22/04/2024

Reino Unido revela quanto vai gastar para substituir Huawei

Além do grande investimento, são esperados gastos maiores com a implantação das redes 5G.

Segundo documentos revelados nesta quarta-feira, 25, o Reino Unido deverá gastar cerca de 250 milhões de libras (R$ 1,8 bilhão na cotação atual) para ajudar a substituir os equipamentos da Huawei em suas redes de telefonia.

Em julho passado, o Reino Unido decidiu banir a fabricante chinesa de suas redes 5G. Até 2027, todos os equipamentos da Huawei já instalados deverão ser removidos.

A proibição em solo britânico foi motivada pelas sanções dos EUA contra a chinesa, levantando dúvidas se a Huawei poderia se manter como um fornecedor confiável no futuro. Os norte-americanos defendem que a empresa é um instrumento de espionagem do governo da China.

Já no próximo ano o Reino Unido pretende gastar cerca de 50 milhões de libras (R$ 356,73 milhões) para iniciar a construção de uma “rede segura e resiliente”.

VIU ISSO?

–> Vitória de Biden já faz Bolsonaro reconsiderar banimento da Huawei

–> Deputado questiona Itamaraty sobre acordo entre Brasil e EUA

–> China lança ao espaço o primeiro satélite 6G do mundo

Entretanto, é esperado que expansão do 5G saia caro em um cenário sem a Huawei.

Atualmente, as únicas opções de fornecedores são as finlandesa Nokia e sueca Ericsson. Sem uma maior competição, os custos de implantação da nova rede serão bem maiores.

Para resolver a questão, o Secretário Digital do Reino Unido, Oliver Dowden, criou um grupo de trabalho com o objetivo de aumentar o número de fornecedores de infraestrutura de rede. Os detalhes devem ser divulgados nas próximas semanas.

Com informações de O Globo.

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários