16/03/2024

Brasileira atinge 178 terabits em velocidade de fibra óptica

Lídia Galdino liderou uma pesquisa na University College de Londres (UCL) e descobriu um avanço que pode impulsionar o 5G.

Ilustração Pixabay
Imagem: Pixabay

Uma brasileira conseguiu atingir uma velocidade de internet, via fibra óptica, três vezes mais rápida do que as melhores conexões pela tecnologia disponíveis comercialmente na atualidade.

O nome dela é Lídia Galdino, engenheira que liderou uma pesquisa por dois anos na University College de Londres (UCL), ao lado de cientistas.

Para conseguir o impressionante resultado, os especialistas trabalharam em duas frentes: física (hardware) e software. Com isso, foi desenvolvido um amplificador de sinal.

No caso, os cabos de fibra óptica transmitem dados pela luz e os amplificadores são muito necessários para que esse processo não perca qualidade.

E para chegar ao almejado resultado, os especialistas conseguiram otimizar a transmissão de sinais, além de corrigirem inconsistências nas frequências de luz.

A velocidade de 178,08 Tb/s foi conquistada em uma distância de 40 km.

VIU ISSO?

–> Oi Fibra é a banda larga que mais cresce em 2020

–> Vivo Fibra chega em mais nove cidades

–> Vivo Fibra começa a vender pacotes com Netflix inclusa

Para termos uma ideia, com uma internet desse alcance, é possível fazer o download de mil filmes em alta definição, com qualidade de BluRay (25 GB), em apenas um segundo.

Em entrevista para o G1, Lídia Galdino comentou a vantagem econômica da pesquisa, já que os amplificadores podem ser instalados em infraestruturas existentes de fibra.

Uma maneira de melhorar as conexões, por parte das operadoras, é aprimorar os amplificadores existentes. Esse processo teria um custo de US$ 21,1 mil (R$ 112 mil) por unidade.

A pesquisa, por sinal, pode ter sido realizada para atender mais a conectividade móvel, principalmente o 5G.

Com informações de G1

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários