TIM passa a utilizar computação quântica em sua rede móvel

Tecnologia permite otimizar serviço móvel oferecido aos clientes da operadora.

A TIM Itália acaba de se tornar a primeira operadora de telecomunicações da Europa a usar algoritmos de computação quântica em sua rede móvel. A nova tecnologia permite configurar os serviços 4.5G e 5G em tempo real, melhorando a experiência de navegação dos usuários finais.

O poder da computação quântica está muito além dos computadores tradicionais. Utilizando qubits, que exploram os princípios da mecânica quântica, é possível processar problemas complexos em curtos períodos de tempo.

Até o momento, a tecnologia era utilizada principalmente nas indústrias financeira, automotiva e química. NASA, Google, Microsoft e muitas outras têm investido em aplicações beneficiadas pela computação quântica há vários anos.

Na TIM italiana, por meio computador quântico 2000Q ™, fabricado pela canadense D-Wave, a operadora está planejando a sua próxima geração de redes móveis utilizando o algoritmo chamado de QUBO (Otimização Binária Irrestrita Quadrática, na sigla em inglês).

VIU ISSO?

–> Parceria com a TIM enaltece Deezer no Brasil

–> Presidente da TIM se passa por cliente para testar operadora

–> Dona da TIM fecha acordo com Google

A aplicação permite que os smartphones diferencie cada célula de rádio das outras, melhorando a estabilidade da rede enquanto os usuários se deslocam entre as áreas cobertas por células diferentes. O modelo algorítmico permite executar 10 vezes mais rápido essa função do que os métodos tradicionais.

A ideia é tornar os serviços móveis mais confiáveis e com alto desempenho.

“O uso dessa tecnologia em redes de telecomunicações é absolutamente inovador”, diz a empresa em comunicado.

Com informações de TIM Itália.

About Hemerson Brandão
Jornalista, gestor e produtor de conteúdo. São 8 anos trabalhando com blogs, revistas, agências e clientes corporativos. Apaixonado por ciência, tecnologia e exploração espacial.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
5 Comentários
mais antigo
mais novo mais votado
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários