Claro está a 41 mil linhas de perder a vice-liderança para a TIM

Péssimo desempenho no final de 2019 fez a operadora se distanciar da líder Vivo e estar prestes a ir parar no terceiro lugar da telefonia celular.

briga entre tim e claro pela vice-liderança da telefonia celular

“A caminho da liderança”, a Claro está prestes a perder novamente o segundo lugar do setor de telefonia móvel para a TIM. Durante o quarto trimestre de 2019, a operadora do grupo mexicano América Móvil perdeu quase 2 milhões de clientes, enquanto a TIM perdeu somente 80 mil usuários.

De acordo com dados da consultoria Teleco, a Claro fechou 2019 com 54,488 milhões de linhas ativas, enquanto a TIM registrou uma base de 54,447 milhões de chips. Ou seja, somente 41.000 acessos a menos do que a sua principal concorrente. A diferença percentual de participação de mercado entre TIM e Claro agora é de apenas 0,02 pontos.


As empresas Oi, Nextel e Sercomtel também perderam clientes nos últimos três meses do ano: 742 mil, 10 mil e 2 mil, respectivamente.

Vivo (+749 mil) e Algar Telecom (+212 mil) foram as únicas marcas que apresentaram um desempenho positivo no período. Não podemos esquecer, no entanto, das operadoras móveis virtuais. Juntas, as MVNOs adicionaram 346 mil novas linhas na rede.

De modo geral, a telefonia celular perdeu 1,49 milhão de acessos entre outubro e dezembro de 2019. Agora são 226,669 milhões de chips ativos.

Querer não é poder

Quando assumiu a gestão da área de telefonia móvel da Claro, Paulo César Teixeira (ex-diretor da Vivo), disse a seguinte frase: “Vamos com muita energia buscar a liderança de mercado”.

Muitos consumidores também estavam confiantes. Em enquete sem caráter científico promovida na página do Minha Operadora no Facebook, 88 das 211 pessoas que votaram (41,7%) disseram ter certeza que a Claro vai superar a Vivo em número de clientes durante o ano de 2020.

Porém, a diferença entre Claro e Vivo aumentou durante o ano passado. No primeiro trimestre de 2019, a Vivo possuía 32,13% do mercado brasileiro, enquanto a Claro detinha 24,63%. Agora, a primeira tem 32,90% contra 24,04% da segunda.

Quando olhamos mais de perto a diferença percentual entre Claro e TIM, a situação é ainda mais alarmante para a mexicana. No 1º trimestre de 2019, 0,57% afastavam as duas empresas. Agora, como já citado no início desta postagem, a disparidade é de apenas 0,02%. Veja no gráfico a seguir:


About Vagner Santos
Entusiasta de Telecomunicações. Fundador do Minha Operadora, hoje um dos principais sites de notícias sobre o setor de telecom do Brasil e do mundo. Mais de 10 mil artigos publicados com cerca de 1 milhão de páginas lidas todos os meses.

31
Deixe um comentário

Por favor, faça login para comentar
  Acompanhar esta matéria  
o mais novo mais antigo mais votado
Notificação de
Odair Fernandes
Colaborador

Os planos da claro controle conseguem ser tão caros quanto os da vivo. Pra mim a Tim é melhor em planos pré e controle . Força Tim vamos voltar ao segundo lugar.

Cidade - UF
Santa Tereza do Oeste Pr
Ueritom Ribeiro Borges
Colaborador

Tirando o Tim Beta, eu discordo de você. Os novos planos pré da Tim estão uma porcaria no geral.

Cidade - UF
São José/SC
Rogerio Pires
Colaborador
Rogerio Pires

Concordo! Ainda sou TIM porque sou Beta Lab e a cobertura 4G é muito boa; no quesito “velocidade” deixa a desejar, creio que só é melhor que a Oi.

Cidade - UF
Uberlândia - MG
Jean Michel Skaleé
Colaborador
Jean Michel Skaleé

Dentre as 4 operadoras a Claro eh o que faz uma faxina geral em linhas inativas. Ja tive vivo que ficou mais de 3 anos sem receber um centavo de crédito e ficou ativo. A tim a mesma coisa e conheço muitos que deixam sem recarregar e continua funcionando normalmente. Apesar de estar proximo de perder o posto (ja q não vai demorar assumir devido a aquisição da nextel) isso não influencia em nada, ou melhor, pode incentivar para vir mais benefícios e novas ofertas mais agressivas para ganhar mercado. So ver a oi que esta em quarto e eh… Leia mais »

Cidade - UF
Nova Santa Rosa-PR
Eusebio Sachser
Colaborador
Eusebio Sachser

Jean, não sei como está para vc, mas o 4G da Claro aqui em Marechal tá estranho mesmo. Medindo pelo OpenSignal, em locais abertos, o download tá sempre alto, acima de 50mb/s enquanto o upload fica com 1mb/s ou até menos as vezes. Hoje estava em Cascavel e o upload foi até melhor, lá por 15mb/s. Aí pega um chip do Correios que é a mesma coisa que a TIM praticamente, fica com uns 8mb/s de download e uns 6mb/s de upload, mas com latencia muito alta. Eu já tive Vivo há alguns anos e vou fazer portabilidade novamente para… Leia mais »

Cidade - UF
Marechal Cândido Rondon-PR
Ueritom Ribeiro Borges
Colaborador

Verdade. Se a Oi tivesse uma cobertura igual à da Claro ou da Vivo, seria imbatível.

Cidade - UF
São José/SC
Andre Felix Rio
Colaborador

A claro as promoções não evolui, esse pezão e o controle continua na mesma. Agora a Tim sempre está renovando seus planos principalmente os pré pagos. Será fácil a Tim voltar para o segundo lugar.

Cidade - UF
São Gonçalo RJ
Tailor Durante
Colaborador

Rapaz, que tipo de renovação vc vê na Tim. Eu vejo renovação , planos cada vez mais carros sem benefícios. Só checar no site das duas, as diferenças no pré pago. A Tim só é melhor na cobertura, só.

Cidade - UF
Lindoeste PR
Ueritom Ribeiro Borges
Colaborador

Verdade, Tailor.

Cidade - UF
São José/SC
Gustavo Azevedo
Colaborador
Gustavo Azevedo

Eu acho muito interessante como a Vivo sempre cresce, apesar dos preços. Pelo menos aqui na minha região, é a que tem sinal mais estável e presente na maioria das cidades.

Cidade - UF
Montes Claros - MG
Ueritom Ribeiro Borges
Colaborador

Verdade, mas eles melhoraram bastante a questão dos preços ultimamente, pelo menos no Pré. Ah, e tem o Vivo Easy também.

Eu só não migrei pra Vivo porque a cobertura aqui no meu bairro não é tão boa. Mas vejo que no geral ela ganha em velocidade na maioria das vezes.

Cidade - UF
São José/SC
Roberto Ramos
Colaborador
Roberto Ramos

A quase um ano atrás, mudei da Oi para a Claro, era muito boa a rede, principalmente onde moro, a internet chegava a 90 e até 100mb/s. Agora tá uma porcaria, não passa dos 10 MB/s, isso sem contar que nos centros também piorou. E o pior, estão descontando do pacote de internet, os apps que dizem ser a vontade, já reclamei e não estão nem aí. Tenho um chip da vivo, e o plano vivo EASY, e a internet da vivo tá muito melhor, vou esperar acabar minha fidelidade, e mudar para a Vivo. Claro que caia, não investe… Leia mais »

Cidade - UF
São Bernardo do Campo - SP
Jefferson
Colaborador
Jefferson

Cara, tenho 6GB na Claro e meu uso mensal é 10~12GB e no final do pacote ainda sobra uns 2GB.
A Claro mal desconta Internet, pelo menos aqui onde eu moro.
Tem dia que eu vou e volto do trabalho com Youtube em 480P e não desconta 1MB. Se quiser eu mando o consumo para seu email.
Só concordo com vc na parte da qualidade da rede, que percebi que vem caindo, mas que ainda assim, supera as outras.

Cidade - UF
Recife - PE
Jefferson
Colaborador
Jefferson

Para a Claro superar a Vivo, ela tem que investir pesado em SP, porque a Vivo praticamente só cresce lá e em alguns DDDs do Sul/Sudeste.
Mas algo interessante que está acontecendo na Claro é a migração acelerada da base Pré para Pós. Isso está fazendo a Claro mais rentável, mesmo reduzindo a base de clientes.

Cidade - UF
Recife - PE
Leonardo Souza
Colaborador

Fica Claro que foi limpeza de base. A Claro foi a operadora que mais cresceu no Pós Pago.

Cidade - UF
Vila Velha ES
Paulo Freire
Colaborador
Paulo Freire

A claro faz a limpeza de números que não colocam créditos a mais de 3 meses enquanto a vivo e a Tim nao, outra os pres da claro são mais caros do que outras operadoras mas acho que o ranking deveria ser medido pelas linhas pós e não pelo seguemento pre, agora com a possível venda da oi móvel poderá haver uma mudança neste cenário, mas acho que a negociação sera difícil pois a duas operadoras terão problemas com a legislação já que não podem deter muito expecto em determinadas regioes a oi deverá ser vendida da seguinte forma 70… Leia mais »

Cidade - UF
São paulo
Robert Oliveira
Colaborador

Tim tem sinal bom, conceito ilimitado e atendimento bom. Para mim, é a melhor operadora.

Cidade - UF
Cuiabá
Luiza Silveira
Colaborador
Luiza Silveira

Realmente a claro deixa muito a desejar, o atendimento eletrônico não é satisfatório fica sempre uma questão pendente.o sinal e ruim não consigo nem assistir a Netflix.

Cidade - UF
São Caetano do Sul
Eduardo Mariano
Colaborador

A promoção da Claro no prezão com restrição de utilização apenas no DDD de origem “detona” a oferta. Eles oferecem benefícios mas para o usuario utilizar apenas dentro da sua área (como se fosse um telefone fixo). Liberem as ligações no pré pago em roaming nacional que o market share tende a melhorar. A TIM e a Oi faz isso a um bom tempo…

Cidade - UF
PB
Tailor Durante
Colaborador

Em quase todas as cidades tem uma torre 4G da Tim. Seria o único motivo de ela volta pra vice liderança .. isso é Minha opinião.

Cidade - UF
Lindoeste PR
Renata Viana Silva
Colaborador
Renata Viana Silva

Exatamente! Até em cidades pequenas de GO e DF tem 4G da TIM.

Cidade - UF
Anapolis GO
Edmar Fernando Calixto
Colaborador

Eu também tenho percebido uma leve queda na qualidade da internet da Claro. Outra coisa é o sinal da TIM, dá impressão que eles estão desativando a tecnologia 3G em alguns locais. Pois já percebi que ou tem sinal 4G ou fica sem sinal quando está mais distante da torre, onde deveria passar para o 3G (H+) devido o seu alcance de sinal ser maior. Já aconteceu isso comigo em vários lugares no Estado de São Paulo.

Cidade - UF
São Paulo - SP
Job Dias
Colaborador

A Oi está ruim das pernas ($$$). Caso aconteça da TIM comprar a Oi, ultrapassará a Claro tranquilamente.

Cidade - UF
Rio de Janeiro
Renata Viana Silva
Colaborador
Renata Viana Silva

Exatamente!
E no meio disso tudo a Oi…
Se a Vivo ou a TIM comprarem a Oi como se especula a algum tempo, a Claro vai cair pra 3° lugar.
A Oi é a 2a em GO, DF, TO e em várias partes do Nordeste.

Cidade - UF
Anapolis GO
Ueritom Ribeiro Borges
Colaborador

Nesse caso a Claro vai passar pra lanterna, pois a Oi não vai ter mais a parte móvel…kkk

Cidade - UF
São José/SC
bruno furlan
Colaborador
bruno furlan

A Claro não tem sinal nas pequenas cidades, na minha por exemplo 2000 habitantes interior de SP temos sinal Oi, Vivo 4g, Tim 4g menos Claro.

Cidade - UF
União Paulista SP
Renata Viana Silva
Colaborador
Renata Viana Silva

E no meio disso tudo a Oi…
Se a Vivo ou a TIM comprarem a Oi como se especula a algum tempo, a Claro vai cair pra 3° lugar.
A Oi é a 2a em GO, DF, TO e em várias partes do Nordeste.

Cidade - UF
Anapolis GO
Ueritom Ribeiro Borges
Colaborador

Vai cair pra lanterna kkk

Cidade - UF
São José/SC
Edvard Feitöösa Guina Desu
Colaborador
Edvard Feitöösa Guina Desu

No meu município o 4G da Claro é pior que o próprio 3G dela. Nas cidades pequenas vizinhas o 4G dela sempre passa dos 20Mb/s, e na minha o 4G não chega a 1Mb/s. Já reclamei durante quase 2 anos e sempre dizem que não podem fazer nada. A TIM e a Oi são mais lentas que internet discada na minha cidade.
Na minha residência utilizo o Vivo Easy e embora no meu bairro não pegue o 4G, o 3G bate facilmente 1Mb/s que é o suficiente pra eu fazer o básico já que não sou um usuário exigente.

Cidade - UF
Balsas - MA
Rogerio Pires
Colaborador
Rogerio Pires

Evidente que deve ter tido uma “limpeza” na base da Claro, aliado a fatores como planos não tão atraentes (principalmente se comparados com Oi e Vivo) e cobertura 4G que não evolui. Mas essa diferença em Janeiro vai pender em favor da Claro, quando entrará na conta a incorporação dos 3,5 milhões de clientes da Nextel.

Cidade - UF
Uberlândia - MG
Eusebio Sachser
Colaborador
Eusebio Sachser

Aqui onde moro a Oi tem sinal 2G e 3G apenas, não conheço ninguém que tenha chip da operadora, mas a Tim ou a Vivo absorvendo ela, vai melhorar muito, principalmente se for a Vivo em termos de qualidade e velocidade.

Cidade - UF
Marechal Cândido Rondon - PR