Serviço oferece banda larga por fibra com velocidade de até 300 Mbps de download.
A Vivo anunciou que o seu serviço de internet por fibra óptica, sob a marca “Terra Fibra”, chegou a mais duas cidades do interior paulista. São elas: Taquaritinga e Monte Alto.
O serviço está disponível para 16,4 mil novos domicílios, incluindo residências e empresas, com planos de até 300 Mbps de download e 150 Mbps de upload.
No caso do plano de 100 Mbps de download e 50 Mbps de upload, os usuários residências de Taquaritinga e Monte Alto pagam R$ 99,99/mês. Já os clientes empresariais pagam pela mesma velocidade o valor de R$ 139 mensais.
A operação nos dois municípios é feita pela franqueada AXT Telecomunicações Eireli.
Desde novembro de 2019, a Vivo tem feito parcerias com provedores regionais, em diferentes regiões do país, para expandir a sua rede de fibra óptica.
No negócio, a Vivo é responsável por ceder o uso de seu backbone, catálogo de produtos e sua marca “Terra”. Já a empresa franqueada fica responsável pela venda do serviço, suporte técnico, além de levar a infraestrutura de fibra e equipamentos até o usuário.
Associados do Avanti terão 50% de desconto nos planos de telefonia durante seis meses.
Seguindo o exemplo de outros clubes, o Palmeiras deverá anunciar durante esta semana o lançamento oficial do seu próprio chip de celular, o “Alô Verdão”.
A nova operadora móvel virtual (MVNO) é fruto de uma parceria com a empresa Dry Company, que utiliza a infraestrutura da Surf Telecom e a rede da TIM.
No site oficial do “Alô Verdão” ainda não há o detalhamento dos planos, mas a expectativa é que seja oferecido três pacotes na modalidade pré-pago mensal, de 3GB por R$ 30 mensais, 5GB por R$ 40/mês, e outro de 9GB saindo por R$ 50 ao mês.
Os planos incluem ligações para qualquer operadora e roaming nacional sem custos extras.
Além disso, o associado do Avanti (sócio do Palmeiras) terá 50% de desconto nos planos durante 6 meses. A ideia do time é valorizar o torcedor palmeirense.
“Vamos utilizar nesse produto a mesma infraestrutura e a cobertura de grandes companhias da área de telefonia móvel. O Palmeiras entendeu que era a hora certa de entrar nesse negócio. Vamos conseguir ofertar preços inferiores aos existentes no mercado”, revelou Roberto Trinas, diretor de marketing do clube.
Ainda não informações sobre como adquirir o chip. Enquanto o lançamento oficial ainda não ocorre, o usuário já pode solicitar a portabilidade por meio do site do “Alô Verdão”.
Confira a lista de estreias em dezembro do novo serviço de streaming da Disney.
O Disney Plus mal estreou no Brasil e já anunciou que pretende disponibilizar novos conteúdos todas as semanas em sua plataforma, sempre na sexta-feira.
Para este mês de dezembro o serviço de streaming pretende disponibilizar mais de 40 novos títulos, entre episódios de séries, filmes e documentos.
Entre eles, estão os novos episódios da segunda temporada de “The Mandalorian”, o esperado live-action “Mulan”, além do documentário “Sobrevoando”, narrado pelo ator brasileiro Rodrigo Santoro.
Tem também “Clouds” e “Marvel Comics X-Men”, que estreiam em dezembro, mas ainda não tem uma data definida.
Por outro lado, ainda existem algumas produções que ainda não foram confirmadas pela Disney no Brasil, como “A Tora de Yule no Castelo de Arendelle” e “Dory’s Reef Cam”.
Notificação extrajudicial está sendo enviada para quem baixou três longas que estrearam em 2019 por meio de serviços torrent.
Em mais uma ação para combater a pirataria de filmes, um escritório de advocacia especializado em propriedade intelectual está enviando notificações extrajudiciais para brasileiros que fizeram o download de filmes na internet de forma ilegal.
Esse tipo de notificação é comum na Europa, principalmente na Alemanha, mas é novidade no Brasil.
No documento enviado, os detentores dos direitos dos filmes “Invasão ao Serviço Secreto”, “Hellboy” e “Rambo: Até o Fim” pedem o ressarcimento em milhares de reais pelos atos ilegais praticados pelo usuário. Caso o pagamento não seja realizado, a pessoa será alvo de um processo judicial.
Um dos usuários recebeu uma cobrança em outubro passado no valor de R$ 3 mil, em nome da sua mãe. A carta contém dados pessoais, como nome completo, endereço, além da data, hora e endereço IP no qual o download foi realizado.
“Nunca achei que isso aconteceria comigo. Minha preocupação foi resolver o caso em nome de minha mãe, mas fiquei me perguntando como [os advogados] tiveram acesso a todas as informações para envio da notificação”, conta o usuário que pediu para não ser identificado.
Notificação extrajudicial que está sendo enviada para brasileiros. Imagem: Reprodução/Partido Pirata
De acordo com o Canaltech, a obtenção das informações pessoais dos usuários partiu de um pedido de quebra de sigilo telefônico feito pelo escritório de advocacia na Justiça, em nome de uma empresa britânica chamada de Copyright Management Services.
A empresa tem utilizado a tecnologia “Guardaley”, um sistema de rastreamento de download ilegais de conteúdos protegidos.
Na petição, é mencionado 53,6 mil uploads e compartilhamentos dos 3 filmes entre 2019 e 2020.
A solicitação foi feita em março passado e teve parecer favorável do Tribunal de Justiça de São Paulo. Na ocasião, a Claro foi obrigada a informar os dados solicitados, com 70,3 mil entradas, contendo, nomes, endereços e CPFs de usuários de todo o Brasil.
Segundo o escritório de advocacia, a indústria cinematográfica tem receio de se expor junto aos seus clientes, por isso, cria empresas que lidam com a questão dos direitos autorais de cada obra.
“Cada estúdio age de uma forma [em relação a esse tipo de infração]. Nosso escritório trabalha apenas na obtenção dos dados e no envio das correspondências, como forma de recuperar uma pequena parcela dos danos causados pela quebra dos direitos autorais. Todo o processo é feito da forma mais transparente possível, desde a captura dos dados até a listagem e envio das correspondências”, explica Rafael Lacaz Amaral, um dos advogados do escritório Kasznar Leonardos Advogados.
Fabricante acredita que adoção da conexão de nova geração será mais rápida que o 4G.
Em seu mais recente relatório, publicado nesta segunda-feira, 30, a Ericsson fez uma estimativa que 60% da população mundial será coberta pela rede 5G até o ano de 2026, com uma previsão de 3,5 bilhões de usuários.
A expectativa da fabricante é que o ano de 2020 termine com 15% da população do planeta coberta com a conexão de quinta geração, o que corresponde a 220 milhões de pessoas.
Atualmente, a Ásia é a região com a maior número de acessos 5G, puxado principalmente pela China. No entanto, a Ericsson estima que em 2026 a América do Norte será a região com a maior participação de assinaturas 5G, chegando a 80% do total.
Já na América Latina, espera-se que a conexão de nova geração represente 26% dos acessos móveis no final de 2026. O tráfego de dados esperado para cada celular na região será de 26GB por mês. Em 2020, esta média é de 5.8GB.
“As redes móveis são uma infraestrutura essencial em muitos aspetos da vida diária e o 5G, em particular, será decisivo para a prosperidade econômica futura”, enfatiza Fredrik Jejdling, vice-presidente executivo e chefe de redes da Ericsson.
Já o 4G, que hoje cobre 80% da população mundial, deve chegar a 95% em 2026.
Com informações de Ericsson Mobility Report November 2020.
Pacote conta com Canais Globo, Telecine e vários outros; oferta inicial disponibiliza 5 anos gratuitos de HBO.
Imagem: Anúncio do DirecTV Go
Surpresa? Talvez ninguém esperava, mas a marca DirecTV está volta ao Brasil com o DirecTV Go, um serviço de IPTV com uma programação repleta de emissoras.
O pacote tem custo de R$ 59,90 e conta com canais como Globo, TNT, FX, Disney Channel, GloboNews, CNN Brasil, Multishow, History, Cartoon Network e vários outros.
Há ainda uma oferta inicial onde o cliente ganha cinco anos gratuitos dos canais HBO. Após o período, o pacote passa a custar R$ 34,90, somado ao valor do serviço.
Quem se interessar por um plano mais encorpado poderá incluir todas as emissoras com a marca Telecine por R$ 37,90, além de várias outras à la carte, por outros valores.
Para contratação a parte, estão disponíveis os canais: Combate, FOX Premium, Premiere, ESPN Extra e Conmebol TV.
A estratégia ainda é confusa. Para quem não sabe, a marca DirecTV é da AT&T, que também é proprietária da SKY no Brasil. Há, inclusive, uma tentativa de venda para as operações.
Será que é possível surgir uma fusão entre as duas marcas novamente? O futuro dirá. Vai depender também de uma possível venda da própria DirecTV.
No início dos anos 2000, as duas eram concorrentes na TV paga brasileira, mas passaram a ter o mesmo dono. Com isso, a empresa de menor força no mercado foi diluída.
O DirecTV Go poderá ser acessado em duas telas, simultaneamente.
O aplicativo já está disponível nas TVs da Samsung, Android TV, Chromecast, Amazon Fire TV, ROKU, Smarty Elsys e Apple TV.
Há conteúdo sob demanda do Paramount+, Sony Pictures, Comedy Central, Noggin, MTV, Awesomeness TV, Warner Bros., NBCUniversal, UOL MOV, Howlivre.com e Viva Bem.
É interessante observar que o UOL destaca apenas conteúdo “sob demanda” a partir de agora.
Canais com transmissão linear não são mais anunciados pela plataforma, após a saída anunciada dos canais FOX e ESPN.
Antes, inclusive, eram ofertados quatro pacotes de acesso ao serviço. Hoje é apenas um.
Uma mudança de abordagem que certamente pode estar alinhada com a demanda dos consumidores no serviço, assim como as transformações do mercado.
[ATUALIZAÇÃO – 03/12/2020 15h45]:
Em contato com o Minha Operadora, a assessoria de imprensa do UOL Play explicou que a decisão de descontinuar a oferta dos canais supracitados partiu da Disney. A empresa comunicou que está em busca de substitutos e continua com acesso disponível ao conteúdo do EI PLUS, além das notícias e reportagens do portal UOL.
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Isso significa que a autarquia poderá impor restrição para a compra, por temer uma concentração de mercado muito forte nas mãos das três vencedoras do leilão.
De olho nessa possibilidade, a empresa mineira considera que o consórcio formado pelas três operadoras poderá ter que vender parte dos ativos adquiridos. É quando a Algar Telecom poderá comprar uma parte.
Vale lembrar que a empresa chegou a enviar proposta pela Oi Móvel, mas considerou o valor mínimo de R$ 15 bilhões, estabelecido pela tele carioca, muito alto.
Foi especulada até mesmo uma união entre a operadora e a Highline do Brasil, para que as duas ganhassem força na disputa, mas as conversas não caminharam.
Para a Algar, seria um crescimento desproporcional também, devido a atuação ainda regional da tele.
De toda forma, está fora de cogitação qualquer participação da marca no leilão.
Se operadora ficar ou não com uma parte dos ativos, será um trabalho onde a própria “comeu pelas beiradas”.
Turbulento processo de recuperação judicial da operadora, vista como ‘supertele’, deu início ao fenômeno das competitivas.
Ilustração Fibra Óptica. Imagem: Piqsels
Com 40% de participação no mercado de banda larga fixa, as competitivas, também chamadas de operadoras regionais, não param de crescer. O recente encolhimento da Oi é visto como um dos motivos.
Se antes a “supertele” abocanhou milhares de clientes com o serviço de cobre, a chegada da fibra óptica e o turbulento processo de recuperação judicial diminuíram o poderio da prestadora carioca.
O recente processo de venda de ativos, que já ofertou torres e data center, representa um encolhimento da empresa.
A estratégia utilizada pelas regionais, para crescer de forma mais ágil, são fusões, aquisições e até mesmo abertura de capital na Bolsa de Valores.
E engana-se quem pensa que as capitais são almejadas. As “meninas dos olhos” são as cidades pequenas, onde atuam e oferecem um serviço de atendimento mais concentrado.
Entre os exemplos, podemos citar a Brisanet, que agora explora o modelo de franquias para crescer e colocar conexão de fibra por todo o Nordeste.
A demanda motivada pela pandemia do novo coronavírus, por exemplo, fez várias companhias irem às compras. Uma delas é a Vero, que já cobre 94 cidades.
Tudo isso foi possível graças a compra de oito provedores. A marca, do grupo Vinci Partners, ainda pretende gastar mais.
Bancos como Pátria e BTG Pactual também estão interessados no mercado de internet fixa. É como se as regionais estivessem em uma consolidação para ganhar cada vez mais força no mercado.