16/12/2025
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Vivo é destaque em publicação do setor financeiro

Presidente da operadora também foi eleito como segundo melhor CEO da América Latina.

De acordo com a pesquisa Latin America Executive Team, realizada pela Institutional Investor, a equipe de Relações com Investidores (RI) da Vivo foi eleita a melhor da América Latina, na categoria Telecomunicações, Mídia e Tecnologia (TMT).

A Institutional Investor é uma das principais publicações internacionais especializadas no setor financeiro.

A eleição contou com a participação de 364 investidores e 240 analistas de todo o mundo.

Os profissionais, do RI da Vivo, Luis Plaster (diretor), João Pedro Carneiro (gerente sênior), Gabriel Menezes (especialista) e Tatiana Anicet (consultora) receberam votos individualmente.

Na soma de todos os votos, os profissionais da operadora apareceram acima dos recebidos pelos profissionais das outras companhias analisadas.

O RI da Vivo também foi destaque nas métricas de melhor Programa de RI, melhor Analyst Day e melhores Métricas de ESG (Environmental, Social and Governance).

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Além disso, Christian Gebara, atual presidente da Vivo, foi considerado o segundo melhor CEO do setor na América Latina. Já David Melcon, CFO da empresa, foi escolhido como o melhor CFO pelos investidores situados no Brasil.

Além da pesquisa Latin America Executive Team, a Institutional Investor também elabora outras pesquisas e rankings que são considerados referências no setor.

Com informações de Assessoria de Imprensa Vivo.

Covid-19 ajudou a aumentar a audiência na TV Paga

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Confira os gêneros de canais que mais registraram crescimento durante a pandemia.

Segundo estudo compilado pela Agência Nacional do Cinema (Ancine), a audiência média dos canais de TV por Assinatura aumentou 22%, durante a primeira semana que as medidas de isolamento e distanciamento social por conta do novo coronavírus foram propostas pelas autoridades.

No início deste ano, antes do período da pandemia, a audiência total dos canais pagos variava entre 7,38 e 6,63 pontos.

Durante a semana de 16 e 23 de março, quando o Brasil já possuía mais de 400 casos confirmados e foi registrada a primeira morte, a audiência saltou para 8,50 pontos.

Na semana seguinte, a audiência alcançou 8,95 pontos, por enquanto, a maior média registrada em 2020.

Quanto aos gêneros de programação, os canais de notícias apresentaram o maior aumento em relação à quantidade absoluta de telespectadores. A média total de espectadores na primeira quinzena de abril aumentou 100% em relação à primeira quinzena de março. Comparando-se ao mesmo período de 2019, o crescimento foi de mais de 50%.

Outros segmentos também apresentaram expansões na média da primeira quinzena de abril, em relação a primeira quinzena de março, como os canais de filmes e series (+40%), variedades (+29,6%), documentários (+25,3%) e infantis (+9%).

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Já os canais de esportes sofreram uma degradação de 60% de sua audiência, devido a interrupção de eventos e competições esportivas no Brasil e no mundo.

Na primeira quinzena de maio, os canais de notícias (+11%), infantis (+4,6%) e de variedade (+3,4%) apresentaram aumento em relação à primeira quinzena de abril.

Os dados são do Kantar IBOPE Media e teve como base o consumo individual de TV no conjunto das 15 regiões metropolitanas, no horário entre 7 da manhã e meia-noite.

AT&T América Latina entra no ranking de bons lugares para trabalhar

Companhia é responsável pelas operações da SKY no Brasil. Confira a lista das 25 melhores multinacionais para procurar um emprego.

Pelo terceiro ano consecutivo, a AT&T Latin America entrou no ranking das 25 melhores empresas multinacionais na América Latina para se trabalhar em 2020. A classificação foi realizada pela Great Place to Work (GPTW), consultoria reconhecida mundialmente na área de cultura do trabalho.

A AT&T Latin America oferece serviços móveis e de entretenimento digital na América do Sul e no Caribe, por meio de suas subsidiárias AT&T Mexico e Vrio, sendo que esta última é controladora das operações da SKY no Brasil.

A companhia figurou na 17ª posição, ficando à frente de multinacionais como Oracle, 3M e FedEx.

Neste ano, algumas subsidiárias da AT&T Latin America receberam reconhecimento especial, como DirecTV Equador, que foi votada pelas mulheres como uma das melhores empresas com mais de 500 funcionários para trabalhar. Já a DirecTV Uruguai foi classificada como o melhor local de trabalho para mulheres no país.

Em 2019, a SKY Brasil foi classificada como o 78ª melhor local para trabalhar no Brasil, na categoria grandes empresas.

O ranking é feito a partir de entrevistas com os colaboradores das empresas. A ideia é identificar as companhias que colocam os seus funcionários como estratégia central do negócio.

“Nossos colaboradores demonstram o poder do que acontece quando vivemos nossos valores, fazemos a coisa certa, defendendo a igualdade, buscando a excelência e liderando com integridade, entre outras coisas. Fazendo isso, nossa equipe criou um ótimo local de trabalho para todos”, disse Lori Lee, CEO da AT&T América Latina.

A classificação levou em conta dados coletados antes da pandemia da Covid-19. Entretanto, de acordo com a GPTW, as empresas da lista estão demonstrando cuidado com seus colaboradores, clientes e comunidades durante esse cenário difícil.

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Confira, a seguir, a lista das 25 melhores empresas multinacionais para se trabalhar, segundo o Great Place to Work.

RankingMultinacionalPaíses de operação
1DHL ExpressArgentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Rep Dominicana, Uruguai
2AccorArgentina, Brasil, México, Peru
3Dell TechnologiesArgentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, México, Panamá
4Mercado LibreArgentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Uruguai
5HiltonArgentina, Brasil, Colômbia, México, Peru
6CiscoBrasil, Colômbia, Costa Rica, México, Peru
7VolvoArgentina, Brasil, México, Peru
8NaturaArgentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Peru
9SantanderArgentina, Brasil, Chile, Uruguai
10SAP SEArgentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Peru
11Novo NordiskBrasil, Chile, Colômbia, México, uma única operação regional da América Central e do Caribe
12GenteraPeru, Guatemala, México
13MillicomBolívia, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Paraguai
14BelcorpBolívia, Chile, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Panamá
15ScotiabankChile, Costa Rica, México, Panamá, Peru, Rep Dominicana, Trinidad e Tobago
16YanbalBolívia, Colômbia, Equador
17AT&T Latin AmericaArgentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México, Peru, um única operação em Caribe, Uruguai
18OracleArgentina, Brasil, Chile, Costa Rica, México, Peru, Porto Rico, Uruguai
19RocheBrasil, Colômbia, Peru
20LogicalisArgentina, Brasil, Paraguai, Uruguai
213MBolívia, Brasil, Costa Rica, Equador, México, Panamá, Peru
22DiageoMéxico, Panamá, uma única operação regional da América Central e do Caribe
23SC JohnsonArgentina, Brasil, México, uma única operação regional da América Central e do Caribe
24FedExColômbia, México, Porto Rico, uma única operação no Caribe, uma única operação na América Central e Caribe, Uruguai
25FalabellaArgentina, Chile, Colômbia, México, Peru

Com informações de Great Place to Work e Assessoria de Imprensa SKY.

Claro sofre grande derrota no Cade

Recurso da operadora não apresentou motivos suficientes para invalidar acordo entre TIM e Vivo.

Nesta quarta-feira, 3, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) negou o recurso da Claro que tentava impedir o acordo entre a TIM e a Vivo para o compartilhamento de redes (RAN sharing).

O acordo já havia sido aprovado sem restrições pelo Cade em abril, e dependia apenas da anuência da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Porém, a Claro entrou com um recurso no início deste mês alegando que a superintendência do órgão não reconheceu os efeitos anticompetitivos da operação, caso ela seja efetivada.

A operadora também pedia garantias de uma oferta pública de roaming em todas as localidades em que a rede da TIM e Vivo sejam as únicas disponíveis, para que a Claro possa atender suas obrigações de atendimento de roaming.

Entretanto, no voto da conselheira Lenisa Prado, todos os questionamentos foram cautelosamente analisados e que não existiam motivos ou argumentos suficientes para invalidar o acordo.

“Portanto, alinho-me aos julgados deste Tribunal que arrimados na conclusão da Anatel, reconhecem que os contratos de compartilhamento similares aos que estão sob exame, fomentam iniciativas saudáveis e que não geram prejuízo à competição, nem tampouco arrefecem o ímpeto dos concorrentes em ganhar espaço em um mercado muito disputado”, concluiu a conselheira.

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Apesar de possíveis riscos, o Cade acredita que a fiscalização posterior da Anatel poderá impedir problemas ao consumidor ou empresas concorrentes.

Segundo o Cade, esses tipos de acordo de compartilhamento entre operadoras tem se tornado comuns em vários países e vem recebendo apoio de diversas jurisdições, inclusive no Brasil.

Quanto à possível aquisição da operação móvel da Oi pela TIM e Vivo, o Cade afirmou em março que o negócio será analisado em foro próprio, mas que caso seja identificada uma concentração de mercado que possa ferir os termos da RAN, a decisão do acordo poderá ser revista.

O Minha Operadora entrou em contato com a Claro, mas até o fechamento desta matéria não recebemos um retorno sobre a decisão do Cade.

Com informações de Cade e Teletime.

Claro net exibe série com exclusividade no NOW

Enquanto as concorrentes promovem sinal aberto, a operadora aposta na exibição com exclusividade; saiba mais detalhes.

Divulgação Movistar+
Imagem: Divulgação Movistar+

O canal Lifetime estará com sinal aberto na Vivo TV e SKY para promover o lançamento da nova temporada da série “O Pier”, estrelada por Alvaro Morte, astro que ficou mundialmente conhecido pela série “La Casa de Papel”.

Já a Claro net tem uma estratégia diferente para destacar a última temporada do show. A operadora disponibiliza, com exclusividade, a pré-estreia dos dois primeiros episódios no NOW, aplicativo de vídeo sob demanda da prestadora.

A grande estreia será no sábado, 6 de junho, a partir das 22h no Lifetime.

Entretanto, todos os assinantes da Claro, seja da TV por assinatura ou outros serviços, já podem conferir a estreia, assim como os episódios anteriores da série pelo NOW.

A série espanhola promovida pelas operadoras é dos mesmos criadores de “La Casa de Papel”, fenômeno de popularidade da Netflix.

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Na trama, uma mulher descobre que seu falecido marido teve uma vida dupla antes da morte e faz amizade com outra mulher, para entender tudo o que aconteceu antes da fatalidade que tirou a vida dele.

Originalmente, a série é exibida pelo Movistar+.

Usuários pedem redução de valores no Vivo Easy

Usuários dedicaram um perfil próprio no Twitter para que a Vivo volte a ofertar os valores antigos do plano.

Divulgação Vivo Easy
Imagem: Divulgação Vivo Easy

O pacote sem validade com 100 GB de dados móveis é mesmo de grande popularidade no Vivo Easy, pré-pago flexível e sob medida da operadora. Após um reajuste no valor, que saltou de R$ 200 para R$ 299, os clientes se manifestam por uma redução.

Com o lançamento recente das assinaturas Vivo Easy Prime, que oferecem serviços mensais como internet sem validade e diárias de ligações por um valor fixo, ficou clara a estratégia da empresa.

Desestimular parte do consumo avulso para vender as assinaturas, que são novidades para o consumidor do plano.

Mas, para parte dos clientes, houve uma descaracterização da proposta, que tinha como grande diferencial a oferta avulsa de serviços. O verdadeiro atacado das telecomunicações.

As pessoas gostavam de comprar em quantidade e ter o serviço pelo o tempo que for necessário, com a sensação de pagar apenas pelo o que realmente consome.

No Twitter, confira algumas reclamações:

https://twitter.com/technodildo/status/1266001004958552064
https://twitter.com/technodildo/status/1265685992830373888

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Um perfil também foi criado propriamente para pressionar a operadora por um a redução nos valores, mas ainda não obteve tanto engajamento. Confira:

https://twitter.com/vivoeasymtcaro/status/1267916916150210560

E agora? Será que a operadora vai se render?

Justiça obriga Vivo a melhorar telefonia e internet

Empresas tem até 60 dias para melhorar a rede de um município e adequar a prestação dentro dos padrões da Anatel.

Barreirinha, no Amazonas.
Imagem: Wikipedia

De acordo com uma liminar judicial, a Vivo será obrigada a melhorar os serviços de telefonia e internet na região de Barreirinha, município localizado no interior do Amazonas.

Quem obteve a decisão foi a Defensoria Pública do Estado. A partir de agora, a empresa tem 60 dias para cumprir a diretriz e adequar sua prestação dentro dos padrões estabelecidos pela Anatel.

A operadora, muito provavelmente, terá que arcar também com uma multa por danos morais coletivos de R$ 5,7 milhões.

Afinal, os serviços também são precários nas cidades de Boa Vista do Ramos, Nhamudá e Parintins, regiões onde também foram solicitadas melhorias, por meio da Justiça.

Para chegar nesse ponto, usuários realizaram várias denúncias, de falhas e interrupção na prestação do serviço, considerado essencial em período pandêmico como o atual.

A defensora pública Gabriela Gonçalves explicou que o pedido deferido é por uma antecipação da tutela específica, ou seja, da obrigação de melhorar os serviços.

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As indenizações, se procedentes, serão destinadas ao fundo relacionado aos Direitos do Consumidor ou diretamente para instituições de objetivos filantrópicos e sem fins lucrativos.

Com informações de BNC Amazonas

Claro cobra R$ 90 por visita técnica, segundo cliente

Consumidor se assustou ao receber fatura com valor muito acima do que ele havia acordado com a operadora; entenda.

Ilustração Pixabay
Imagem: Pixabay

A situação é a seguinte: você tem um problema com a sua internet, chama o técnico, ele não resolve e a operadora resolve cobrar pela segunda visita (visto que a anterior não solucionou nada). Faz sentido? Obviamente não.

Mas o aposentado João Pereira de Melo, 71 anos, viveu exatamente essa situação com a Claro. No ano passado, o cliente já havia enfrentado o mesmo impasse, porém, tudo parecia resolvido.

Agora, o imbróglio se repetiu e taxa apareceu novamente em sua fatura. “Não posso pagar por algo que não concordo e é indevido”, alega o consumidor.

Na ocasião, o cliente encontrou falhas no seu serviço de internet fixa e acionou a prestadora, que enviou um técnico. Porém, o profissional não conseguiu resolver o problema apresentado.

A instabilidade só foi resolvida quando o assinante solicitou uma segunda visita técnica, mas para sua surpresa, a fatura chegou com o valor de R$ 252, o que normalmente seria de R$ 162. Foi cobrada uma taxa de R$ 90.

“Não posso ser cobrado por falta de competência do técnico que não resolveu na primeira visita”, reclamou o assinante.

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Assim que o consumidor levou o caso para a imprensa, a Claro comunicou que uma nova e ajustada fatura foi enviada para o cliente, que confirmou o recebimento.

Com informações de Agora SP (Folha de São Paulo)

Operadoras se manifestam no movimento #BlackoutTuesday

Protesto virtual foi motivado pela morte do menino João Pedro, no Rio de Janeiro, e do ex-segurança George Floyd, nos Estados Unidos.

Blackout Tuesday
Imagem: Blackout Tuesday

Na última terça-feira, 02, diversas empresas e milhares de usuários do mundo inteiro realizaram um protesto virtual. Trata-se da Blackout Tuesday, ou melhor #blackouttuesday, motivado pela morte de negros que foram violentamente assassinados por policiais.

Entre eles o ex-segurança George Floyd, nos Estados Unidos, e o menino João Pedro, que faleceu no Rio de Janeiro, vítima de uma operação policial em São Gonçalo.

A manifestação começou entre as empresas do setor da música. A Apple Music deletou todas as publicações de sua conta no Instagram, enquanto o Spotify adicionou aproximadamente 8 minutos de silêncio entre músicas e podcasts.

No manifesto, a ideia é publicar um quadrado preto no feed da rede social e utilizar a hashtag do movimento. Assim, a busca pela #BlackLivesMatter e #VidasNegrasImportam destaca apenas denúncias e mensagens de negros que são vítimas diariamente.

Uma forma de trazer visibilidade e destaque para uma importante causa.

No Brasil, o setor de telecomunicações demonstrou apoio. A Claro destacou que “O Sol nascerá igual para todos enquanto não houver respeito e empatia”.

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A Vivo deu ênfase aos seus projetos e publicou três imagens com as mensagens: “Vidas negras importam”, “Histórias negras importam” e “Vozes negras importam”.

Página da Vivo no Instagram
Página da Vivo no Instagram

Já a TIM compartilhou: “Mais do que nunca precisamos estar conectados. Conectados pelo respeito e pela liberdade”. A Algar Telecom não aderiu ao movimento, mas fez sua postagem de combate ao racismo.

A única ausência sentida é da Oi, que não fez uma publicação durante a data.

Algar Telecom lança nova solução de segurança digital

Ferramenta é indicada para o trabalho remoto, durante a pandemia da Covid-19.

A Algar Telecom acaba de anunciar o lançamento do Proteção Web, uma solução de segurança digital, com o objetivo de apoiar pequenas empresas trabalhando em regime home office, por conta da pandemia provocada pelo novo coronavírus.

A ferramenta foi desenvolvida pelo Brain, o centro de inovação fundado pela companhia, com o objetivo de ser um recurso na nuvem para proteger os pequenos negócios de ataques cibernéticos, bloquear conteúdos suspeitos, controlar o acesso a sites e gerar relatórios de uso de rede.

Diante da Covid-19, a Algar Telecom está oferecendo o Proteção Web gratuitamente nos primeiros 30 dias.

Posteriormente, a empresa interessada em manter o serviço precisa procurar um consultor para contratar uma assinatura mensal. O preço não foi revelado pela operadora.

Por ser uma tecnologia na nuvem, sendo instalado diretamente no link de internet do cliente, o Proteção Web não precisa da instalação de hardware. Todo o processo, desde a contratação até o suporte, é feito de forma totalmente remota e virtual.

“A partir de conversas com nossos clientes e feedbacks, percebemos que era necessário ter uma solução específica para micro e pequenas empresas, que muitas vezes não têm nem proteção básica em suas redes”, afirma Zaima Milazzo, presidente do Brain.

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–> Algar Telecom disponibiliza recarga com Auxílio Emergencial

–> COVID-19: Algar Telecom transforma uniformes em máscaras

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O serviço de segurança faz parte da estratégia da Algar Telecom em oferecer um portfólio completo de soluções digitais para usuários corporativos.

A iniciativa se une a outras ações tomadas pela operadora para minimizar o impacto da pandemia em seus clientes, como a liberação de benefícios e aplicativos e o aumento da velocidade de internet.

Com informações de Assessoria de Imprensa Algar Telecom.