15/12/2025
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Aplicação da redução da alíquota de ICMS é adiada para 2024

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Nesta quinta-feira (16), o Supremo Tribunal Federal (STF), declarou que somente a partir de 2024 passa a valer a proibição dos estados de cobrarem alíquotas majoradas de ICMS nos setores de energia elétrica e telecomunicações. Com a decisão que teve maioria qualificada, com 8 votos, o tribunal acatou a reivindicação de governadores solicitando a modulação do julgamento.

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O voto do relator ministro Dias Toffoli foi o que prevaleceu com a proposta de modulação a partir de 2024, após uma reunião realizada no início deste mês, onde os estados pediram mais tempo para reduzir as alíquotas nos setores, argumentado que se o modulação não fosse a partir de tal ano, todos os Planos Plurianuais, que foram aprovados em 2020 e válidos até 2023, ficariam inviabilizados.

O Comitê Nacional dos Secretários de Estado da Fazenda (Comsefaz) também calculou que sem esse maior prazo, o impacto nas contas públicas seria de R$ 27 bilhões por ano.

A decisão do STF é resultado de um processo movido pelas Lojas Americanas no Estado de Santa Catarina, onde possui uma alíquota de 25% de ICMS para o segmento de energia e de comunicação, frente a alíquota geral de 17%. Na ocasião, o tribunal entendeu que a diferença é inconstitucional, uma vez que os bens e serviços desses segmentos são fundamentais.

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No mês passado (novembro), o julgamento da modulação dos efeitos foi suspenso por pedido do ministro Gilmar Mendes e voltou para a análise dos ministros na sexta-feira(10). Nesse período, houve a mudança de voto de Toffoli, que anteriormente, tinha votado para que a decisão começasse a valer em 2022, quando começa o próximo exercício financeiro.

No julgamento, votaram a favor os ministros Dias Toffoli, Gilmar Mendes, Nunes Marques, Alexandre de Moraes, Ricardo Lewandowski, Rosa Weber, Luís Roberto Barroso e Cármen Lúcia.

Anatel pretende mandar teles reconfigurarem equipamentos de usuários

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Nesta quinta-feira (16), o Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) publicou uma consulta pública por 45 dias sobre alterações no Regulamento de Segurança Cibernética (R-Ciber), aprovado pela Resolução nº 740/2020. Entre as mudanças, todas as prestadoras de serviços de comunicação, independente do porte, deverão alterar a configuração padrão de autenticação dos equipamentos fornecido em regime de comodato aos seus clientes.

Até as PPPs (Prestadoras de Pequeno Porte), que possuam participação de mercado nacionais inferior a 5% em cada mercado de varejo, também deverão fazer a reconfiguração dos aparelhos.

Em outras palavras, aparelhos como caixinhas de TV por assinatura, modems de banda larga e antenas de Wi-fi instalados nas casas dos usuários, que foram cedidos pelas empresas, não poderão ser entregues com a configuração padrão própria do dispositivo, mas com códigos adicionais de segurança. Isto quer dizer, que mesmo aqueles que já estão instalados, as operadoras deverão revisitar as residências e fazer a reconfiguração do aparelho, caso a consulta seja aprovada.

De acordo com o conselheiro Carlos Baigorri, relator da matéria, com a alteração será possível evitar ataques de baixa complexidade técnica.

“A manutenção de configurações de segurança padrão, advindas do fabricante, torna-se um elo fraco na cadeia de segurança quando do provimento dos serviços de telecomunicações. O custo operacional de alteração de tais configurações mais do que se justifica, comparado ao risco que esses equipamentos representam quando em funcionamento na rede de uma prestadora. Trata-se de boa prática muito eficaz contra ataques de baixa complexidade técnica”.

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Caso aprovada, a obrigatoriedade da reconfiguração dos aparelhos não será aplicada às operadoras de pequeno porte, os ISPs com menos de 5% de participação no mercado de telecom. Por não serem enquadradas como fornecedoras de infraestrutura crítica, ficaram dispensadas de informar à Anatel sobre a sua infraestrutura.

No entanto, os ISPs com infraestrutura de cabo submarino com destino internacional, prestadoras do Serviço Móvel Pessoal que detenham rede própria e detentores de rede de suporte de transporte de tráfego interestadual, em mercado de atacado deverão elaborar, implementar e manter um Política de Segurança Cibernética, além de notificar e comunicar à Anatel, as prestadoras e aos clientes incidentes relevantes e realizar ciclos para avaliação de vulnerabilidades; e enviar à agência informações sobre suas infraestruturas críticas.

Vivo assume compromisso de melhorar sua rede no Nordeste e Norte

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Nesta quinta-feira (16), o Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a Vivo, controlada pela Telefônica, onde a companhia deve reverter as multas recebidas em investimentos compulsórios, incluindo melhorias na rede.

No acordo, ficou determinado que a operadora deverá investir no mínimo R$ 434 milhões na reestruturação das suas redes no interior do país, assim como melhorar o atendimento. A Vivo deverá cumprir as obrigações do TAC ao longo dos próximos quatro anos, onde a Anatel irá acompanhar as iniciativas. Antes da assinatura, o termo passará por análise da Procuradoria Federal Especializada junto à Anatel (PFE-Anatel).

No TAC, a empresa de telecom terá que ressarcir clientes que tiverem cobranças indevidas em seis meses (a partir da publicação do TAC no Diário Oficial da União). A Vivo deverá depositar valores devidos aos consumidores que saíram de sua base no período de tramitação do TAC no Fundo de Defesa de Direitos Difusos.

Além disso, ela terá a obrigação de melhorar a qualidade percebida pelos usuários. Ou seja, seguindo a métrica índice de Qualidade Percebida (IQP) criada pela Anatel, até o final do prazo, a companhia deve garantir que os clientes considerem seus serviços “satisfatório ou muito satisfatório” em 80% dos estados onde atua.

Quanto aos call centers, a Vivo deve garantir a capacidade de atendimento de 100% das chamadas recebidas em quatro anos, além de implementar um sistema de automação de procedimentos técnicos da URA, atendimento automático ao telefone, em 18 meses.

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Os canais digitais também deverão ser melhorados, sendo que terá que ampliar em 20,5% o volume médio mensal de atendimento e em seis meses, listar as lojas que possui e disponibilizar na internet.

Na infraestrutura, o Termo de Ajustamento de Conduta prevê que a companhia deve melhorar os serviços prestados, sendo que nos próximos quatro anos, terá que instalar 337 estações rádio base (ERBs) em 284 municípios no interior braileiro, com sua maioria em áreas do Nordeste e Norte, além de implantar 1.204 portadoras em 653 cidades, usando os espectros de 700 MHz, 1,8 GHz, 2,1 GHz e 2,6 GHz.

O TAC também exige que a Vivo faça investimento em núcleos de rede, onde a agência determinou a construção de sete espalhados em Salvador (BA), Belém (PA) e Fortaleza (CE), além de 10 nas capitais Palmas (TO), Teresina (PI), Rio Branco (AC) e Macapá (AP). Além disso, a Anatel ainda deve determinar outras cidades (na maioria no Nordeste e Norte), onde são consideradas críticas as taxas de queda de conexão de voz e dados no 3G e 4G.

Obrigações adicionais

A Vivo também deverá cobrir 1 mil km de fibra nova instalada no Nordeste, construindo três rotas de backbone óptico, onde serão obrigadas a compartilhar com os provedores locais e chegar a 31 cidades. As três rotas deverão conectar diretamente as cidades de Barreiras (BA) a Canto do Buriti (PI); Picos (PI) até Jacobina (PI); e de Garanhuns (PE) a Murici (AL).

Vivo oferece GB de bônus em oferta de natal nos seus planos controle

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Embora não tenha alteração nos preços dos seus planos controle mensal e anual, a Vivo está oferecendo mais gigabits de bônus para os consumidores que contratarem seus pacotes de internet, além de GB de bônus para aqueles que fizeram portabilidade e acesso a streamings como Amazon Prime Video e Disney+.

Nos planos anuais, no site da Vivo, o consumidor irá encontrar três modalidades de pacotes. No plano de 19 GB, há 8 GB do próprio pacote, 6 GB de bônus natalino e 5 GB de portabilidade, por R$ 55,99/mês. Plano de 21 GB (9 GB de internet + 6 GB de bônus e 5 GB de portabilidade) por R$ 70,99 por mês. Pacote de 27 GB (11 de internet + 6 GB de bônus e 5 GB de portabilidade) por R$ 90,99/mês.

Em todos os planos anuais, o cliente tem direito a ligações e SMS ilimitados para qualquer operadora do Brasil, além de acesso ao Amazon Prime Video, sem custo adicional, por 90 dias. Além disso, nos planos 21 GB e 27 GB, a permanência é de 12 meses e o acesso ao streaming é para primeira contratação e disponíveis apenas no site.

Nos pacotes mensais, mesmo tendo três planos disponíveis, somente dois estão com gigas de bônus. Plano 18 GB (7,5 GB de internet + 6 GB de bônus + 5 GB de potabilidade) por R$ 59,99/mês. O de 20 GB (8,5 GB de internet + 6 GB de bônus + 5 GB de potabilidade) por R$ 70,99 por mês.

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Além das ligações e SMS ilimitados para qualquer operadora do Brasil, os planos também oferecem acesso ao Amazon Prime Video e Disney+, sendo que a regra do Amazon é a mesma citada nos planos anuais. Todos os bônus são oferecidos mensalmente durante 12 meses e não podem ser cumulativos com outras promoções.

Além disso, na tela principal do site, o consumidor ainda encontra uma oferta de 14 GB de internet + 5 GB de portabilidade por R$ 50,99.

Prime Video transmitirá partidas da Copa do Brasil em 2022

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Além da Rede Globo, o Amazon Prime Video também irá transmitir os jogos de um dos maiores campeonatos de futebol do país, a Copa do Brasil. Acontece que o serviço de streaming fechou acordo com a emissora de televisão para exibir 36 partidas do campeonato em 2022, que está previsto para começar em 23 de fevereiro de 2022, sem custo adicional.

Foto: Rodrigo Rodrigues/CBF

Com o contrato, a empresa terá ajuda para pagar a conta do torneio, estimado em R$ 300 milhões por ano.

O acordo foi comunicado nesta quarta-feira (15) pelo Prime Video, sendo que entre as partidas da Copa do Brasil, 30 delas serão transmitidas de forma exclusiva na plataforma, entre a primeira fase a as quartas de final do campeonato. Além disso, também serão transmitidos seis jogos não exclusivos durante as semifinais e a final.

“Esta é mais uma etapa para a solidificação do serviço de streaming na transmissão esportiva brasileira ao vivo, além do canal Premiere, que já está disponível para assinatura em Prime Video Channels desde junho”, disse a plataforma.

De acordo com João Ferraz de Mesquita, country manager do Prime Video Brasil, a aquisição do campeonato para a plataforma é considerado um marco, sendo o primeiro do esporte ao vivo a ser exibido pelo streaming.

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“A Copa do Brasil 2022 é um marco para o Prime Video, tornando-se o primeiro evento de futebol ao vivo que a empresa vai transmitir exclusivamente no país. Este é um passo muito importante para expandir e diversificar o conteúdo oferecido aos membros Prime. Estamos muito satisfeitos e entusiasmados em oferecer esta transmissão para os torcedores brasileiros”, disse.

Ter o direito de transmitir as partidas da Copa do Brasil faz parte do crescente investimento em esportes ao vivo no Amazon Prime globalmente, incluindo Premier League football no Reino Unido, UEFA Champions League na Alemanha e Itália, Thursday Night Football nos Estados Unidos, Ligue 1 e Roland-Garros na França, US Open, tênis ATP e WTA Tour e Autumn Nations Series rugby no Reino Unido.

TIM lança ofertas com descontos de até R$ 3 mil em smartphones

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Nesta quinta-feira (16), a operadora TIM anunciou o início da sua campanha para o período festivo de final de ano com uma série de descontos para seus clientes, desde os que já possuem planos contratados até para o consumidores que desejam fazer a migração, assim como para aqueles que querem comprar um novo celular combinado com pacote de internet móvel.

Enquanto durar o período promocional, os clientes dos planos Controle, TIM Black e TIM Black Família ganharão bônus de 20 GB de internet. Enquanto que os clientes TIM Pré TOP e TIM Controle terão fichas e números da sorte para jogar no aplicativo TIM+Vantagens e concorrer a um carro 0Km no programa de benefícios.

A ação de final de ano terá também até R$ 3 mil de desconto em diversos smartphones ofertados pela operadora, incluindo marcas como Apple, Samsung e Motorola. Entre as ofertas estão o Moto E20 por R$ 699 no plano TIM Controle Smart 3.0, Galaxy A03s por R$ 899 no plano TIM Controle Redes Sociais 3.0 e Samsung Galaxy A52s 5G, que no plano TIM Black 25 sai por R$ 1.299.

Estão também na promoção ofertas do iPhone 12 mini de 64 GB pelo valor de R$ 2.999 e o Samsung Galaxy S21 que pode ser adquirido por R$ 2.499, sendo que ambos são para a contratação do plano TIM Black Família 100 GB, que oferece benefícios como chamadas ilimitadas e assinatura inclusa no pacote.

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No site da TIM também é possível encontrar ofertas de acessórios e outros prontos como caixa de som JBL GO 3 por R$ 239, Mouse Gamer Logitech G403 Hero por R$ 249, Google Chromecast 3 com 13% de desconto sai por R$ 261,10 à vista e Console X-BOX Series S 50GB por R$ 2.519. Além disso, a depender da oferta, o consumidor pode dividir a compra em até 21 vezes.

DIRECTV GO lança combo Disney+ e Star+ com 50% de desconto

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Além de ofertar os conteúdos extras de Disney+ e Star+ de forma individual para os seus assinantes, o DIRECTV GO disponibilizou em sua plataforma o combo com os dois streamings com desconto de 50% na mensalidade durante os seis primeiros meses.

O Combo+ está com promoção de lançamento que irá durar três meses. Ou seja, a oferta poderá ser resgatada até o dia 15 de março de 2022. A ação promocional foi iniciada nesta quarta-feira (15) e oferece assinatura pela metade do preço, onde o assinante poderá adicionar o combo+ por R$ 22,95/mês para ter acesso ao Disney+ e Star+.

Para aqueles que já são assinantes do streaming DIRECTV GO, para resgatar a oferta é só adicionar o combo+ no plano. Para aqueles que ainda não são assinantes, é necessário fazer a assinatura do streaming da casa e depois adicionar os conteúdos extras.

Vale ressaltar que DIRECTV GO está com desconto em sua assinatura, onde o cliente só paga R$ 19,90 no primeiro mês, a partir do segundo mês, a mensalidade volta para R$ 69,90/mês. Além disso, o streaming também oferece 6 meses grátis de acesso ao HBO Max.

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Quanto a ação promocional do Combo+, vale ficar atento para o período que o desconto é praticado, pois é válido apenas nos seis primeiros meses de assinatura. Ou seja, o combo Disney+ e Star+ passará a ter o valor de R$ 45,90 a partir do 7º mês.

Para nível de comparação, para adicionar somente o Star+ no DIRECTV GO, o cliente deverá pagar R$ 32,90/mês, enquanto que o Disney+ está de R$ 27,90/mês. Dessa forma, pelos dois streamings, o assinatura irá desembolsar R$ 60,80/mês. Um valor que até sem o desconto da promoção (R$ 45,90) é mais caro.

Ministério das Comunicações anuncia financiamento de R$ 368 milhões para o 5G

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Nesta quarta-feira (15), o Ministério das Comunicações (MCom) anunciou que fará um repasse de R$ 368 milhões para que o segmento de telecomunicação possa desenvolver soluções tecnológicas. O financiamento é direcionado para o desenvolvimento do ecossistema 5G, quinta geração de conectividade móvel, e opções referentes aos fabricantes de equipamento e prestadores de serviço.

(Foto – Shutterstock)

O valor será retirado do Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel), que foi criado em 2000 e já possui dois grandes repasses registrados em 2020 e 2021.

Por meio de comunicado, o MCom afirmou que o objetivo de repassar tal montante é para “estimular o segmento das telecomunicações, visando aumentar a competitividade da indústria brasileira”. Os R$ 368 milhões são destinados a operações de crédito financiadas pelo Banco Nacional para o Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

No financiamento, foram firmados dois contratos com o valor de R$ 184 milhões cada um, que foram assinados com o BNDES e o Finep. Além disso, o Ministério das Comunicações anunciou que liberou outros R$ 16 milhões em recursos não reembolsáveis do Funttel para financiamento de projetos de pesquisa e tecnologia.

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O Secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações (MCom), Artur Coimbra, afirma que

“Por meio do fundo, foram viabilizados investimentos em diversas atividades, tanto no apoio à pesquisa e ao desenvolvimento quanto no apoio à inovação e à ampliação da competitividade da indústria brasileira de telecomunicações”.

O financiamento segue duas linhas em operação: uma é para a criação de soluções tecnológicas aplicadas à infraestrutura da tecnologia 5G, assim como o desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços direcionados especialmente para a rede.

A segunda linha de financiamento é exclusiva para a implementação dos empreendimentos das empresas vencedoras do leilão 5G, onde há o incentivo para a instalação de redes privadas, desde que utilizem tecnologias brasileiras. O limite de financiamento é de R$ 100 milhões por beneficiário.

TIM e Claro são destaques em 1º relatório da Opensignal

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De acordo com o primeiro relatório da Opensignal em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Claro e TIM apresentaram a melhor pontuação na categoria experiência em vídeo. Ambas operadoras tiveram a classificação “muito bom”, considerado o melhor resultado do levantamento. Enquanto que a Vivo foi classificada como “bom” e Oi como “regular” .

Esse é o primeiro relatório da parceria entre a consultoria e a agência, onde mostra também os dados relacionados a experiência com games, velocidade de download e upload e de disponibilidade 4G. Todos os dados divulgados correspondem à medição ocorrida entre 1 de março de 2021 a 29 de maio de 2021.

Em experiência de vídeo, a TIM teve a pontuação de 66, Claro ficou em segundo com 65,5 pontos, enquanto que a Vivo aparece com 64,2 e Oi com 55. Nesse quesito, é medido diretamente streaming de vídeo em terminais de usuário, utilizando uma abordagem UIT, onde é considerado a qualidade de imagem, tempo de carregamento, taxa de travamento e redes 3G e 4G.

Na métrica de experiência de vídeo, é considerado a escala de 0 a 100, onde a pontuação de 75 a 100 é classificado como excelente, de 65 a 75; muito bom, 55 a 65 bom; 40 a 55, regular e ruim de 0 a 40.

A operadora Claro é líder no quesito de experiência com velocidade de download e de upload, onde atingiu 23,4 Mbps de download e 8,0 Mbps de upload. No entanto, na métrica de disponibilidade de 4G, quem fica com a liderança é a TIM, onde os clientes de operadora, usuários da Opensignal, ficaram conectados a rede em 89,88% do tempo. A Vivo em 81,69 % e a Claro em 78,64% do tempo.

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Na categoria Experiência com Games, nenhuma das operadoras apresentou bons resultados. Claro, TIM e Vivo foram classificadas como “ruim”, enquanto que a Oi teve “muito ruim”.

Classificação por Estados

O relatório também aponta a performance de cada estado brasileiro. Em velocidade de download, quem lidera é o Rio Grande do Sul, que chegou a 21,1 Mbps, seguida do Distrito Federal, com 20,9; Santa Catarina, com 19,5; São Paulo, com 19,0; e Rondônia, com 18,9. O estado mais lento, com 13,8 Mbps, foi o Pará.

Já na velocidade de upload, o Distrito Federal liderou com 8,8 Mbps, seguido de Goiás (7,76), Rondônia (7,65), Espírito Santo (7,13) e Mato Grosso do Sul (7,08), essa é a classificação dos cinco primeiros colocados. Maranhão foi classificado como o mais lento, com 5,17 Mbps.

Na disponibilidade de 4G, os cincos primeiros colocados são, a liderança também ficou com o estado do Distrito Federal, com 87,6% do tempo, contra 85,8% do Amazonas, 83,3% de Roraima, 83,2% de Goiás e 83,0% do Acre.

Vivo está com vagas de estágio para pessoas negras

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A Vivo ainda está com as inscrições abertas para o seu programa de estágio com vagas distribuídas em todas as regiões do Brasil, sendo que 50% são destinadas para pessoas negras. Ou seja, das 750 vagas, 375 deverão ser ocupadas por estudantes declarados negros.

As oportunidades são para as cidades: Belém (PA), Brasília (DF), Curitiba (PR), Londrina (PR), Porto Alegre (RS), Caxias do Sul (RS), São Paulo (SP), Osasco (SP), Campinas (SP), Florianópolis (SC),Fortaleza (CE), Recife (PE), Salvador (BA), Belo Horizonte (MG), Uberlândia (MG), Rio de Janeiro (RJ) e Vitória (ES).

As inscrições podem ser realizadas até o dia 3 de janeiro de 2022, no site da 99jobs, com previsão de início a partir de fevereiro. Além disso, todo o processo seletivo será feito de forma 100% digital. As vagas de estágio para as áreas de atuação: Tecnologia e Digital, Marketing e Produtos, Finanças, Engenharia, Experiência do Cliente, Vendas, Sustentabilidade, Recursos Humanos, Jurídico e Auditoria.

O programa de estágio terá duração de 12 ou 24 meses, a depender do semestre da graduação que esteja selecionado, onde o estudante deverá ter disponibilidade de estagiar de 4H a 6H por dia, gostar de tecnologia e ter previsão de formação para dezembro de 2022 ou dezembro de 2023.

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Além da Bolsa-auxílio de até R$ 1.900, que dependerá da carga horária, e dos benefícios tradicionais como vale transporte, Vale refeição, Seguro de vida, Assistência Médica, Assistência Odontológica e day off de aniversário, os aprovados também terão direito a planos de dados e voz ilimitados, smartphone novo, desconto em banda larga, fixa e TV, vivo proteção celular, programa de idiomas e vivo valoriza.

Embora tenha as áreas de atuação, o processo seletivo é para todos os cursos de graduação, além de não exigir conhecimento da Língua Inglesa e ou idade específica para participar da seleção. No entanto, se o estudante tiver experiência profissional, será um diferencial, pois a operadora garante desenvolvê-la durante o programa de estágio.