23/04/2024

Análise: SKY Play se destaca pela curadoria especial de conteúdo

Serviço de streaming da operadora evolui o tradicional “on demand”, mas peca na navegação pouco discriminatória dos conteúdos.

SKY Play
Imagem: Divulgação SKY Redes Sociais

Como parte de uma adaptação aos novos hábitos de consumo, as operadoras de TV por assinatura lançaram seus próprios serviços de streaming para competir com a gigante concorrência da Netflix, Amazon Prime Vídeo e outras plataformas.

Entretanto, a novidade pode soar como apenas uma evolução do tradicional serviço “on demand” das operadoras, que sempre ofereceram filmes para locação.

Mas é inegável que o modelo evoluiu para oferecer mais praticidade e conforto ao assinante. A disponibilização de conteúdo para os assinantes que não querem ficar refém dos horários programados pelas emissoras, por exemplo, é interessante.

O SKY Play reúne tudo isso. É uma junção da TV por assinatura com o serviço “on demand” e o modelo de negócio via streaming popularizado pela Netflix.

Usabilidade do aplicativo

Minha SKY no smartphome
Imagem: Aplicativo Minha SKY no smartphone

Aqui, vemos um ponto em que a plataforma perde para a concorrência. O aplicativo não é exclusivo para o serviço de vídeo sob demanda da operadora. Trata-se de uma junção com todas as funcionalidades necessárias para o assinante fazer a manutenção de sua assinatura.

Com o Minha SKY é possível solicitar reparos, atendimentos, checar e pagar faturas, comprar adicionais, entre outras funcionalidades.

Isso não é necessariamente ruim, mas limita o campo de acesso do SKY Play, que poderia ter uma aplicação exclusiva para si e expandir seu menu. Assim o assinante teria mais facilidade para conhecer os títulos gratuitos, por exemplo.

Menu do Minha SKY
Menu do Minha SKY

A distribuição de conteúdo no menu principal é feita em listas, com diversas opções. Há uma curadoria especial para o Rock in Rio, seleção de influenciadores, lançamentos, entre outras.

Mas a navegação ainda assim é limitada. Fora isso, é possível acessar títulos pelo carrossel de destaques, programação de canais e busca por gênero. Diferente do Oi Play, que ganha vantagem ao mostrar um menu só com conteúdo gratuito acessível por assinantes de qualquer pacote.

O diferencial é um assistente digital, que aceita comandos de voz para auxiliar o uso da aplicação. Mas ainda assim, é um serviço limitado. Ao falar “filmes grátis”, o robô sequer compreende.

Variedade de títulos

Menu de filmes gratuitos do SKY Play na TV
Menu de filmes gratuitos do SKY Play na TV

Como mencionado acima, o aplicativo da SKY perde pontos por não discriminar qual conteúdo é liberado para todos os assinantes, assim como os que são restritos de acordo com o pacote contratado.

Entretanto, a SKY oferece boas produções de forma gratuita, para que assinantes de qualquer oferta tenham acesso. Isso inclui produções selecionadas de serviços como o Telecine, HBO e outros.

Não é possível informar de forma quantitativa, como foi feito com o Oi Play. Mas lançamentos recentes como Bohemian Rhapsody, Infiltrado na Klan e outros são exemplos de produções com acesso liberado para quem não possui um canal Telecine em seu pacote.

Os testes do Minha Operadora foram realizados com um assinante do Combo Media Center. Um contato foi realizado com a SKY para confirmar se essa disponibilização gratuita é exclusiva do pacote ou não. Uma atualização poderá ser feita em breve.

Até o momento, o que é demonstrado pelo aplicativo ainda confunde. Há conteúdos listados como “Grátis”, mas quando você clica para acessar, é direcionado para uma página com a orientação de que é necessário contratar o adicional.

Entretanto, na TV, há um canal exclusivo do SKY Play para divulgação dos filmes gratuitos para os assinantes. Basta digitar 1016 no controle e conferir as opções.

VIU ISSO?
Análise: Oi Play ainda precisa evoluir diante da concorrência
Especial Rock in Rio: SKY Play traz filmes com músicas históricas
Aladdin em live-action chega no SKY Play, NOW e Oi Play

Janelas de transmissão

Canal SKY Play
Canal SKY Play

Essa é uma parte importante para qualquer usuário. Como é possível acessar e conhecer os conteúdos do SKY Play? Primeiro, o mais importante de todos, o smartphone. O aplicativo tem acesso rápido, prático, criação de perfis e toda as funcionalidades que facilitam a vida de quem adora consumir conteúdo fora do ambiente residencial.

Fora isso, a plataforma está na TV por assinatura, em um canal exclusivamente dedicado. Basta o assinante apertar a tecla 1 e conhecer as opções, que são bem organizadas no menu.

A navegação pode ser feita por canais, filmes gratuitos, além das opções para locação.

O SKY Play só não está disponível no formato site, é aqui que o serviço perde para a concorrência do NOW e Oi Play, que seguiram o modelo da Netflix no modelo para acesso em computadores.

Reprodução

Reprodução via smartphone no SKY Play
Imagem: Reprodução via smartphone no SKY Play

Na reprodução de conteúdo, a plataforma se destaca. A transmissão é rápida e carrega o HD de imediato quando conectada em uma boa conexão móvel ou banda larga.

Na TV, o conteúdo tem rápido carregamento (também de acordo com a internet), mas tudo o que é assistido pelo assinante fica automaticamente gravado. O que pode lotar a capacidade do aparelho reprodutor e causar transtorno aos desavisados sobre isso.

A empresa poderia orientar o consumidor sobre como desativar essa opção. Afinal, com o programa disponível no SKY Play, qual a necessidade de gravar?

Canais ao vivo

Na lista de canais ao vivo, é possível acompanhar a HBO, Paramount, Home&Health, BandNews, AXN, DiscoveryKids, ESPN, Band, Nickelodeon e Warner Channel.

Um total de 10 canais com opções de variedades, estilo, filmes e infantil. São poucos, mas ainda assim bem variados quando o assunto é programação. A quantidade é a mesma do Oi Play, mas perde para o NOW, da Claro NET.

Valores

O SKY Play está incluso em todos os planos de TV por assinatura, mas não nos de banda larga da operadora, de acordo com o que é informado no site. Uma inflexibilidade que a marca poderia corrigir para expandir seu serviço de streaming e torna-lo ainda mais acessível.

Análise geral

Menu do SKY Play no canal 1
Menu do SKY Play no canal 1

O SKY Play representa uma interessante evolução do serviço “on demand” e mostra uma boa adaptação da operadora com os novos hábitos no consumo de conteúdo audiovisual. A proposta de assistir onde, como e quanto quiser é bem incorporada no serviço disponibilizado para os usuários.

Os filmes, séries e programas também são atrativos, especialmente os que fazem parte dos canais Telecine e HBO e são liberados gratuitamente para os assinantes.

Entretanto, a plataforma ainda peca pela falta de clareza nas informações e discriminação de conteúdos acessíveis para todos os assinantes, independente do pacote contratado.

É um serviço interessante para os assinantes da SKY, mas que ainda pode crescer para ganhar o coração dos fãs de streaming que fogem das TVs por assinatura e dão preferência a serviços como Netflix e outros.

Aumentar a veiculação de produções exclusivas, dar mais flexibilidade aos pacotes, explorar lançamentos pode ser um caminho interessante para que o serviço seja um fator decisivo no ato da assinatura de um novo cliente. O destaque do aplicativo está na boa plataforma e a forte curadoria de conteúdo. Resta saber se é o suficiente.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários