19/04/2024

Norte e Nordeste já recebem alerta de desastres pelo celular

Serviço gratuito à população, que já teve mais de 2 milhões de cadastros, passa a estar disponível em todo o Brasil.

Moradores dos estados da região Norte e Nordeste contam, a partir desta segunda-feira (26), com o serviço de alerta de desastres naturais por SMS. O que significa que, agora, todos os brasileiros podem se cadastrar para receber mensagens gratuitas sobre possíveis problemas meteorológicos em sua região.

O sistema foi anunciado no ano passado como uma forma de prevenir as pessoas de se prejudicarem com alagamentos, inundações, temporais e deslizamentos de terra, por exemplo. Até o início deste mês, 2 milhões de pessoas já mostraram interesse em receber as mensagens, sendo que 67 mil alertas foram emitidos.

Depois do projeto piloto, que havia começado em fevereiro de 2017 em alguns municípios de Santa Catarina, os alertas chegaram aos estados brasileiros de forma gradativa. Primeiramente em Santa Catarina e no Paraná, em outubro, depois em São Paulo, em mais três estados em dezembro, outros três em janeiro e em fevereiro.
Faltavam os moradores do Pará, Amapá, Acre, Amazonas, Rondônia, Roraima, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão, que receberiam o benefício somente em março, mas houve uma antecipação no prazo.
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), criadora do projeto, em parceria com os órgãos de Defesa Civil e as operadoras, informa que o serviço não tem nenhum custo para o cidadão e nem para o governo. 
LEIA TAMBÉM:
Os alertas, assim como as dicas, são enviados pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) e pelas Defesas Civis dos estados, e o acompanhamento executivo do serviço de alertas por SMS é feito pela ABR Telecom.
O serviço já chegou em cerca de 20 países, como Japão, Canadá e Chile, e agora chega também em todo o Brasil. 
COMO CADASTRAR?
Você pode se cadastrar e receber mensagens por SMS sempre que tiver alguma previsão de desastre natural em sua região. Para isso, precisa enviar o CEP de seu endereço para 40199 e aguardar a confirmação.
Geralmente, este endereço deve ser o seu residencial mesmo, mas também é possível informar o CEP do seu trabalho, por exemplo, caso a região seja alvo de mais problemas dessa natureza e você queira se alertar sobre aquele CEP e não o de sua casa.
Caso você não goste do serviço e queira cancelar o recebimento dos alertas pelo celular, também é possível, através do mesmo número e por SMS.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários