13/04/2024

Emissoras de TV e operadoras chegam a um acordo sobre o 5G

Associações pretendem trabalhar em conjunto para minimizar problemas com a chegada da conexão móvel de quinta geração.

Nesta quarta-feira, 29, a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), a Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel) e o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil), chegaram a um entendimento sobre o uso da Banda C e a sua coexistência com o 5G.

A interferência do 5G — na frequência de 3,5 GHz — na recepção de sinais de TV via satélite é considerado como um dos principais entraves que está atrasando o leilão da conexão de nova geração no Brasil.

Para resolver a questão, as associações reconheceram a possibilidade de aplicar filtros para minimizar a interferência do 5G nos sinais das TVs, bem como migrar os canais acima da banda de 3,8 GHz, o que assegura 100 MHz livres para a nova conexão móvel.

Recentemente, testes realizados pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (CPqD) demonstraram a viabilidade técnica e financeira da instalação de filtros em antenas parabólicas residenciais, reduzindo a interferência causada pelo 5G. Esta alternativa é mais barata do que migrar todos os sinais de TV da Banca C para a Ku, como era proposto antes pelas emissoras.

A ideia é prosseguir com os testes e apresentar opções para os órgãos governamentais.

VIU ISSO?

–> Leilão do 5G é apresentado para investidores

–> Brasil foi o país que mais testou 5G em 2019

–> Com 5G atrasado, Brasil já estuda protocolo do 6G

“Ao reconhecerem a relevância da TVRO e do 5G para a sociedade brasileira, as signatárias estabelecerão nos próximos dias um cronograma de trabalho que permita a apresentação tempestiva de uma proposta conjunta ao Poder Público, mais especificamente ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações — MCTIC e à Agência Nacional de Telecomunicações — Anatel” diz as associações em comunicado.

A data para o leilão do 5G segue sem data, sendo previsto para ocorrer a partir do segundo semestre de 2020.

Com informações de Teletime.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários