InícioInternet Banda LargaBrasileira atinge 178 terabits em velocidade de fibra óptica

Brasileira atinge 178 terabits em velocidade de fibra óptica

Lídia Galdino liderou uma pesquisa na University College de Londres (UCL) e descobriu um avanço que pode impulsionar o 5G.

Ilustração Pixabay
Imagem: Pixabay

Uma brasileira conseguiu atingir uma velocidade de internet, via fibra óptica, três vezes mais rápida do que as melhores conexões pela tecnologia disponíveis comercialmente na atualidade.

O nome dela é Lídia Galdino, engenheira que liderou uma pesquisa por dois anos na University College de Londres (UCL), ao lado de cientistas.


Para conseguir o impressionante resultado, os especialistas trabalharam em duas frentes: física (hardware) e software. Com isso, foi desenvolvido um amplificador de sinal.

No caso, os cabos de fibra óptica transmitem dados pela luz e os amplificadores são muito necessários para que esse processo não perca qualidade.

E para chegar ao almejado resultado, os especialistas conseguiram otimizar a transmissão de sinais, além de corrigirem inconsistências nas frequências de luz.

A velocidade de 178,08 Tb/s foi conquistada em uma distância de 40 km.

VIU ISSO?

–> Oi Fibra é a banda larga que mais cresce em 2020

–> Vivo Fibra chega em mais nove cidades

–> Vivo Fibra começa a vender pacotes com Netflix inclusa

Para termos uma ideia, com uma internet desse alcance, é possível fazer o download de mil filmes em alta definição, com qualidade de BluRay (25 GB), em apenas um segundo.

Em entrevista para o G1, Lídia Galdino comentou a vantagem econômica da pesquisa, já que os amplificadores podem ser instalados em infraestruturas existentes de fibra.

Uma maneira de melhorar as conexões, por parte das operadoras, é aprimorar os amplificadores existentes. Esse processo teria um custo de US$ 21,1 mil (R$ 112 mil) por unidade.

A pesquisa, por sinal, pode ter sido realizada para atender mais a conectividade móvel, principalmente o 5G.

Com informações de G1

Anderson Guimarães
Jornalista com seis anos de experiência em produção de conteúdo digital. Passagens por eventos nacionais, mídias sociais e agências de publicidade. Apaixonado por tecnologia e cultura pop. E-mail: [email protected]

1 COMENTÁRIO

Acompanhar esta matéria
Notificação de
1 Comentário
mais antigo
mais novo mais votado
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários