19/04/2024

Velocidade média da internet no Brasil pode chegar a 150 Mbps

Ao menos é o que prevê a nova meta da Anatel, para o plano estratégico que quer o implante das medidas até 2023.

Fibra óptica
Imagem: Pixabay

Nas últimas semanas, vários objetivos da Anatel para desenvolvimento da banda larga no Brasil foram divulgados. Os planos, obviamente, são ambiciosos. Afinal, a demanda pelo serviço é cada vez maior e a fibra óptica também cresce abruptamente em número de adesões.

Além de estabelecer um ambiente competitivo para o setor, a agência quer aumentar a inclusão do Brasil e pretende ter 4.883 municípios com fibra até 2023.

Outra meta importante, divulgada recentemente, é o estabelecimento da velocidade média. Até 2019, o objetivo era ficar em 45 Mbps, agora, a ideia é elevar para 150 Mbps até 2023.

Porém, um dos maiores desafios ainda é desigualdade do país. As metas só serão cumpridas se as limitações econômicas para manutenção da internet em algumas regiões forem superadas.

É aqui que o aumento da rede de transporte para mais de 4.000 municípios será de grande contribuição para a meta.

A banda larga móvel também é destacada, já que os acessos na tecnologia de conexão 4G triplicaram. Portanto, a ideia é fazer o índice chegar em 98,65%.

VIU ISSO?

–> Oi quer acelerar ainda mais expansão da fibra óptica

–> Problema com a operadora? Veja como reclamar na Anatel

–> Anatel defende o monitoramento de celulares

Será que em três anos os planos da agência se concluem? Vale lembrar que a Oi é vista como uma das principais aliadas na conclusão das metas, já que possui a maior rede de fibra do país.

Com informações de UOL

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários