estados Unidos. Embora Hamilton Mourão, vice-presidente da República, e Marcos Pontes, ministro do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) já tenham dito o contrário, pela primeira vez, um representante do governo brasileiro admitiu que estão sendo estudadas maneiras de restringir o acesso da Huawei à rede 5G do país.

A declaração é de Vitor Menezes, secretário de telecomunicações do MCTIC. “Estamos avaliando a publicação de um Decreto específico, ou talvez em forma de Portaria, que trate de regras sobre cibersegurança para as telecomunicações”, disse nesta terça-feira, 11.

Segundo Vitor, Marcos Pontes já teria externado a possibilidade de estipular regras de segurança, a exemplo do que fez o Reino Unido. Na prática, a Huawei não seria impedida de vender equipamentos para operadoras brasileiras, mas seria adotado um limite para a sua participação.

Essa política de cibersegurança do 5G seria apoiada no recém-publicado Decreto 10.222, que estipula a Estratégia Nacional de Segurança Cibernética. As normas não viriam no edital do leilão, mas poderia ser absorvida pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

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A ideia seria exigir da Anatel uma política que garanta uma ampla variedade de fornecedores tecnológicos para as empresas de telefonia, estipulando um limite máximo para cada um deles.

A Estratégia Nacional de Segurança Cibernética inclui o 5G como ponto de relevância para o país, pois “uma vez que representa uma revolução nas comunicações de dados, no potencial de emprego de equipamentos de Internet das Coisas e na prestação de novos e disruptivos serviços”.

No caso do parlamento inglês, além do limite de participação, os produtos da Huawei não poderão ser utilizados em sistemas principais, como núcleos de redes ou locais considerados sensíveis, como bases militares ou instalações nucleares.

Com informações de Convergência Digital.

Anatel estuda ampliar prazo da consulta pública do 5G

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Presidente da agência acredita que leilão ocorre ainda este ano.

Nesta segunda-feira, 10, Leonardo Euler de Morais, presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) afirmou que o prazo para a consulta pública do leilão do 5G pode ser ampliado de 45 dias para 60 dias.

A afirmação foi feita durante transmissão ao vivo na internet, no canal do YouTube do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Euler justificou o aumento do prazo devido à complexidade do tema.

Segundo a legislação atual, uma consulta pública tem prazo mínimo de 45 dias. No entanto, mesmo com um período maior, o presidente da Anatel ressaltou que o leilão ocorre ainda este ano.

A consulta pública deve ser publicada nesta semana. Após o encerramento do prazo, começa um processo da Anatel de analisar cada uma das contribuições que foram enviadas individualmente e depois disso adequar a proposta para o leilão.

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–> Anatel dá sinal verde para maior leilão 5G da história

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–> Publicada portaria com diretrizes para o leilão do 5G no Brasil

A matéria ainda dependerá de aprovação do Tribunal de Contas da União (TCU), da Advocacia-Geral da União (AGU), além de uma nova análise técnica do conselho diretor da Anatel.

Confira o bate-papo sobre o 5G em que participaram o Leonardo Euler de Morais, presidente da Anatel; Marcos Pontes, ministro de MCTIC; Vitor Menezes, secretário de telecomunicações do MCTIC; e Marcos Ferrari, presidente do SindiTelebrasil.

Lei determina fim da validade de créditos no pré-pago

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Publicada em Diário Oficial, determinação tem vigência imediata.

Agora é lei! Neste sábado, 8, foi publicado em Diário Oficial a determinação da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) de colocar fim à validade dos créditos de celulares pré-pagos. A lei 14.228/2020 tem vigência imediata e validade apenas para os consumidores baianos.

O projeto de autoria do deputado Alex da Piatã (PSD), foi aprovado em Plenário e promulgado pelo presidente da ALBA, o deputado Nelson Leal (PP). Na prática, as operadoras com cobertura no estado da Bahia ficam proibidas de impor um limite de tempo para utilizar créditos ativados.

Alex argumenta que os usuários do pré-pago são formados principalmente por pessoas de baixa renda. “Não faz sentido ter vencimento: não é algo perecível. É injusto!”, diz o deputado.

“A vedação de que trata esta Lei tem por objetivo o atendimento das necessidades dos consumidores, o respeito à sua dignidade, a proteção de seus interesses econômicos, a melhoria da sua qualidade de vida, bem como a transparência e harmonia das relações de consumo”, diz o texto da legislação.

VIU ISSO?

–> Recarga de celular pré-pago pode ganhar validade de um ano

–> O fim de uma era: migração do pré-pago para pós-pago

–> Minha linha pré-paga pode ser cancelada por falta de crédito?

No caso de descumprimento, as operadoras poderão receber sanções administrativas previstas no Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Procurado pelo Minha Operadora, o SindiTelebrasil, sindicato que representa as operadoras de telefonia e de serviço móvel no Brasil, emitiu o seguinte posicionamento:

“O Sinditelebrasil entende que a liberdade das operadoras de atuarem com diversos modelos de negócio é positiva para o consumidor e qualquer lei que limite essa prática pode gerar impacto no preço final dos produtos e serviços, além de interferir em novos investimentos no setor de telecomunicações.”

Com informações de Assembleia Legislativa da Bahia.