16/04/2024

Análise: UOL Play

Vale a pena assinar o novo serviço de streaming oferecido pelo UOL e a Watch Brasil?

Com o objetivo de entrar no concorrido mercado do entretenimento, principalmente em tempos de pandemia do novo coronavírus, o UOL lançou em 28 de abril o seu próprio serviço de streaming, o UOL Play.

A novidade surgiu a partir de uma parceria entre o UOL e a Watch Brasil, que contou com investimento de US$ 2,5 milhões (R$ 14,23 milhões na cotação atual).

A ideia foi misturar TV por assinatura, streaming e conteúdo sob demanda, uma grande tendência para os próximos anos no setor.

Entretanto, o UOL terá que bater de frente com serviços já estabelecidos como Netflix, Globoplay e Amazon Prime Video, além dos vindouros Disney+ e HBO Max.

A dúvida que fica é se vale a pena assinar o novo serviço.

Para responder esta questão, o Minha Operadora testou o UOL Play. Confira a nossa análise a seguir.

Planos

O UOL Play foi lançado com 4 planos de assinatura, contendo filmes, séries, desenhos, esportes e programas de TV. Além do conteúdo sob demanda, também é possível assistir canais ao vivo.

A plataforma também disponibiliza locação de vários sucessos de bilheteria e lançamentos recente do cinema.

Os planos disponíveis atualmente são:

  • Combo Light (R$ 15,90/mês)
  • Combo Cinema (R$ 39,90/mês)
  • Combo Torcedor (R$ 59,90 promocionalmente por R$ 49,90/mês)
  • Combo Família (R$ 64,90 promocionalmente por R$ 54,90/mês)

Todos oferecem um período de degustação gratuito de 7 dias.

Planos disponíveis no UOL Play.

Assinatura

Para usuários que já tem uma conta no UOL, basta apenas inserir o e-mail e senha e continuar com o processo de assinatura.

No nosso caso, criamos uma nova conta, no qual é solicitado e-mail, senha, nome completo, CPF, celular e endereço com CEP.

Já nesta tela de cadastro é solicitado os dados do cartão de crédito, mesmo que o usuário queira utilizar apenas o período de degustação gratuito.

A justificativa do UOL é que o cartão é solicitado para que a assinatura seja renovada automaticamente, mas deixa claro que é possível cancelar o produto quando quiser.

São aceitas as bandeiras Visa, Mastercard, Hipercard, Elo e American Express.

Na tela de cadastro também é possível ter acesso aos termos de uso.

Ao continuar, o UOL Play já está disponível uso no site ou no app.

Um SMS e um e-mail são enviados para o usuário confirmar o número de telefone e endereço eletrônico informados.

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Usabilidade

Por enquanto, o UOL Play não possui um aplicativo dedicado para Smart TVs. O acesso ao conteúdo é possível por meio do navegador de internet em um computador ou por aplicativos Android e iOS em celulares e tablets. Também é possível espelhar a tela do celular por meio do Chromecast.

Os controles de vídeo incluem o play/pausar, volume, ligar e desligar legendas, escolher resolução e colocar em tela cheia. Não há opções para saltar ou retroceder, nem aumentar ou diminuir a velocidade de reprodução.

É possível interromper um filme ou série e clicar no botão “Continuar” para assistir de onde parou.

Os conteúdos do UOL Play podem ser separados em quatro perfis, o que permite assistir em 4 telas simultaneamento em uma mesma conta.

O maior ponto negativo na usabilidade fica por conta dos canais ao vivo da FOX e ESPN. Para acessar tais conteúdos o usuário precisa sair do site/aplicativo do UOL Play e acessar as próprias plataformas da FOX e ESPN. Antes, é preciso fazer um novo cadastro para assistir aos conteúdos. Essa integração poderia ser mais fluída ou facilitada.

A busca por conteúdo também precisa ser aprimorada, dando suporte aos nomes dos títulos tanto no inglês quanto no português. Por exemplo, ao pesquisar “The Handmaid’s Tale”, a plataforma não apresenta nenhum resultado. Apenas se for digitado “O Conto da Aia” é possível encontrar a série.

Durante a análise, fomos surpreendidos várias vezes com o erro 500 (Internal Server Error), principalmente durante o acesso aos conteúdos do UOL Mov.

No aplicativo, também é comum ocorrerem erros logo após o login, além de outros bugs durante a navegação. No Google Play, o app tem nota baixa: 2,0 de 5,0. Na App Store a pontuação é 3,4 de 5.

Erro durante a navegação do UOL Play.

Conteúdo

A oferta de conteúdo do UOL Play é disponibilizado por meio de parceria com a Sony Pictures e o Paramount+, o que também inclui títulos da Comedy Central, MTV e Awesomeness TV.

Do Paramount+, por exemplo, está disponível a série dramática “Yellowstone”, estrelada pelo ator Kevin Costner, além da premiada “O Conto da Aia” (“The Handmaid’s Tale”).

Também é possível assistir as séries animadas “Bob Esponja”, “As tartarugas ninjas” e “Os padrinhos mágicos”.

Clássicos do cinema como “E.T.”, “Tubarão” e “Jurassic Park” estão no catálogo. Vencedores do Oscar como “Taxi Driver” e “Spotlight: Segredos Revelados” também estão disponíveis.

No entanto, algumas produções da Paramount ficaram de fora, como os filmes “O poderoso chefão”, “O chamado” e “Star Trek: Além da Escuridão”.

A brasileira “A culpa é do Cabral” vêm da Comedy Central.

Já da MTV, o UOL Play traz os primeiros episódios do experimento social “Are you the one?”, as duas primeiras temporadas de “Ridículos MTV”, além do maior sucesso da grade da emissora, o “De férias com o ex”, entre outras produções.

Para o público infantil, o Noggin oferece “Dora, a aventureira”, “Rugrats: os anjinhos”, “Planeta das crianças”, “Peter Rabbit”, “Patrulha canina”, “Escola dos Rugidos”.

Na categoria canais ao vivo, é possível assistir as emissoras do grupo da FOX: FOX Channel, FX, FOX Premium 1, FOX Premium 2, FOX Sports, FOX Sports 2, FOX Life, National Geographic, National Geographic Wild e Nat Geo Kids.

Para os fãs de esportes, estão disponíveis o ESPN, ESPN 2, ESPN Extra, ESPN Brasil, além do ESPN Play.

O conteúdo original fica por conta do UOL Mov, a produtora de vídeos do UOL, com os títulos “A Fronteira”, “Drauzio em campo”, “Meu carro, minha vida”, “Meu tempo é hoje”, “Poucas com Cauê Moura” e “Primeiro Cartel da Capital”

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Locação

A plataforma também conta com filmes para alugar, podendo assistir ao conteúdo locado pelo período de 48 horas.

É possível encontrar títulos de drama, comédia, família e infantil, ação e aventura, além de suspense e terror. Entretanto, filmes de romance e ficção científica apresentam poucas opções disponíveis. Neste último, por exemplo, a única produção para locação é “A Chegada”, por R$ 4,90.

No catálogo estão filmes que estrearam recentemente nos cinemas, como “Bloodshot” (R$ 16,90), “Adoráveis Mulheres” (R$ 14,90), “Jumanji: Próxima Fase” (R$ 14,90), “1917” (R$ 14,90), “As Panteras” (R$ 9,90) e “Zumbilândia: Atire Duas Vezes” (R$ 11,90)

Também está disponível “A Vida Invisível” (R$ 14,90), filme brasileiro escolhido para concorrer no Oscar.

No entanto, outras estreias como “Ameaça Profunda”, “Coringa”, “Minha mãe é uma peça 3”, “Sonic – O Filme” e “O Caminho de Volta”, que já chegaram em serviços de streaming concorrentes, ainda não estão disponíveis no UOL Play.

Exemplos de filmes para alugar no UOL Play.

Cancelamento

O cancelamento do UOL Play é o ponto de maior crítica pelos usuários. Várias pessoas tem registado reclamações no Reclame Aqui sobre dificuldades e problemas para cancelar do serviço durante o período de degustação gratuito.

Procurada pelo Minha Operadora, o UOL, por meio de sua assessoria de imprensa, reconheceu que havia uma instabilidade no site, afirma que já foi corrigida, e que a demora no atendimento por telefone é motivada pela operação reduzida do call center, devido à pandemia da Covid-19.

O Minha Operadora experimentou realizar o cancelamento pelo telefone e pelo site indicado pela assessoria.

Pelo telefone, a ligação foi realizada em horário comercial, dentro do período gratuito de 7 dias, por meio do número 4003-2002 (também está disponível o 0800 771 7774). O suporte funciona das 8h às 20h40, de segunda a domingo.

Na primeira tentativa, já recebemos a mensagem automática “Não é possível completar essa chamada. Tente novamente mais tarde”. Somente na 4ª tentativa conseguimos acessar ao menu eletrônico, no qual é avisado que o tempo de atendimento pode ser maior do que o habitual, devido a pandemia.

Ao selecionar a opção de “cancelamento” no menu eletrônico e solicitar para que seja atendido por um operador, o atendimento iniciou rapidamente, após 29 segundos e espera.

A atendente informou que ao continuar sendo um assinante UOL, o usuário tem vários benefícios, como o acesso ao conteúdo online do jornal Folha de S.Paulo, utilizar simulados exclusivos do UOL Educação, participar do Clube UOL – que oferece, por exemplo, descontos na compra de produtos Casas Bahia -, entre outros.

É válido lembrar que tais benefícios não são informados durante a assinatura do UOL Play.

A atendente também lembrou que o serviço é novo e que ele será atualizado constantemente.

Como oferta de retenção, a atendente ofereceu 50% de desconto durante os próximos 3 meses na assinatura. Assim, em vez de pagar R$ 54,90, o valor mensal seria de R$ 27,45.

Reputação do UOL no site Reclame Aqui.

O Minha Operadora também testou o cancelamento de um segundo cadastro, por meio do site https://sac.uol.com.br/#/cancelarProduto.

Na página, ao clicar em “prosseguir com cancelamento” uma nova janela abre, sendo redirecionado para o atendimento via chat. Nele, já recebemos em seguida uma mensagem “Não foi possível continuar a nossa conversa. Por favor, tente mais tarde”.

Foram feitas mais 5 tentativas durante um período de 1 hora.

Somente na terceira tentativa, foi possível ser atendido. No chat, o processo de cancelamento foi mais lento, demorando 12 minutos, e antes de finalizar o cancelamento de fato, o atendimento online foi interrompido.

Neste atendimento, o plano a ser cancelado era o de R$ 15,90. Antes do chat ser encerrado abruptamente, a oferta de retenção oferecida pelo atendente era uma assinatura promocional de R$ 11,13 durante 12 meses.

Não existe uma opção de cancelamento do serviço, no site ou aplicativo, sem que precise entrar em contato com um atendente do UOL.

Portanto, a melhor forma para fazer o cancelamento da assinatura ainda é por meio do telefone do call center.

Conclusão

É claro, estamos falando de uma plataforma recém-lançada – que ainda ostenta em seu logotipo o “Beta”.

A baixa oferta de conteúdo, a falta de um aplicativo para Smart TV, assim como uma melhor integração com os conteúdos dos canais FOX e ESPN são grandes pontos negativos da plataforma.

Por outro lado, a oferta de canais ao vivo, ao lado de conteúdo sob demanda, é uma grande tendência para os próximos anos, algo que grandes players como Netflix ou Amazon Prime Video ainda não oferecem.

Neste ponto, o UOL Play é positivo, por estar apimentando um cenário que já é altamente competitivo e explorando um novo mercado alternativo aos planos tradicionais da TV por assinatura.

Tal movimento é benéfico para o consumidor, por aumentar a oferta de conteúdo e baratear preços. Além disso, a possibilidade de assinar e cancelar o serviço a qualquer momento, sem precisar ficar engessado em um contrato da TV Paga, deve ser levado em conta pelo usuário.

Eu posso não gostar das produções que são exibidas nos canais FOX, mas provavelmente existe um público que ficaria feliz em pagar R$ 39,90 para assinar o UOL Play apenas para ter acesso a este conteúdo, sem precisar a recorrer a um pacote da TV por Assinatura, o que o faria ter que desembolsar mais para ter acesso a canais que não são do seu interesse.

Com o aumento da base de clientes e novas adições de produções ao catálogo, o serviço pode passar a se tornar cada vez mais interessante.

Uma vantagem que não é divulgada na promoção do UOL Play, são os serviços exclusivos de ser um assinante UOL, como o acesso ao conteúdo fechado da Folha de S. Paulo. Somente a assinatura digital do jornal tem valor de R$ 29,90, após o período promocional.

No fim, entre as várias plataformas disponíveis atualmente no país, a melhor continua sendo aquela que cabe no bolso do consumidor e oferece a maior quantidade de conteúdos que atendem aos seus gostos pessoais.

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