Claro se compromete a flexibilizar condições para inadimplentes

Em ofício enviado para a Anatel, operadora propõe a suspensão parcial de serviços e uma nova política para parcelamento de dívidas.

Nesta quinta-feira, 2, a Claro enviou um ofício, em forma de carta compromisso, para a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) com uma série de iniciativas da operadora em meio ao surto do coronavírus. Dentre as ações listadas, estão a flexibilização de pagamentos; parceria com o Governo e ações para o uso consciente das redes.

Diante dos efeitos econômicos provocados pela quarentena, e o impacto na vida financeira de seus clientes, a Claro disse que estabeleceu novas políticas para negociação de dívidas.


A operadora pretende flexibilizar o parcelamento de faturas vencidas e readequar planos. No caso de acúmulo de dívidas e renegociações, será possível um novo parcelamento com o prazo de pagamento da primeira parcela em até 10 dias após a data do acordo.

O serviço religar em confiança também será flexibilizado, permitindo que clientes que acionem a Claro tenham até 10 dias adicionais para regularização das faturas.

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Nos casos em que se caracterize a inadimplência, a Claro não pretende suspender totalmente o serviço.

A ideia é manter os usuários em suspensão parcial pelo maior período possível, a depender da evolução deste cenário de crise.

Neste modelo de suspensão existirá um prazo extenso no qual os clientes, em casa ou no celular, possam continuar a navegar na internet, porém com uma velocidade reduzida.

O serviço de voz fixo residencial será mantido, inclusive para realizar chamadas. Já o envio e recebimento de SMS também será garantindo para todos os usuários móveis.

Para os assinantes de TV por assinatura inadimplentes, a operadora manterá, não apenas os canais obrigatórios, como também todos aqueles cujos programadores concordarem em disponibilizar à população os canais de forma gratuita.

No NOW online, os canais de notícias que autorizarem a disponibilidade gratuita, estarão acessíveis não apenas para assinantes em inadimplência quanto para clientes que não tem TV por assinatura.

“A operadora sabe da grande importância dos serviços de telecomunicações neste momento e, por isso, está empenhada em proporcionar aos brasileiros a fruição de seus serviços, além de prestar atendimento e assistência aos seus usuários, colaboradores e à comunidade”, diz o comunicado.

Ações de conscientização

A Claro também informou na carta de compromisso que pretende executar ações de uso consciente das redes de telecomunicações. A operadora está em contato com empresas de OTT, para solicitar a redução de qualidade de vídeos e serviços, para não sobrecarregar as redes.

Para a população em geral, a Claro pede que utilizem mais a TV tradicional, evitando o excesso de uso de serviços de streaming. Ela também orienta o uso do serviço de voz ao invés dos dados.

Ações para clientes

A companhia também reiterou à Anatel que liberou por tempo indeterminado acesso aos canais de notícias e variedades na TV por assinatura, garantiu acesso limitado no aplicativo Coronavírus SUS e ofereceu 100MB diário para o cliente pré continuar a navegar no celular após consumir a franquia de dados.

Para ampliar o acesso à internet inclusive a quem não é cliente, a operadora também está liberando suas redes de Wi-Fi em locais públicos. O acesso pode ser feito por meio da rede #NET-CLARO-WIFI, por tempo limitado, após assistir a exibição de vídeos de prevenção do Ministério da Saúde.

Ações internas

Até o momento, mais de 40 mil colaboradores da Claro estão trabalhando em home office. Quanto aos parceiros, já são 5.800 pessoas trabalhando remotamente. Os números crescem a cada dia.

O volume de atendimentos tem sido redistribuído para dar maior autonomia na resolução das demandas dos clientes, inclusive utilizando colaboradores de outros departamentos, como de cobrança e televendas.

Com o fechamento de lojas, a operadora comunica que os clientes utilizem mais os canais digitais. A prestadora inclusive disponibilizou um canal de atendimento via WhatsApp por meio do número (11) 9-9991-0621.

Ações para conter a pandemia

A Claro também está envolvida – junto com as outras operadoras – de uma ferramenta para gerar mapas de calor, tendo como base a análise de dados de geolocalização anonimizados.

A ideia é monitorar a movimentação da população para apoiar o governo nas ações de combate ao coronavírus.

A operadora também está enviando mensagens SMS em parceria e solicitação da Defesa Civil, Governos Estaduais e Municipais.

Com informações de Assessoria de Imprensa Claro.

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About Hemerson Brandão
Jornalista, gestor e produtor de conteúdo. São 8 anos trabalhando com blogs, revistas, agências e clientes corporativos. Apaixonado por ciência, tecnologia e exploração espacial.
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Felipe

kkk a claro que q voce utilize os serviços analogicos dela como tv ao inves de steaming e chamadas de vez ao inves de chamadas pela internet, por que ela quer receita, e nao por que supostamente vai sobrecarregar nada.

Cidade - UF
Goiania - GO
cris oliveira

Mentira, tenho um combo net claro e meus celulares não estão fazendo ligações, tentei o suporte e veio o técnico que trocou o decodificadorque esolveu o sinal da TV e melhorou a internet mas falou pra eu ir numa loja pra resolver os telefones móveis, argumentei que as lojas estavam fechadas e ele disse que dizem que o combo é tudo junto mas que telefone móvel só na loja. Me vi num redemoinho, pois ligava pro 10631 me passavam pra outro número por ser cliente combo, mas lá não resolvem por ser celular

Cidade - UF
Rio de Janeiro
Karen Rejane

Tenho a Net tv a mais de cinco anos e essa flexibizacao não existe !!!Eles desligaram o sinal da minha tv inclusive todos os canais até os abertos como Globo e Record…..Liguei lá ,mandei zap até pela internet tentei renegociar mais não sem sucesso….eles são inflexíveis……tudo é uma farsa ……Muito decepcionada com a Net /Claro

Cidade - UF
São Paulo /SP