Para a TIM, qualidade se tornou mais importante que preço

Presidente da operadora defendeu que o 5G será essencial para retomada do setor pós-crise; entenda.

Ilustração - Sinal de internet
Imagem: Pxfuel

Em debate recente, Pietro Labriola, diretor-presidente da TIM Brasil, defendeu o 5G como um fator habilitante para o desenvolvimento da economia. O executivo não foi específico a respeito do cronograma brasileiro de adoção, mas comentou sobre como a nova tecnologia se relaciona com o cenário do coronavírus.

Conforme já foi previsto por diversos analistas e veículos, a crise é iminente. Até mesmo o setor de telecomunicações, considerado um serviço essencial e com alta demanda, deve ser afetado por conta da baixa na venda de smartphones e fechamento de lojas físicas.


O isolamento social preventivo contra a pandemia fortaleceu o modelo de home office, tudo está concentrado na internet: entretenimento, educação, informação e trabalho. Labriola explica eram necessidades previstas para o futuro e tiveram que ser “adiantadas”.

VIU ISSO?

–> Presidente da TIM se passa por cliente para testar operadora

–> Anatel encerra consulta pública para o leilão do 5G

–> Oi quer adiamento do leilão 5G

É por isso que o executivo defende que a definição de home office é a chave para retomada da economia. “Até hoje todo mundo só falava sobre o preço, ninguém falava da qualidade”, destacou.

Nesse cenário, o 5G se torna fundamental para resolver qualquer problema a respeito do desenvolvimento da telemedicina, entre outros serviços de saúde online que serão demandados daqui em diante.

Até então, o Brasil segue com o cronograma para implante da nova conectividade, sem anúncios sobre novas alterações. Resta saber se os altos investimentos demandados pela infraestrutura da banda larga brasileira, com demanda abrupta na pandemia, não vão atrapalhar a participação das prestadoras.  

Com informações de UOL

A SKY tem o plano ideal para a sua TV! Aproveite já com 50% de desconto no primeiro mês. Ligue 0800 123 2040.

COMPARTILHAR EM:

About Anderson Guimarães
Jornalista com cinco anos de experiência em produção de conteúdo digital. Passagens por eventos nacionais, mídias sociais e agências de publicidade. Apaixonado por tecnologia e cultura pop.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
12 Comentários
mais antigo
mais novo mais votado
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários
Rogerio Pires

Com a crise do Covid e da rápida e necessária adoção do “home office” as redes fixas foram extremamente exigidas, seja para trabalho ou lazer; e nisso, todos nós ficamos muito mais atentos e exigentes quando a qualidade da internet de casa. Tenho Claro NET e nas 2 primeiras semanas percebi que a velocidade ficou bem inferior a que estava acostumado, mas continuou funcionando e sinto que a rede foi ajustada e não tenho do que me queixar. No TIM, não senti alterações e nem dificuldades, seja para realizar ligações ou instabilidades no 4G. Tomara que façam o dever de… Leia mais »

Cidade - UF
Uberlândia - MG
Jefferson

A TIM tem hj um problema sério, pq não consegue ter qualidade e nem preço competitivo. Tomará que melhore, pq não para de perder clientes.

Cidade - UF
Recife - PE
Vinícius Guerra

A TIM não tem qualidade há muito tempo! A única que consegue oferecer um serviço razoavelmente bom é a Vivo, claro que pode variar em determinadas regiões. Mas desde que voltei a usar a Vivo a 1 ano direto, nunca mais tive problemas de sinal, como tinha nas outras operadoras. O 3G funciona muito bem, apenas o 4G que pode variar dependendo da cidade, fora isso, atribuo uma ótima nota a Vivo. A TIM, deveria é fazer parceria com a Vivo, sua rede congestionada, iria melhorar bastante. Muitos amigos meus que tinham a TIM, reclamavam exatamente disso. Sinal cheio no… Leia mais »

Cidade - UF
Rio de Janeiro
Rodrigo Santos

Depende muito da região. Tem lugares que a TIM é boa, tem lugares que a Oi é boa etc. Para você ver, estamos aqui falando ainda em 3G que já é uma tecnologia defasada. Já tem o 5G por aí e a China e EUA já estão pesquisando o 6G. Enquanto isso a Vivo recebe elogios pela cobertura 3G. Isso mostra o quanto ainda carecemos de estrutura. Mas o que não entendi é que para você o mais importante é a estabilidade do sinal e que o 3G da Vivo está bom batendo 5Mbps e às vezes 12Mbps, porém seus… Leia mais »

Cidade - UF
Rio de Janeiro - RJ
Vinícius Guerra

Rodrigo, acredito que para todos nós, o mais importante é a estabilidade de sinal, por isso sou cliente da Vivo desde 1996. O maior problema das outras operadoras, pelo que vejo, presencio, é justamente a estabilidade de sinal. A TIM possui segundo a mesma informa, maior cobertura no 4G, mas peca no congestionamento de rede, deixei claro isso no meu comentário, por isso meus amigos mudaram para Vivo e Claro, onde o sinal 3G e até mesmo 4G funcionam melhor, com mais velocidade e estabilidade. Fui cliente da TIM por muitos anos, ao longo dessa jornada, já vinha percebendo essa… Leia mais »

Cidade - UF
Rio de Janeiro
Rodrigo Santos

Já tinha tempo que eu não via um comentário mais sóbrio. A dependência de internet vem aumentando cada vez mais e não se tem como prever com precisão o quanto que a demanda vai crescer. Tem que fazer uma boa estrutura e ter um bom projeto hoje. Pelo que vemos, muitos problemas que temos hoje com lag, congestionamento, cobertura etc se deram devido a muitas falhas lá no início com relação à estrutura, políticas de comunicação etc. Agora com o 5G parece que é uma chance para se repensar e ter um restart tanto é que se tem essa preocupação… Leia mais »

Cidade - UF
Rio de Janeiro - RJ
Guilherme Assis

É em questão de preço faz tempo que a Tim ta deixando a Claro passar na frente mesmo, por exemplo a quantidade de internet que o Claro Pré oferece esta superior a Tim faz um bom tempo e por um preço bem menor…
Se a TIM continuar assim pior que a Claro em preço e qualidade vai perder muito cliente… Até pq a maioria dos clientes que a Tim tem é por conta q ela sempre foi uma das mais baratas (se aproximando da Oi).

Cidade - UF
Diadema - SP
Tailor Durante

Até já imagino os pacotes de internet do Pietro labriola nas redes 5g , só espere uma coisa do 5G , desilusão 😂😂.

Cidade - UF
Lindoeste PR
Eduardo Silva Feitosa

A TIM com o passar do tempo perdeu muito a qualidade, embora existam lugares que ela é bem elogiada, como BH, por exemplo. Aqui no DDD 99 (Sul do MA), eu fui em praticamente todas as cidades que têm a cobertura da TIM, testei o 3G e o 4G. E sabem o que me assustou? Apenas em 1 das 80 cidades o 4G da TIM bateu mais de 1Mb/s. Eu realmente não sei se o problema é a rede congestionada ou se a “fonte” é muito arcáica e não suporte a demanda. Para se terem uma idéia, eu estava no… Leia mais »

Cidade - UF
Balsas - MA
Carlos Fernandes

Bem, a TIM ultimamente não tem nem qualidade e nem preço. Que piada…kkkkkkkk

Cidade - UF
Rio de Janeiro
FrankHB

Todas as operadoras deveriam ter um plano tipo Vivo Easy, na minha região a TIM é superior em voz, em compensação a internet da claro é matadora, as outras nem se aproximam da qualidade e velocidade dela, se existise um plano assim eu contrataria voz numa e internet na outra. Em relação a velocidade da internet da TIM, mencionada em outros comentários, eu acredito que não seja uma falha, ela deve limitar a velocidade por software, pra não congestionar a fraca rede de dados, que está (tecnologicamente) uma geração atrás das concorrentes.

Cidade - UF
São Paulo - SP
radiogirassol

Nem todas as operadoras limitam suas velocidades de internet,mas acontece;nos fins de semana principalmente onde muitos utilizam a rede wifi. já medi todas nos finais de semana e percebi que a Tim e Vivo limitam velocidades, enquanto a OI e a Claro superaram as duas no speed test, é claro que não eram aquilo tudo mas chegavam no 5 Megas de velocidade, nos fins de semana. enquanto Tim dava 450 Kbps e Vivo seus 780 Kbps.

Cidade - UF
Belo Horizonte/MG