18/12/2025
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Claro prorroga sinal aberto de canais até junho

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Confira a lista de emissoras com transmissão gratuita para todos os clientes da operadora.

Ainda não está claro quando a pandemia da Covid-19 vai acabar. Apesar de vários governos estaduais e municipais já estarem planejando a reabertura de comércios e escolas nas próximas semanas, a Claro acaba de anunciar que vai estender o período de sinal aberto de canais da TV por Assinatura até junho.

No início deste mês, as operadoras e programadoras decidiram colocar fim ao sinal aberto de dezenas de canais, com exceção daqueles que possuem conteúdo jornalístico e infantil.

Na época, a Claro anunciou que pretendia manter 21 canais abertos até 31 de maio. Agora, o novo prazo vai até 18 de junho.

Com a iniciativa, a operadora se diz mobilizada e comprometida com seus clientes.

Entre os jornalísticos, estão canais como CNN, GloboNews e Band News. Na categoria infantil, os pequenos podem ser entretidos com a Discovery Kids, Cartoon Network, Nickelodeon, entre outros.

Segundo dados da Anatel, a Claro é a maior operadora de TV por assinatura no Brasil, com 7,8 milhões de acessos e tendo uma participação de 49,24% neste mercado.

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Confira a lista de canais com sinal aberto na Claro net (cabo e IPTV/fibra) e Claro TV (satélite):

Jornalísticos:

  • GloboNews
  • Bloomberg Television
  • Record News
  • BBC World News
  • CNN Brasil
  • CNN International
  • Band News

Infantil:

  • Discovery Kids
  • Cartoon Network
  • Boomerang
  • Nickelodeon
  • Nick Jr.
  • Nat Geo Kids
  • ZooMoo
  • Disney Channel
  • Disney Junior
  • Disney XD
  • Gloob
  • Tooncast
  • Baby TV
  • TV Rá-Tim-Bum

Conspiração do 5G começa a incentivar golpes

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Entenda como golpistas se aproveitam das falsas informações a respeito da tecnologia para obter lucro.

Divulgação do pendrive contra 5G
Imagem: Divulgação do pendrive contra 5G

Inegavelmente, o 5G é envolvido em milhares de controvérsias. Depois das teorias que alegavam possíveis danos à saúde causados pela conectividade, a tecnologia foi atribuída como causadora da pandemia do novo coronavírus.

No Reino Unido, o problema é ainda mais grave já que a teoria motivou diversos ataques nas infraestruturas das operadoras, assim como aos profissionais de telecomunicações.

Agora, as conspirações chegaram a um novo nível e se tornaram alvo de golpistas, que estão se aproveitando da disseminação de informações falas para obter lucro.

Um pen drive é vendido por 283 libras, R$ 1860 na conversão direta, com a promessa de proteger o consumidor contra todos os danos que o 5G pode causar para a saúde.

O produto pode ser encontrado pelo nome de 5GBioShield, escudo biológico de 5G na tradução. Obviamente, o item foi submetido a vários testes.

A conclusão é que se trata apenas de um armazenador com 128 MB de memória, nada além, segundo analisou o site Pen Test Partners. Um verdadeiro golpe aplicado nos consumidores que acreditam na conspiração.

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–> Usuários que relacionam 5G com coronavírus atacam operadoras

–> Ator de Hollywood defende teoria sobre 5G

Segundo o site oficial, o produto utiliza tecnologia quântica para proteger residências inteiras da suposta radiação emitida pelo 5G.

Vale destacar que todas as teorias foram desmentidas por entidades governamentais, cientistas e outras instituições.

Com informações de The Verge

Usuários relatam ‘pane’ na TIM; Operadora se posiciona

Consumidores reclamam de ausência de sinal nesta sexta-feira, 29; saiba mais detalhes.

Ilustração - Emoji
Imagem: Ilustração Pixabay

Definitivamente não “sextou” para o TIM, ou seus técnicos, que terão trabalho redobrado com a possível pane da operadora na largada para o fim de semana. De acordo com usuários da tele, não há sinal desde cedo.

No Downdetector, site que mapeia instabilidades no mundo inteiro, o gráfico de notificações começou a subir por volta das 10h37 da manhã desta sexta-feira, 29 de maio. O pico foi de 774 solicitações, às 11h07.

Entre os problemas mais notificados, a internet concentra 41% no gráfico, seguido por “Falha Geral” com 34%. O restante, 23%, reportou apenas problemas no “celular”.

Mas, os relatos ajudam a entender melhor o que ocorre com a TIM. Alguns consumidores relatam uma “falha” nos serviços da operadora, já que clientes de telefonia móvel e internet fixa estão afetados.

Confira algumas manifestações no Twitter:

https://twitter.com/eiigouveia/status/1266374149624094720
https://twitter.com/fatzin_/status/1266367430776852485

Pela página oficial, a prestadora responde as possíveis solicitações, mas ainda não apresentou uma justificativa a respeito do que realmente aconteceu com os seus serviços.

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Até então, as cidades de Goiânia, São Paulo, Manaus, Rio de Janeiro, Aparecida de Goiânia, Rio Verde, Brasília, Anápolis e Belo Horizonte aparecem entre as localidades mais relatadas. Confira o mapa de calor do Downdetector.

Mapa de calor do Downdetector
Imagem: Downdetector

O Minha Operadora também já fez contato com a assessoria de imprensa da TIM. Se houver uma resposta, o conteúdo da publicação será atualizado.

[ATUALIZAÇÃO – 29/05/2020 13h36]:

A TIM informa que, na manhã desta sexta-feira, 29, teve uma falha momentânea nos serviços de voz e dados para clientes de Goiás, causando instabilidade no serviço. Equipes de campo da operadora atuaram prontamente para corrigir o problema e o serviço já foi restabelecido. A operadora reitera que não houve uma falha generalizada em outras regiões do Brasil. A TIM ressalta ainda que está comprometida com a conectividade de todos os clientes de sua base e trabalha continuamente para levar serviços de qualidade para seus usuários.

Mesmo com futebol parado, TIM deve renovar patrocínio de times

Contrato com o Botafogo está próximo do fim, mas a operadora mantém as conversas para uma renovação; entenda.

Chip uniformizado da TIM
Imagem: Chip uniformizado da TIM

O patrocínio concedido aos clubes cariocas pela TIM parece lucrativo para a operadora. Mesmo com o esporte em pausa, por conta do novo coronavírus, a empresa segue em conversar sobre uma possível renovação do patrocínio com o Botafogo.

A marca é exibida nas camisas de futebol e basquete do clube e segue junto ao time carioca desde 2017.

Além do Botafogo, a prestadora também é vinculada ao Flamengo, Vasco e Fluminense.

Com os três, a tele também tem intenção de renovar os contratos e está nas análises finais do processo, segundo as informações divulgadas recentemente.

O interesse foi confirmado pela própria assessoria da operadora e se tudo correr como esperado, o patrocínio chega em ótimo momento para os clubes.

Afinal, com a pausa pelo coronavírus, a renda deve diminuir e alguns patrocinadores já se retiraram, como o Azeite Royal, que se afastou dos quatro clubes.

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Outra possível evasão é do banco BS2, que já está em conversas para finalizar a parceria, estimada em R$ 15 milhões por ano.

Para o Flamengo, há expectativas de que a gigante Amazon se junte aos patrocinadores e ajude na sobrevivência no clube.

Nos últimos dias, inclusive, torcedores levaram o termo “VEM AMAZON” para os assuntos mais comentados do Twitter.

Com informações de GloboEsporte

Culpa da pandemia? Pós-pago registra primeira queda do ano

Segmento é a grande aposta das operadoras, mas o cenário pode mudar; conheça os dados da Anatel.

Ilustração - Smartphone
Imagem: Public Domain Pictures

As operadoras investem pesado no pós-pago há meses. A ideia, obviamente, é ter clientes mais caros e fidelizados, para garantir maior receita. Por conta disso, acompanhamos planos reformulados, ofertas incorporadas com outros serviços, entre outras novidades para tornar o segmento cada vez mais atrativo.

Já o pré-pago se tornou cada vez mais estratégico para motivar uma migração do usuário. Afinal, mesmo com uma recarga, o consumidor é induzido a contratar planos semanais e no fim das contas, acaba com um gasto médio de R$ 40 mensais.

Dessa forma, o custo total acaba não é tão diferente do valor de um plano controle, por exemplo, visto como o segundo passo de uma migração.

Mas, será que os efeitos da pandemia do novo coronavírus começaram a aparecer? As estratégias pareciam certeiras, afinal, todas as operadoras apresentavam crescimento na área do pós-pago, porém, houve uma queda em abril.

De acordo com os últimos dados da Anatel, o setor registrou 111.459.839 acessos em abril. No comparativo com março, é uma diminuição de 525.840.

É possível que a área de telecomunicações sinta os primeiros efeitos da pandemia e da crise iminente prevista por conta do período de isolamento social, que ocasionou o fechamento de diversos estabelecimentos e empresas.

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–> Número de assinantes da TV Paga continua em queda

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–> Problema com a operadora? Veja como reclamar na Anatel

O fato de todos estarem em suas próprias residências também pode ter motivado um possível cancelamento ou suspensão de assinaturas pós-pagas.

Afinal, quem ainda utiliza muito a banda larga e telefonia fixa para se comunicar quando está em casa pode não ver utilidade na telefonia móvel durante o isolamento social.

Gráfico produzido pelo Minha Operadora, com dados da Anatel.
Gráfico produzido pelo Minha Operadora, com dados da Anatel.

Com informações de Anatel

Anitta divulga nova parceria da Claro em comercial

Ação estreou na noite da última quinta-feira, no horário nobre do canal pago Multishow.

Novo comercial da Claro
Imagem: Novo comercial da Claro

Para divulgar a parceria com o site de cursos online Descomplica, a Claro convocou a cantora Anitta, sua garota propaganda, para estrelar uma ação em vídeo.

No comercial, a cantora liga para uma fã, que reclama da dificuldade em manter os estudos e recebe a nova parceria da operadora como uma grande novidade, pela voz da cantora.

A partir de agora, todos os clientes pré-pagos da Claro terão acesso aos cursos pré-vestibulares do site Descomplica, sem custo ou desconto na franquia.

Basta estar com uma recarga ativa e fazer o acesso para manter os estudos. Até mesmo um plano diário, de R$ 1,99 por dia de uso, garante o recurso.

A nova ação com a cantora Anitta estreou no horário nobre do Multishow, durante a exibição do programa “Dentro da Casinha”, estrelado pela artista.

Assinada pela Talent Marcel, a campanha começará a circular na internet, assim como nas emissoras de TV.

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Sobre a parceria, há alguns dias, Paulo Cesar Teixeira, CEO da marca, comentou que há risco de a pandemia aumentar a exclusão digital. Por isso é necessário garantir acesso para os mais afetados pela crise.

E de certa forma, o momento é realmente oportuno, já que a suspensão de atividades escolares deixou diversos estudantes sem acesso ao ensino, já que não possuem internet em casa.

Confira:

Finalizada proposta para tributação dos serviços de streaming

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Ideia é cobrar uma alíquota da Condecine sobre assinatura ou aquisição de títulos de vídeos sob demanda.

O grupo de trabalho criado pelo Conselho Superior de Cinema (CSC), em dezembro do ano passado, acaba de entregar o relatório final de uma proposta legislativa com o objetivo de regular a cobrança da Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica Nacional (Condecine) sobre as plataformas de vídeo sob demanda.

Entretanto, o CSC não tem previsão de quando será a próxima reunião do conselho, nem quando a matéria será encaminhada para o governo.

A proposta é que a tributação ocorra pelo faturamento da empresa, sendo sobre a receita de assinaturas, como ocorre na Netflix e Amazon, ou sobre cada compra de títulos realizada, como acontece na Apple TV e NOW.

A ideia de cobrar a Condecine sobre o tamanho do catálogo foi abandonada.

“Com isso, evita-se burocracia e gastos públicos na atividade de administração tributária, além de altos custos transacionais com reestruturações contábeis e societárias por parte dos agentes econômicos envolvidos – contribuintes -, o que implicaria barreira a novos entrantes e prejuízos à concorrência”, diz o documento.

Quanto a alíquota, a proposta do grupo é que ela pode variar de acordo com o tamanho da plataforma de streaming. Para empresas com faturamento de até R$ 200 milhões, a cobrança seria de 0,75% sobre o faturamento. Para plataformas maiores, a alíquota seria de 1%.

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A arrecadação da Condecine compõe o Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), que é revertido para o incentivo ao audiovisual brasileiro, beneficiando toda a cadeia produtiva do setor.

O grupo de trabalho do Conselho Superior de Cinema foi composto por representantes da Agência Nacional do Cinema (Ancine), Casa Civil, Ministério da Economia, Secretaria Especial da Cultura. Também integra um representante da sociedade civil e um especialista da área.

Com informações de Teletime.

Número de assinantes da TV Paga continua em queda

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A cada 100 domicílios brasileiros, 22 ainda possuem o serviço de TV por assinatura.

Nesta quinta-feira, 28, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou o Panorama Setorial de Telecomunicações, relatório que demonstra os principais números do setor no Brasil, incluindo o da TV Paga.

Segundo o documento, a TV por assinatura perdeu 1,9 milhão de clientes em um período de um ano. No mês de março deste ano, o serviço tinha 15,4 milhões de contratos ativos, queda de 10,9% em relação ao mesmo período de 2019.

Em relação ao mês anterior, a redução foi de 93 mil assinaturas (-0,6%).

Todos os estados, incluindo o Distrito Federal, apresentaram queda no número de assinaturas, principalmente Rondônia, menos 12,6 mil contratos, Paraíba, com diminuição de 27,5 mil e Tocantins, retração de 9,1 mil.

Em março deste ano, a densidade de TV paga era de 22,11 para 100 domicílios no Brasil.

A maioria dos contratos permanecem em São Paulo, com 5,7 milhões de assinantes, seguido do Rio de Janeiro (2,1 milhões) e Minas Gerais (1,4 milhão).

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A tecnologia FTTH foi a única a apresentar crescimento, com índice de 24,6% a mais em relação ao ano anterior.

A Claro detêm quase metade do mercado de TV por assinatura no Brasil, com 7,8 milhões de acesso, ou seja, 49,24% de market share. Em seguida, aparecem SKY, com participação de 29,62% e a Oi com 9,86%.

Intelbras lança a sua própria TV Box

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Conheça o Izy Play, o produto que promete transformar qualquer televisor em uma Smart TV.

A Intelbras acaba de entrar no mercado de entretenimento doméstico, ao lançar o Izy Play, uma TV box que pode ser conectado a qualquer televisor que possua saída de vídeo HDMI e A/V e transformá-la em uma Smart TV.

O dispositivo roda o sistema Android TV e funciona de maneira parecida com produtos como a Apple TV ou Fire TV Stick. Ele não precisa de um celular para funcionar, como acontece no Chromecast.

Ele conta com processador Quad-core de 1,2 GHz (Cortex-A53) e 1GB de RAM, o que permite reproduzir conteúdo em Full HD (1080 p).

Ele também conta com controle remoto com botões dedicados para o YouTube, Netflix e Google Play, além de microfone integrado, o que permite comandos de voz, por meio do Google Assistente.

O armazenamento interno é de 8GB. Ele também possui duas entradas USB, para pendrives, joysticks e fones de ouvido. Também há conexão Bluetooth.

O preço do Izy Play é de R$ 429,90, podendo ser parcelado em até cinco vezes, na própria loja virtual da Intelbras.

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Além da TV Box, a Intelbras também vende o Izy Speak, uma caixinha de som inteligente, que conta com a Alexa, a inteligência artificial desenvolvida pela Amazon.

Foto do Izy Play da Intelbras.

Com informações de Tecnoblog.

Facebook Watch vai transmitir jogos clássicos da Libertadores

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Enquanto os campeonatos não são retomados, confira a lista completa de partidas e dias de exibição.

Para quem está com saudades dos jogos da Copa Libertadores, o Facebook Watch firmou um novo acordo com a Conmebol, com o objetivo de exibir jogos clássicos da principal competição de futebol entre clubes profissionais da América Latina.

A iniciativa é temporária, enquanto as partidas da temporada deste ano estão paralisadas, por conta da pandemia da Covid-19.

O acordo inclui 28 confrontos considerados históricos, sendo que 14 deles serão exibidos no Brasil e o restante em outros países da América Latina. As transmissões ocorrem sempre às quintas-feira e sábados.

A primeira partida será exibida já nesta quinta-feira, 28, às 20h (horário de Brasília), com o jogo entre River e o Vasco, na semifinal de 1998. O jogo terá narração de Jorge Iggor e comentários de Vitor Sergio Rodrigues.

Já no sábado, tem o confronto de 2013, pelas quartas de final, entre Atlético-MG e Tijuana.

“Sabemos que o esporte proporciona uma conexão profunda às pessoas e estamos felizes em trazer essas partidas para os fãs de futebol da região. Os torcedores poderão reviver momentos icônicos do torneio e se conectar com os amigos para assisti-los juntos, não importa onde eles estiverem” afirma Leo Lenz Cesar, diretor de Parcerias Esportiva do Facebook na América Latina.

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A transmissão dos clássicos pelo Facebook manterá o acordo com a Turner, para utilizar a estrutura e a equipe de microfone do Esporte Interativo.

Confira a lista completa de partidas que serão transmitidas no Brasil pelo Facebook Watch.

  • 28 de maio às 20h: River vs. Vasco (semifinal – 1998)
  • 30 de maio às 16h: Atlético-MG vs. Tijuana (quartas de final – 2013)
  • 4 de junho às 20h: Corinthians vs. Vasco (quartas de final – 2012)
  • 6 de junho às 16h: Corinthians vs. Palmeiras (semifinal – 2000)
  • 11 de junho às 20h: Palmeiras vs. Dep. Cali (final – 1999)
  • 13 de junho às 16h: São Paulo vs. Newells (final – 1992)
  • 18 de junho às 20h: Atlético MG vs. Olimpia (final – 2013)
  • 20 de junho às 16h: Santos vs. Peñarol (final – 2011)
  • 25 de junho às 20h: Flamengo x Grêmio (semifinal – 2019)
  • 27 de junho às 16h: Internacional vs. Chivas (final – 2010)
  • 2 de julho às 20h: Palmeiras vs. River (semifinal – 1999)
  • 4 de julho às 16h: Corinthians vs. Boca (final – 2012)
  • 9 de julho às 20h: Lanús vs. Gremio (final – 2017)
  • 11 de julho às 16h: São Paulo vs. Athletico (final – 2005)

Para assistir, basta acessar a fanpage da Conmebol Libertadores.

Com informações de TudoCelular.