Jornalismo, entretenimento e documentários se destacam entre as opções para as festas de fim de ano; conheça.
Filme ‘Meu Presente de Natal’, do Lifetime, que terá sinal aberto na Claro net.
A Claro net liberou um total de nove emissoras para o período do final de ano, ação que os clientes poderão aproveitar na TV por assinatura e streaming.
O History2, por exemplo, está disponível desde 18 de dezembro e seguirá até o dia 27.
Consumidores poderão conferir a estreia do especial “O Fantástico Mundo da Imaginação”, que acompanha a história do gênero de fantasia na cultura pop.
Disponível pelo mesmo período está o canal Lifetime, que preparou uma programação especial de filmes natalinos para o fim de ano.
Um deles é a comédia romântica Meu Presente de Natal, que reúne as estrelas da aclamada série One Tree Hill: Hilarie Burton e Tyler Hilton.
Além desses, a prestadora estendeu a ação de sinal aberto feita lá em março, para minimizar impactos da pandemia do novo coronavírus.
O S20 comum tem valor de R$ 5.499 e com desconto de R$ 3.000 cai para R$ 2.499.
Já o S20 FE fica em R$ 1.999, com o desconto de R$ 2.500 aplicado no valor de R$ 4.499, enquanto o S20 Plus ganha R$ 3.000 de desconto no valor de R$5.999 e fica em R$ 2.999.
Mas, apenas se o consumidor comprar junto ou dentro do plano TIM Black Família 100 GB.
Inflou ou não?
A fins comparativos, o Galaxy S20 Ultra pode ser encontrado atualmente, no e-commerce, por R$ 4.939,05.
Pelo site da fabricante, o valor original é de R$ 7.999, que com desconto vai para R$ 6.749,10.
Já Galaxy S20+ tem valor original de R$ 5.999, pelo portal da Samsung e por R$ 3.440,07 em ofertas do e-commerce.
Os modelos S20 FE e S20 comum ficam entre R$ 2.799 e R$ 3.324, respectivamente.
Por mais que o custo seja mais alto pelas operadoras, todas trabalharam com o preço original do aparelho, divulgado pela própria marca no lançamento.
Enquanto a empresa do ‘Tudum’ perde um grande sucesso, a concorrente da Amazon prepara uma estreia migrada dos cinemas.
Imagem: Divulgação Amazon Prime Vídeo
A semana começou com a remoção da série “Pretty Little Liars” do catálogo da Netflix, título de grande sucesso entre jovens e adolescentes.
Apesar da trama ter sido exibida originalmente pelo Freeform (que antes era chamada de ABC Family), de propriedade da Disney, a produção é da Warner Bros.
Portanto, a retirada é o início do término de contrato que fará a Netflix perder diversas produções por causa da futura chegada do HBO Max no Brasil.
O streaming terá as produções da Warner com exclusividade e promoverá ainda mais remoções no catálogo daquela que agora é sua principal concorrente.
CEO da Oi participou de reunião pública para fazer um balanço da companhia durante este ano e falar das expectativas para 2021.
Nesta segunda-feira, 21, Rodrigo Abreu, CEO da Oi (OIBR3/OIBR4) participou de uma reunião pública e online promovida pela Associação dos Analistas e Profissionais do Mercado de Capitais (Apimec).
Durante o evento, Abreu apresentou aos investidores, analistas e público em geral um balanço do ano de 2020 e as expectativas para o ano de 2021.
Além de Rodrigo, a reunião contou com a presença de Camille Loyo, chefe do setor financeiro e diretora de relação com investidores da operadora.
Também participaram representantes da Apimec, Lucy Sousa, de São Paulo, e Hélio Darwich Nogueira, do Rio de Janeiro.
Rodrigo relembrou a mudança de governança na Oi, a qual considerou um movimento importante que proporcionou uma certa estabilidade para que a companhia pudesse passar pelo processo atual de reestruturação.
O executivo afirmou que a venda de ativos, captação de recursos e a aposta no serviço de banda larga fixa têm gerado uma mudança na curva de receita da empresa e que promoverá a redução da dívida bilionária da Oi.
Segundo Abreu, a companhia tinha em caixa R$ 5,7 bilhões em setembro passado e que ao menos R$ 26,9 bilhões foram levantados nas últimas semanas com os leilões judiciais.
Oi Fibra
Rodrigo também citou que a operadora atingiu em dezembro a marca de 2 milhões de clientes no serviço Oi Fibra, com uma média de 149 mil novos clientes mensais, adicionando 17% mais clientes do que outras operadoras e aumentando em 5 vezes a receita em um ano.
O CEO afirma que a banda larga por fibra da Oi caminha para a liderança no setor, ultrapassando não apenas as grandes operadoras, mas também os provedores regionais.
Ele ressalta que a compra de pequenos provedores não é uma meta da Oi, mas que pode ocorrer alguma consolidação.
Atualmente, a Oi mantêm market share de 14,5% no número de acessos de banda larga fixa, atrás da Claro (28,2%) e da Vivo (18,5%).
2021
Para 2021, Rodrigo acredita no crescimento da receita da operadora como um todo, puxado principalmente pela Oi Fibra.
A expectativa é que o leilão da InfraCo e do serviço de TV por assinatura ocorra no primeiro semestre de 2021 e a alienação da Oi Móvel ocorra até o final do ano que vem.
O encerramento do processo de recuperação judicial está previsto para ocorrer até outubro de 2021.
Abreu projeta que no final do ano que vem a Oi terá de um lado a InfraCo, a maior operadora de infra de telecom no Brasil, para massificar a fibra, habilitar a ultra banda larga, 5G e serviços corporativos.
De outro, terá a Nova Oi, uma plataforma de tecnologia integrada e serviços digitais, para empresas e consumidores.
“A companhia ao final desse processo vai ter dois fortes pilares, ambos muito sustentáveis e com uma proposta de valor clara, uma companhia renovada, uma companhia que não vai depender mais de grandes processos de recuperação para seguir a diante”, afirmou.
Ações da Oi
No momento do fechamento desta matéria, às 12h45, as ações ordinárias da Oi são cotadas a R$ 2,11, queda de 3,65%.
Já os papéis preferenciais são negociados com queda de R$ 2,81 (-4,42%).
Programa pretende financiar a substituição de toda a infraestrutura chinesa atual nas redes de telefonia norte-americanas.
O Congresso dos EUA deverá aprovar em breve o investimento de US$ 1,9 bilhão (R$ 9,86 bilhões na cotação atual) para remover equipamentos fabricados por empresas chinesas instalados nas redes de telecomunicações do país.
O financiamento faz parte de um projeto de lei que os legisladores americanos pretendem destinar US$ 900 bilhões (R$ 4,7 trilhões) para aliviar as consequências da Covid-19.
Desde junho passado, a Comissão Federal de Comunicações (FCC), dos Estados Unidos, declarou que as chinesas Huawei e ZTE eram uma ameaça à segurança das redes de telefonia do país.
Na época, o órgão proibiu que operadoras utilizassem de um fundo governamental para comprar produtos chineses.
Fabricante sul-coreana pretende bater de frente com as chinesas Huawei, Xiaomi, Oppo e Vivo.
De acordo com rumores, a fabricante sul-coreana Samsung está se preparando para lançar em 2021 o seu novo modelo de smartphone, o Galaxy A22 5G, pelo valor de 200.000 wons (R$ 939,68 na cotação atual e sem considerar impostos brasileiros).
Este novo aparelho deverá ser ainda mais barato do que os esperados Galaxy A32 5G e Galaxy A42 5G, que devem ser comercializados no ano que vem na faixa dos R$ 1.800 e já eram anunciados como os smartphones 5G mais acessíveis da fabricante.
Os preços oficiais ainda não foram revelados, mas a Samsung espera que os novos modelos da família Galaxy A sejam extremamente competitivos.
Esses lançamentos da sul-coreana são estratégicos e visam barrar a expansão da oferta de celulares baratos das chinesas Huawei, Xiaomi, Oppo e Vivo.
Estudo aponta que sozinho, país supera regiões continentais inteiras no acesso a conteúdos ilegais.
De acordo com um estudo da empresa Nagra/Kudelski Group, o Brasil é o país que apresenta o maior consumo de conteúdo por meio de serviços ilegais de IPTV.
Para chegar a essa conclusão, a empresa escolheu aleatoriamente 4 milhões de usuários de IPTV pirata e descobriu que 648 mil deles eram brasileiros.
Sozinho, o Brasil supera o consumo de regiões que reúnem vários países, como o Norte da África (Argélia, Marrocos, Egito e Tunísia), o Oriente Médio (Irã e Arábia Saudita) e até Europa (França, Alemanha e Itália).
O serviço IPTV consiste no uso de aplicativos ou pequenas caixas que possibilitam o acesso a conteúdos pirateados de cinemas ou da TV Paga.
Geralmente, o consumidor paga comprando caixinhas conectadas à TV ou pagando uma assinatura mensal.
Segundo Tim Pearson, diretor sênior da Nagra, o uso de serviços piratas oferece grandes riscos e pouca recompensa.
Além da possibilidade de o serviço ser retirado do ar a qualquer momento, os piratas trabalham em conjunto com hackers para o expor os usuários a softwares maliciosos, que coletam dados pessoais, aproveitam do dispositivo para minerar criptomoedas, entre outras atividades ilícitas.
“Há também a questão de um pirata usar o visualizador como bode expiatório para atividades ilegais por meio da conexão residencial de Internet do assinante”, alertou o executivo.
Vice-presidente tentou dissuadir Bolsonaro contra o banimento da fabricante chinesa.
Crédito da imagem: Valter Campanato/Agência Brasil
Após quase dois meses sem agenda conjunta, o presidente da República, Jair Bolsonaro, e seu vice, Hamilton Mourão, fizeram uma reunião para tratar de vários temas, entre eles a questão da Huawei.
Durante a conversa, Bolsonaro mostrou resistência quanto à possibilidade de a fabricante chinesa fornecer produtos para as futuras redes 5G do Brasil.
Por sua vez, Mourão afirmou que se conservadas as prerrogativas de segurança e soberania do país, não há problema na participação da Huawei.
É válido ressaltar que Mourão é representante da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (Cosban), que tem o objetivo de manter contatos regulares entre os governos do Brasil e China.
Em entrevista exclusiva, diretor regional comenta a participação da operadora no mercado móvel da região Sul.
No comando comercial da TIM na região Sul desde fevereiro de 2020, Christian Krieger se tornou o nome responsável por desenvolver a gestão de vendas da operadora, tendo como foco os clientes pessoa física e as pequenas e médias empresas do Paraná, Santa Catarina e, principalmente, no Rio Grande do Sul.
O executivo é graduado em administração de empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e tem MBA em marketing.
Ele está na TIM desde 2011, tendo trabalhado como diretor regional do Rio Grande do Sul e também na região sudeste, assim como pelo trade marketing nacional da operadora.
Gaúcho, Christian tem agora a missão de impulsionar o crescimento da operadora no estado em que ele nasceu.
Market Share da TIM
Atualmente, a TIM é a operadora líder no mercado da região Sul do Brasil, com 38,6% de participação.
No Paraná, a TIM possui 54,3% do mercado, tem 100% das cidades cobertas com 4G e é líder na cobertura 4.5G, com 122 municípios.
Já em Santa Catarina, a operadora é líder com 45,6% do mercado, e também já possui 100% das cidades cobertas com a tecnologia de quarta geração.
Porém, apesar dos bons números no Paraná e em Santa Catarina, a TIM amarga a 4º posição no market share no Rio Grande do Sul, ficando com apenas 8,5% de participação, atrás da Vivo (45,1%), Claro (34,9%) e Oi (11,1%).
O executivo defende que o Rio Grande do Sul é um estado estratégico no plano de crescimento da operadora.
“Além de projetar novas lojas em regiões prioritárias, como Serra Gaúcha e capital, faz parte ainda do plano de expansão na região a busca por novos parceiros comerciais”, afirmou ao Minha Operadora.
A atenção da TIM no estado inclui maiores investimentos em infraestrutura, com o objetivo de ampliar a cobertura e melhorar a qualidade do serviço móvel.
A faixa de 700Mhz, por exemplo, que aumenta o alcance do sinal, principalmente em ambientes fechados, já está presente em 170 cidades gaúchas.
O 4G da TIM já cobre 261 municípios gaúchos, mas Krieger projeta que até 2023 a cobertura móvel esterá presente em todas as cidades do Rio Grande do Sul.
“Será a primeira operadora do país presente em todos os municípios [do Rio Grande do Sul]”, acrescenta.
Agronegócio
Christian lembrou que um projeto que pode beneficiar a atuação da operadora na região é a parceria com Agrosmart, uma startup brasileira de tecnologia especializada no desenvolvimento de soluções inteligentes para o campo.
“As soluções criadas pela Agrosmart coletam dados de diferentes fontes, como de estações meteorológicas que estarão conectadas na rede NB-IoT, sensores de solo, caderno de campo e de integrações com o legado da fazenda”, explicou.
Segundo o diretor regional, essa tecnologia permite facilitar e agilizar as operações dos players do agronegócio, impulsionando a agricultura 4.0.
“Agora mais do que nunca é necessário mitigar questões de acesso a recursos tecnológicos e digitais para que toda a cadeia do agronegócio seja cada vez mais produtiva e resiliente”, disse.
5G
Ainda no estado gaúcho, a TIM escolheu a cidade de Bento Gonçalves para ser uma das três protagonistas nacionais na implantação da tecnologia 5G DSS, que utiliza as frequências atuais do 4G, enquanto não ocorre o leilão.
O executivo afirma que uma parcela de clientes TIM já está recebendo equipamentos para testar, sem custo adicional, um serviço de banda larga residencial de alta velocidade através da rede móvel.
“A tecnologia permitirá, a partir do leilão de frequências do 5G puro, previsto para 2021, a expansão dos serviços de banda larga fixa de ultra velocidade para todo o Brasil, incluindo regiões onde a operadora ainda não atua com fibra”, afirmou.
Ele acrescenta que o 5G representará um maior desenvolvimento do país, com transformação digital e uma gama de possibilidades de novos negócios.
Efeitos da pandemia
Christian diz que houve um aumento exponencial na demanda por conectividade durante a pandemia e que a TIM vem desenvolvendo soluções para atendê-las, melhorando a experiência dos clientes, criando serviços que vão ao encontro da necessidade do consumidor, como a recente parceria com o C6 Bank.
Ele defende que os investimentos em estrutura feitos pela operadora ao longo do ano, garantiram serviços, empresas e pessoas conectadas.
“Mesmo durante esta crise, a TIM manteve seu DNA de inovação, agilidade e eficiência. O que a TIM denomina de ‘coragem digital’ foi necessária também para a operadora, com a migração dos serviços, inclusive call center, para home office. Processos que talvez demorassem anos para serem migrados tiveram que ser feitos em dias, e com resultados incrivelmente satisfatórios ao final”, finalizou.
Já a Vivo justificou o problema na região e destacou que em outras localidades os problemas foram pontuais, já que não havia detecção de “falha geral”.
O rompimento dos cabos de fibra óptica afetou a funcionalidade dos serviços entre 12h20 e 15h45.
Sobre o prejuízo, Sepulcri acrescenta que a Vivo é responsável por 71,1% do mercado móvel do Espírito Santo.
É por isso que o cálculo estima uma perda grande para o comércio local, que fatura R$ 30 milhões por dia.