20/04/2024

Claro comanda o acesso 5G DSS no Brasil

Segundo o site Teleco, a Vivo e a Oi possuem operações comerciais na cobertura da tecnologia, mas a Claro e a TIM dominam o mercado.

Até a chegada do 5G Standalone, também conhecido de 5G “puro”, os consumidores podem usufruir do 5G DSS disponibilizado pelas operadoras no Brasil. No entanto, a tecnologia é bem restrita e tem cobertura em poucas cidades. De acordo com o site teleco.com.br, a Claro e a TIM são as empresas que abrangem mais cidades com a tecnologia.

Quem lidera o mercado no 5G DSS é a Claro, que no mês de outubro, apresentou o maior crescimento na rede com 715.119, enquanto que a TIM teve 119.568 acessos. As duas tiveram aumento no desenvolvimento da tecnologia no Brasil, sendo que no terceiro trimestre, a Claro teve 626.279 acessos contra 103.985 da TIM.

No Brasil, a Claro atende 15 municípios com cobertura para a rede em São Paulo, Campinas, Guarulhos, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano e Santos no estado de São Paulo; Rio de Janeiro (RJ), Goiânia e Rio Verde em Goiás; São Luiz, no Maranhão; Manaus, no Amazonas; Brasília, no Distrito Federal; Belém (PA) e Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

A Claro lançou a tecnologia de forma comercial em julho de 2020. A partir de outubro, a operadora deu início a expansão da cobertura em mais cidades.

A TIM realizou teste de 5G DSS em novembro de 2020 para banda larga fixa. em dezembro do mesmo ano, realizou pilotos de testes Belém (PA), Belo Horizonte (MG) e Florianópolis (SC). Em junho de 2021, ativou sua rede na Região Nordeste: Fortaleza (CE), Recife (PE) e Salvador (BA). A operadora pretende fazer a ativação das redes 5G DSS em Belém (PA), Belo Horizonte (MG) e Florianópolis (SC), até o final do ano.

LEIA TAMBÉM:

–> Fortaleza pode receber 5G antes das outras capitais do Nordeste; entenda

–> Preço do 5G será acessível ao cidadão, segundo Fábio Faria

–> 75% da população mundial terá internet 5G até 2027, segundo a Ericsson

Em julho de 2020, a Vivo comunicou que iria ativar a sua rede em oito capitais brasileiras: São Paulo, Salvador (Pituba e Itaigara), Brasília, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Goiânia, Curitiba e Belo Horizonte (Savassi e Afonso Pena). Enquanto que a Oi tem rede ativa em Florianópolis e Santa Catarina.

7 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
7 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários