16/12/2025
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TIM investe em comunicação via laser

Tecnologia permite conectar estações rádio base sem a necessidade de implantar uma rede de fibra óptica.

Imagem: Ralf Vetterle/Pixabay

A TIM Itália acaba de demonstrar a viabilidade da comunicação via laser entre duas estações rádio base 5G, sem a necessidade de links de rádio ou o uso de cabos de fibra óptica. O experimento foi o primeiro realizado na Europa.

Na demonstração, a tecnologia de comunicação óptica foi combinada com um sistema de ondas milimétricas, para conectar duas antenas de sua rede 5G, na cidade de Turim.

A TIM italiana está entre as primeiras operadoras do mundo a utilizar o conceito de “Free-Space Optical Communication” (Comunicação Óptica de Espaço Livre, em português), atingindo velocidade de cerca de 20 Gbps.

A conexão entre antenas 5G requer alto desempenho em termos de largura de banda e latência, o que normalmente é feito por meio de fibra óptica.

Atualmente a rede de fibra da TIM é a maior da Itália. No entanto, nos casos em que é preciso uma rápida instalação ou existe alguma complexidade geográfica, a operadora poderia utilizar a solução sem fio para conectar as antenas à rede móvel.

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Outra vantagem é que o impacto ambiental é reduzido, pois a tecnologia laser tem alta eficiência energética, o que gera baixo consumo de eletricidade.

Entretanto, como qualquer outra tecnologia ela também tem suas desvantagens. A comunicação via laser é muito sensível a nevoeiros ou casos de baixa visibilidade.

A intenção da TIM não é substituir a fibra óptica, mas encontrar soluções complementares para garantir a operação da sua rede móvel.

Com informações de Mondo Mobile Web.

Agência dos Estados Unidos aprova projeto polêmico sobre o 5G

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Republicanos e democratas ficam divididos sobre procedimentos propostos pelo órgão regulador para o leilão da banda C no país.

Imagem: Marat Gilyadzinov/Unsplash

A Comissão Federal de Comunicações (FCC, na sigla em inglês), órgão que regulamenta as telecomunicações nos Estados Unidos, aprovou na semana passada um plano em que pretende pagar até US$ 9,7 bilhões (R$ 44,42 bilhões, na cotação atual) para que as empresas de satélites deixem de utilizar a banda C.

O espectro da banda C, que está na faixa de 3.7GHz-4.2GHz, é considerado crucial para a implantação do 5G. As operadoras de telefonia dependem de uma mistura de espectros de baixa, média e alta frequência para tornar a cobertura e velocidade da conexão de quinta geração uma realidade. O problema é que a faixa é atualmente utilizada pelos provedores via satélite.

A proposta controversa da FCC para autorizar o leilão da banda C e os procedimentos específicos de licitação prevaleceu com 3 votos a 2.

No entanto, o projeto não agradou aos democratas. Os parlamentares concordam que a faixa é valiosa para a implantação do 5G, mas criticam a ideia da FCC (liderada pelos republicanos) de alocar bilhões de dólares para que as operadoras mudem de frequência.

Segundo os democratas, a agência está ultrapassando a sua autoridade ao criar um leilão que alocaria bilhões de dólares em pagamentos de incentivos para empresas de satélites, entre elas estrangeiras.

Eles argumentam que essa quantia deveria ser revertida para projetos de inclusão digital e melhorias nos sistemas de comunicação de emergência do país.

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Enquanto o imbróglio não se resolve, as operadoras de telefonia têm pressionado a FCC para acelerar o leilão da faixa. Vinte e três países, incluindo Austrália, Alemanha, Finlândia, Coreia do Sul e Reino Unido, já leiloaram ou alocaram o espectro da banda C para ser utilizado na rede 5G.

No Brasil, a discussão sobre a banda C também foi a principal responsável pelo atraso na data do leilão do 5G.

Depois de meses de debate, o caminho adotado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) é manter a convivência de frequência entre as transmissões televisivas via satélite e o 5G, cabendo às empresas vencedoras do leilão ressarcir os eventuais custos. Entre as soluções propostas, a mais barata é a instalação de filtros em antenas parabólicas.

O leilão da banda C nos Estados Unidos está previsto para ocorrer no final deste ano.

Com informações de CNET.

Daniella Ribeiro assume presidência da Comissão de Ciência e Tecnologia

Senadora foi relatora de projeto que deu origem ao novo marco legal das telecomunicações.

Imagem: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Nesta quarta-feira, 4, a Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT), do Senado Federal, elegeu por unanimidade para o cargo de presidente a senadora Daniella Ribeiro (PP-PB). A troca de presidência ocorre após o senador Vanderlan Cardoso (PP-GO) anunciar que se filiará ao PSD, perdendo direito ao cargo que pertence ao Progressistas.

No ano passado, Daniella foi relatora do PLC 79, que levou à aprovação da nova Lei Geral de Telecomunicações, sancionada em outubro de 2019 pelo presidente Jair Bolsonaro. A senadora manteve o texto que havia sido aprovado pela Câmara dos Deputados, em 2018.

“A gente sabe que as leis muitas vezes não vêm na mesma dinâmica da inovação, da tecnologia, mas esse é o nosso desafio. É fazer que as coisas aconteçam ao mesmo tempo”, afirmou Daniella.

Entre os temas que a comissão deve analisar neste ano é a implantação da rede 5G no Brasil. No entanto, diante do ano eleitoral, o ritmo de sessões da CCT deve ser afetado.

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A CCC conta com 17 senadores titulares e mais 17 suplentes. A comissão discute projetos e políticas nas áreas de ciência, tecnologia, inovação, comunicação e informática.

Em 2019, 507 matérias distribuídas para relatoria foram registradas na CCT. A comissão também apreciou 72 requerimentos e realizou 19 audiências públicas.

Com informações de Agência Senado.

Cliente Vivo ganha ingressos para o Lollapalooza

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Sortudos terão acesso à área premium com open bar, vista para palcos e telão para assistir aos shows.

Foto: Divulgação/Lollapalooza

Entre os dias 3 e 5 de abril ocorre mais uma edição do festival de música independente Lollapalooza, no Autódromo de Interlagos, na capital de São Paulo. O evento que conta com patrocínio da Vivo, vai distribuir 6 pares de ingressos para os seus clientes.

O benefício é válido para os usuários pertencentes às categorias V e Platinum do programa de relacionamento Vivo Valoriza, cadastrados em território nacional há pelo menos 1 ano.

O resgate será disponibilizado a partir das 15h (horário de Brasília) do dia 13 de março, exclusivamente através da página de “resgates inesquecíveis” da Vivo. Os primeiros consumidores que realizarem o resgate e acertarem às questões serão os beneficiários dos pares de ingressos.

Para cada dia do evento a operadora está disponibilizando 2 pares de ingressos. As entradas permitirão aos clientes adquirentes o acesso ao Lolla Lounge by Vivo, área que conta com open bar e food, vista para dois dos quatro palcos, telão com transmissão dos shows e ativações de marcas exclusivas.

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Os usuários de linhas pré-pagas não podem participar desta promoção.

A promoção contempla apenas os ingressos. Despesas com alimentação, hospedagens e locomoção não estão inclusas no resgate.

No site do Lollapalooza, o ticket para acesso ao Lolla Lounge diário custa R$ 1.660 nos dias 3 e 4, e R$ 1.560 no dia 5. Estudantes e clientes do banco Bradesco tem desconto.

Na edição de 2020 do Lollapalooza estão confirmados a presença de Guns N’ Roses, Travis Scott, The Strokes, Lana Del Rey, Martin Garrix, Gwen Stefani, entre outros grupos e artistas.

Para mais detalhes, consulte o regulamento da oferta “Resgate inesquecível Vivo Valoriza: Lollapalooza Brasil 2020”.

Netflix segue soberana frente ao Disney+

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Segundo estudo, assinantes da plataforma não abandonaram a gigante do streaming e nem cogitam a ideia; entenda.

Ilustração - Mickey e Netflix
Imagem: PxHere

O Disney+ chegou com força no mercado. É impossível dizer o contrário, visto que a plataforma conquistou 28 milhões de assinaturas apenas nos quatro primeiros meses de operação.

A força do conteúdo oferecido também se destaca, já que o gigante estúdio de Hollywood utiliza franquias campeãs de bilheteria no cinema para alavancar o número de adesões mundo afora.

Entretanto, o efeito contra a Netflix não foi tão catastrófico como muitos analistas de mercado imaginavam.

Segundo um estudo do aplicativo Reelgood, os assinantes do Disney+ ainda passam três vezes mais tempo na principal concorrente.

Os números mostram que 74,8% dos usuários das duas plataformas passam mais tempo na Netflix. Os 25,2% restantes ficam mais horas no aplicativo da Disney.

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Nas semanas seguintes ao seu lançamento, o aplicativo assumiu mais de 40% de participação na audiência do streaming contra sua principal concorrência. Mas no final de janeiro o nível caiu drasticamente.

Contribui também o fato que a Disney ainda dá seus passos iniciais na produção de conteúdo.

Até então, a única série da plataforma com força e repercussão foi The Mandalorian, que é parte da franquia Star Wars.

Já a Netflix possui um ritmo intenso de lançamentos e conteúdos originais para prender assinantes e impedir que eles passem mais tempo nos aplicativos concorrentes.

Portanto, a análise conclui que a companhia continua com “soberania” no comparativo com o Disney+.

Com informações de ComicBook

Aparência da NET começa a sumir no menu da Claro TV

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Tradicional azul da marca antiga não faz mais parte do visual; marca Claro net hd ganhou evidência.

Divulgação Claro TV
Imagem: Claro TV

É o fim de uma era! De maneira bem sutil, a Claro net tv começou a perder a aparência da antiga NET e adotar o visual da marca predominante atualmente.

O antigo azul claro deu espaço para um menu mais escuro, na cor preta, com a marca “Claro net hd”, mas o tradicional vermelho da operadora também se faz presente.

Desde que “absorveu” a NET, em julho do ano passado, a prestadora faz mudanças graduais. Até mesmo para não afetar a percepção de marca dos assinantes em geral.

Prova disso é que o design está disponível apenas nos decodificadores DXC5000KNB, conhecido pelo LED azul na identificação dos canais e com recurso Picture-in-Picture (PiP).

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Aos poucos, o novo visual deve invadir outros aparelhos da TV paga oferecida pela empresa.

Uma outra alteração foi realizada na exibição de mensagens, que agora exige um caminho “maior” do que o praticado anteriormente.

Agora, é necessário acessar o botão “Portal” e ir na aba “Notificações”. Antes era possível visualizar na barra de opções disponibilizada em cada emissora.

Imagem obtida pelo TudoCelular

Com informações de TudoCelular

Oi vende 5 MB em região que suporta apenas 2 MB

Cliente pagou por velocidade que nunca foi entregue durante seis anos.

Ilustração Wi-fi
Imagem: PxHere

Contratar uma velocidade de internet que não é suportada pela região parece um problema comum para muitas operadoras com a oferta via xDSL.

Com a Oi não é diferente e uma cliente do bairro Periolo, em Cascavel, no Paraná, foi atrás dos seus direitos contra a marca.

A consumidora entrou na Justiça depois de contratar um pacote de 5 MB e receber apenas 2 MB durante seis anos de contrato.

Uma constatação foi feita pelo próprio técnico da prestadora, que visitou a moradia da cliente e explicou que, pela distância da central, o endereço qualificava menos da metade do que foi contratado.

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Isso no final de 2018, portanto, a Justiça considerou a análise uma prova suficiente de que a empresa não foi capaz de fornecer o serviço de acordo com o que ofertou, durante o período contratual.

E se a prática foi constatada no fim de 2018, quem dirá nos anos anteriores, quando a empresa utilizava tecnologia mais ultrapassada para atender seus clientes.

A consumidora encerrou seu vínculo com a Oi em novembro do mesmo ano. Agora, a operadora terá que ressarci-la com todo o valor gasto durante o período.

O montante chegou em R$ 2.722,16 e vai crescer com o cálculo de juros. Mas a empresa ainda poderá entrar com recurso contra a decisão de primeira instância.

Com informações de CGN

Canal sobre celebridades ganha sinal aberto na SKY

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Assinantes poderão acompanhar o famoso reality show sobre a família Kardashian e outras novidades.

Divulgação SKY
Imagem: Divulgação SKY

Até segunda-feira, 9, a SKY liberou o sinal do canal E! para todos os seus assinantes do segmento pós-pago, que terão várias novidades para acompanhar durante o período.

Uma das grandes atrações da emissora é o reality “Keeping Up with the Kardashians”, que acompanha a rotina de uma das famílias mais famosas dos Estados Unidos e está no ar desde 2007.

Entretanto, a novidade é uma produção brasileira. Trata-se do programa “Juju Boot Camp”, que estreou no dia 02 de março e segue a modelo Juju Salimeni como líder de uma disputa que vai eleger a próxima musa fitness.

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Há ainda outras atrações para quem curte acompanhar o mundo das celebridades e programas de entretenimento diversos.

Entre eles, o “Criador de Celebridades”, atração que mostra Cacau Oliver, um dos maiores assessores de imprensa no mundo, na árdua tarefa de lançar um novo nome no mundo da fama.

A emissora pode ser acessada em HD na SKY pelo número 491. Em SD, é possível sintonizar pelo 91.

Mudanças no RecargaPay geram insatisfações nos usuários

Plataforma aumentou mensalidade do plano Prime+; entenda as alterações.

Divulgação RecargaPay
Imagem: Divulgação RecargaPay

As carteiras digitais conquistaram diversos usuários pela vantajosa gama de benefícios que oferecem. Entre eles: cashback, pagamento e parcelamento de boleto com cartão de crédito, recarga de cartões de transporte e outros.

O RecargaPay sempre foi uma opção de destaque, especialmente para os usuários de telecomunicações que utilizavam a plataforma com frequência para colocar créditos no smartphone e receber uma porcentagem do valor de volta.

E para conquistar ainda mais consumidores, a plataforma conta com uma assinatura mensal intitulada Prime e Prime+.

Com uma das duas, é possível aumentar o limite de pagamentos realizados por mês, ter cashback ilimitado e até mesmo fazer recargas offline.

Mas algumas mudanças anunciadas na última terça-feira, 3, geraram insatisfações nos assinantes.

Entenda

Em um comunicado via e-mail, o RecargaPay informa que o limite máximo mensal para pagamento de boletos sem taxas é de R$ 3.000 e mensalidade agora terá um custo de R$ 14,99.

Anteriormente, era possível fazer a assinatura por R$ 9,90 e ter um limite de R$ 5.000 para pagamento sem taxas, segundo informam os consumidores.

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Entretanto, a plataforma já divulgava como uma oferta “limitada”. Os contratantes pelo preço anterior terão um ano para aproveitar o valor reduzido. Depois terão que arcar com o custo de R$ 14,99.

O Prime sempre teve um valor acima do Prime+. Afinal, o primeiro é oferecido para uma contratação mensal enquanto o segundo é para assinatura anual.

Pelo vínculo estabelecido por 12 meses, o usuário ganhava mais vantagens como um preço de assinatura menor e máquina de cartão grátis.

Agora, o custo não é mais um benefício para quem optar pela assinatura anual com a plataforma.

Onda de insatisfações

Anteriormente, muitos usuários comentam que o plano era oferecido com pagamentos em boleto ilimitados, até que a empresa restringiu ao valor de R$ 5.000 e agora chegou em R$ 3.000.

https://twitter.com/rdantas2/status/1223940377876619265

Abaixo, as principais reclamações dos clientes:

https://twitter.com/AlanOSPOficial/status/1234870355036078080

De acordo com as respostas do RecargaPay, as mudanças são para promover uma melhor experiência aos usuários.

Entretanto, os clientes parecem perder a confiança no que é oferecido pela empresa, já que as alterações são realizadas em curtos períodos de tempo.

CNN divulga número do seu canal nas operadoras de TV por assinatura

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Emissora aproveitou para anunciar um novo acordo de distribuição com uma operadora e fazer mistério sobre horário e programa de estreia.

Após ser questionada nos últimos meses nas redes sociais sobre qual será o número da CNN Brasil nos decodificadores das operadoras de TV Paga, a emissora finalmente resolveu colocar fim ao mistério.

A CNN Brasil estará no canal 577 das operadoras Claro, SKY e Oi e nas maiores operadoras regionais. Entretanto, o mais espantoso no anúncio é que o logotipo da Vivo aparece na postagem da emissora.

Conforme publicado mais cedo, pelo Minha Operadora, a Vivo ainda não tinha uma previsão para a inclusão do canal em sua grade. Porém, conforme revelado pelo próprio perfil no Twitter da CNN Brasil, o acordo de distribuição acaba de ser selado.

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–> CNN Brasil anuncia data de estreia

–> Globo News se prepara para enfrentar CNN Brasil

–> Primeiro comercial da CNN Brasil já está no ar

A estreia do canal jornalístico será no próximo dia 15 de março, num domingo. “Em breve, vamos divulgar o horário em que entraremos no ar e também o programa especial que estamos preparando para o grande dia! Estamos chegando!”, diz o perfil da emissora na rede social.

Espera-se que o canal tenha 17 horas de jornalismo ao vivo, o que já tem provocado mudanças em canais concorrentes. A Globo News, por exemplo, expandiu nos últimos dias a sua transmissão ao vivo para 17 horas e 30 minutos.