Cai nível de satisfação dos serviços oferecidos pela Anatel

Atendimento ao consumidor é um dos itens que tiveram a menor nota.

Nesta segunda-feira, 27, a ouvidoria da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) publicou o relatório que avalia o grau de satisfação dos usuários dos serviços prestados pela agência.

No período de julho a setembro de 2019, o índice registrou a pontuação 4,49, em uma escala de 1 a 6. O valor é menor que no trimestre anterior, que foi de 4,57. Apesar da ligeira queda, ela ainda demonstra que os usuários estão “satisfeitos” com os serviços prestados.


No período, a Anatel atendeu mais de 805 mil indivíduos, sendo que destes, 25,7 mil usuários receberam a pesquisa de satisfação por e-mail e apenas 492 responderam.

O questionário trazia 15 questões como, agilidade nos procedimentos, clareza das informações ou esclarecimento de dúvidas. Os participantes podiam dar notas que variam de 1 a 6, sendo 1 totalmente insatisfeito e 6 totalmente satisfeito.

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O serviço de “outorga de serviços de telecom” da Anatel apresentou o maior índice de satisfação, com pontuação 4,82, próximo da condição de “muito satisfeito”. Já as “soluções de competição”, teve a menor nota (4,27), mais próximo ao grau de pouca satisfação.

Outro índice com nota baixa foi o “atendimento ao consumidor”, com o valor de 4,40. Neste questionário, o tempo de disponibilização de resultado da solicitação junto à Anatel, confiabilidade das informações prestadas e resolução de eventuais problemas na obtenção do serviço foram as questões que receberam as menores notas. As maiores pontuações ficaram como facilidade na solicitação do serviço, quantidade de etapas e disponibilidade das informações.

Índices de satisfação dos serviços prestados pela Anatel.

“Apesar da pesquisa, em geral, apontar para estabilidade no grau de satisfação dos usuários dos serviços da Anatel, a Agência deve continuar atenta a oportunidades de expansão da satisfação dos cidadãos e buscar sempre a melhoria de seus padrões de serviço, empreendendo medidas para obtenção de notas ainda maiores”, avalia Thiago Botelho, ouvidor da Anatel.

Serviços da AnatelÍndice de Satisfação
Atendimento ao consumidor4,40
Certificação e homologação4,48
Outorga de serviços de Telecom4,82
Soluções de competição4,27
Nota Geral4,49

Com informações de Anatel.

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About Hemerson Brandão
Jornalista, gestor e produtor de conteúdo. São 8 anos trabalhando com blogs, revistas, agências e clientes corporativos. Apaixonado por ciência, tecnologia e exploração espacial.
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