Cai o interesse pelo TIM Beta nos últimos 12 meses

Será um efeito da concorrência do Claro Flex e Vivo Easy? Entenda o atual cenário do plano.

Divulgação TIM Beta
Imagem: Divulgação TIM Beta

Se antes o TIM Beta era sinônimo de exclusividade, hoje o conceito pode não ser o mesmo. De acordo com o Google Trends, o interesse pelo pré-pago exclusivo da TIM caiu ao longo dos últimos 12 meses.

A última grande alta registrada no número de buscas ocorreu em dezembro de 2018. Após isso, o gráfico mostra uma queda, com poucos e curtos momentos de crescimento, nunca correspondentes ao que era registrado no ano passado.


Com uma medição a partir do último pico de popularidade em 2018, no comparativo com o de 2019, há uma redução de 33% no volume de buscas. Já o mês de novembro caiu 26% na comparação anual.

Será um efeito dos concorrentes Claro flex e Vivo Easy? Ambos ganharam investimentos e divulgaram ofertas relevantes em 2019.

Fora isso, são os planos que mais aproximam da proposta do TIM Beta ao oferecerem uma alta quantidade de dados móveis para os usuários, frente aos planos pré-pagos e controle que estão no mercado atualmente.

Entretanto, ao menos no Google Trends, os dois não ameaçam a hegemonia do pré-pago exclusivo da TIM nos pacotes “moderninhos” do mercado. As buscas pelo Claro flex tiveram uma alta significativa em agosto, mas não alcançaram o TIM Beta.

VIU ISSO?

–> Envio de convite TIM Beta já pode ser feito de outra maneira

–> TIM muda regras de pontuação para virar TIM Beta Lab

–> TIM reduz bônus de internet dos planos controle

Já o Vivo Easy teve sua maior alta em outubro, mês em que ultrapassou o pacote concorrente da Claro. No entanto, ambos ainda não se aproximaram do nível de interesse pelo TIM Beta, mesmo em redução.

Mas, é importante observar a queda contínua do plano da TIM. Qual é a verdadeira motivação?

A questão, já abordada aqui no Minha Operadora, é o inevitável envelhecimento do plano e a falta de atualizações da operadora. Atualmente, a única vantagem é a generosa quantidade de dados móveis para os usuários por baixo custo, além da liberação do TIM Music by Deezer.

Fora isso, não há ligações ilimitadas, aplicativos de mensagens e redes sociais sem descontar da franquia ou outro benefício.

É por essa brecha que o Claro flex busca crescer. Trata-se de um plano controle totalmente digital com ofertas de 8 GB e 10 GB, chamadas de voz liberadas e aplicativos. Já o Vivo Easy busca se consolidar por uma proposta diferente: vender dados, diárias de aplicativos e ligações sem validade.

Por análises, há quem acredite que a TIM não deve mais fazer grandes mudanças ou investimentos do TIM Beta. A pretensão é a mesma das outras operadoras, migrar os clientes para planos controle ou pós-pagos.

Se for o caso, pode ser difícil conquistar o cliente que quer uma boa oferta de serviços sem ter qualquer obrigação contratual ou de fidelidade.

About Anderson Guimarães
Jornalista com cinco anos de experiência em produção de conteúdo digital. Passagens por eventos nacionais, mídias sociais e agências de publicidade. Apaixonado por tecnologia e cultura pop.

38
Deixe um comentário

Por favor, faça login para comentar
  Acompanhar esta matéria  
o mais novo mais antigo mais votado
Notificação de
O EXTERMINADOR FUTURO
Colaborador

O tim beta está morto a muito tempo eu era beta fiquei no beta por 9 anos mais ficou defasado o plano respeito que usa mais não é a mais um bom plano tô usando o tim pré top mais é pré pago redes sociais ilimitadas e ligações ilimitadas por 55 reais mais vantajoso do que o beta

Cidade - UF
São Luís Maranhão
José Martins
Colaborador
José Martins

Esse plano da quanto de internet?

Cidade - UF
Belém-PA
Duda Bahia
Colaborador
Duda Bahia

Se for tim beta básico 10 GB e se for beta lab 20 GB. E 2000 minutos para ligar para qualquer operadora.

Cidade - UF
Salvador BA
Duda Bahia
Colaborador
Duda Bahia

Eu sou beta lab, e não pretendo deixar de ser. O plano vem me satisfazendo muito bem.
Tenho 20GB e internet e 2000 minutos para ligar para qualquer operadora!
Sem dúvidas também notei uma diminuição na velocidade dos dawnloads, como também baixa conectividade em alguns lugares da Capital, principalmente no Bairro do Comércio.
Fora esses isso depois da Tim só a vivo que tem também um serviço bom. Mesmo assim deixei de usar por ser uma operadora que rouba os clientes descaradamente.

Cidade - UF
Salvador-BA
Alexandre Assis Paiva
Colaborador

Olha o Tim Beta sempre foi minha segunda operadora a minha principal é a Oi… Em relação ao claro flex e vivo easy.. Não uso claro pq em MG. A claro é fraca e ruim.. então estou usando vivo easy de teste.. pretendo usa durante vivo easy durante uns 3 mês se não for pegadinha sem sobra de dúvidas que faço portabilidade do meu time Beta para vivo se claro a Tim Beta não apresentar melhorar… Até meu oi tem mais vantagem como whatsapp, Facebook, Messenger, YouTube, Netflix e Instagram sem desconta da franquia e Ale de ter 50Gb de… Leia mais »

Cidade - UF
BELO HORIZONTE
Duda Bahia
Colaborador
Duda Bahia

A OI só uso para fazer ligações, onde ela é muito boa.
A claro não presta nem para ligações e muito menos para dados, infelizmente a TIM só deixará de ser TIM se for leviana com os seus clientes.
Sou tim e serei sempre tim enquanto qualidade ela tiver.

Cidade - UF
Salvador-BA
Rodrigo Santos
Colaborador

O Tim Beta está em declínio há muito tempo. O plano não acompanhou as tendências e ficou defasado. Está nítido que a Tim não tem mais interesse em manter esse plano. Fui Tim Beta por um tempo, mas saí assim que aumentou de preço.

Cidade - UF
Rio de Janeiro - RJ
Duda Bahia
Colaborador
Duda Bahia

A maioria que não usa muito dados, e ficam restrito ao Whatsapp e Facebook, reclama do preço e não avalia o maís importante que é as quantidades de dados de internet. Quem usa muito a internet, sabem qual é a melhor operadora em oferta de dados e preço!

Cidade - UF
Salvador-BA
Roberto Ramos
Colaborador
Roberto Ramos

Tim Beta foi bom enquanto durou, a muito tempo morreu.
No começo era mil maravilhas.
Claro Flex, muito melhor, e mais barato.
Troquei e não me arrependo nem um pouco.

Cidade - UF
São Bernardo do Campo - SP
Marcos Pereira
Colaborador
Marcos Pereira

Em relação a internet do Tim Beta não tenho o que reclamar já em relação as ligações são de péssima qualidade a maioria das vezes fica mudo é necessário tentar mais 2 ou 3 vezes pra conseguir falar ou ouvir a outra pessoa.

Cidade - UF
Aracaju se
Marcelo Monte
Colaborador
Marcelo Monte

Usei o Tim Beta por longos anos, mas o pouco caso nos últimos tempos da operadora com o plano Beta me fez migrar para concorrência. Pagar R$ 55,00 por 10gb de internet e 600 min de ligação, sem nenhum atrativo a mais ficou desinteressante. Migrei para o Plano Ultragiga-se da OI, que apesar de ser mais caro mensalmente, os benefícios são extraordinários. 50gb de internet e a liberação dos principais app sem consumir do pacote de dados, somado a ligações e SMS ilimitados, no meu caso compensou bem mais a mudança.

Cidade - UF
Teresina
Marcelo Ribeiro
Colaborador

Também utilizo esse plano da Oi. Acredito que é ele o responsável por retirar alguns Labs da Tim.
Descobri também que o plano acumula franquia de dados. Estou com 88GB atualmente.

Cidade - UF
Novo Hamburgo RS
Duda Bahia
Colaborador
Duda Bahia

Parabéns!
Eu pago 55,00 e tenho 20 GB de dados e 2000 minutos de ligações para qualquer operadora.
Para mim ta ótimo! Continuarei sendo Beta lab!

Cidade - UF
Salvador-BA
Jean Michel Skaleé
Colaborador
Jean Michel Skaleé

Já tive também tim beta, mas fiz portabilidade para a claro na epoca do prezão por 9,99 durante duas semanas. Hoje o Tim Beta se torna um plano sem nenhum diferencial, fora o dezzer, para quem usa bastante. Outra coisa é a questão de ter que ficar controlando e tentando alcançar a pontuação para ser beta lab, dificultaram e obrigaram a todos usar plano mensal e recarregar 60 reais por mes para manter a “coroa”, fora que teria q ter sorte para que toda a sua pontuação fosse considerada. Antigamente, envolvia bastante rede social, entao ate quem usava o diario… Leia mais »

Cidade - UF
Marechal Candido Rondon - PR
Rogerio Pires
Colaborador
Rogerio Pires

Aderi somente este ano ao TIM BETA; creio que só compensa se for pra ser BETA LAB e se a rede da TIM, na sua região, for boa. Não tenho do que reclamar. De fato o plano perdeu muito da atratividade; tenho 2 convites e não tenho a quem doar.

Cidade - UF
Uberlândia - MG
Jefferson Rodrigues
Colaborador
Jefferson Rodrigues

Hoje em dia, as pessoas não ligam mais pro beta. Eu tive que comprar o meu convite, no começo de 2014. Esperei 3 meses pra receber o meu chip porque, nessa época, a TIM mandava o chip, via Correios.
Usava o chip no mini modem 3G pra acessar a Internet no PC.
Atualmente,esse chip está sem uso. Tô esperando a TIM fazer uma mudança nele.

Cidade - UF
Maceio
Maceió Receptivos
Colaborador
Maceió Receptivos

Descupa a expressão, mas em vez de ser chamado Tim Beta devia ser Tim Bosta.
Começaram a roubar meu pacote de dados, a dizer que fiz 500 ligação sem ter feito, o sinal não presta , se você deixar ligado os dados móveis com após encerrar o último dia do mês, ao carregar o pacote eles furtam seu credito, os atendimentos ao cliente é para FDP. Já tentei vender pela metade do preço e ninguém quer, Enfim o Tim Bosta é sem futuro, opa! Tim Beta,

Cidade - UF
Maceió
Ronaldo Toledo
Colaborador
Ronaldo Toledo

Deveriam criar os planos mensal de 5 GB e 300 minutos por 20 reais . E outro de 10 GB e ligacoes ilimitadas por 35 reais e 20 GB ligação ilimitadas por 50 reais , e whatsapp, Waze, e outros apps ilimitados, e manter a opção diária..eu pegaria o de 20 reais por ser o mês todo. Este atual de 10 por semana e fraco.

Cidade - UF
Nova Iguaçu - RJ
Mauro Eder
Colaborador

Bom eu sou Lab. são 20GB. Que posso dizer que realmente o 4G da Tim está muito ruim ultimamente. O que me prende a este plano ainda é o Tim Deezer. Gosto muito dele.

Cidade - UF
Campo Grande MS
Bruno. Cristiano
Colaborador

Eu mesmo sou Recém Chegado no Tim Beta mas agora já sou LAB se for pra ter 10GB por 55 reais por mês muito Difícil tentar mas por ser LAB aí já vale a Pena

Cidade - UF
Ribeirão das Neves MG
Luiz Carvalho
Colaborador

A Tim precisa atualizar o aplicativo Beta, realizar alterações (valor, benefícios), e relançar como um plano digital, faria o maior sucesso, e fecharia a deficiente deste tipo de plano na operadora.

Cidade - UF
São Paulo
Eduardin ☀️
Colaborador

Triste. Muito triste com a TIM. PLANO ABANDONADO PELA OPERADORA. O preço cobrado e a maneira de pontuar já não valem a pena faz tempo. O mais absurdo é não darem a opção de recarga no valor de R$ 55,00. Te obrigando a mais cedo ou tarde não ser mais Beta Lab. Isso quando não comem esse saldo restante. Lamentável.

Cidade - UF
São Paulo
Jam Fercost
Colaborador
Jam Fercost

Vocês reclamam demais. Eu sou Beta desde 2011, onde eu pagava 0,50 por dia que usava de cada serviço. E era muito, mas muito mais difícil ser BetaLAB naquela época, porque a pontuação envolvia as redes sociais, recargas, e outros serviços. Tim Beta é um ótimo plano PRÉ PAGO. Ainda não existe um PRÉ PAGO tão bom quanto. Ok, o serviço não tem grandes novidades, e a cobertura da TIM deixa a desejar em alguns aspectos, mas estou satisfeito. Eu que só uso o pacote de dados, estou satisfeito em pagar R$ 55 por mês pra ter 20GB (No BetaLAB).… Leia mais »

Cidade - UF
Curitiba - PR
Michel Arapis
Colaborador
Michel Arapis

Sou Tim beta faz 8 meses e há 6 meses lab, tenho percebido que o sinal 4g oscila bastante, ou seja, está péssima moro na cidade do Rio de Janeiro e na zona sul.
Está difícil saber qual a melhor tenho o Nextel Happy por R$50.00 e 15gb de dados que também é péssima.
Quem quiser convite para os dois é só pedir.

Cidade - UF
Rio de Janeiro, RJ
Esllei Macedo
Colaborador

Sou Tim Beta recente estou com três convites pra doar e não acho quem quer kkk
Tá osso

Cidade - UF
Cacoal,Ro
Willian Sergio
Colaborador
Willian Sergio

Não é que caiu o interesse, a Tim vem boicotando o plano faz tempo, tiraram todos os métodos de pontuação, deixando apenas pontuação por recarga, que é um vacilo na minha opinião como usuário, sem tirar que teve a um tempo atrás um tipo de limitação de velocidade na internet, apenas para quem é beta, pois conhecia pessoas que tinham qualquer outro plano pre ou pós da Tim que está funcionando perfeitamente, já o meu Tim Beta não tava carregando nem uma imagem no Facebook, e acabei fazendo uma enquete no maior grupo de usuários de Tim Beta no Facebook… Leia mais »

Cidade - UF
Cabreuva só
Wilson Teodoro
Colaborador
Wilson Teodoro

Vereficando porque houve a queda na busca pelo Tim lab constatei que para o obter o aplicativo e necessário fazer um cadastro e aguardar o convite de um amigo para o ingresso então conclui que limitaram o acesso.

Cidade - UF
São Paulo
Rogerio Pires
Colaborador
Rogerio Pires

Não precisa “obter aplicativo”, não é um plano digital por “App”, infelizmente. Com relação a ser um plano no qual a adesão é feita apenas por meio de “convites”, está correto! Sempre foi assim… isso e a grande quantidade de Gigas de internet é que era, até então, o diferencial “exclusivo” do plano.

Cidade - UF
Uberlândia - MG
Pimentel Jacinto
Colaborador
Pimentel Jacinto

Eu sou um desses que perdi interesse pelo Tim Beta, se a própria operadora boicota o próprio plano o deixando de atualizar pra que vou dar valor??? Tem puxa saco aí mandando pegar plano pós bem caro se não tiver satisfeito com o Tim Beta, não precisa meu bem, no Vivo Easy você paga 100 gigas por 200 reais mas o pacote de internet não expira, então se você divide esse plano em cinco meses dá 20 gigas por mês a 40 reais e se você não gastar 20 gigas por mês melhor ainda pois você não perde o que… Leia mais »

Cidade - UF
Sabará- MG
Jean Michel Skaleé
Colaborador
Jean Michel Skaleé

Falou tudo, pra quem usa apenas dados, ou usa pouco ligação, vivo easy fica bem mais em conta.
Creio que a Tim poderia flexibilizar mais os planos dela, pois sao planos engessados de beneficio, que atende apenas uma minoria.

Cidade - UF
Marechal Candido Rondon - PR
José Martins
Colaborador
José Martins

Só uso beta por não ter obrigação contratual e por que ele me dá oq mais uso q é internet, já q ligo bem pouco.

Cidade - UF
Belém-PA
Monyka Medeiros
Colaborador
Monyka Medeiros

Com todo esse blá blá blá o Tim beta ainda continua sendo a melhor opção. Mesmo quando eu não alcanço a pontuação pra ser LAB pra ganhar 20GB ,10GB é o suficiente pra mim utiluzar na INTERNET nunca fiquei na mão assisto vídeos filmes a vontadefaco ligações a vontade e até uso o pacote de dados pela TV quando estou sem sinal da minha internet local. Enfim por enquanto não vou trocar de plano.

Cidade - UF
Jaboatão dos Guararapes
Elton Vieira
Colaborador
Elton Vieira

Eu fui cliente Tim Beta por anos, estava satisfeito até a Tim começar a cortar a internet, sem falar que nunca mais conseguia virar Lab, então fui para o Controle TOP da Oi, estou adorando e ainda tenho YouTube ilimitado. Funcionando perfeito comigo.

Cidade - UF
Salvador-Ba
Duda Bahia
Colaborador
Duda Bahia

Galera!
Todos os usuários de telefone na modalidade de plano pré-pago, terá de fazer o recadastramento do seu número, para que esse não seja bloqueado.
Às informações falam que as pessoas com linda telefônica pré-paga em 17 Estados têm até o dia 18 de novembro de 2019 para atualizar os dados.
Já fiz o recadastramento dos meus números da oi, já o da Tim. Fui informado que cado haja uma necessidade, serei avisado por mensagem, sobre a necessidade de realizar o recadastramento.
Alguém tem informações nesse sentido referente o recadastramento da operadora TIM?
Desde já agradeço.
[SUPRIMIDO]

Cidade - UF
Salvador-BA
Janderson Carolino
Colaborador
Janderson Carolino

Não sei pra que vocês querem redes sociais sem descontar da franquia se a quantidade de dados é o suficiente pra passar o mês todo. Ok, poderia ter umas excessões como YouTube ou Netflix que gastam mais dados, mas fora isso as outras não consomem tanto. Então pela quantidade de dados que é fornecido e pelo valor o Tim Beta está ótimo!

Cidade - UF
Vitória ES
Luiz Carlos Vieira
Colaborador
Luiz Carlos Vieira

O povo reclama de mais qual operadora que tem 20gb de Internet móvel por 55 reais mensais ou 10gb ,estão se iludindo com o claro Flex só porque tem ligações ilimitadas mas se esquecem que lá no Flex e só 10gb ou 8gb já no beta a chance de ter 20gb tá aí outro diferencial e que o Tim beta tem o deeser que e ótimo ouvir músicas sem propaganda e de forma ilimitada Tim beta já existe a anos claro Flex ninguém sabe até quando vai e outra coisa claro Flex e um plano controle digital eu usei o… Leia mais »

Cidade - UF
Itaquaquecetuba só
Ju Silva
Colaborador
Ju Silva

Realmente, tenho Tim Beta a quase 4 anos e estou testando o plano da Oi que oferece 50GB mais YouTube e Netflix sem descontar da franquia, além de assinatura de revistas, ligações, rede sociais…a única desvantagem até agora é o sinal da Oi, pelo menos onde moro a Tim tem melhor sinal, mas estou estudando trocar sim!

Cidade - UF
São Bernardo, SP
Carlos Diniz
Colaborador

O que me mais me incomodava no Tim Beta era o tal Blablablametro com as rodadas trimestrais. Voltaria para a Tim caso ela, pelo menos, mantivesse os atuais recursos do Beta Lab, mas sem esse pseudo jogo e as rodadas trimestrais. E obviamente mantendo o valor cobrado atualmente. Essa formula envelheceu, ao meu ver.

Cidade - UF
Belo Horizonte MG