InícioTelefonia CelularTIM e Claro são destaques em 1º relatório da Opensignal

TIM e Claro são destaques em 1º relatório da Opensignal

Levantamento classifica as operadoras nas categorias de experiência com games, velocidade de download e upload e disponibilidade 4G.

De acordo com o primeiro relatório da Opensignal em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Claro e TIM apresentaram a melhor pontuação na categoria experiência em vídeo. Ambas operadoras tiveram a classificação “muito bom”, considerado o melhor resultado do levantamento. Enquanto que a Vivo foi classificada como “bom” e Oi como “regular” .

Esse é o primeiro relatório da parceria entre a consultoria e a agência, onde mostra também os dados relacionados a experiência com games, velocidade de download e upload e de disponibilidade 4G. Todos os dados divulgados correspondem à medição ocorrida entre 1 de março de 2021 a 29 de maio de 2021.

Em experiência de vídeo, a TIM teve a pontuação de 66, Claro ficou em segundo com 65,5 pontos, enquanto que a Vivo aparece com 64,2 e Oi com 55. Nesse quesito, é medido diretamente streaming de vídeo em terminais de usuário, utilizando uma abordagem UIT, onde é considerado a qualidade de imagem, tempo de carregamento, taxa de travamento e redes 3G e 4G.

Na métrica de experiência de vídeo, é considerado a escala de 0 a 100, onde a pontuação de 75 a 100 é classificado como excelente, de 65 a 75; muito bom, 55 a 65 bom; 40 a 55, regular e ruim de 0 a 40.


A operadora Claro é líder no quesito de experiência com velocidade de download e de upload, onde atingiu 23,4 Mbps de download e 8,0 Mbps de upload. No entanto, na métrica de disponibilidade de 4G, quem fica com a liderança é a TIM, onde os clientes de operadora, usuários da Opensignal, ficaram conectados a rede em 89,88% do tempo. A Vivo em 81,69 % e a Claro em 78,64% do tempo.

LEIA TAMBÉM:

–> Saiba qual o plano controle mais barato: TIM, Vivo ou Claro

–> TIM, Vivo ou Claro: saiba qual possui a maior cobertura de internet

–> Claro comanda o acesso 5G DSS no Brasil

Na categoria Experiência com Games, nenhuma das operadoras apresentou bons resultados. Claro, TIM e Vivo foram classificadas como “ruim”, enquanto que a Oi teve “muito ruim”.

Classificação por Estados

O relatório também aponta a performance de cada estado brasileiro. Em velocidade de download, quem lidera é o Rio Grande do Sul, que chegou a 21,1 Mbps, seguida do Distrito Federal, com 20,9; Santa Catarina, com 19,5; São Paulo, com 19,0; e Rondônia, com 18,9. O estado mais lento, com 13,8 Mbps, foi o Pará.

Já na velocidade de upload, o Distrito Federal liderou com 8,8 Mbps, seguido de Goiás (7,76), Rondônia (7,65), Espírito Santo (7,13) e Mato Grosso do Sul (7,08), essa é a classificação dos cinco primeiros colocados. Maranhão foi classificado como o mais lento, com 5,17 Mbps.

Na disponibilidade de 4G, os cincos primeiros colocados são, a liderança também ficou com o estado do Distrito Federal, com 87,6% do tempo, contra 85,8% do Amazonas, 83,3% de Roraima, 83,2% de Goiás e 83,0% do Acre.

Cleane Lima
Jornalista, Comunicóloga, Repórter e Redatora há mais de 3 anos, com experiência na produção e revisão de conteúdo para internet. Adora escrever sobre qualquer assunto. "Palavras são, na minha humilde opinião, nossa inesgotável fonte de magia". Alvo Dumbledore.

1 COMENTÁRIO

Acompanhar esta matéria
Notificação de
1 Comentário
mais antigo
mais novo mais votado
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários