26/04/2024

Queda da Oi favoreceu ascensão de regionais

Turbulento processo de recuperação judicial da operadora, vista como ‘supertele’, deu início ao fenômeno das competitivas.

Ilustração Fibra Óptica. Imagem: Piqsels
Ilustração Fibra Óptica. Imagem: Piqsels

Com 40% de participação no mercado de banda larga fixa, as competitivas, também chamadas de operadoras regionais, não param de crescer. O recente encolhimento da Oi é visto como um dos motivos.

Se antes a “supertele” abocanhou milhares de clientes com o serviço de cobre, a chegada da fibra óptica e o turbulento processo de recuperação judicial diminuíram o poderio da prestadora carioca.

O recente processo de venda de ativos, que já ofertou torres e data center, representa um encolhimento da empresa.

A estratégia utilizada pelas regionais, para crescer de forma mais ágil, são fusões, aquisições e até mesmo abertura de capital na Bolsa de Valores.

E engana-se quem pensa que as capitais são almejadas. As “meninas dos olhos” são as cidades pequenas, onde atuam e oferecem um serviço de atendimento mais concentrado.

Entre os exemplos, podemos citar a Brisanet, que agora explora o modelo de franquias para crescer e colocar conexão de fibra por todo o Nordeste.

VIU ISSO?

–> Brasileira atinge 178 terabits em velocidade de fibra óptica

–> Vivo leva fibra óptica para mais duas cidades

–> Oi teve média mensal de 149 mil novos clientes na fibra óptica

No entanto, no mercado financeiro, uma movimentação recente foram os R$ 2,4 bilhões pagos pela Copel Telecom pelo Fundo Bordeaux.

A demanda motivada pela pandemia do novo coronavírus, por exemplo, fez várias companhias irem às compras. Uma delas é a Vero, que já cobre 94 cidades.

Tudo isso foi possível graças a compra de oito provedores. A marca, do grupo Vinci Partners, ainda pretende gastar mais.

Bancos como Pátria e BTG Pactual também estão interessados no mercado de internet fixa. É como se as regionais estivessem em uma consolidação para ganhar cada vez mais força no mercado.

Com informações de O Globo

2 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
2 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários