15/12/2025
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Em breve apenas seus contatos saberão que você está online no WhatsApp

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Um novo recurso deverá ser lançado pelo WhatsApp que permitirá maior privacidade e segurança para os seus usuários. A mudança acontece no status de “online” e no “última vez visto”, onde só poderá ser visualizado pelas pessoas que façam parte da lista de contato do utilizador do aplicativo de mensagem e por quem já trocou mensagens anteriormente.

Em outras palavras, apenas os seus contatos poderão saber se você está online, sendo que pessoas desconhecidas não terão mais acesso a última vez que o aplicativo foi aberto nem saberão se você está disponível naquele momento.

O recurso está funcionando desde a semana passada e está disponível para aparelhos com sistema Android e iOS, e vale tanto para contatos normais quanto para contas comerciais. Além disso, a funcionalidade será ativada por padrão, não sendo necessário que o usuário mexa nas configurações da plataforma, além de que será aplicada independente da configuração de privacidade determinada pelo usuário.

Com a novidade, aplicativos como WhatsApp GB e NS WhatsApp deixarão de ter funcionalidade, pois eles se aproveitam de brechas na plataforma de mensagem para coletar informações que não deveriam ser coletadas, como informações de uso, mensagens excluídas e até capturas de telas.

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Na prática, o recurso trará mais privacidade para os usuários, evitando o recebimento de cobranças fora do horário de serviço, por exemplo, pessoas que ficam monitorando a vida dos outros, e até mesmo empresas de comércio online que usam a estratégia de oferecer serviços quando a pessoa aparece online.

Além disso, a nova função aumentará as regras de proteção de usuários contra perseguidores e uso indevido de dados coletados por aplicativos de terceiros não autorizados.

A informação da nova funcionalidade foi antecipada pelo site WaBetaInfo. No entanto, o WhatsApp ainda não confirmou oficialmente a disponibilidade do recurso para os usuários. O Minha Operadora realizou um teste em um Samsung S20 FE com o aplicativo de mensagem atualizado, mas no aparelho ainda não consta a nova funcionalidade.

Vivo lança ação para clientes comprarem iPhone 13 por R$ 13

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A Vivo lança a ação “Resgate Inesquecível do Vivo Valoriza”, programa de relacionamento da empresa, para os seus clientes. A ação acontecerá entre os dias 14 e 23 de dezembro, onde os 13 primeiros clientes que forem mais ágeis e responderem a pergunta surpresa correta, poderão comprar o iPhone 13 por apenas R$ 13.

Pela primeira vez, o Resgate Inesquecível será válido para todas as categorias do Vivo Valoriza: Púrpura, Silver, Gold, Platinum e V. A ação acontecerá nos dias 14, 15, 16, 17, 20, 21, 22 e 23 de dezembro, às 13h13, horário de Brasília, sendo que entre os dias 20 e 23, os clientes Platinum e V terão mais chances de ganhar, pois será liberado 1 e 2 aparelhos para resgate exclusivo para as categorias.

Para participar do Resgate Inesquecível, é necessário ser cliente Vivo há pelo menos 30 dias, no Pós-pago, Controle ou que possuam Internet para casa, Linha fixa ou Pacotes de TV) e pertença a alguma categoria do Vivo Valoriza. Os clientes com os planos de celular Pós-Pago, Controle ou que possuam internet para casa, linha fixa ou TV são automaticamente cadastrados no programa.

Na ação estará disponível para resgate o iPhone 13 128GB na cor Preta/Meia-noite, e os 13 vencedores terão o prazo de 48 horas para realizar a compra na Loja Online da Vivo.

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Para conferir todas as regras e participar da ação, basta acessar o site http://vivo.tl/13reais nos dias e horários indicados e responder uma pergunta surpresa. A ação está sendo divulgada nas redes sociais da operadora com presença especial do ex-jogador Zagallo, que participa como protagonista dos filmes da marca no lançamento do aparelho.

Para aqueles que não querem testar a sorte ou não consiga ser um dos vencedores do Resgate Inesquecível, a Vivo está com condições especiais com desconto de até R$ 3 mil com o Vivo Renova, parcelamento em até 21x em cartões de crédito, frete grátis na loja online e até 10% de cashback no cartão Vivo Itaucard.

Confira o vídeo:


MediaTek anuncia lançamento do Wi-Fi 7 que promete mais velocidade

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A empresa MediaTek anunciou que pretende apresentar o projeto do Wi-Fi 7 no evento da CES 2022. Embora tenham anunciado o lançamento da nova tecnologia, acredita-se que os dispositivos e a liberação para comércio só ocorra somente no segundo semestre de 2022. A proposta do Wi-Fi 7 é superar a qualidade do Wi-Fi 6E.

Além da expectativa de que a nova versão seja 2,4 vezes mais rápida, foi revelado também que possui baixa latência, algo que torna a rede mais veloz, possibilitando que os consumidores consumam vídeos no YouTube em 4K ou jogar partidas pesadas online.

Os desenvolvedores das MediaTek também falaram sobre a interferência de outros Wi-Fi, onde foi comentado que outras redes próximas não deverão causar nenhum tipo de interferência, como lentidão no dispositivo do usuário.

As vantagens entre o Wi-Fi 7 das suas versões anteriores estão relacionadas à velocidade, pois embora o Wi-Fi 6 e o 6E tenham sidos otimizados, a MediaTek garante a diminuição drástica da latência na nova versão, onde o usuário poderá ter uma experiência com a melhor qualidade de rede.

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Além disso, a marca destacou que pretende padronizar o uso da rede nas residências dos consumidores. O objetivo é evitar que poucas pessoas tenham acesso e que os dispositivos sejam adaptados a versão Wi-Fi 6E, buscando democratizar o uso e permitir que todos tenham acesso à redes de qualidade.

Mesmo a empresa anunciando a pretensão de lançamento da tecnologia e ter relevado algumas características, é necessário saber que a aquisição da nova versão pode demorar. Acontece que nem todos os países costumam fazer a troca de seus equipamentos com frequência, além de que em algumas localidades, o novo modelo pode ter um valor bastante elevado.

Embora tenha a previsão de funcionamento no segundo semestre de 2022, é estimado que o Wi-Fi 7 demore mais para ficar disponível em território brasileiro.

NAXI lança internet banda larga de 6 Gbps em Jaraguá do Sul

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A NAXI, empresa de telecom que atua na Região Sul, lançou na última semana um novo pacote de banda larga mais rápida do Brasil na cidade de Jaraguá do Sul. Em parceria com a Venko Networks, o provedor oferta aos seus clientes internet com velocidade de até 6 Gbps, o equivalente a 6.000 MEGA simétricos (velocidade de download e upload iguais).

Gustavo Stocco, fundador da NAXI. Foto: Divulgação

A velocidade elevada é obtida pela tecnologia XGS-PON, que entrega 6 Gbps sem precisar alteração na infraestrutura de fibra óptica utilizada pela empresa. Com os dispositivos que são oferecido no plano, a velocidade da internet pode ser concentrada em um equipamento por meio de uma porta elétrica 10GbE (10-Gigabit Ethernet) ou se dividir em várias portas de 1GbE (1-Gigabit Ethernet), além do Wi-fi 6.

Chamado de “ATOMIC 6000”, o plano foca em conectar streamers, entusiastas e amantes de tecnologia, assim como criadores de conteúdo e gamers. O valor da mensalidade no pacote premium não é para qualquer usuário, pois para ter o pacote de internet ultra veloz, é necessário desembolsar um valor de R$ 999.

No pacote também é encontrado outros benefícios além da velocidade, pois no “ATOMIC 6000” estão incluídos os serviços NAXI Protect, Watch, Music, Learn e Mail. Além disso, acesso ao “Clube de vantagens”, onde o cliente pode ter desconto em várias lojas na região.

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Atualmente, na região, a NAXI é o único provedor de internet que oferece capacidades extremas, sendo que todas com velocidades simétricas, que é a mesma velocidade de upload e download. Os planos encontrados na empresa são de 1000 MEGA, a partir de R$ 149,99, 2000 por R$ 299,99, 4.000 MEGA por R$ 599,99, além da ultra velocidade de 6.000 MEGA.

Gustavo Stocco, diretor e fundador da NAXI, afirma que

“Estamos sempre na vanguarda para ofertar o que há de melhor aos nossos clientes, não somente em infraestrutura de rede, mas em experiência de uso. O produto é algo fora da curva, para chocar o usuário com algo nunca visto”.

Plano de 1 Giga é lançado pela Sumicity

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A Sumicity Internet, provedor de comunicação, lançou nesta segunda-feira (13) um plano de 1 Giga baseado totalmente em fibra óptica. Chamado de Giga Conexão, o pacote está disponível em aproximadamente 70 cidades do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais, onde prevê velocidade de até 920 Mbps de download e 460 Mbps de upload.

O plano Giga Conexão oferece curadoria de aplicativos, como o Qualifica (aplicativo de qualificação profissional e desenvolvimento pessoal), Bit Trainers (atividade física) e Revistas Já! Além do streaming Paramount+ e Rádio Mumo.

A Sumicity foi comprada em 2019 pelo fundo de investimento EB Capital, a mesma que possui o controle da Mob Telecom. Atualmente, a provedora conecta 1,5 milhão de pessoas em 400 residências, onde atua em cidades como Grande Vitória (ES), Resende, Campos de Goytacazes, Teresópolis, Rio das Ostras (RJ) e Paraíba (MG), sendo que recentemente incluiu na sua operação o litoral norte de São Paulo.

A empresa apresentou um crescimento desde que passou a ser controlada pelo fundo, pois na época contava com 100 mil residências conectadas. O sócio da EB Capital, Felipe Matsunaga, conta em entrevista que a Sumicity foi o primeiro case de sucesso do EB Capital.

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Em 2020, devido à pandemia da covid-19, a provedora de comunicação teve um aumento no seu tráfego de 42%, um crescimento que resultou na aceleração na expansão da rede, de acordo com ex-CEO da Sumicity, Fábio Abreu, em evento do Telesíntese.

A Sumicity planeja realizar a digitalização de sua cadeia de valores, para além das vendas, em que 35% já acontece no ambiente digital. Planeja também ser mais presente em outros aspectos na internet, como atendimento, cobrança e serviços de campo.

A empresa está entre os dez maiores provedores de telefonia fixa no país e apresentou um tímido aumento na base de clientes entre agosto e setembro de 2021, onde ampliou em 1,57%, contabilizando 273,3 mil usuários.

DIRECTV GO oferece desconto de R$ 50 na sua assinatura

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Em comemoração ao seu aniversário de 1 ano em território nacional, a DIRECTV GO está oferecendo desconto de R$ 50 no primeiro mês de assinatura. O resgate da ação promocional só é válido para novos assinantes e ficará disponível até o dia 21 de dezembro.

Normalmente, o valor praticado pelo streaming é de R$ 69,90/mês, mas com o desconto, no primeiro mês, o assinante pagará R$ 19,90 e terá direito a acesso grátis por 6 meses ao HBO Max e mais 7 dias gratuitos para aproveitar o conteúdo da plataforma, com acesso ao HBO, HBO 2, HBO family, e HBO signature.

O desconto de R$ 50 no primeiro mês é válido apenas para o plano mensal, sendo que o anual está por R$ 699 / ano à vista sem parcelamento. Assinando o streaming por um ano, além dos 6 meses de HBO Max, o cliente também ganhará 2 meses de DIRECTV GO, com uma economia de R$ 139,80.

Importante ressaltar que é importante ficar atendo nos seis meses grátis que são oferecidos ao HBO Max, pois se o assinante não efetuar o cancelamento da programação adicional do streaming, após o período de 6 meses e 7 dias, no pacote será adicionado o valor de R$ 27,90/mês.

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O mesmo vale para o plano do DIRECTV GO. Se após o mês promocional, o cliente não realizar o cancelamento, o valor da assinatura voltará para o praticado normalmente pela plataforma, que é de R$ 69,90. O streaming também oferece planos com pacote adicional de acesso ao canal Combate, Telecine, Premiere, ESPN Extra e Conmebol TV.

Os assinantes do DIRECTV GO podem acessar a plataformas por smartphones e tablets, além dos seguintes dispositivos: Apple TV (4ª geração, com iOS 9 ou superior), TV Samsung (usando Samsung Apps modelos de 2017 até 2019 com Sistema Operacional 3.0 ou superior), TVs LG com webOs 4 ou superior, Android TV, Chromecast, Amazon Fire TV (Gen 2 e 4K), Fire TV Stick (Gen 2 e 3), Smarty Elsys e ROKU.

Globoplay combo Disney+: veja se vale a pena assinar o pacote

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As empresas que fornecem serviços de streaming têm firmado parcerias para aumentar o número de assinantes das suas plataformas. É o que acontece com a Globoplay que oferece combo com assinatura da Disney+, mas será que vale a pena? Pensando nisso, preparamos esse post sobre os planos ofertados pelos dois streamings e se compensa financeiramente assinar o combo ou individual.

O Minha Operadora apresentará os planos anual e bianual das assinaturas do combo e individual oferecidos pela Globoplay e o plano mensal do Disney+ no equivalente a 1 e 2 anos.

A assinatura bianual do Globoplay está por R$ 334,80, dividido em 12 parcelas de R$ 27,90, sendo que o assinante paga apenas os 12 primeiros meses e ganha acesso à plataforma por 24 meses. O anual está de R$ 238,80, dividido em 12 parcelas de R$ 19,90. Ambos com direito ao 1 ano grátis de Deezer Premium e 3 meses de Apple TV+.

O Disney+ está por R$ 27,90/mês, sendo que no plano anual, à vista, ficaria por R$ 279,90. O valor equivalente a 2 anos de assinatura, o cliente pagará R$ 669,60.

O Globoplay combo Disney+ bianual está no valor de R$ 658,80, dividido em 12 parcelas de R$ 54,90. Enquanto que o anual está por R$ 545,80, dividido em 12 vezes de R$ 37,90. Com o Deezer Premium e Apple TV+.

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Na assinatura individual de cada streaming, o assinante irá desembolsar R$ 1.004 por dois anos de acesso ao Disney+ e Globoplay. No plano anual, o custo será de R$ 518,70. Dessa forma, ao assinar o combo disponibilizado pelo streaming da Globo, o consumidor irá economizar R$ 345,20 pela assinatura de 24 meses. Já assinando o combo anual, o cliente terá uma economia de R$ 265,90 por 12 meses de acesso às duas plataformas.

Se acrescentarmos o Deezer Premium e o Apple TV+, a economia será maior. Dessa forma, chegamos a conclusão de que, financeiramente, o Globoplay combo Disney+ é uma boa pedida para quem quer ter mais conteúdo à sua disposição e ainda economizar dinheiro nesse final de ano.

Vale ressaltar que esses valores são os que estão disponíveis no site de ambos streaming na data de hoje (13.12.2021), podendo sofrer alteração a qualquer momento.

Confira a tabela:

Tabela produzida pelo Minha Operadora

Globo toma da Disney o direito de exibir o Campeonato Mundial de Surfe

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A Rede Globo de Televisão fechou contrato com a World Surf League (WSL) para ter direito de transmitir na TV aberta e na TV por assinatura o Campeonato Mundial de Surfe. O acordo é válido por três anos e dá o direito de exibição a partir de 2022 até 2024. A emissora conseguiu tirar o monopólio do campeonato que pertencia desde 2015 a Disney.

Ítalo Ferreira, campeão do Circuito Mundial de Surf. Foto: Kelly Castari

Com isso, a empresa busca uma forma de atrair o público jovem, na categoria que ficou entre as campeãs de audiência nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Por meio de nota, a Globo afirmou que vai exibir todas as etapas do World Surf League, com transmissão gratuita no Globoplay até as oitavas de final, sendo que a partir das quartas de final, a transmissão ficará com exclusividade no SporTV.

De acordo com Eduardo Gabbay, diretor dos canais de esporte da Globo, o campeonato de Surfe não poderia ficar de fora dos principais esportes que serão exibidos pela emissora.

“Estamos muito felizes em ter a WSL de volta ao portfólio Globo. Temos parcerias de sucesso nos principais esportes –como futebol, vôlei, basquete– e o surfe não poderia ficar de fora por estar atrelado aos nossos objetivos estratégicos. É um esporte democrático, que tem nos atletas brasileiros os principais ídolos mundiais e vem conquistando ainda mais fãs no país depois dos recentes feitos”, disse.

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O Campeonato Mundial de Surfe continuará sendo exibido nas plataformas digitais da WSL. Além da aquisição da liga para a Globo, SporTV e Globoplay, o canal Off continuará acompanhando o cotidiano de surfistas como Gabriel Medina e Ítalo Ferreira, sendo que estão sendo produzidos programas especiais sobre os dois atletas.

WaterBear: novo streaming gratuito chega ao Brasil

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Chega ao Brasil mais um serviço de streaming gratuito com amplo catálogo de produções originais voltado para sustentabilidade, biodiversidade, ação climática e moda sustentável. O WaterBear é uma plataforma que tem o objetivo de apoiar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), com conteúdo como documentários, buscando abrir caminho para a conscientização e ação coletiva.

O streaming WaterBear é voltado à preservação do meio ambiente e já produziu mais de 30 filmes e fez a curadoria de mais de mil documentários premiados, que agora já podem ser encontrados em 194 países.

Entre eles está o curta-metragem “Tree of Plenty”, documentário realizado em parceria com a Natura & Co, que destaca a importância essencial da Amazônia no enfrentamento às mudanças climáticas e na conservação da biodiversidade.

O documentário “Tree of Plenty” fala sobre a Ucuuba, uma árvore amazônica ameaçada de extinção que se tornou símbolo de abundância e fonte de geração de renda em comunidades locais, além de estimular a preservação ambiental. Somente em 2016, na região, uma área equivalente a 150 campos de futebol foi preservada com o aproveitamento da espécie na indústria cosmética.

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A WaterBear foi criada por Ellen Windmuth, produtora executiva de Professor Polvo, documentário vencedor do Oscar 2021.

“Estamos muito entusiasmados com a chegada da WaterBear ao Brasil, que passa a ampliar ainda mais a nossa missão de gerar impacto global por meio de histórias. Estamos ansiosos para seguir curando e produzindo documentários que se relacionam com as questões mais urgentes no Brasil e no mundo, empoderando as pessoas com soluções e ferramentas para fazer a diferença”, afirma CEO e fundadora da WaterBear.

O streaming pode ser acessado por smartphones, computadores, notebooks e tablets. Para se cadastrar na plataforma gratuitamente, basta visitar o site oficial join.waterbear.com

Claro é condenada a pagar indenização por propaganda abusiva

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Na sexta-feira (10), a operadora Claro foi condenada pela 25ª Vara Cível de Brasília a pagar indenização de R$ 600 mil por danos morais coletivos ao ter veiculado propaganda considerada abusiva sobre plano de internet com fibra óptica. A ação civil foi movida pelo Ministério Público do Distrito Federal e dos Territórios (MPDFT).

A empresa de telefonia foi proibida de omitir informações essenciais em futuras ofertas e deverá deixar bem claro o alcance da tecnologia oferecida para os clientes. Segundo com o MPDFT, dentro da residência dos clientes está sendo utilizado o cabo coaxial, fio que é usado na transmissão de sinais. No entanto, esse dado foi omitido na propaganda expondo os consumidores ao risco de lesão.

“A publicidade veiculada realmente não se mostra falsa, mas incompleta, pois omite dado essencial ao transmitir a ideia de que o serviço ofertado utiliza inteiramente de alta tecnologia de transmissão de dados por fibra ótica, quando, na realidade, parte da transmissão se faz por outro meio (tecnologia defasada ou de qualidade inferior), como bem explicado pelo expert no percuciente laudo elaborado à luz de inúmeras evidências científicas”, explicou o magistrado.

De acordo com a sentença, o dano moral coletivo se trata do desrespeito aos usuários que devem ter o direito à informação e não podem ser enganados nas relações de consumo. O objetivo da indenização é inibir novas manifestações semelhantes. Se a Claro não cumprir com a decisão, ela fica sujeita a pagar multa de R$ 200 mil, limitada a R$ 20 milhões, por evento de veiculação.

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Segundo a Claro, o alcance da fibra óptica não é uma informação essencial na contratação dos serviços e nega que houve suposta enganosidade das propagandas. A empresa explica que o fato da tecnologia ir ou não até dentro da casa do cliente não é determinante para o usuário, que quando busca por serviços de internet banda larga fixa, o que importa efetivamente é o valor dos serviços e a velocidade de conexão à internet. Empresa ainda pode recorrer da decisão.