20/04/2024

Claro afirma que seu 5G chegará com toda potência que a rede pode oferecer

Segundo a empresa, a grande quantidade de espectro pertencente à operadora será direcionada para a aumentar a qualidade de velocidade da rede.

Nesta quinta-feira (30), a Claro anunciou que irá chegar com toda força para oferecer o melhor serviço de internet relacionado ao 5G. A operadora afirmou que levará a nova rede para as capitais brasileiras com o máximo de velocidade que a rede pode oferecer, usando o bem mais valioso, uma grande quantidade de espectro, que será direcionado para aumentar a qualidade e velocidade da tecnologia.

Nas próximas semanas, a Claro já iniciará o lançamento do 5G em Brasília, assim que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) autorizar o funcionamento nas frequências de 3,5 GHz, juntamente com a frequência 2,3 GHz. A operadora explica que ficará disponível para a nova rede nada menos do que 150 MHz (100 MHz da faixa de 3,5 GHz e 50 MHz da faixa de 2,3 GHz).

Estamos dando um salto, com uma rede bastante superior, para ampliar a experiência do cliente”, afirmou Paulo César Teixeira, presidente da Unidade de Consumo da companhia. Ele afirma que a operadora quer otimizar investimentos, e por isso, em todas as cidades de responsabilidade da Claro, os investimentos deixaram de ser do 4G, mas para a nova rede, unido às duas frequências.

Além disso, o executivo afirma que se o consumo de dados aumentar, a operadora deverá agregar mais 20 MHz da faixa de 2,1 GHz. Ele argumenta que essa decisão é por causa do comportamento dos usuários que já contam com celular 5G na base da Claro.

Os dois milhões de clientes com 5G que estão em nossa base já consomem o dobro de dados em relação à tecnologia 4G”, afirmou. Ele também explica que esses clientes 5G serão transferidos automaticamente para as novas bandas.

Embora não haja um total conhecimento sobre o potencial do 5G, já é possível ter uma ideia da transformação que irá promover na sociedade, segundo José Félix, CEO da Claro. “O 5G vai levar para as ruas e para qualquer lugar todo o potencial que a fibra oferece dentro de casa”, afirmou.

Entretanto, o anúncio do serviço pode ser associado a comercialização que será iniciada no Distrito Federal, uma vez que a Anatel não deu a autorização necessária.

“Sei que todos querem ligar as capitais o mais rápido possível, mas a minha responsabilidade é a de liberar o 5G com toda a segurança possível”, disse o conselheiro Moisés Moreira na festa da operadora.

4 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
4 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários