16/12/2025
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Claro concentra maior número de frequências no Brasil

Em nova divulgação de dados realizada pela Anatel, operadora foi considerada em conjunto com a Nextel.

Divulgação Claro e Nextel
Imagem: Divulgação Claro e Nextel

Na última segunda-feira, 02, a Anatel divulgou a lista atualizada do somatório das larguras de faixas de frequência. É uma atualização para contemplar a Resolução 703/2018, que estabelece um limite máximo para cada operadora.

A Claro passou a ser considerada em conjunto com a Nextel, após a aquisição que movimentou o mercado de telecomunicações em 2019 e gerou, inclusive, questionamentos da concorrente TIM.

Um impasse que surgiu justamente pela alta concentração de radiofrequências que estaria em posse da operadora.

E não é por menos, após a compra, a Claro detém o maior número se formos levar em conta o total das faixas divulgadas. Entretanto, a operadora não extrapola os limites impostos pela agência.

Nas radiofrequências abaixo de 1 GHz, a prestadora segue em desvantagem apenas nos estados de Minas Gerais, Sergipe, Bahia, Paraná e Santa Catarina, regiões em que perde para TIM e Vivo.

Já nas faixas entre 1 GHz e 3 GHz, a Claro segue em absoluta vantagem contra todas as concorrentes e perde apenas para a TIM, no Mato Grosso do Sul.

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São dados que já refletem o impacto da futura junção entre Nextel e Claro no mercado de telecomunicações.

Principalmente para os concorrentes, que poderão calcular seus próximos passos. Vivo e TIM, por exemplo, estudam a compra da Oi Móvel. Será que é uma estratégia eficaz para acompanhar a concorrente? Teremos que aguardar para ver.

Com informações de Anatel

Velocidade média da internet no Brasil pode chegar a 150 Mbps

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Ao menos é o que prevê a nova meta da Anatel, para o plano estratégico que quer o implante das medidas até 2023.

Fibra óptica
Imagem: Pixabay

Nas últimas semanas, vários objetivos da Anatel para desenvolvimento da banda larga no Brasil foram divulgados. Os planos, obviamente, são ambiciosos. Afinal, a demanda pelo serviço é cada vez maior e a fibra óptica também cresce abruptamente em número de adesões.

Além de estabelecer um ambiente competitivo para o setor, a agência quer aumentar a inclusão do Brasil e pretende ter 4.883 municípios com fibra até 2023.

Outra meta importante, divulgada recentemente, é o estabelecimento da velocidade média. Até 2019, o objetivo era ficar em 45 Mbps, agora, a ideia é elevar para 150 Mbps até 2023.

Porém, um dos maiores desafios ainda é desigualdade do país. As metas só serão cumpridas se as limitações econômicas para manutenção da internet em algumas regiões forem superadas.

É aqui que o aumento da rede de transporte para mais de 4.000 municípios será de grande contribuição para a meta.

A banda larga móvel também é destacada, já que os acessos na tecnologia de conexão 4G triplicaram. Portanto, a ideia é fazer o índice chegar em 98,65%.

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Será que em três anos os planos da agência se concluem? Vale lembrar que a Oi é vista como uma das principais aliadas na conclusão das metas, já que possui a maior rede de fibra do país.

Com informações de UOL

Números da Claro, Vivo e TIM são atribuídos à família Bolsonaro

Aparentemente, vazaram uma série de informações sobre o presidente, seus filhos e aliados do governo; saiba mais detalhes.

Eduardo Bolsonaro - Wikimedia Commons
Imagem: Wikimedia Commons

A noite da última segunda-feira certamente foi agitada nas redes sociais, mais precisamente no Twitter. Hackers (grupo Anonymous Brasil) vazaram uma série de dados pessoais da família Bolsonaro e outros aliados ao governo federal.

Informações como números de telefone e cartão de crédito foram reveladas. Em publicação, o perfil pedia para que todos fizessem uma ligação e pedissem por respostas sobre o assassinato da vereadora carioca Marielle Franco.

A exposição, obviamente, foi inspirada pelo ressurgimento do grupo Anonymous nos Estados Unidos, que também fez severas revelações a respeito do atual presidente do país, Donald Trump.

Sobre Jair Bolsonaro, o atual líder da República teve dois números supostamente atribuídos ao seu uso pessoal. Um com o DDD do Rio de Janeiro e outro de Brasília.

O número carioca remete a operadora TIM, famosa por uma ampla cobertura na cidade. Já na capital do Brasil, Bolsonaro supostamente utilizava um número da Claro. Seu filho, o deputado Eduardo, seria cliente da Vivo.

Entretanto, vale lembrar que não há qualquer confirmação ou posicionamento que comprovam a veracidade das divulgações.

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Outros aliados ao governo também foram expostos. São eles: Abraham Weintraub, ministro da Educação, Damares Alves, ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Douglas Garcia, deputado estadual, além de Carlos e Flávio Bolsonaro, também filhos do atual presidente.

https://twitter.com/AnonymouBr1/status/1267651305079746560

Vale lembrar que a divulgação é crime, de acordo com a Constituição Federal.

SKY libera canal de filmes e séries nos próximos dias

Emissora estará com sinal aberto para os assinantes, que poderão conferir a nova temporada de uma série de sucesso; saiba qual.

Divulgação Movistar+
Imagem: Divulgação Movistar+

O fim de semana ainda não está tão próximo, mas a SKY já garantiu o entretenimento para o período. A partir do dia 5 de junho, sexta-feira, a operadora libera o canal Lifetime aos seus assinantes.

Para quem ainda não é familiarizado, a emissora é um prato cheio para os fãs de comédia romântica e reality show, com uma programação que oferece inúmeras atrações.

A liberação seguirá até o domingo, 7 de maio. Durante o sinal aberto, será possível acompanhar episódios da série Jane the Virgin, sucesso em vários países, além de filmes com terror e suspense para quem é fã dos gêneros.

No entanto, a grande atração do período será o retorno da série “O Píer”, estralada por Álvaro Morte, que ficou conhecido mundialmente pelo papel do professor em “La Casa de Papel”.

A trama entra em sua última temporada e quem não possui o Lifetime no pacote terá a oportunidade de acompanhar.

Mas, vale destacar que a ação é exclusiva para os clientes SKY Pós pago.

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Na última segunda-feira, a SKY anunciou também a continuidade do sinal aberto da lista de emissoras que liberaram suas programações para minimizar impactos do novo coronavírus.

Opções como CNN Brasil, Nickelodeon, Disney Channel e outros seguem disponíveis para todos os assinantes, independente do pacote contratado.

Plano Vivo Selfie é criticado nas redes sociais

Operadora escolheu o Twitter para divulgar o lançamento, mas será que a estratégia deu certo?

Campanha Vivo Selfie
Imagem: Campanha Vivo Selfie

Comerciais de TV, teasers no YouTube e muita campanha nas redes sociais, foi assim que a Vivo alardeou sua atual novidade no pós-pago: o Vivo Selfie. Apesar do termo “selfie” ter se popularizado como um auto retrato, a operadora explorou a palavra para conceitualizar um plano que é “a cara do consumidor”. Será que pegou?

A disponibilidade para o futuro cliente se faz da seguinte maneira: todos os três planos oferecidos possuem 25 GB de dados móveis e 25 GB para uso de um determinado aplicativo, cuja assinatura é inclusa no pacote.

Os escolhidos são Spotify, Rappi e Netflix, streamings de música e vídeo, além de um serviço para entregas diversas como de restaurantes e mercados.

Se o cliente optar pelo Rappi ou Spotify, o valor cobrado é R$ 149,99 mensais. Se optar pela Netflix, são R$ 164,99 por mês.

A oferta conta ainda com internet e ligações grátis nas Américas todos os dias do ano, WhatsApp, ligações e SMS ilimitados e outros benefícios.

Na última segunda-feira, 01 de junho, a Vivo patrocinou a hashtag #VivoSelfie para divulgar seu lançamento, mas os usuários aproveitaram para criticar a nova proposta da empresa. Confira algumas publicações:

https://twitter.com/niconatv_/status/1267297642234724353
https://twitter.com/Leh_dangerous/status/1267653489569796102
https://twitter.com/Leh_dangerous/status/1267653489569796102

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Será que o lançamento é realmente uma estratégia precipitada da operadora ou a empresa apenas escolheu a mídia errada para anunciar?

De fato, Christian Gebara, CEO da marca, já havia manifestado seu interesse em transformar a Vivo em um grande hub digital, portanto, faz sentido que os lançamentos já estejam direcionados para planos nos moldes do Vivo Selfie.

Mas, toda proposta fechada e personalizada não se atenta ao fato de que o consumidor quer mesmo é pagar pelo o que utiliza, nada além.

Do que adianta oferecer quase 50 GB de internet se a maioria dos usuários pode utilizar menos da metade desse montante ao utilizar uma das assinaturas oferecidas apenas na própria residência?

São desafios que a operadora terá que lidar para alavancar o número de vendas do seu mais novo plano.

Vivo Selfie lança novo plano com assinatura do Spotify inclusa

Operadora também oferece pacotes com Netflix e Rappi. Confira mais detalhes sobre o novo portfólio pós-pago da Vivo.

Nesta segunda-feira, 1º, a Vivo anunciou o lançamento do novo Vivo Selfie Spotify Premium, como parte do novo portfólio de planos pós-pago da operadora.

O Minha Operadora já tinha antecipado o lançamento dos planos Vivo Selfie Netflix e o Vivo Selfie Rappi.

Com a nova parceria, a Vivo pretende ofertar mais benefícios para os seus usuários, por meio de parceria com empresas que oferecem entretenimento digital.

O Vivo Selfie Spotify Premium sai por R$ 149,99/mês. Além da assinatura premium do serviço de streaming de músicas, o plano pós inclui 25GB para o cliente navegar na internet como quiser e outros 25GB para uso com o Spotify.

O plano conta ainda ligações ilimitadas para qualquer telefone do Brasil, WhatsApp ilimitado para vídeo, texto ou foto, além de diárias ilimitadas de roaming internacional (Vivo Travel) para países das Américas.

“Estamos entusiasmados em ser mais um parceiro da Vivo para lançar o Spotify Premium como parte dos planos Vivo Selfie. Essa parceria trará o Spotify Premium aos assinantes da Vivo de uma maneira nova e conveniente”, diz Marc Hazan, vice-presidente de parcerias premium do Spotify.

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Para adquirir os planos, basta acessar o site da Vivo Selfie.

Além do Vivo Selfie Spotify Premium, é possível assinar o Vivo Selfie Netflix (R$ 164,99/mês) e o Vivo Selfie Rappi (R$ 149,99/mês).

Com informações de Assessoria de Imprensa Vivo.

Disney tira do ar aplicativo de streaming WatchESPN

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Intenção da companhia é unificar apps e focar em conteúdo multimídia.

Na última semana, os usuários do WatchESPN começaram a ser notificados que o aplicativo será descontinuado e que passará a ser integrado ao ESPN App.

Ao abrir o antigo aplicativo, é apresentada a informação que para ter uma melhor experiência e continuar assistindo aos eventos esportivos, o usuário precisa fazer o download do novo app.

A intenção da Disney, proprietária da ESPN, é fazer a integração entre os aplicativos e oferecer mais conteúdo multimídia.

Assim, o usuário também terá acesso às transmissões ao vivo, conteúdo sob demanda e notícias sobre esporte.

O ESPN App está disponível para sistemas operacionais Android e iOS. O aplicativo também pode ser acessado pelo AirPlay e Chromecast.

O acesso ao conteúdo dos canais ESPN depende da assinatura de um plano de TV por assinatura tradicional, ou por contratação independente, como, por exemplo, por meio do UOL Esporte.

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Apesar da fusão entre a Disney e a FOX, o conteúdo dos canais FOX Sports ainda não estão disponíveis nos canais da ESPN.

Mensagem apresentada ao acessar o aplicativo Disney tira do ar aplicativo WatchESPN.

Com informações de TudoCelular.

Oi encerra seu programa de fidelidade

Clientes da operadora têm pouco tempo para resgatar prêmios.

A Oi começou a comunicar os seus clientes sobre o encerramento do “Oi Pontos”, o seu programa de fidelidade. Os clientes participantes não serão mais pontuados a partir de 20 de junho.

Para aqueles que tem saldo disponível, terão 30 dias a partir da data acima para fazer o resgate de prêmios.

O Oi Pontos era elegível para clientes pós-pagos, que possuem combos da Oi com o pós ou detêm o cartão de crédito Oi. A adesão era gratuita e automática, acumulando pontos cada que fossem pagas as faturas do plano ou do cartão de crédito.

Ao mudar para a conta digital, o cliente ganhava 200 pontos na adesão e mais 150 pontos por mês. Além disso, cada R$ 1,00 pago no pós-pago, gerava um ponto.

No cartão de crédito, a cada R$ 2,00 gastos em compras ou anuidades o usuário ganhava até 1,2 pontos.

Os pontos poderiam ser trocados por ingressos em shows e teatros; descontos em aparelhos, tablets e minimodem; ou compra de produtos e serviços em empresas parceiras.

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–> Oi confirma lançamento de plano de internet com maior velocidade

A Oi promete evoluir o seu programa de relacionamento.

“Em breve lançaremos um novo programa cheio de novidades, com benefícios mais exclusivos e personalizados aos nossos clientes. Aguarde!” diz o comunicado da operadora.

Clientes C6 Bank já podem fazer recargas de celular

Usuários da TIM recebem bônus exclusivo ao adicionar créditos pelo aplicativo do banco digital.

Na última sexta-feira, 29, o banco digital C6 Bank anunciou que seus clientes já podem fazer recargas de celulares por meio do seu aplicativo. Segundo a empresa, esta é a funcionalidade mais pedida por seus correntistas.

O serviço está disponível para os usuários da TIM, Vivo, Claro, Oi e Nextel.

Basta clicar na opção “recarga” do aplicativo do C6 Bank, selecionar a operadora, informar o número e o valor da recarga. O pagamento é debitado diretamente no saldo na conta corrente.

Promocionalmente para os clientes TIM Beta e TIM Pré-Pago, o C6 Bank está ofertando um bônus de 3GB de internet, válido por 7 dias, a cada recarga a partir de R$ 20.

Esta oferta é decorrente da parceria do C6 Bank para oferecer serviços aos clientes da TIM. A ideia é ofertar produtos financeiros para aqueles clientes da operadora que não tem conta em um banco.

O negócio é considerado estratégico para as duas empresas. Enquanto a TIM pode aumentar o seu catálogo de produtos, o C6 Bank pode ampliar expressivamente a sua quantidade de usuários.

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–> Junto da TIM, C6 Bank pode virar maior banco digital do mundo

–> TIM anuncia parceria para ofertar serviços bancários

–> Para a TIM, qualidade se tornou mais importante que preço

Recentemente, a TIM anunciou que seus clientes podem utilizar o app do C6 Bank sem consumir a internet do plano.

As duas companhias prometem anunciar mais novidades em breve.

Claro oferta planos pós com 50% de desconto

Cliente pode adquirir pacotes de até 32GB por R$ 70 ou 204GB por R$ 130.

A Claro está promovendo uma oferta para a retomada das atividades de suas lojas físicas. Na promoção, o cliente que contratar um ou mais produtos residências junto com um pacote pós pago levará 50% de desconto no plano móvel durante 12 meses.

A oferta é nacional – exceto para os DDDs 27, 28, 34 e 79 – e é válida até 15 de junho.

Os planos elegíveis são os de 10GB, 15GB e 50GB na compra sem aparelho. É possível fazer as seguintes combinações:

  • Pós + banda larga fixa
  • Pós + TV
  • Pós + banda larga fixa + TV
  • Pós + banda larga fixa + tv + fone

Em qualquer uma delas, os planos móveis ficam com os valores promocionais abaixo:

Claro PósValor normal no boletoValor com 50% de desconto
10GBR$ 139,99R$ 70,00
15GBR$ 179,99R$ 90,00
50GBR$ 259,99R$ 130,00

Adicionalmente ao desconto acima, o cliente também tem direito ao bônus “extraplay”, para utilizar em serviços de streaming.

Além disso, durante 12 meses, o usuário tem o bônus por entrar no Combo Multi (com o dobro de internet) e mais um bônus caso seja feita a portabilidade, conforme a seguir:

Claro PósBônus ExtraplayBônus Combo MultiBônus portabilidadeTotal de dados
10GB10GB10GB2GB32GB
15GB15GB30GB3GB63GB
50GB50GB100GB4GB204GB

Com isso, é possível ter durante 1 ano um plano de até 32GB por R$ 70 ou 204GB por R$ 130, por exemplo.

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–> Claro tem pacote de 12 GB por R$ 39,90

–> Claro lança plano Controle com pagamento prévio em boleto

–> Claro prorroga sinal aberto de canais até junho

Os planos incluem minutos ilimitados em chamadas de voz e assinatura do Skeelo Livros Digitais, Claro Vídeo, Claro Banca Premium e Claro Notícias.

Esta promoção e seus benefícios não são cumulativos com outros benefícios e promoções vigentes ou ativas na linha.

Caso o usuário fique inadimplente ou cancele um dos serviços combinados, o valor do plano de telefonia retorna ao valor normal.

O cliente que aceitar a oferta terá permanência mínima de 12 meses.

Por enquanto, a oferta só está disponível para contratação nas lojas físicas e agentes autorizados.