Velocidade média da internet no Brasil pode chegar a 150 Mbps

Ao menos é o que prevê a nova meta da Anatel, para o plano estratégico que quer o implante das medidas até 2023.

Fibra óptica
Imagem: Pixabay

Nas últimas semanas, vários objetivos da Anatel para desenvolvimento da banda larga no Brasil foram divulgados. Os planos, obviamente, são ambiciosos. Afinal, a demanda pelo serviço é cada vez maior e a fibra óptica também cresce abruptamente em número de adesões.

Além de estabelecer um ambiente competitivo para o setor, a agência quer aumentar a inclusão do Brasil e pretende ter 4.883 municípios com fibra até 2023.


Outra meta importante, divulgada recentemente, é o estabelecimento da velocidade média. Até 2019, o objetivo era ficar em 45 Mbps, agora, a ideia é elevar para 150 Mbps até 2023.

Porém, um dos maiores desafios ainda é desigualdade do país. As metas só serão cumpridas se as limitações econômicas para manutenção da internet em algumas regiões forem superadas.

É aqui que o aumento da rede de transporte para mais de 4.000 municípios será de grande contribuição para a meta.

A banda larga móvel também é destacada, já que os acessos na tecnologia de conexão 4G triplicaram. Portanto, a ideia é fazer o índice chegar em 98,65%.

VIU ISSO?

–> Oi quer acelerar ainda mais expansão da fibra óptica

–> Problema com a operadora? Veja como reclamar na Anatel

–> Anatel defende o monitoramento de celulares

Será que em três anos os planos da agência se concluem? Vale lembrar que a Oi é vista como uma das principais aliadas na conclusão das metas, já que possui a maior rede de fibra do país.

Com informações de UOL

A SKY tem o plano ideal para a sua TV! Aproveite já com 50% de desconto no primeiro mês. Ligue 0800 123 2040.

COMPARTILHAR EM:

About Anderson Guimarães
Jornalista com cinco anos de experiência em produção de conteúdo digital. Passagens por eventos nacionais, mídias sociais e agências de publicidade. Apaixonado por tecnologia e cultura pop.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
1 Comentário
mais antigo
mais novo mais votado
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários
igorliger

acredito nisso mesmo, aqui em casa tive oi cobre de 15mb por mais de 10 anos, em novembro de 2019 fibrou aqui e agora to com 200mb/60mb, a diferença é absurda!

Cidade - UF
Salvador BA