16/12/2025
Início Site Página 738

Portal da Anatel e outros serviços do governo estarão indisponíveis até as eleições

Em um comunicado divulgado na última sexta-feira (1º), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou aos cidadãos sobre a adaptação que será implementada no portal da entidade a partir deste sábado, 2, em cumprimento à legislação eleitoral e recomendações da Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom) durante às Eleições de 2022, marcada para acontecer nos dias 2 e 30 de outubro, caso haja segundo turno para o cargo de presidente da República.

governo-federal

Segundo o órgão regulador, todos os perfis nas redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter, etc.) serão temporariamente desativados até o final do pleito deste ano, com exceção do canal da Anatel no YouTube, que continuará sendo usado para transmitir as reuniões mensais do Conselho Diretor.

Apesar da restrição quanto a divulgação de notícias e estatísticas, a agência reforça que os canais de atendimento aos consumidores brasileiros continuam ativos e operando normalmente mesmo no período eleitoral, permitindo realizar denúncias contra operadoras de telefonia, provedores de internet e outras empresas do segmento de telecom.

A regulamentação que impede a divulgação de notícias por serviços públicos afeta não somente a Anatel, mas todas as entidades ligadas ao governo federal, incluindo os ministérios e polícias. Essa decisão é pautada na Lei n.º 9.504/1997, conhecida como “Lei das Eleições”, que delibera sobre ações do Executivo no período eleitoral.

Conforme consta na Lei, três meses antes do primeiro turno é vedada a postagem de “publicidade institucional dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos federais, estaduais ou municipais, ou das respectivas entidades da administração indireta”, a fim de não favorecer nenhum candidato.

Governo cria canais paralelos

Em resposta à Secom, o governo federal anunciou a criação de “canais secundários” para que a população possa se manter informada sobre os acontecimentos relevantes promovidos pelo Estado.

Essa decisão dribla a lei das eleições por permitir que conteúdos publicitários continuem sendo divulgados mesmo antecedendo a votação.

Filmes mais populares no HBO Max nos últimos 12 meses

0

Popular na América do Norte, o serviço de streaming HBO Max chegou ao Brasil no ano passado trazendo um forte acervo de filmes e séries com produções originais e títulos recém-lançados nas telonas e consagrados entre crítica especializada, como Escape Room 2, Matrix Ressurections e, mais recentemente, Morbius, filme protagonizado por Jared Leto (Michael Morbius) e dirigido por Daniel Espinosa.

hbo-max-fora-do-ar-streaming

Além desses títulos populares na plataforma nas últimas semanas, o catálogo também conta com produções que fizera, enorme sucesso entre os assinantes brasileiros nos últimos 12 meses, abrangendo diferentes categorias e gêneros, como ação, ficção científica e aventura, por exemplo.

Em resposta ao Minha Operadora, a plataforma JustWatch — serviço que atua como buscador de filmes e séries — enviou uma lista que mostra quais foram as produções mais populares no HBO Max entre 2021 e 2022.

O compilado engloba tanto títulos lançados há bastante tempo — como “O Espetacular Homem-Aranha” e “Interestelar”, por exemplo — quanto obras que estrearam há poucos meses nas telonas, como “The Batman”, protagonizado por Robert Pattinson (Batman), e Duna, que tem no elenco nomes como Zendaya (Chani), Josh Brolin (Gurney) e Jason Momoa (Duncan Idaho).

Filmes mais populares

10º The Fallout

9º Space Jam: Uma Nova Era

8º O Esquadrão Suicida

7º O Espetacular Homem-Aranha

6º Interestelar

5º Ghostbusters: Mais Além

4º Venom: Tempo de Carnificina

3º The Batman

2º King Richard: Criando Campeãs

1º Duna

Outras produções populares

Além dos filmes elencados acima, alguns seriados também se destacaram em número de visualizações no último ano. O ranking possui produções animadas e obras pertencentes a outros gêneros.

Veja:

10º Supernatural
9º Superman e Lois
8º Steven Universe
7º Young Sheldon
6º Friends
5º O Pacificador
4º Legacies
3º A Teoria do Big Bang
2º Euphoria
1º Rick and Morty

Vivo realiza emissão de R$ 3,5 bi em debêntures para metas sustentáveis e sociais

A Telefónica Brasil, empresa matriz da Vivo, anunciou na última sexta-feira (1º), a emissão de R$ 3,5 bilhões em debêntures com o intuito de cumprir as metas sustentáveis e sociais que devem ser cumpridas pela empresa até 2027, ano em que a companhia pretende alcançar a redução de 40% das emissões diretas de gases de efeito estufa se comparado com os números registrados em 2021.

Vivo expande serviço de fibra para dez novas cidades

Além de priorizar investimentos no meio-ambiente, a Telefónica também propôs propõe atingir um indicador maior ou igual a 30% de negros em cargos de liderança nos próximos cinco anos, iniciativa que faz parte dos esforços da tele para aumentar a inclusão em seu quadro de funcionários através de incentivos internos.

A comunidade LGBTQIA+ também será beneficiada com os aportes da empresa, especialmente através do “Programa Vivo Diversidade”, que estimula a contratação e aprimoramento profissional de minorias no país.

Segundo informações, os recursos serão utilizados integralmente para “reforço de caixa, atendendo aos negócios de gestão ordinária da empresa”. Esses tópicos englobam o Plano de Negócio Responsável da Vivo (PNR), que contribui para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável/Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

As metas que assumimos em nossa primeira emissão, vinculada a desafios ESG, dialogam com nossas ações internas voltadas à promoção da diversidade e atuação pela economia de baixo carbono. Isso demonstra o quanto a sustentabilidade permeia nossa estratégia de negócios, trajetória e visão de longo prazo”, afirma o CEO da Vivo, Christian Gebara.

Números positivos da Vivo

Além das métricas estimadas para os próximos anos, a Vivo revelou seus números positivos na contribuição para o desenvolvimento de um “futuro verde” mirando na redução dos gases que contribuem para o efeito estufa e, consequentemente, aquecimento global.

De acordo com os dados divulgados à imprensa, em 2021, a Vivo emitiu 63 mil toneladas de CO2, uma redução de 19% em suas emissões diretas em relação a 2020, destacando os esforços em adotar práticas ecologicamente corretas.

Baseado nesses números, estima-se que em 2027 a Vivo emita na atmosfera o equivalente a 37,8 mil toneladas de gás carbônico, correspondendo a uma diminuição de 40% se contraposto com o relatório do ano passado.

Claro diz que irá lançar o 5G+ assim que a faixa 3,5 GHz for liberada

0

Durante evento realizado em Brasília nesta quinta-feira (30) para inaugurar as estratégias com o 5G após a liberação da faixa de 3,5 GHz, a Claro anunciou que está pronta para lançar a nova rede no Brasil, começando por Brasília, que será a primeira capital a receber a tecnologia ainda este mês.

Segundo a operadora, nesse início, o 5G+ da Claro estará disponível nas regiões do Plano Piloto e Lago Sul, e será gradativamente expandida para outras áreas do Distrito Federal. Nas outras regiões, a operadora afirma estar preparada para lançar a tecnologia à medida que o espectro 3,5 GHz for liberado em cada estado.

“Para Claro, é bastante representativo que este novo e importante passo aconteça novamente em Brasília, a nossa capital federal e região onde detemos a liderança absoluta de mercado. Trata-se de um ciclo evolutivo e início de uma nova era de inovação e transformação. […] afirma José Félix, presidente da Claro.

Com isso, a Claro apresenta o 5G+, garantindo mais velocidade, capacidade e inovação. “Uma tecnologia de conectividade que muda o modo como pessoas e empresas vivem, aprendem e se relacionam. Uma transformação que está só começando e que será construída de forma aberta e colaborativa, junto com nossos clientes, fornecedores e parceiros”.

De acordo com a operadora, os clientes que possuem plano ativo da Claro e um celular compatível com a tecnologia passarão a usar o novo 5G+ assim que o lançado. Os telefones comercializados e compatíveis com o 5G DSS e que também suportam a faixa de 3,5 GHz serão automaticamente compatíveis com a nova rede.

A Claro afirma que possui hoje mais de 2 milhões de smartphones compatíveis em operação, o que representa 4% de sua base, liderando a adoção da tecnologia no país em volume de dispositivos, conforme informações disponibilizadas pela Anatel. Inicialmente, a expectativa é o alcance de velocidades de até 1 Gbps (dependendo do tamanho da célula e da quantidade de terminais com uso simultâneo naquele momento).

5G para o consumidor

Atualmente, 70% dos aparelhos vendidos pela Claro são compatíveis com 5G+ sendo que cada vez mais haverá mais aparelhos, afirma a empresa. Seguindo esse pensamento, durante o evento, a operadora lançou no mercado, em parceria com a Motorola, o smartphone moto g62 5G, que já está preparado para acessar a quinta geração da internet móvel em todas as frequências disponíveis.

A venda do smartphone está prevista para ser iniciada no dia 14 de julho e estará disponível nas lojas físicas e online da Claro, além dos canais próprios da fabricante.

A tele também afirma estar trabalhando na aplicação do Core standalone no FWA, rede de acesso fixo através da rede móvel 5G+, que será testada como solução alternativa para complementar a cobertura das redes de fibra e banda larga fixa.

SKY abre o sinal de oito canais neste mês de julho; confira quais são

0

A SKY irá liberar novamente o sinal de vários canais da sua programação. O destaque dos canais que a empresa deixará aberto é que é uma lista voltada para o conteúdo infantil, uma vez que o mês de julho costuma ser o período em que as escolas dão férias aos estudantes.

Com isso, a operadora de TV por assinatura deixará aberto o sinal de oito canais para que esse público possa aproveitar o melhor da programação da SKY. Começando hoje (1º), será aberto o sinal dos seguintes canais: Disney Channel, Discovery Kids, Nickelodeon, Nick Junior, Gloob e Gloobinho, sendo que só ficará aberto até o dia 10 de julho. Já entre os dias 21 a 28 de julho, vai liberar o sinal dos conteúdos da Cartoon Network e Cartoonito.

Com isso, a criança poderá aproveitar suas férias curtindo a programação da SKY, sendo que no Disney Channel, os destaques vão para os novos episódios de PL Masks e a estreia de HELP, I SHRUNK MY FRIENDS. No canal do Discovery, a programação conta com desenhos como Ba Da Bean, Ghostforce, Topo Gigio e os novos episódios da terceira temporada de Mini Beat Power Rockers.

Na grade dos canais Nickelodeon e Nick Jr, a criança contará com episódios de diversos conteudos, como Rugrats, Os Casagrandes, Maratona de Animação: Kamp Koral e Smurfs, Baby Shark, Blaze and the Monster Machine e Especial Patrulha Canina.

Já no Gloob e Gloobinho, com a abertura do sinal, estarão disponíveis ao público atrações como Detetives do Prédio Azul, Miraculous e Bugados. Enquanto que nos canais Cartoon Network e o Cartoonito, serão exibidos as travessuras do Gato Galáctico e Bugs Bunny Builders, respectivamente.

De acordo com o TudoCelular, todas as emissoras integrantes do sinal aberto também poderão ser assistidas pelo streaming, através da plataforma DIRECTV GO, com acesso da SKY.

Claro afirma que seu 5G chegará com toda potência que a rede pode oferecer

4

Nesta quinta-feira (30), a Claro anunciou que irá chegar com toda força para oferecer o melhor serviço de internet relacionado ao 5G. A operadora afirmou que levará a nova rede para as capitais brasileiras com o máximo de velocidade que a rede pode oferecer, usando o bem mais valioso, uma grande quantidade de espectro, que será direcionado para aumentar a qualidade e velocidade da tecnologia.

Nas próximas semanas, a Claro já iniciará o lançamento do 5G em Brasília, assim que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) autorizar o funcionamento nas frequências de 3,5 GHz, juntamente com a frequência 2,3 GHz. A operadora explica que ficará disponível para a nova rede nada menos do que 150 MHz (100 MHz da faixa de 3,5 GHz e 50 MHz da faixa de 2,3 GHz).

Estamos dando um salto, com uma rede bastante superior, para ampliar a experiência do cliente”, afirmou Paulo César Teixeira, presidente da Unidade de Consumo da companhia. Ele afirma que a operadora quer otimizar investimentos, e por isso, em todas as cidades de responsabilidade da Claro, os investimentos deixaram de ser do 4G, mas para a nova rede, unido às duas frequências.

Além disso, o executivo afirma que se o consumo de dados aumentar, a operadora deverá agregar mais 20 MHz da faixa de 2,1 GHz. Ele argumenta que essa decisão é por causa do comportamento dos usuários que já contam com celular 5G na base da Claro.

Os dois milhões de clientes com 5G que estão em nossa base já consomem o dobro de dados em relação à tecnologia 4G”, afirmou. Ele também explica que esses clientes 5G serão transferidos automaticamente para as novas bandas.

Embora não haja um total conhecimento sobre o potencial do 5G, já é possível ter uma ideia da transformação que irá promover na sociedade, segundo José Félix, CEO da Claro. “O 5G vai levar para as ruas e para qualquer lugar todo o potencial que a fibra oferece dentro de casa”, afirmou.

Entretanto, o anúncio do serviço pode ser associado a comercialização que será iniciada no Distrito Federal, uma vez que a Anatel não deu a autorização necessária.

“Sei que todos querem ligar as capitais o mais rápido possível, mas a minha responsabilidade é a de liberar o 5G com toda a segurança possível”, disse o conselheiro Moisés Moreira na festa da operadora.

Grupo TIM define metas para usar energia exclusiva de fontes renováveis até 2025

Nesta quinta-feira (30), o Grupo TIM, controlador da operadora TIM Brasil, anunciou que até 2025 irá utilizar exclusivamente fontes de energia renováveis, com o intuito de reduzir a zero o impacto climático provocado pela compra de eletricidade. A iniciativa é parte de novos projetos ESG do Plano de Negócios 2022-2024.

As metas apresentadas pelo grupo foram validadas pela Science Based Targets, uma organização internacional que promove o estabelecimento de metas mensuráveis para reduzir o impacto climático, validando de forma independente para por aí as companhias nesse processo de transição para uma economia mais sustentável.

Para alcançar seu objetivo de comprar 100% de energia renovável até 2025, o grupo TIM vai reduzir as emissões da atividade produtiva da companhia (Escopo 1), assim como reduzir a compra de energia elétrica (Escopo 2) em 75%, até 2030. Além disso, até 2030, pretende reduzir em 47% as emissões de sua cadeia de valor (Escopo 3) referentes à aquisição de bens e serviços, aquisição de bens de capital e utilização de produtos vendidos a clientes.

Com essas ações, a operadora toma como compromisso lançar a Neutralidade Carbónica até 2030 e as emissoras Net Zero até 2040. De acordo com relatório ESG da TIM, a empresa zerou a missão indireta de CO2 vinda do consumo de energia em 2021, resultantes da contratação de 46 usinas e compra de energia no mercado livre.

“Integra um Plano de Sustentabilidade composto por projetos tangíveis, que nos levarão não apenas a reduzir as emissões de nossas atividades produtivas, mas também de upstream e downstream de nossa cadeia de suprimentos”, afirma o CEO da TIM, Pietro Labriola.

Sobre a Science Based Target

A Science Based Target é uma ação promovida pelo CDP (Carbon Disclosure Project), United Nations Global Compact, World Resources Institute (WRI) e World Wide Fund for Nature (WWF) que espera conter o aquecimento global a 1,5°C, conforme acordo firmado no Acordo de Paris sobre o Clima.

EUA aprovam uso da internet via satélite da Starlink em veículos

0

Nesta quinta-feira (30), a Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos anunciou que aprovou o uso da internet via satélite Starlink, pertencente à Spacex de Elon Musk, em veículos em movimento. Possibilitando assim, que a empresa amplie a oferta de banda larga para companhias aéreas comerciais, tipos e caminhões.

A autorização vai de encontro com o plano da Starlink, que era expandir seu serviço de internet via satélite para essas respectivas áreas. Contribuindo também para o plano da empresa que busca aumentar sua base de clientes de usuários individuais em banda larga em locais rurais e com pouca internet para clientes corporativos nos setores de automotivo, marítimo e aéreo, que são potencialmente lucrativos.

“Autorizar uma nova classe de terminais para o sistema de satélite da SpaceX expandirá a gama de recursos de banda larga para atender às crescentes demandas dos usuários que agora exigem conectividade em movimento”, disse a FCC em sua autorização.

Nos últimos anos, a Starlink tem concentrado fortemente a sua vontade de expandir seus serviços para as companhias aéreas para Wi-Fi a bordo, tendo firmado seus primeiros acordos nos últimos meses com a Hawaiian Airlines e o serviço de jato semi-privado JSX.

Jonathan Hofeller, chefe de vendas comerciais da Starlink, disse em conferência de avião no início do mês que são obsessivos com a experiência do passageiro. “Estaremos em aviões aqui muito em breve, então espero que os passageiros fiquem impressionados com a experiência”.

A Spacex tem testado terminais Starlink adaptado para aeronaves em jatos Gulfstream e aeronaves militares dos EUA, sob licença experimental da FCC. Segundo Elon Musk, fundador e CEO da SpaceX, conforme está na autorização, aeronaves, navios, caminhões grandes e trailers são os tipos de veículo que devem ser usados no seu serviço. O bilionário também falou que não vai “conectar carros da Tesla ao Starlink, pois nosso terminal é muito grande“.

Desde 2019 que a SpaceX lança constantemente satélites para a órbita da Terra, tendo cerca de 2.700 satélites Starlink. Além disso, já acumulou centenas de milhares de assinantes, incluindo muitos que pagam US$ 110 por mês por internet de banda larga usando kits de terminal auto-instalados de US$ 599.

Apenas 6 estados já se posicionaram a favor da redução do ICMS para telecom

Apenas 6 estados já se posicionaram a favor da redução do ICMS para telecomunicações. A Lei Complementar nº 194 de 2022 reduz o ICMS para os serviços de telecomunicação e adiciona no rol de bens e serviços essenciais aqueles referentes à comunicação, energia, combustível e transporte coletivo ainda.

Com a lei, os setores considerados essenciais não poderão ser tarifados como uma alíquota padrão, como os itens supérfluos. Com isso, os serviços citados acima terão redução de tributação entre 17% e 18%.

No entanto, enquanto alguns estados estão questionando a constitucionalidade da norma, outros já implementaram a redução da taxa tarifária. Os primeiros a regulamentarem a lei, nesta segunda-feira (27), foram Goiás e São Paulo, fixados em 17% e 18%, respectivamente. O Espírito Santo também já anunciou que a partir de hoje (1º), a alíquota será reduzida para 17%.

Em Rondônia, a regulamentação da lei também está em andamento, onde a Assembleia Legislativa aprovou uma lei enviada pelo Executivo local para reduzir o ICMS dos atuais 35% para 17,5%. No entanto, para começar a valer, a medida depende da sanção do governo local, que pode acontecer nos próximos dias.

Outros dois estados, Santa Catarina e Paraná, já anunciaram que irão aderir a lei complementar e estão elaborando uma norma local para homologar a redução do ICMS.

Estados com processo no STF contra a redução

Em nome de 12 estados, foi dada entrada uma Ação Direta de Constitucionalidade (ADI) junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra a lei federal que reduz a alíquota. Na ação, o Colégio Nacional de Procuradores Gerais dos Estados e do Distrito Federal (Conpeg) representa Pernambuco, Maranhão, Paraíba, Piauí, Bahia, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Sergipe, Rio Grande do Norte, Alagoas, Ceará e Distrito Federal.

De acordo com os estados, a lei complementar ofende a separação dos Poderes e a autonomia financeira dos estados, assim como onera de forma desproporcional os entes da federação. O grupo também alega que 86% da arrecadação de 2021 veio do ICMS.

Além disso, a ação também fala sobre uma decisão do supremo que adiou para 2024 os efeitos de outra medida que já havia incluído telecomunicações e energia como serviço essencial. No entanto, a lei atual invalida esses efeitos da liminar.

Atualmente já existem três processos no Supremo questionando a lei . Por enquanto eles seguem separados, mas podem ser julgados juntos no futuro.

Os três processos são:

  • ADI 7195 – A ação protocolada pelo Conpeg (ADI 7195) questiona a lei como um todo, incluindo o setor de telecomunicações, e pede a inconstitucionalidade.
  • ADPF 984 – A Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF), os governos de todos os estados buscam acordo com o governo sobre os termos para redução do ICMS que incide especificamente sob os combustíveis.
  • ADI 7164 – Ação Direta de Inconstitucionalidade que solicita ao governo e aos parlamentares para avaliarem a proposta de governadores de modular a vigência da redução do ICMS.

Confira o mapa do posicionamento dos estados:

Mapa: Carolina Cruz  Fonte: Tele.Síntese

Roger Solé renuncia ao cargo de membro do Conselho de Administração da Oi

Por meio de fato relevante enviado ao mercado na noite desta quinta-feira (30), a Oi comunicou que Roger Solé renunciou ao cargo de membro do Conselho de Administração da companhia. Consequentemente, o executivo também denunciou a outros cargos que acumulava na Oi: coordenador do comitê de inovação e transformação digital (CITD) e membro do comitê de Transformação, Estratégia e Investimentos (CTEI).

No comunicado, a Oi agradece ao executivo pela dedicação durante seu mandato, reconhecendo as contribuições e resultados significativos atingidos, destacando em particular, no processo de inovação e transformação digital da empresa.

De acordo com a empresa, o motivo da saída de Roger Solé de seus respectivos cargos foi por “razões de ordem pessoal”. Com isso, a Oi informou que um substituto no conselho de administração será nomeado em momento oportuno, na forma , na forma do art. 150 da Lei nº 6.404/76.

Solé ocupava o cargo de conselheiro da Oi desde 2018, quando foi indicado por Rodrigo Abreu e aprovado em assembleia geral. Na época, ele ainda ocupava o cargo de CMO na operadora norte-americana Sprint desde 2015, onde comanda a movimentação para o lançamento do 5G nos Estados Unidos.

O executivo também já foi vice-presidente e diretor de marketing da TIM, entre os anos de 2009 e 2015 e diretor de marketing e produtos e SVA da Vivo, entre os anos de 2001 e 2006.

Na época da sua indicação, ele assumiu a posição que deveria ser de Marcos Duarte Santos, que desistiu do cargo por motivos de ordem pessoal e profissional. “A chegada de Roger Solé Rafols contribui para o fortalecimento do papel do conselho na definição das diretrizes da Oi e também no apoio para execução de seu turnaround, que está em curso“, afirmou o presidente do conselho, Eleazar Carvalho Filho, quando Solé assumiu o cargo.