Problema com a operadora? Veja como reclamar na Anatel

Entenda como e quando a agência deve ser acionada para ajudar a resolver conflitos.

Infelizmente, nenhum consumidor está livre de ter problemas com as operadoras de telefonia, TV por assinatura ou banda larga. Mas, quando o pior acontece, o procedimento padrão é entrar em contato com a ouvidoria ou atendimento e tentar a resolução do conflito.

Na hora de realizar o procedimento, nunca se esqueça de anotar o número de protocolo. Feito isso, a depender do problema, se vão alguns dias úteis de espera e nem sempre o problema é resolvido durante esse período.


É nessa hora que surge a necessidade de acionar a Anatel, agência reguladora. Para isso, pelo telefone, basta dicar 1331, ir diretamente para a opção de “Registrar uma reclamação” e informar o protocolo aberto com a sua operadora.

Alternativamente, os clientes podem optar pelo aplicativo Anatel Consumidor, disponível para Android e iOS.

VIU ISSO?

–> Anatel cria canal telefônico exclusivo para o coronavírus

–> Anatel publica novo Regulamento Geral de Outorgas

–> Anatel alerta usuários sobre golpe de internet grátis

Por ele, o consumidor faz um cadastro e abre a solicitação. A resposta vem em 10 dias corridos e após recebe-la, há um prazo de 20 dias para avaliar o atendimento ou reabrir o chamado, caso o problema não tenha sido resolvido.

O procedimento é válido para reclamações, pedido de informação, sugestão e denúncia. Há também como fazer essa abertura de chamado diretamente pelo site, com o mesmo login criado para acesso no aplicativo.

ECONOMIZE! 💰 Compare os planos das operadoras de celular e escolha o mais vantajoso para você.

É importante lembrar que a Anatel deve ser procurada em casos extremos, quando a operadora não apresenta alternativas ou resoluções para um conflito com o consumidor.

Reclamações sem o protocolo do atendimento com a prestadora também são aceitas, mas o indicado é que todos tenham os seus devidamente anotados antes de fazer o registro.

About Anderson Guimarães
Jornalista com cinco anos de experiência em produção de conteúdo digital. Passagens por eventos nacionais, mídias sociais e agências de publicidade. Apaixonado por tecnologia e cultura pop.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
5 Comentários
mais antigo
mais novo mais votado
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários