17/12/2025
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Vazam valores do piloto da fibra de 1 Gbps da Oi

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Em uma das cidades onde acontecem os primeiros testes, valor está na faixa dos R$ 400; saiba mais detalhes.

Imagem: Divulgação Comercial da Oi (Reprodução YouTube)
Imagem: Divulgação Comercial da Oi (Reprodução YouTube)

Nesta sexta-feira, vazaram mais detalhes sobre a conexão de 1 Gbps que a Oi Fibra deve comercializar nos próximos meses.

As informações são sobre um projeto piloto realizado nas cidades do Rio de Janeiro, na Barra da Tijuca, e em Petrópolis.

Apenas novos clientes e moradores das regiões podem fazer os testes, com contratação disponível nas lojas da operadora.

Para a Barra da Tijuca, o valor inicial é de R$ 449,90 mensais e R$ 649,90 no combo com TV por assinatura e telefonia fixa ilimitada.

Já em Petrópolis, os valores são maiores, ou seja, a conexão individual (só com telefonia fixa) tem custo de R$ 649,90 e o combo fica em R$ 849,90.

Em breve, a Oi será a única prestadora de banda larga com oferta de 1 Gbps para algumas cidades, de acordo com as informações obtidas pelo jornalista Lucas Braga.

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Em um comparativo, podemos olhar para a oferta do exterior, onde a AT&T e Google Fiber são boas referências em valores e conexões de 1 Gbps.

O Google, por exemplo, cobra aproximadamente US$ 100 por uma conexão de 2 Gbps, o que na conversão atual fica em R$ 508,10.

Mas, a internet da “gigante das buscas” nessa velocidade ainda é limitada a duas cidades dos Estados Unidos até o momento.

A A&T pode traçar um panorama mais abrangente em relação ao mercado exterior.

A cobrança da prestadora por uma conexão de 1 Gbps está em US$ 60 mensais, o que corresponde a aproximadamente R$ 304,86.

Ainda não dá para entender se haverá mesmo uma variação de preços entre localidades, na conexão da Oi Fibra.

No entanto, o preço cobrado para a Barra da Tijuca, por exemplo, está de acordo com o padrão de mercado, apesar dos custos de infraestrutura no Brasil.

Com informações de Tecnoblog

Grade da SKY ganha novo canal; conheça

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Ainda não está confirmado se a nova opção fará parte do catálogo de emissoras do aplicativo SKY Play, no streaming; saiba mais.

CGTN America
Imagem: CGTN America

Ainda sem muita divulgação, a SKY adicionou o CGTN America na sua grade de canais da TV por assinatura.

A emissora, tradicional da China, já é uma conhecida dos assinantes de canais fechados.

Agora, uma nova versão do canal, com cobertura completa sobre os países da América, chega como opção de jornalismo na prestadora.

O acesso já está disponível pelo número 173.

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A nova marca, obviamente, chega para fazer frente com a CNN Internacional, BBC News e outras focadas no jornalismo internacional.

Diferente do canal original, o CGTN America é sediado em Washington, DC, mas segue controlado pelo China Media Group.

Desde seu lançamento, a emissora já venceu um prêmio Emmy e acumula medalhas do Prêmio Internacional de TV e Cinema do Festival de Nova York.

Com informações da LineUP TV

Anatel aprova novo regulamento de segurança cibernética

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Resolução detalha as normas e padrões que as empresas de telecomunicações precisam seguir, incluindo a política de uso de produtos de fornecedores.

Nesta quinta-feira, 17, o Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou a versão final do “Regulamento de Segurança Cibernética Aplicada ao Setor de Telecomunicações”.

A nova resolução busca promover a segurança cibernética nas redes de telecomunicações no país, por meio da regulação de riscos, vigilância das infraestruturas e adoção de medidas corretivas.

Entre as principais obrigações está a exigência de que as empresas elaborem, mantenham e implementem uma “Política de Segurança Cibernética” que inclua normas e padrões nacionais e internacionais de boas práticas.

Na política deverá incluir procedimentos e controles para verificar vulnerabilidades em redes, além de um plano de resposta no caso de incidentes.

Sobre a possibilidade de banimento de fornecedores, como o debate em torno da Huawei, a Anatel exige que as operadoras utilizem serviços, produtos e equipamentos de empresas que possuam política de segurança cibernética compatíveis com o regulamento.

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A agência também determina a realização de ciclos de avaliação de vulnerabilidades nas redes por meio de processos de auditoria independente e periódicos, além do compartilhamento de informações caso ocorram incidentes relevantes.

As prestadoras precisam ainda avaliar em sua política de segurança cibernética o grau de dependência de fornecedores e a previsão de possíveis impactos operacionais e financeiros em razão dessa dependência.

O novo regulamento começa a valer a partir de 4 de janeiro de 2021, com as empresas tendo 180 dias para se adaptarem às regras.

Com informações de Assessoria de Imprensa Anatel.

Canais FOX vão se chamar STAR no Brasil

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Em comunicado para a imprensa, a Disney anunciou que a nova marca contemplará a TV por assinatura, além do streaming.

Imagem: Divulgação Disney

Nesta sexta-feira, 18 de dezembro, a Disney anunciou uma reformulação em todos os canais FOX na TV por assinatura.

A partir de fevereiro, eles ganham a identidade STAR, marca que vai chegar na América Latina como o braço de conteúdo adulto e esportivo da gigante do entretenimento.

É uma notícia que traz até um alívio para consumidores e operadoras de TV paga, que temiam uma descontinuação dos canais da empresa com o alto investimento no digital.

Por sinal, o STAR+ será o novo serviço de streaming acoplado ao Disney+, para abrigar produções mais “adultas” do estúdio.

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A plataforma será cobrada a parte e terá um catálogo diferente da “nave mãe”, cujo conteúdo é mais voltado para um entretenimento familiar.

Sobre os canais FOX, confira como cada um vai ficar:

  • FOX Channel será STAR Channel
  • FOX Life será STAR Life
  • FOX Premium será STAR Premium
  • FOX Premium Movies será STAR Hits
  • FOX Premium Series será STAR Series
  • FOX Premium Action será STAR Action
  • FOX Premium Comedy será STAR Comedy
  • FOX Premium Family será STAR Fun
  • FOX Premium Cinema será STAR Cinema
  • FOX Premium Classics será STAR Classics
  • FOX Premium 1 no Brasil será STAR Hits
  • FOX Premium 2 no Brasil será STAR Hits 2

Em comunicado, a Disney destaca que os canais STAR continuarão o legado da FOX, que é uma das líderes no entretenimento da TV por assinatura.

“STAR chegará à América Latina para continuar oferecendo o melhor conteúdo de entretenimento geral dos canais lineares FOX que, a partir de fevereiro, mudarão de nome para STAR. (…) The Walt Disney Company Latin America, portanto, confirma sua missão de atingir todos os segmentos e públicos com conteúdo relevante em toda a gama de entretenimento audiovisual”, comentou Diego Lerner, presidente da The Walt Disney Company Latin America.

A empresa promete ainda mais informações sobre o streaming STAR+, que deve estrear em meados de 2021.

Com informações de Assessoria de Imprensa Disney

SKY anuncia novo vice-presidente de marketing da empresa

Executivo ficará responsável por liderar a gestão de marca, comunicação e produtos da operadora de TV por assinatura.

A SKY acaba de anunciar o nome de André Renato Ribeiro para o cargo de vice-presidente de marketing da empresa.

O executivo assume o cargo antes ocupado por Gustavo Fonseca, que agora se tornou vice-presidente de OTT da Vrio, subsidiária da AT&T que controla as operações do grupo na América Latina (incluindo a SKY Brasil).

André trabalha há 13 anos na operadora de TV por assinatura e era diretor de produto pós-pago.

Segundo a companhia, como diretor ele estava desenvolvendo estratégias e soluções para alcançar resultados no SKY Play, o serviço de vídeo on demand da operadora.

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Em sua nova função, ele fica responsável por liderar a gestão marca, comunicação e produtos pré e pós-pago da SKY, posicionando a empresa no mercado.

“Produtividade, resultados e um excelente ambiente de trabalho… essas são características marcantes do meu desempenho”, afirmou o executivo em seu perfil no LinkedIn.

Com informações de Assessoria de Imprensa SKY.

Anatel nega pedido de compensação financeira feito pela Oi e Vivo

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Operadoras pedem ressarcimento pelos prejuízos causados pela falta de interesse dos consumidores nos serviços de telefonia fixa.

Nesta quinta-feira, 17, o Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) negou por unanimidade os recursos da Oi e Vivo que solicitavam compensação pelos prejuízos na prestação de serviços de telefonia fixa.

As operadoras alegam que a perda do interesse dos consumidores pelo uso do telefone fixo afetou a sustentabilidade do negócio nas modalidades local e longa distância internacional.

Tanto a Oi quanto a Vivo solicitavam a redução de obrigações no setor e o uso do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) para que sejam mantidos os serviços até o fim da concessão, em 2025, sob risco das empresas pedirem a rescisão contratual unilateral.

Em sua fala, o conselheiro e relator do processo, Moisés Queiroz Moreira, lembrou que a Lei Geral de Telecomunicações prevê que a concessionária está sujeita aos riscos empresariais, respondendo diretamente por obrigações e prejuízos.

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–> Direitos do Consumidor serão revistos pela Anatel

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Apesar da negativa, a Anatel se prontificou a fazer estudos para decidir sobre a possibilidade de reduzir a carga regulatória sobre os serviços de telefonia fixa, como forma de reduzir os custos para as empresas e compensar a perda do interesse do consumidor no serviço.

Com informações de Telesíntese.

China é acusada de espionar redes de telefonia dos EUA

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Suspeita é que chineses podem ter vigiado linhas móveis de dezenas de milhares de norte-americanos.

De acordo com Gary Miller, um especialista em segurança móvel dos EUA, a China tem se aproveitado de vulnerabilidades em redes de telefonia móvel para realizar espionagem em massa de norte-americanos.

Gary deixou recentemente a vice-presidência de segurança de rede da Mobileum para abrir a Exigent Media, uma empresa de pesquisa, mídia e ameaças cibernéticas.

Segundo o especialista, os chineses parecem ter usado redes de telefonia móvel no Caribe para rastrear, interceptar e vigiar celulares de norte-americanos.

Para fazer essa acusação, Miller afirmou que passou anos analisando relatórios de inteligência de ameaças móveis e observações de tráfego entre operadoras móveis estrangeiras e dos Estados Unidos.

A suspeita é que a China pode ter utilizado uma vulnerabilidade das “mensagens de sinalização”, comandos enviados pelas operadoras para localizar telefones, conectar usuários uns com os outros e aplicar tarifas de roaming.

Porém, algumas dessas mensagens também podem ser utilizadas para fins ilegítimos, como rastreamento, monitoramento e interceptação de comunicações, principalmente quando os americanos viajam para o exterior.

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–> Projeto de lei quer proibir operadoras de vender dados de usuários

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As operadoras americanas tem a capacidade de bloquear essas tentativas de espionagem, mas Gary afirma que os EUA deveriam aplicar medidas mais rígidas para proteger os seus usuários de telefonia.

“As agências governamentais e o Congresso estão cientes das vulnerabilidades da rede móvel pública há anos. As recomendações de segurança feitas por nosso governo não foram seguidas e não são suficientes para impedir os invasores”, afirmou o especialista.

No geral, ele acredita que dezenas de milhares de norte-americanos foram afetados pelos supostos ataques vindos da China entre 2018 a 2020.

Miller afirma que boa parte desses ataques foram encaminhados por meio da China Unicom, uma operadora de telecomunicações estatal chinesa.

Por sua vez, a operadora diz que “refuta veementemente as alegações de que a China Unicom se envolveu em ataques de vigilância ativa contra assinantes de telefonia móvel dos EUA usando acesso a redes de telecomunicações internacionais”.

Com informações de The Guardian.

Vivo amplia serviços de saúde para clientes pré e pós-pago

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Parceria com Yalo oferece descontos em consultas, compra de remédios e mensalidade na SmartFit.

A Vivo anunciou que passou a oferecer para os seus clientes três opções de planos de assinatura do Yalo, serviço que concede descontos em serviços de saúde.

A partir de agora, é possível contratar o plano Telemedicina (R$ 16,60/mês) – exclusivo para teleconsultas -, Yalo Fidelidade (R$ 36,60/mês) ou o Yalo Saúde (R$ 59,90/mês).

A assinatura dá acesso à rede do Dr. Consulta, com as consultas presenciais ou teleconsultas custando de R$ 120 por R$ 40, com direito ao retorno, e 20% de desconto em exames realizados.

Ao contratar o plano Yalo Saúde, o cliente da Vivo ainda tem descontos de até 60% em farmácias da rede Raia e Drogasil, além da mensalidade da rede de academias SmartFit passando de R$ 99,90 para R$ 39,90 mensais.

O serviço pode ser pago na fatura do plano pós-pago, controle ou com saldo de recargas no pré-pago, mesmo que o cliente não utilize um cartão de crédito.

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A Vivo afirma que as assinaturas do Yalo Fidelidade e Yalo Saúde oferecem acesso a 60 especialidades e 3 mil tipos de exames nos 45 centros médicos do Dr. consulta na Grande São Paulo, Rio de Janeiro, Santos e Belo Horizonte.

A assinatura do serviço pode ser feita diretamente no site da Vivo App Store.

Com informações de Assessoria de Imprensa Vivo.

TIM reconhece falhas iniciais no novo ‘TIM Beta’

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Usuários encontraram dificuldades para acessar o app que vai abrigar o novo game do plano pré-pago da operadora; saiba os detalhes.

Aplicativo do TIM Beta
Imagem: Aplicativo do TIM Beta

Estava tudo certo para o pontapé inicial do novo TIM Beta, que contaria inclusive com uma grande atualização no app com o novo game para os usuários.

Conforme a publicação da última terça-feira, 16, a operadora encerrou benefícios como Deezer e modalidades de contratação semanal ou diária.

A partir de agora, as categorias se resumem ao Beta, Lab e Lab+, com bônus da madrugada, ligações ilimitadas e dados móveis para redes sociais.

O início estava agendado para esta quarta-feira, 16 e uma atualização do aplicativo já estava à espera dos usuários nas lojas dos sistemas Android e iOS.

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–> Usuários da TIM e Vivo relatam falha nos serviços

–> Aumenta o valor da mensalidade do TIM Beta

–> Cai o interesse pelo TIM Beta nos últimos 12 meses

No entanto, os ansiosos pela migração para o novo TIM Beta terão que aguardar, já que o novo game ainda não funcionou.

De acordo com relatos enviados ao Minha Operadora, o aplicativo carrega o tempo inteiro e apresenta uma mensagem de erro.

Um dos nossos leitores, por sinal, fez contato com o atendimento da empresa e recebeu a resposta de que todas as informações estavam no site e aplicativo, sem mais detalhes.

Agora, nas últimas horas, a TIM enviou um SMS para os clientes e reconheceu a instabilidade inicial do app.

“Sabemos que vc teve dificuldades no novo APP. Estamos trabalho p/resolver isso (sic)”, destacou a TIM em comunicado.

A companhia enfatizou ainda que as recargas feitas em dezembro de 2020 vão contar para o novo game.

Abaixo, confira as polêmicas primeiras reações sobre a atualização do plano pré-pago “premium”:

Usuários da TIM e Vivo relatam falha nos serviços

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Ambas as operadoras estão com pico de notificações no DownDetector, site que mapeia instabilidades mundo afora.

Ilustração PxHere + Logotipos TIM e Vivo
Imagem: Ilustração PxHere + Logotipos TIM e Vivo

Nesta quinta-feira, 17 de novembro, uma falha atinge as redes da TIM e Vivo, de acordo com relatos de diversos clientes.

Pelo DownDetector, ambas registraram um pico de notificações no gráfico, além de uma série de relatos.

Entre as localizações mais relatadas nos problemas da TIM estão Maceió, João Pessoa, Salvador, Fortaleza, Natal, Teresina e Recife.

Pelos comentários, os usuários destacam que estão sem rede para ligações e uso de internet móvel.

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Já a falha da Vivo é registrada em regiões como Rio de Janeiro, Serra, São Paulo, Vila Vilha, Cariacica e Cachoeira de Itapemirim.

E pela visão dos clientes, o problema é ainda pior, já que foi relatada uma “Falha Geral” nos serviços.

Confira o mapa de calor, com regiões onde o serviço de ambas as operadoras está afetado:

Mapa de calor do Downdetector
Mapa de calor do Downdetector

Alguns destacam até mesmo que o Wi-Fi da operadora está fora do ar, assim como os serviços de telefonia móvel.

O Minha Operadora fez tentativas de contato com as duas prestadoras.

Assim que houver uma resposta, o conteúdo da publicação será atualizado.

[ATUALIZAÇÃO – 17/12/2020 19h08]:

Sobre a falha registrada nesta quinta-feira, a Vivo reconheceu o problema no Espírito Santo e em algumas cidades da Bahia. Em outras regiões, a operadora acredita se tratar de um problema pontual, já que não identificou uma falha geral. Confira a nota:

A Vivo informa que já estão normalizados, desde às 15h45, os serviços de voz de dados das redes móvel e fixa no Espírito Santo e também do serviço móvel em algumas cidades da Bahia, impactados pelo rompimento em cabos óticos que atendem as regiões. Assim que detectado o problema, equipes técnicas foram acionadas para garantir a normalização no menor tempo possível.

Abaixo, destacamos algumas publicações de consumidores sobre a instabilidade:

https://twitter.com/felipeefk/status/1339658567490650118
https://twitter.com/matheuscabidel/status/1339655824650752000

Com informações de Downdetector